Autora: Josianne Luise Amend (JosiLuA)
Qual seria o real significado de presentear alguém? Na verdade, muitos presentes são ofertados com muito amor e carinho, já outros meio que por obrigação. Mas presentear é um ato que demonstra, de alguma maneira, que lembramos daquela pessoa. Ao escolher o presente, normalmente imaginamos o estilo dela. Nem sempre acertamos o nosso gosto, com o gosto do presenteado, mas a intenção é ver alguém feliz, exluindo os presentes maldosos, ou por pura obrigação.
Talvez, a história de presentear no Natal remonte a dos três reis magos, que ao descobrir o nascimento de Cristo, ofereceram incenso, ouro e mirra a seus pais. Sempre vemos pela história alguém presenteando, sejam pessoas ou até oferecendo algo a Deus por agradecimento. Na verdade, este pequeno gesto de dar e receber significa um reconhecimento e um agrado a quem estimamos. Isto faz com que quem receba o presente se sinta amado e lembrado.
Infelizmente, nem todos são gratos ao que lhes é dado e não imaginam toda energia dispensada para algo chegar até nós. Não importa se é um pequeno pacote ou algo que não cabe num abraço, todo presente vem da vontade de ver alguém feliz. Talvez não se consiga encantar os olhos, nem arrancar gritos de felicidade, mas temos que respeitar tudo que é feito por amor e carinho. Caso contrário, não estaremos apenas desfazendo do objeto, mas do sentimento que vem junto com ele.
As pessoas muito materialistas podem apenas abrir um pacote e colocá-lo de lado, causando um sentimento de tristeza naquele que se esforçou para dar algo. As exigentes, logo correm trocar a mercadoria. As grosseiras, ou não abrem o pacote (sendo um sinal de falta de educação, já que o melhor é poder participar da surpresa), ou fazem comentários desnecessários sobre o produto. Ninguém, absolutamente, tem obrigação de dar algo em festas ou por carinho. Bastaria sermos presentes o suficiente, se as pessoas não fossem tão exigentes. Mas isso tornou-se um modelo de atitude ao festejar algo. E o capitalismo se aproveita disso.
Acontece que amor e carinho é um presente que deveria fazer parte do cotidiano e daí não conta muito para as festas. Mas eles são o presente ideal, se cada um pudesse lembrar de todos os atos que alguém fez por nós, seja estando presente, seja lembrando e fazendo algo nas nossas vidas. Imaginem se dentro do pacote presenteado viesse um filme das memórias com aqueles que estamos presenteando. Se ali pudéssemos enxergar a verdade, o cansaço, os momentos que ouvimos e fomos ouvidos, que nos levaram ou que ficamos para ajudar. Momentos de pura doação e transformação, ou de resiliência e esforço. Coisas que muitas vezes denominamos obrigatórias, mas que na verdade foram sacrifícios do coração.
Pois é, minha gente! É muito bom ganhar algo e sentirmos que somos amados, que lembraram de nós. Mas é muito melhor estarmos na vida das pessoas e nos sentirmos um presente de Deus para elas. Fazer parte, ensinar, ajudar e celebrar a vida que circula dentro de um grande e mágico abraço de luz. Sejamos gratos pelas pessoas que nos acolhem como presente em suas vidas e entreguemos a elas nosso respeito e amor. E saibamos abraçar com vontade e verdade, transferindo nosso real sentimento de amor por elas. O presente objeto vai estragar ou ficar superado, mas o amor entre as pessoas precisa ser alimentado para ser o presente ideal em nossas vidas.
Feliz NATAL!
NAMASTÊ
Nenhum comentário:
Postar um comentário
CRÍTICAS, ELOGIOS, OPINIÕES E SUGESTÕES SOBRE A LEITURA OU O QUE QUER LER SERÃO MUITO BENVINDOS.