Total de visualizações de página

Pesquisar este blog

Coração Aberto

Quando decidi escrever me senti uma borboleta saindo do casulo. E junto com ela saíram os sentimentos e os pensamentos que muitas vezes não conseguimos transmitir. Descobri que ser poeta é opinar sem medo, escrever é desvincular-se de segredos e expressar-se é viver intensamente.

JosiLuA

terça-feira, 31 de dezembro de 2024

INCOMODAR OU SER PRESENTE?

 Autora: Josianne Luise Amend (JosiLuA)



Em toda minha vida, não sei se por algum tipo de criação que tive, tenho dentro de mim que jamais devo incomodar as pessoas. Isto me faz ficar reclusa e muitas vezes deixar de ir visitá-las. Vejo pessoas que não tem vergonha ou medo de chegar sem avisar ou se metem na vida dos outros sem nenhum empecilho emocional. E elas acabam como "queridas" ou atenciosas. A questão é: devemos esperar um convite e deixar passar o tempo ou visitar e sugerir sem ser solicitado?

Por escutar comentários meio picantes e tristes quando tentei ajudar ou ser presente, a coragem de ser participativa foi me deixando cada vez mais apreensiva e me distanciando. A tristeza e a frustração são grandes, pois a intenção (pelo menos para mim) seria ajudar, ensinar ou apenas estar junto. Depois de um tempo, a gente se recolhe por proteção. Acho, sinceramente, que nos convidar para tudo ou estar ligado em tempo integral aos outros seja um pouco inconveniente, pois as pessoas também gostam de seus momentos familiares ou de solidão. Elas precisam respirar e decidir por seus livre arbítrios. E não gostamos que saibam tudo da nossa vida. Mas, participar da sociedade é uma forma de opinar, aprender e amar. A gente carrega uma certa cultura e que o tempo modifica, mas que em nós ainda está arraigada.

E é porque amamos que queremos estar junto, pois o tempo leva muito rápido os momentos de alegria e união. Hoje estou mais velha e cheia de manias encrustradas em meu ser, que tentei libertar através dos meus estudos em terapias holísticas. Trabalhei durante 30 anos ouvindo e acolhendo pessoas que nunca tinha visto, mas que precisavam desse aconchego. Elas me ajudaram mais que eu a elas. Fiz amigos ou apenas clientes. Mas valeu a pena!

Uma das coisas mais importantes em nós é a sensibilidade. É ela que nos faz largar tudo para ouvir, abraçar ou trazer para junto de nós quem precisa de "vitaminas" que ajudem a levantar a cabeça e não desistir. E graças a Deus têm pessoas sensíveis e disponíveis. Sempre gostei de fazer algo meio altruísta, estar atenta e não deixar o sofrimento impedir que alguém se erguesse. Mesmo nestes momentos, meu medo de ser "despachada" sempre esteve presente.

Mas, gostem algumas pessoas ou não, este é meu modo de ser. Já ouvi que sou intrometida, quando apenas quis saber mais e ajudar, ou que preciso dar espaço e não ultrapassar limites. Vamos carregando esses "elogios", sem que eles possam terminar com nossa missão. Posso sair da vida dos reclamantes, mas tem os que nos aceitam e admiram nosso trabalho. E só por isso é bom continuar. Caminho nas pegadas do Mestre e sei bem o que Ele passou e o que me ensina.

O teu jeito de ser pode não ser o meu, e é isso que determina a vida, pois temos missionários de todo tipo nos caminhos que percorremos. Cabe a nós seguir e ouvir os que trarão paz, evolução e amor para nossa vida. Confesso que até enviar meus textos a vocês me traz sensação de os incomodar. Já perdi até amigos que me bloquearam. Não é nada satisfatório, mas compreensível. Já perdi amores que confundiram minha amorosidade com outros como "prestativa demais" e amigos que confundiram minha atenção, achando que queria "não só amizade".

Infelizmente, a primeira coisa que fazemos é julgar, sem compreender a pessoa por trás de suas atitudes. Sou e sempre fui muito independente, buscando ser autodidata e só presto atenção em pessoas nas quais sinto empatia e confiança, mesmo sendo elas um ícone de qualquer coisa. Acredito que a sabedoria não vem dos flashes, mas da alma. E assim que não me sinta à vontade ou respeitada, busco outras paragens.

Contudo, temos que buscar entender o ponto de vista de cada um e moldar a vida se gostamos daquela pessoa e a queremos na vida ou simplesmente deixá-la ir, porque algumas tampas realmente não servem para nossa panela. Acho que morrerei tentando não incomodar, sabendo que incomodo sem querer. Afinal, muitas pontas ficam soltas e muita razão esquecida.

NAMASTÊ 

SILENCIAR

Autora: Josianne Luise Amend (JosiLuA)


Silenciar nos faz pensar e sentir, de uma maneira bem diferente, as nossas emoções. Experimente caminhar focado na paisagem, não nas pessoas. Ouça a si mesmo, com os pensamentos mais nítidos e ampliados. Observe a natureza, mas volte novamente para dentro de si.

Percebi que o silêncio é um despertador da alma. Ao conversar com alguém, nossas palavras soam bem diferente do que conversar com nós mesmos. Entendi por que nem sempre o que dizemos é compreendido. E também a importância do silêncio!

Seria uma misteriosa conjunção de nossa energia com alguma fonte universal que causaria esta sensação tão intensa de epifania? Só sei que gostei... gostei de perceber isto quando me dei conta de que era apenas eu caminhando pelas ruas. Nenhum som de empresas, nenhum carro e ninguém andando comigo. Apenas eu!

Não sou a Lenda, como Will Smith, mas pensei nisso ao ouvir só os pássaros que cantavam tão intensamente, que deviam estar felizes pelo silêncio também. Eles podiam se ouvir! Imaginei-me sozinha pelo mundo, observando as casas fechadas, carros parados e o silêncio. Obviamente não dá para descrever a sensação quando ela não é vivida realmente. A química do corpo parece saber o que é verdade do que é suposição. Mesmo assim, posso descrever algo como dúvida e ansiedade.

O silêncio é muito bom, pois nos traz algumas certezas, esclarecimentos e idéias. E o melhor, ele nos faz entender coisas que no barulho se perdem dentro da confusão mental. A gente descobre aquilo que agora chamo de companhia ideal, pois é sutil, mas verdadeira, sincera, mas sábia, e aponta seus erros, sem machucar ou cutucar feridas.

Todos deveriam experimentar ficar sós, vez ou outra, caminhando. O segredo está em caminhar, pois não há como se distrair com pequenas coisas, a não ser ser introspectivo o suficiente e selecionar minuciosamente o que entra e o que não importa. É como se acessássemos o misterioso mundo escondido aqui dentro, incapaz de ser visto ou sentido quando não nos importamos com sua existência.

O único problema do silêncio é acostumar-se a ele, pois é realmente viciante. E tudo ao redor vai ficando incômodo e meio sem sentido. Por isso, é bom ter uma chacoalhada na vida e se ver na confusão. Temos que experienciar a loucura para saber o que é paz. Entender a sociedade para trabalhar no que não queremos ser. Ver o errado para buscar acertar. Mas depois, nos aconchegarmos no próprio colo, abraçando a si mesmo com amorosidade e silenciar. Sem chances de sermos interrompidos. Suspirar profundamente, fechar os olhos e só sentir a verdadeira vida pulsando dentro de nós. As mudanças certamente virão.

NAMASTÊ 


segunda-feira, 30 de dezembro de 2024

PENSAR EM MUDAR

Autora: Josianne Luise Amend (JosiLuA)


Há muita ansiedade embutida nos corações. Esperança que simples badaladas possam mudar a vida, trazendo novidades, sonhos e realizações. Mas, a mudança maior tem que ser interna, olhar o mundo com mais consciência e cuidar dos nossos sentimentos.

A visão sobre vida está distorcida, o que nos causa surpresas constantemente. O mundo não muda em apenas um minuto que separa o ciclo antigo do novo. A sensação de término nos faz acreditar em recomeços. Isso não é ruim, mas fantasioso. E só mudará realmente se nós nos propusermos a mudar aquilo que não nos eleva, que nos machuca ou que incomoda a vida em geral.

Talvez o começo pudesse mudar o verbo e, ao invés de desejar, devêssemos agradecer. Naturalmente, todos tiveram suas crises, males, choraram ou se desesperaram. Mas também sorriram, aprenderam e, de alguma forma, se libertaram de algo. Quem só olha o que é ruim, tende a se tornar amargurado, raivoso e mau humorado, além de adoecer. A consciência de que todos têm transtornos e podem resolvê-los com sabedoria, trazendo o quanto antes a solução, pode ajudar.

Dito tudo isso, se quisermos que a energia planetária mude, mudemos o pensamento de pedir para agradecer, de amaldiçoar para abençoar e de destruir para se reconstruir. Sejamos gratos por termos chorado, discutido ou ter exposto nossas palavras, pois isso fez mudanças importantes na nossa forma de pensar. Sejamos gratos pelas dificuldades e tristezas, pois isso nos mostrou que precisamos de disciplina e esforço maior.

Somos muito mais do que imaginamos! Somos fortes para suportar e seguir em frente. Há dificuldade nas perdas, há desespero no que não se pode reaver ou restituir. E por isso, a consciência de cuidar, das decisões a tomar ou de apenas ter grandiosidade em acolher, pode fazer toda diferença para a vida na Terra. Parece fácil falar, mas cada semente que plantamos em nós, irá florescer. E mudaremos, mudaremos nossas relações, o mundo ao nosso redor e a energia. Não desista se estiver difícil, apenas continue plantando. Ensinemos isso aos nossos contatos, falemos baixo, ouçamos mais e tenhamos tempo para eles. Porque o tempo passa e as relações se dissolvem. E isto é  responsabilidade só nossa.

Boas escolhas devem ser pensadas, revisadas e até abandonadas, se necessário. Apegos sobre coisas e pessoas podem ser livres, quando não acrescentam mais. Precisamos alimentar conhecimento e repassar aqueles que ainda não têm ou que estacionaram. Portanto, buscar ler, aprender e fazer algo para se sentir mais feliz e útil. Se está embutido na consciência humana que a meia noite pode mudar tudo, que mude não naquele minuto, mas por todo novo ciclo.

NAMASTÊ 

sábado, 28 de dezembro de 2024

PREPARANDO O NOVO CICLO

Autora: Josianne Luise Amend (JosiLuA)

Há 3 dias do que consideramos um novo ciclo, já que a Terra completa sua translação ao redor do sol, começamos a fazer planos para mais um ano e pensar no que passou. Um balanço sobre nossas atitudes, talvez possa nos mostrar como estamos evoluindo em todos os sentidos e quem sabe, fazer algo para melhorar ainda mais.


Aqui, algumas sugestões para assinalar e no final ver como estamos nos saindo. Pegue uma caneta e anote num papel e depois veja o resultado.

1. (A)os projetos que elaborei foram cumpridos ou pelo menos alguns.
(B) nada saiu da posição de ideias ou do papel.

2. (A) pelo menos uma pessoa carente ajudei de alguma forma
(B) só pensei em meu próprio bem estar. Cada um tem que cuidar de si mesmo.

3. (A)busquei ter bons relacionamentos, sem ferir, nem magoar ninguém com palavras duras.
(B) acho que o importante é se colocar sempre em posição de controle e dizer o que cada um merece escutar.

4. (A) sei que me esforcei o máximo para ser um colaborador na comunidade em que vivo, deixando meu lixo, minha casa e minhas coisas em ordem
(B) não importa aos outros como vivo, pois ninguém paga minhas contas.

5. (A) tive respeito pelas pessoas, sejam elas quem forem. Todos têm problemas e precisam de ajuda e não de mais cargas com minha grosseria e maus tratos.
(B)respeitei alguns, outros ainda não consegui ter bons sentimentos e só fiz ou falei o que mereceram.

6. (A) fiz mais do que existir, li pelo menos um livro, construí alguma coisa ou fiz uma caridade que modificou vidas.
(B) fiz exatamente o que preciso para viver, sem sair da rotina.

7. (A) visitei pessoas, quis saber de suas vidas e interagir com elas, percebendo suas aflições, sem julgar.
(B) não gosto de saber de problemas alheios, isso não é da minha conta e não quero ter nenhuma responsabilidade em ajudar.

8. (A) fiz algo totalmente diferente, inovei em ir a lugares que nunca fui, conquistei novos amigos, fiz uma tarefa que achava que não conseguiria.
(B) não gosto de novidades, prefiro não sair do que já conheço e não dar um passo adiante.

9. (A) fui capaz de ouvir mais do que falar. Acalmei minha vontade de ter sempre razão e tentei compreender quem precisava se expor.
(B) calei a boca de muita gente, preciso dar a última palavra para me sentir seguro e me orgulho disso.

10. (A)fiz de tudo para que meus desejos fossem realizados, mesmo que aprendendo que nem sempre são.
(B) acho que só a força do pensamento traz tudo que quero. Não preciso mexer um dedo.

11. (A) fui um bom profissional, cumpri meus papéis com todo esforço, mesmo não alcançando o reconhecimento que esperava. Mas estou com a consciência limpa.
(B) burlei algumas regras, prejudiquei pessoas com fofocas, ignorei sentimentos e me coloquei na razão dos problemas. O que importa é eu estar certo em tudo.

12.(A) iniciei alguma atividade nova para elevar o grau de satisfação da minha vida. Estou me cuidando, pois pretendo cuidar do corpo, mente e espirito.
(B) acho bobagem e perda de tempo me cuidar. Prefiro me jogar na vida e seja o que Deus quiser. Todo mundo morre mesmo.

13. (A) cuidei da natureza, direcionando meu lixo, não soltei balões, não destrui a mata, nem ateei fogo. Meu lar é limpo e consciente.
(B) tem gente suficiente para juntar o lixo, fiscalizar a natureza, não preciso perder tempo juntando papel do chão. Não é minha função.

14.(A) aplaudi pessoas, soube reconhecer, admirar e fazê-las acreditar.
(B) ainda não consigo admitir meus fracassos e por isso, não sinto vontade de elevar ninguém a patamar algum.

15.(A) ao menos uma vez me ajoelhei e rezei. Busquei dentro de mim forças para continuar, me inspirando em Deus ou numa energia de paz. Sinto que há algo mais do que vemos.
(B) não é rezando que as coisas se consertam. Não busco estar num lugar "sagrado", nem acredito em crescimento espiritual. Tudo isso é bobagem.

Se assinalou mais As, não significa que é perfeito, mas que sua presença faz a diferença para todos. Que você se esforça, que pensa com o coração e que não fica parado para ver um mundo melhor. Continue melhorando.

Se assinalou mais Bs, não quer dizer que é uma má pessoa, mas que deve rever atitudes e fazer mudanças internas para que você mesmo veja um novo amanhecer em sua vida. Talvez você precise de mais amor e respeito no coração. Busque a transformação.

Este é um texto para pensarmos, não para julgarmos. É uma maneira de compreender porque reclamamos tanto, agimos sem pensar ou nos sentimos nas sombras. A vida floresce sempre para quem a respeita. As pessoas acham que ser feliz é não ter problemas, ser rico ou ter tudo. E acreditem,  até os mais abonados tem doenças, dores de cabeça e desilusões. Nós fazemos nosso hoje e o amanhã com boas ações e pensamentos.

Se consertarmos aquilo que há tempos está estragado em casa, talvez consertemos algum assunto de nossas vidas. Se pintarmos o lugar que parece feio, talvez iluminemos a paisagem e nos traga alegria. Se ajudarmos quem precisa, sem desdenhar quem está abaixo de nós, talvez a gente receba algo inesperado do universo. Se tratarmos bem as pessoas, seremos bem tratados. Se tentarmos resolver os problemas com paciência, talvez as idéias sejam mais sadias. Se buscarmos ter fé, quem sabe ganharemos uma força nunca antes percebida em nós. Ninguem tem em mãos o manual de instruções da vida, porque escrevemos ele conforme nossas descobertas e evolução.

NAMASTÊ 

terça-feira, 24 de dezembro de 2024

MAIS DO QUE TUDO

Autora: Josianne Luise Amend (JosiLuA)



É só mais um dia... NÃO, é O dia! Em 365 dias do ano que podemos ter no coração uma esperança maior sobre o que fazemos aqui, este é o único dia que temos para buscar dentro de nós algo impalpável, mas tão intenso que nos contagia.


Não importa com quem estaremos, se a solidão nos acompanha e que tipo de mesa temos para celebrar. É mais do que a festa em si, é a oportunidade de SER. Nem todos poderão abraçar os que amam ou já se foram desta vida. Nem todos poderão ter junto alguém para compartilhar o alimento. Mas todos podem, se quiserem, buscar em Jesus a luz necessária para caminhar.

Mais do que tudo, precisamos agradecer cada dia do ano, mesmo que não tenha sido um esplendor, não tenhamos conseguido realizar o sonho ou termos perdido alguém. Olhar para nós mesmos e entender a lição, compreender nossos erros e nos libertar do que possa estar nos prendendo à dor.

Mais do que tudo, elevar as mãos e o pensamento a Deus, fazendo crescer a energia de luz no planeta. Lembrar de Maria que há 2024 anos estava carregando no ventre Jesus, em cima de um burrico. Entender todo o processo desta mãe que soube libertar o filho, mesmo sofrendo. Lembrar de José que, como pai, acolheu e fez tudo que podia para proteger sua familia.

Então,  mais do que presentes e comidas, temos que mudar a forma de pensar, de agir e de estar no mundo, criando consciência crística e alimentando o amor. A Terra precisa desta luz, do amor que cada um possa expandir de seu coração para mudar o padrão vibracional.

Portanto, festejemos, abracemos e amemos a nós mesmos e a vida que está pulsando em nós, além de criar vinculos com aqueles que amamos. A noite é uma festa que não é nossa, mas DaquEle que nos fortalece! Paz e Luz, força e fé! E que na estrada possamos ouvir o Mestre e seguir seus passos...

FELIZ NATAL!

segunda-feira, 23 de dezembro de 2024

O PRESENTE IDEAL

Autora: Josianne Luise Amend (JosiLuA)


Qual seria o real significado de presentear alguém? Na verdade, muitos presentes são ofertados com muito amor e carinho, já outros meio que por obrigação. Mas presentear é um ato que demonstra, de alguma maneira, que lembramos daquela pessoa. Ao escolher o presente, normalmente imaginamos o estilo dela. Nem sempre acertamos o nosso gosto, com o gosto do presenteado, mas a intenção é ver alguém feliz, exluindo os presentes maldosos, ou por pura obrigação.


Talvez, a história de presentear no Natal remonte a dos três reis magos, que ao descobrir o nascimento de Cristo, ofereceram incenso, ouro e mirra a seus pais. Sempre vemos pela história alguém presenteando, sejam pessoas ou até oferecendo algo a Deus por agradecimento. Na verdade, este pequeno gesto de dar e receber significa um reconhecimento e um agrado a quem estimamos. Isto faz com que quem receba o presente se sinta amado e lembrado.

Infelizmente, nem todos são gratos ao que lhes é dado e não imaginam toda energia dispensada para algo chegar até nós. Não importa se é um pequeno pacote ou algo que não cabe num abraço, todo presente vem da vontade de ver alguém feliz. Talvez não se consiga encantar os olhos, nem arrancar gritos de felicidade, mas temos que respeitar tudo que é feito por amor e carinho. Caso contrário, não estaremos apenas desfazendo do objeto, mas do sentimento  que vem junto com ele.

As pessoas muito materialistas podem apenas abrir um pacote e colocá-lo de lado, causando um sentimento de tristeza naquele que se esforçou para dar algo. As exigentes, logo correm trocar a mercadoria. As grosseiras, ou não abrem o pacote (sendo um sinal de falta de educação, já que o melhor é poder participar da surpresa), ou fazem comentários desnecessários sobre o produto. Ninguém, absolutamente, tem obrigação de dar algo em festas ou por carinho. Bastaria sermos presentes o suficiente, se as pessoas não fossem tão exigentes. Mas isso tornou-se um modelo de atitude ao festejar algo. E o capitalismo se aproveita disso.

Acontece que amor e carinho é um presente que deveria fazer parte do cotidiano e daí não conta muito para as festas. Mas eles são o presente ideal, se cada um pudesse lembrar de todos os atos que alguém fez por nós, seja estando presente, seja lembrando e fazendo algo nas nossas vidas. Imaginem se dentro do pacote presenteado viesse um filme das memórias com aqueles que estamos presenteando. Se ali pudéssemos enxergar a verdade, o cansaço, os momentos que ouvimos e fomos ouvidos, que nos levaram ou que ficamos para ajudar. Momentos de pura doação e transformação, ou de resiliência e esforço. Coisas que muitas vezes denominamos obrigatórias, mas que na verdade foram sacrifícios do coração. 

Pois é, minha gente! É muito bom ganhar algo e sentirmos que somos amados, que lembraram de nós. Mas é muito melhor estarmos na vida das pessoas e nos sentirmos um presente de Deus para elas. Fazer parte, ensinar, ajudar e celebrar a vida que circula dentro de um grande e mágico abraço de luz. Sejamos gratos pelas pessoas que nos acolhem como presente em suas vidas e entreguemos a elas nosso respeito e amor. E saibamos abraçar com vontade e verdade, transferindo nosso real sentimento de amor por elas. O presente objeto vai estragar ou ficar superado, mas o amor entre as pessoas precisa ser alimentado para ser o presente ideal em nossas vidas.

Feliz NATAL!

NAMASTÊ 



sábado, 21 de dezembro de 2024

O VERÃO ESTÁ NO AR

Autora: Josianne Luise Amend (JosiLuA 


O dia desperta cada vez mais cedo, a luz ilumina o quarto e a temperatura às 5:00 da manhã anuncia que o calor está chegando. Estamos oficialmente no verão brasileiro! Alguns amam, outros nem tanto.


O importante é fazer da nova estação um lugar para se apreciar. Chegar nela com esperança que trará novidades boas, mesmo fazendo o suor verter de nossos corpos. Esta é a estação onde surgem amores, amizades e muita diversão. Pessoas saem da toca e vão caminhar, sentar-se em lugares fora do ninho e se comunicar.

Descansar é uma palavra errada, pois na verdade se faz muita coisa. O certo é sair da rotina, inovar e criar momentos de satisfação. Não se tem hora para nada e, mesmo aqueles que não estão em férias, o sentimento fica diferente, pois há algo estranho no ar. E pode ser que seja a união de tanta vontade de ser feliz que faz com que o verão seja tão louco e inspirador.

Depois do corre-corre diário da vida, dos sapatos apertados, gravatas e conjuntos de linho, a moda agora é chinelo de dedo, maiôs e regatas. Tudo fica mais livre, desde a mente até a alma. Seja na mata, nas praias ou nos parques, tudo que queremos é tomar um sorvete, nos esticar ou ter tempo de ler um bom livro na espreguiçadeira. As pessoas se transformam em manequins numa vitrine, querendo mostrar seus corpos, como se de repente as cortinas se escancarassem e os holofotes se virassem para elas, depois de passar um ano em academias, fazendo regime e procedimentos estéticos.

E é dada a partida para a corrida do ego, onde na faixa de chegada está escrito: venci a mim mesmo! O verão faz isso! Mas também traz muita energia e vibração. Estranhos se unem para as atividades que mais se interessam e amizades são iniciadas. Corações flutuam esperando serem atingidos pela flecha do cupido, ou alguns descobrem que estar sozinho é melhor. Parece que tudo é um plano do universo para inspirar a todos que de uma ou outra forma perderam a vontade e a vitalidade.

Obviamente, devemos lembrar que nem todos conseguem entrar na vibe por diversos motivos e, para estes, a vida ainda tem a mesma letra, porém com melodias diferentes. Podem, quem sabe, acordar encalorados e amaldiçoar o tempo, pois o que conta é o que a gente é como espírito, o que se aprendeu e modificou na jornada e o que entende como a poderosa transformação. Não está fácil suportar as altas temperaturas e a responsabilidade é nossa. O que não podemos é deixar que o calor afete o humor, e a beleza do verão se torne a tristeza das reações impulsivas e desastrosas que ferem e destróem vidas. Precisamos ainda ter paciência e consciência de que cada um tem seu lugar "ao sol" e não querermos chover na vida de ninguém.

Aproveite! O verão está no ar!

NAMASTÊ 

quarta-feira, 18 de dezembro de 2024

VIVENDO O AMOR

Autora: Josianne Luise Amend (JosiLuA)


O amor parece diferente em cada etapa da vida. Hoje já vemos as crianças falando com os olhinhos brilhantes de seus amiguinhos mais queridos da escola. Depois elas crescem e, na puberdade, elas querem chamar a atenção,  atraindo o sexo oposto com a personalidade que começa a se distinguir. E se formam as tribos e as intrigas nas batalhas para vencer a atenção por quem se tem um interesse especial.

Chega a adolescência e nos apaixonamos facilmente por um hoje e outro amanhã. Sofremos intensamente quando ficamos de lado, mas se aparece alguém interessado, logo as lágrimas secam e o nariz levanta. Vivemos no mundo da lua, cheios de emoção e loucos pelas festas para termos motivo de encontrar o tal "crush".

Um pouco mais maduros, já na faculdade, as paixões vão tomando uma forma mais acalorada, intensa e cheia de cobranças. Mesmo amando, as pessoas ficam exigentes, constroem ideais sobre a relação e muitas vezes o que era amor, acaba em raiva e muito ciúmes. De repente, se encontra a tal alma gêmea e a união de suas vidas é consumada. Um sonho para todos que se casam e têm agora suas ambições. E o amor se une à uma grande amizade e respeito. Se não for assim, o sentimento pode mudar de número e tamanho.

Mas o amor está em todos os corações, não escolhe hora para desabrochar ou encerrar as atividades. E, mesmo as almas gêmeas sendo transformadas em espiritos errantes em todos os sentidos, se o coração estiver disposto e aberto, o amor pode chegar e bater na porta novamente para os mais idosos, trazendo agora não toda empolgação da adolescência, mas a gentileza e cuidados que a idade busca.

O amor é um sentimento diferente para cada um e quem realmente ama entende e aceita as limitações ou exageros do companheiro. Não é fácil amar! A sinergia precisa ter mais do que atração. Amar alguém é infinitamente lindo, mas se não se encontra a reciprocidade esperada, o amor iluminado e feliz se transforma em sofrimento e frustração. Por isso,  Amar não é como uma pintura famosa, e pode ter ranhuras, retoques ou riscos. A sabedoria ensina que nada é perfeito e, se queremos amar, precisamos aprender a entender os defeitos que cada um tem. E amando, ensinaremos e aprenderemos novas formas de evoluir e ajudar na evolução. Mesmo que esse amor seja passageiro, todo sentimento bom, não importa o tempo que dure, traz consigo mudanças de comportamento e observação maior da vida. E sim, o amor não existe uma única vez na vida das pessoas. Tem tanto amor no ar, basta abrir o coração e respirar, se quiser sentir, se quiser amar.

NAMASTÊ 

terça-feira, 17 de dezembro de 2024

TENHA EM MENTE O ABC DA VIDA

Autora: Josianne Luise Amend (JosiLuA)


Tenha em mente o AMOR, mesmo que ele parece ausente na vida. O importante é o que sentimos, pois é justamente isso que manifesta o Espírito.

Tenha em mente BONDADE, pois machucar não é a solução para nada. Isto causa bolas de neve cada vez maiores de mágoas e degenera o que era lindo.

Tenha em mente CARINHO, pois sentir a energia ao redor e entregá-la com ainda mais intensidade, só traz felicidade.

Tenha em mente DOAÇÃO, fazendo com que o mundo divida e iguale um pouco as chances.

Tenha em mente  ESPERANÇA, mesmo que ela pareça improvável, pois o que é seu, sempre será.

Tenha em mente a FORÇA, não se deixando abater pelo fracasso do momento. Entregar os pontos não é a solução para quem quer viver intensamente.

Tenha em mente a GENTILEZA, percebendo que a idade e a doença enfraquece alguns e que podemos ceder lugares, auxiliar e sermos mais pacientes.

Tenha em mente a HARMONIA, não provocando as pessoas com piadas sem graça  ou ironias que ferem o coração.

Tenha em mente a IMPORTÂNCIA, sabendo que certas pessoas estão em nossas vidas por algum motivo e devemos o respeito.

Tenha em mente a JUSTIÇA, não jogando dos dois lados, sendo leva e trás, mas tentando ajustar o que os inconsequentes ainda não conseguem enxergar. Porém, seja justo consigo e se preserve do que não te diz respeito, deixando aquele que incomoda descobrir e resolver seus erros.

Tenha em mente a LIBERDADE, aquela que nos dá asas para o conhecimento e a sabedoria. Temos o direito de escolher e poder realizar sonhos.

Tenha em mente o MEDO, trabalhando para que ele não te castre. Ele é cruel e ao mesmo tempo necessário e precisamos distinguir qual a razão e o tamanho dele para não bloquear a vida.

Tenha em mente a NECESSIDADE, aquela que nos faz buscar ajuda, companhia e paz. Sermos necessários faz com que nos sintamos úteis no mundo.

Tenha em mente a OPORTUNIDADE, não só de realizar, mas de pedir perdão,  de perdoar, de encontrar, ver, estar e se libertar.

Tenha em mente a PAZ, pois nada é tão construtivo ao espírito do que este sentimento. Então, se afaste daquilo que faz você enlouquecer, chorar ou se estressar.

Tenha em mente a QUESTÃO, atendo-se aos fatos e corrigindo seus erros. O pior de tudo é ter que dizer para si mesmo que seus erros são frutos da sua incapacidade ou orgulho.

Tenha em mente a RESILIÊNCIA, adaptando-se à vida, mesmo que ela esteja te maltratando e sendo injusta, pois só assim conseguirá seguir em frente e encontrar dignidade, amor e ser feliz.

Tenha em mente a SOLIDÃO, vendo isso como um tempo para se reestruturar, analisar a historia e buscar sabedoria. Nem sempre muita companhia é sinônimo de felicidade.

Tenha em mente a TRISTEZA, pois a vida nos assombra com coisas inesperadas. E saiba que lidar com elas pode ser algo dolorido e o tempo vai amenizando este sentimento, deixando rastros, mas nos fazendo suportar melhor.

Tenha em mente a UNIÃO, fazendo-se presente, não para suprir o ego e dizer a si mesmo que faz, mas porque o coração te ensina que estar presente faz sentido e todo o corpo vibrar diferente, encontrando um pouco de paz.

Tenha em mente a VERDADE, usando-a com sabedoria, calma e eficiência, a fim de mostrar que enxerga a vida daquela forma, mas está aberto a ouvir e entender.

Tenha em mente o XODÓ, aquela pessoa que está no mundo para te ajudar a evoluir, sem nunca te deixar sem estrutura. Descubra seu xodó. 

Tenha em mente o ZELO, pois cuidar de nós é a necessidade básica para que nosso espirito evolua. Cuidar dos outros, da natureza e da vida manifesta toda forma de altruísmo, de bondade e trabalho engrandecedor.

NAMASTÊ 

segunda-feira, 16 de dezembro de 2024

INSPIRE-SE AO TRABALHAR

Autora: Josianne Luise Amend (JosiLuA)


Trabalhar é uma forma infinitamente terapêutica. Não devemos reclamar de trabalhar. Obviamente, alguns são mais exigentes que outros, seja no mental, seja no fisico. Mas alguém já se deu conta do quanto ele ajuda a desviar a atenção de nossos problemas e do quanto nos sentimos felizes ao ver o resultado do nosso bom trabalho?


Seja ele fora de casa, ou realizado no lar, todo trabalho é digno e nos traz aprendizado, além de fortalecer o mental, o físico e até o espírito. Muito melhor do que não ter nada para se fazer e ficar depressivo com a vida, utilizar nossas ferramentas naturais é a melhor maneira de tornar a vida sadia e satisfatória. Mesmo que não tenha um trabalho para ir todos os dias, usar os dons para criar pode elevar os pensamentos tortuosos e até a auto-estima.

Quando se está fazendo algo, focamos a atenção naquele ato e esquecemos as dores. Por isso a importância dos trabalhos manuais ou físicos. É claro que algumas vezes nos sentimos esgotados e cansados, mas o orgulho que sentimos em assistir o resultado compensa. Daí a importância de escolher um trabalho que combine com nossa personalidade, que inspire amor e conquiste as horas de esforço. Se pensarmos só na recompensa financeira sem ter inspiração, seremos infelizes e cada vez mais improdutivos.

Algumas rotinas podem inspirar preguiça e nos tornarmos inaptos para novas situações, por isso modificar algo é importante, nem que seja trocar os móveis de lugar, sentar-se em outro espaço, arejar o ambiente com sprays ou flores, utilizar ferramentas e acessórios novos. Vez ou outra podemos criar novas situações que nos inspirarão e serão prazerosas. O que não podemos é viver num ambiente hostil, insalubre e que de alguma forma afete, não só a saúde, mas também toda nossa estrutura fisica. Precisamos exercitar o corpo e não nos deixarmos muito tempo sentados, tomar sol de vez em quando e até conversarmos com alguém, quando não estamos atingindo a meta da inspiração.

Enfim, trabalhar é fundamental para o aprendizado espiritual. Cada um pode fazer algo conforme sua idade e entender disciplina, organização e valor. É muito mais feliz quem vive num ambiente em que seu trabalho é valorizado, seja pelos outros, ou por si mesmo. E a hora de relaxar e aproveitar a vida no lazer será muito mais gratificante.

NAMASTÊ 

domingo, 15 de dezembro de 2024

SENTI, SINTO E SENTIREI

Autora: Josianne Luise Amend (JosiLuA)


Senti vazio muitas vezes, me colocando solitária e triste, tentando entender minha vida e o que estaria eu fazendo ali. Senti vontade de fugir de tudo e de todos, talvez em busca de um lugar em que me achasse, sem ter que procurar nada. Senti arrependimentos e suportei adeus. Senti raiva, medo, agonia e desespero, enlouquecendo a alma com pensamentos sem muito sentido, mas que talvez, fizessem sentido naquela hora para mim. Senti pena de ver pessoas sendo humilhadas de alguma forma, sejam por maus tratos, sejam pela própria vida. Senti que deveria de alguma forma buscar algo a mais dentro do meu próprio Eu, para tentar compreender tudo que sentia.


Sinto ainda uma falta de compaixão, comunidade e boas amizades. Sinto que o mundo se resume em cada um por si e que se dane. Sinto muita falta de alegria, de aventura e de oportunidades. Sinto que o tempo está fazendo tic-tac e que se eu não tomar uma atitude em prol da minha própria história, ele me levará sem dó a um final sem satisfação. Sinto que mudanças são importantes, mas custam algumas relações e estruturas de personalidade.
Ainda sinto vazio, muitas vezes acompanhado de solitude e interrogações.

Sentirei falta, com certeza, de bons papos, algumas pessoas que me deixaram, vivas ou já mortas. Sentirei ainda mais a falta de força e o medo de não viver fluindo naturalmente. Sentirei vontade de abandonar o barco, caso esteja navegando perdida e sozinha num mar sem bússola. Sentirei que tudo fazemos para chegar no topo da essência, no mínimo com dignidade e amor, mas que ainda não é o lugar para sentir o retorno prazeroso. Sentirei orgulho em ter chegado até ali e dúvidas se bastou tudo que realizei. Sentirei tristeza se descobrir que tudo é em vão.

NAMASTÊ 

A DOR NO CORAÇÃO

Autora: Josianne Luise Amend (JosiLuA)



Como explicar algo que o coração dos outros vê de outra forma, sente diferente de nós e vê com outros olhos? A vida parece nos pregar peças e nessas sermos surpreendidos com palavras e atitudes jamais esperadas, porque simplesmente tentamos ser sinceros e abrir o coração.


Seria maravilhoso se o que compreendemos da vida, fosse o mesmo que os outros compreendem. Mas não é assim, até porque a percepção e o foco mudam a todo instante. As informações podem chegar distorcidas, julgadas erroneamente e transformar imediatamente as relações. Tão importante parar, ouvir e tentar entender o lado oposto. Mas não fazemos isso! Tudo que queremos é estarmos sempre certos, donos da verdade, orgulhosos por não ceder.

Sair de uma discussão com a última palavra é uma forma de nos mostrarmos fortes, sem sentir humildade, mas nos colocarmos acima de uma verdade que muitas vezes não queremos enxergar. Normalmente, viramos as costas, desligamos o telefone ou deixamos alguém em frangalhos, jogando com a energia das palavras. Alguns se arrependem, outros tão orgulhosos de si, carregam a certeza de que estão certos, sem nunca se desculparem. Não sabem os pregos que martelam nos corações e na responsabilidade espiritual que isto lhes implica.

Nada é tão difícil nesta vida como compreender o coração dos outros. Cada um tem uma maneira de se expressar, conforme sua própria história. Isso implica em muitos capítulos de como foi tratado, o que aprendeu e como o coração foi congelando, dependendo do que a própria mente, ainda não tratada adequadamente, imagina ou foi instruída a imaginar. Daí vem a grande responsabilidade dos terapeutas, psicólogos e tantos que trabalham com a mente humana. Aconselhar pessoas para elas se sentirem seguras, pode implicar em erros e aumentar orgulho e raiva, pondo fim a relações que poderiam ser consertadas e liberar a alma de pesos.

No mundo, só queremos poder ser e participar. Queremos que tenham admiração por nós, nos sentirmos parte, ensinando, opinando e aprendendo, também. Mas muitas vezes, incompreendidos, nos afastam como peças "non gratas", sem saber que um dia, quem sabe, a vida poderá soprar o vento e levar com ele tudo que dedicamos uma vida inteira para construir. E só restarão lembranças...

NAMASTÊ 

quinta-feira, 12 de dezembro de 2024

MENSAGEM ESPIRITUAL

Autora: Josianne Luise Amend e Aruê



É muito difícil todo o processo espiritual. Envolve os pensamentos, o que comemos e toda disciplina. Precisamos estar sempre alertas às companhias, às palavras e nosso mental, influenciado por toda energia daqueles que ainda não encontraram seu caminho. Assim começou minha meditação hoje, com estes pensamentos me envolvendo. E como um raio de luz, de repente ouvi um pegue um papel que irei dar uma mensagem. E assim fiz. Eis a mensagem:


" Neste momento tão importante para a energia planetária, há muita dificuldade em exterminar sentimentos de conflito. Toda oração é uma forma de expandir o amor e tocar o coração das pessoas. Sentimos a agitação, mas contê-la tem sido um trabalho árduo e cansativo, até para nós. Entristece-nos observar que todos os sinais que enviamos são ignorados ou incompreendidos.
Quando se entender que o amor verdadeiro (não aquele que muitos fingem sentir) é a forma mais curativa que pode existir, a vida se tornará mais fácil, pois todo processo está em nós,  dentro de cada um.
Ninguém está onde não deve estar. A lição a ser aprendida pelo espírito é infinitamente importante e lógica para aquele ser em especial.
Os laços estão se soltando e cada alma precisa encontrar a liberdade de ser e manifestar sua divindade. Deixar fluir é a expressão mais acertada para o momento da Terra. Porém, este fluir não tem a ver com ser inconsequente ou obstinado, mas em descobrir seu verdadeiro Eu, livrando a si mesmo de tudo que possa destruir sua felicidade e missão.
O tempo de julgar os outros sem entender a si mesmo precisa acabar e deixar que a Terra possa renascer. Esta energia de final de ano em que o Cristo é lembrado fortalece intensamente todo prana e orgone que envolve o planeta, nos deixando chegar mais próximo e sussurrar nos seus ouvidos os conselhos que podemos dar. Abram seus corações e não se deixem vencer pelo orgulho, que não leva a lugar algum, a não ser a companhia das trevas.
Iluminem suas casas, acendam velas, decorem com palavras amorosas e unam corações. Tudo isto com verdade levará à cura interior, libertando os espíritos para desfrutarem do amor Divino.
E lembrem-se, conquistar seu espaço no mundo não significa destruir o espaço alheio, mas respeitar o que lhes foi dado como lição terrena para desfrutar conforme o trabalho que vieram fazer.
Eu peço, humildemente, ajuda para ampliar o fortalecimento espiritual na Terra. Estamos aqui, em contato continuo e os abençoando, mas precisamos que abram o chakra cardíaco e nos deixem acessá-lo. E então verão o que é a verdadeira felicidade.
Sou um mentor e guardião desta galáxia. ARUÊ

NAMASTÊ 

quarta-feira, 11 de dezembro de 2024

A GENTE NÃO SE PREPARA

Autora: Josianne Luise Amend (JosiLuA)


A gente não se prepara para certas dúvidas,  esquecimentos e desamor. No auge de nossas vidas fazemos de tudo para encarar o medo, o cansaço, as finanças e os acontecimentos inesperados. Queremos construir algo que seja suficientemente bom para ajudar os descendentes. Alguns se sobressaem mais, mas para outros a luta é maior.


Não importa quem somos e no que nos tornamos, a preocupação é sempre ensinar, ajudar e fortalecer a família. Não imaginamos um quadro com menos valor do que aquele que nos mostra a união e o crescimento de todos em pessoas que caminham por uma bela estrada. A idade vai chegando e podemos sentir orgulho ou o peso do fracasso.

Mesmo que cada pessoa tenha seu livre arbítrio, nos culpamos se olharmos ao redor e não enxergarmos uma imagem que se encaixe com bem-estar e progresso, tanto material, quanto espiritual. A velhice traz consigo o medo de ter falhado ou não ter feito o suficiente. No processo, vamos ganhando honras ou sendo esquecidos. Talvez não faça sentido, mas parece que cada um guarda dentro de si mais as falhas que tivemos, do que nossas glórias. Porém, a vida é praticamente um jogo de tabuleiro, cujas peças saem da jogada se estiverem na posição desnecessária, a não ser que um novo jogo se inicie e ela retorne ao campo de batalha.

Há um laço transpessoal entre família, mesmo que nos digam que precisamos ser livres e seguir nosso caminho. É como andar numa floresta deixando uma corda pelos troncos só para ter certeza de que podemos voltar se algo acontecer. Acontece que a idade é árdua e esperamos colher os frutos do que naquele auge da vida, plantamos. O problema é que nem sempre eles brotam. E sentimos o vazio de ter cultivado, esperado e não ter florescido.

Vamos levando conosco, dentro da mente e do coração, um processo do qual não temos mais o que fazer, não temos mais controle. Apenas observamos, com nossos cabelos brancos e pele já enrugada, o desenlear da história, jamais deixando de rezar para que todos encontrem paz, discernimento, saúde e abundância em suas vidas. Quanto a nós, ainda tentamos ser úteis e fazer algo que alimente nosso espírito de luz, provando para nós mesmos que sim, temos valor. Só preparamos a terra para receber frutos bons, mas a vida ensina que alguns virão imperfeitos e quem sabe sejam eles os que mereçam mais atenção e amor.

NAMASTÊ 

sexta-feira, 6 de dezembro de 2024

A GENTE PRECISA...

Autora: Josianne Luise Amend (JosiLuA)



A gente precisa acreditar...

Acreditar que as pessoas pensarão melhor em seus atos e não deixarão morrer boas amizades e relacionamentos, se distanciando dos sentimentos bons.

A gente precisa ter...
Ter tempo, nem que seja pequeno, para estar com quem amamos, admiramos e respeitamos. Um bom papo, um café, um passeio juntos. Isso é semente que floresce no coração e ajuda a mente a relaxar.

A gente precisa transformar...
Transformar a maneira de tratar pessoas, transformar como vemos o quadro de nossas vidas tão preso entre molduras, transformar aqueles sentimentos que só nos causam mais tensão, ignorância e medo.

A gente precisa ter respeito...
Respeitar quem nos ajudou, curou, esteve conosco e nos deu a mão. Ter um mínimo de consciência que em cada alma existe uma história e que às vezes as lemos errado, exigindo demais, sufocando demais e culpando demais, sem se dar conta do que causamos.

A gente precisa saber amar...
Não amar da boca para fora, ou entregando flores e presentes. Amar entendendo, sem competir. Amar sem cobrar, olhando nos olhos e enxergando a alma que tem tantas aflições, tristezas e dores dentro de si. E nesta hora, abraçar e se fazer presente.

A gente precisa ser presente...
Ser um presente para o mundo, deixando sorrisos, marcas e beleza interior. Surpreender com idéias e atitudes, palavras incentivadoras e plantar por onde passar uma semente de amor e inspiração.

A gente precisa ter cuidado...
Para não nos arrependermos de usar o orgulho como forma de desforra. Cuidar para que nosso barulho não seja exagerado demais, a fim de não ouvirmos as súplicas sussurradas através dos olhos de quem um dia não estará mais aqui. Cuidado com o veiculo de nossa alma, alimentando com leituras, orações e caridade.

A gente só precisa entender...
Que o amanhã ainda é um mistério e que nem sempre as coisas saem como queremos. Entender que para cada decepção pode haver um despertar. Entender que a ausência é uma forma de proteção para alguns e que estar presente não significa estar grudado, mas atento.

A gente só precisa se libertar...
Para ter a honra de ser realmente quem se é.

NAMASTÊ 

quarta-feira, 4 de dezembro de 2024

UMA LUTA MENTAL

 Autora: Josianne Luise Amend (JosiLuA)i



Olhei no relógio e eram 5:40 am. Minha mente imediatamente passou a informação que seria muito cedo ainda. Mas, como o pensamento já acorda, na verdade registrou que já seria vinte para às seis. Eu deveria me levantar ou não?

Muitas vezes a mente nos confunde, mas na verdade é tudo a mesma coisa. O tempo só tem números, o que importa mesmo é a nossa disposição, a força que temos dentro de nós para começarmos algo. Se nos prendermos aos números, o corpo acostuma com o excesso de preguiça, de conforto e de inércia. E não percebemos que o tempo passa sem que aproveitemos melhor a vida.

Nossa mente é, até certo ponto, sombria. Temos mania de nos boicotar facilmente achando defeitos e piorar pré-julgamentos. Precisamos ter cuidado com o que pensamos e articulamos. A imaginação vai além do que deveria e isto pode causar sérios problemas tanto nas relações, como na auto-estima.

Com todos os transtornos que estão "descobrindo" na mente, entender a capacidade de interação e compreensão das pessoas têm sido tarefa um tanto quanto confusa. Muitos têm vivido num mundo meio à parte, ou talvez seus corpos não estejam tão ajustados nesta dimensão, sofrendo com alguns sintomas.

Já se usam de artimanhas para burlar a mente no comércio fazendo com que acreditemos num valor menor, tirando apenas um centavo do preço e mudando de, por exemplo, 8,00 para 7,99. Este é apenas um exemplo, mas a vida diária pode nos enganar com situações ou atitudes óbvias, porém não calculadas. Imagine a confusão na mente dos diagnosticados com síndromes, tendo que lidar com tantas dúvidas.

Os projetos e trabalhos para "acalmar" a mente são diversos e funcionam, se nos empenharmos constantemente. É uma luta rotineira, escolhendo o momento propício. Colocar os pensamentos no lugar, num eixo, pode ajudar nas tomadas de decisões, nas atitudes e nas palavras que saem de nossas bocas. Mas, como o mundo tem 8 bilhões de pessoas pensando, imaginem quão dificil é se desvencilhar de energias pesadas, egóicas e maldosas. 

E é por isso que o "silenciar" em momentos de estresse, medo, confusão mental é tão importante. Lembremos que não é sobre a hora que acordamos, mas como nos sentimos sobre a vida que está despertando em nós e o que faremos com ela.


NAMASTÊ 

domingo, 1 de dezembro de 2024

COMETER ERROS

Autora: Josianne Luise Amend (JosiLuA)


O que chamamos de erro é uma decisão que causou algum tipo de transtorno, tristeza e até atraso de vida. Pode ser uma forma de falar, palavras ou atitudes impetuosas ou insensatas. Quando classificamos de erro, algum mal causamos para nós ou alguém. O problema é que não existem borrachas para apagar esses erros como em desenhos no papel e temos que carregar isso por toda a vida.

Erros pesam, uns mais, outros menos. E o que mais incomoda é a consciência martelando e apontando o dedo para nós de forma cruel, mesmo que tentemos justificar como merecido ou como impensado. Interessante perceber que sabemos quando erramos, mas não queremos admitir, inventando histórias mirabolantes para nossas ações.

Todos erram na vida, sejam nas escolhas ou decisões. Muitas vezes agimos sem pensar, deixando o coração nos guiar. Noutras, pensamos demais, sem ouvir o coração. Tudo parece fazer parte de tentativas para ser feliz de forma apressada, ou de nos vingarmos inconsequentemente do que não correspondeu às expectativas esperadas.

Mas erros também têm seu lado bom, já que nos ensinam a cautela, a analisar melhor e a ter paciência nos vereditos. Com eles aprendemos a não repetir o que consideramos ruim, maldoso ou uma experiência lamentável. Se reincidimos é porque ainda não amadurecemos o suficiente para analisar profundamente onde foi que deixamos algo escapar. Algumas coisas podem se tornar erradas se vendarmos os olhos para a realidade da vida.

Cometer erros é o jogo cujas regras nos limitam a explodir adversários, conquistar espaços sem muita dignidade e usar um potencial nocivo que nos dará muita coisa para pensar. E existem duas saídas para os erros: a primeira é pedir perdão sem buscar a aceitação do outro e a segunda é achar que pode viver com a culpa na soberba de um ego inflado. Uma trará um pouco de conforto e a outra te classificará como insano. E como tem pessoas de todo tipo e tamanho, não espere que algumas tenham compaixão pelo que fez com elas ou vice-versa. Esta é uma questão de caráter.

NAMASTÊ