Total de visualizações de página

Pesquisar este blog

Coração Aberto

Quando decidi escrever me senti uma borboleta saindo do casulo. E junto com ela saíram os sentimentos e os pensamentos que muitas vezes não conseguimos transmitir. Descobri que ser poeta é opinar sem medo, escrever é desvincular-se de segredos e expressar-se é viver intensamente.

JosiLuA

quinta-feira, 15 de janeiro de 2026

CONVERSA COM VOCÊ

 Autora: Josianne Luise Amend (JosiLuA)



Às vezes, não sei o que escrever do mundo e para o mundo. Fico na dúvida sobre quem lê e se algo pode modificar o interior dessa pessoa. Porque essa é a missão, esse é o intuito! Acontece que ver e ouvir o que está acontecendo pelo planeta pode nos deixar desmotivados no quesito fé na humanidade.

Porém, sabendo que o mal está sempre rondando a história, mas o que é bom, correto e justo também tem espaço, aceito com honra fazer este papel de transmitir algo bom e estimulante para o coração de quem precisa acreditar e se reerguer, se animar e se estimular a viver uma boa vida.

As pessoas que não sabem lidar com dificuldades acabam em redes emaranhadas, cheias de nós e com medo de serem descobertas. Riem de suas espertezas e acham o esforço e honestidade, ignorância. Pobres criaturas que nunca sentirão o real sabor da liberdade, já que terão eternamente uma consciência pesada e arrogância entupindo suas veias.

Ser livre é uma opção. Mas o que seria essa real liberdade de viver? Basta olhar para si mesmo e ver se suas ações escondem segredos que precisam de camuflagem. Sentir se há ansiedade na fobia de ser observado e analisado e se perguntar por quê? Com o tempo, tais pessoas mudam suas feições, seu brilho nos olhos, sua fala e tornam-se impacientes. Por mais que saibam esconder, sendo dissimuladas, não há paz em seus corações e o medo é sempre companheiro. 

Ao passo que aqueles que entendem que a vida é respeitar, criar laços de companheirismo e amizades, sendo justos consigo e com o próximo, sentem leveza a cada amanhecer. Seus planos são de progredir, porém tendo em mente não pisar, machucar ou ultrapassar limites. Não é questão de conformismo, mas de almas cheias de amor e honradas, colocadas na Terra para equilibrar certas energias.

Então, ainda me sinto animada para atingir um único coração em minha pequena e humilde missão de escrever e dizer "confie"! Arregace as mangas, encontre forças através da oração e da fé e vá para o mundo. E, se achar que o mundo tá sendo pesado e ingrato, não esqueça que Deus dá a todos o fardo necessário para que, de dentro dele, tiremos sabedoria e resiliência, necessárias para nossas evolução como espíritos.

Portanto, deixe de lado o que é muito fácil para que você se sinta bem, procurando perceber que no próprio esforço há a beleza de descansar em paz. Anime-se em construir e se construir de maneira a ter orgulho de si mesmo e poder erguer a cabeça, com a sensação de que está fazendo o melhor para sua vida e de todos que estão no seu caminho. Saiba amar para ser amado e admirado!

NAMASTÊ 

segunda-feira, 12 de janeiro de 2026

O VERDADEIRO LAR

 Autora: Josianne Luise Amend (JosiLuA)



Volte para dentro de si e encontrará sua morada. Tudo que somos por dentro, demonstramos na vida a fora. Sinais específicos de atitudes podem significar muito o que sentimos dentro de nós. O que significa morar sozinho em casas enormes, ter fixação por limpeza, ou ajeitar de qualquer forma o que não funciona direito? Parece bobagem, mas toda repressão ou tipo de educação que sofremos na infância poderá nos tornar muito organizados ou desleixados na vida adulta.

Isto não significa viver limpando tudo, mas ter um certo grau de sistema na vida. Nosso verdadeiro lar está bem dentro de nós. Se entendermos que o espírito habita um corpo físico descartável, compreenderemos que todo tipo de sentimento, desde os bons até os maus, se alojam neste corpo/lar e vamos espelhando isso tudo através das ações que temos na vida.

Então, se escolhemos nossa casa física para ser como uma fortaleza, o medo é muito forte em nós. Se buscamos grandiosidade, precisamos demonstrar poder. Se deixamos tudo em desordem e sem manutenção, dentro de nós há muita confusão, ansiedade e por que não dizer, preguiça. Se tudo está devidamente arrumado, sentimos necessidade de ordem na vida e de nos manter no controle.

A casa física se torna a segurança, pois depositamos nela justamente nossa alma e é ali que nos sentimos à vontade, sem que ninguém possa interferir nos nossos sentimentos. Ao sair pelo mundo, levamos junto nosso verdadeiro lar e demonstramos aos outros quem somos, através das palavras e atitudes. Carregamos esse lar para cima e para baixo, tentando esconder o que não queremos que os outros saibam sobre nós. E, para nos sentirmos seguros e talvez com certo poder e controle, inconscientemente demonstramos quem somos com as casas físicas que escolhemos e arrumamos do nosso jeito.

Pense na dificuldade de ter várias pessoas com opiniões e sentimentos diferentes morando na mesma casa. Precisamos de um espaço só nosso onde haja respeito e privacidade, a fim de podermos ter um tempo de olhar bem para nós e saber quem somos, o que queremos e qual a ordem que estabelecemos para nossas vidas. É difícil os outros moradores entenderem isso e a confusão começa. 

Por outro lado, é maravilhoso viajar, conhecer lugares, mas o retorno ao lar é sempre reconfortante. Ou, quem está confuso com a vida, pode achar que viver como nômade é ser livre. Acontece que eles buscam ser livres de seus próprios anseios e problemas, pois desviar a atenção para novas paisagens, lugares e pessoas pode confortar o espírito impaciente. Contudo, isto é só camuflar sentimentos. Enfim, olhando a tartaruga que carrega sua casa pela vida afora para se sentir segura, percebemos o peso disso. Sair um pouco do físico nos faz decorar o ambiente interno, inovar e aprender novas formas de trabalhar a sujeira paralisada. Daí a importância de movimentar a energia sempre que possível, tanto em nossa casa física, quanto no espírito. E é assim que vamos tirando couraças e armaduras negativas que nos prendem, com intuito de fazer a vida fluir. Para quem ainda não entendeu, arrumar dentro é muito mais complicado que enfeitar a casa onde vivemos, mas não se deve desistir de usar espanadores na alma sempre que puder. Quando estivermos bem, nossa morada física será perfeita para nós.

NAMASTÊ 

sábado, 10 de janeiro de 2026

ALGUÉM SEMPRE PENSA EM NÓS

 Autora: Josianne Luise Amend (JosiLuA)


Sabe aquela comidinha que você gosta e que alguém faz para você?

Ou talvez tira o ferro de passar ou o martelo de sua mão e diz "deixa que eu faço"?

Quem sabe a pessoa que abre o guarda-chuva e te oferece carona para que não se molhe?

Aquela que te olha na fila e percebe que pode dar sua vez?

Quem de nós não se surpreende quando alguém nos oferece a mão, nos olha com carinho, nos concede um tempo de suas vidas? E às vezes, recebemos isso como se houvesse obrigação no ato, como se todos ao nosso redor tivessem o dever de nos enxergar e fazer algo por nós.

Lembrar de ser grato a todos que estão ou aparecem aleatoriamente em nosso caminho é mostrar generosidade e caráter. Afinal, aquela pessoa usou seu tempo para nos acolher, ajudar, ouvir e nos ver felizes, nem que seja apenas pura cortesia. Não custa olhar, sorrir e agradecer. A bondade pode ser recíproca e o mínimo que fizermos também será um néctar ao outro, que ficará estimulado a distribuir boas ações.

Talvez nos irrite alguém ligar ou aparecer para nos ver de repente, porque não percebemos que estamos sendo lembrados. Talvez consideremos pessoas intrometidas, ao tentar querer saber como podem nos ajudar. Mas, não percebemos aquela gota de amor ou bondade vinda de uma flecha atirada para afastar de nós a solidão, o incômodo, ou apenas querer ver um sorriso em nosso rosto.

Fato é que sim, existem pessoas que têm prazer em ajudar de verdade, em amenizar o sofrimento alheio e a dividir pesos conosco, pelo simples ato de amor, cujo coração e alma são elevados e estão neste mundo como anjos físicos. E é por isso que não podemos esquecer quem nos estendeu a mão em algum momento. 

Todos têm ao seu lado ou encontram pela vida esses anjos físicos, os quais muitas vezes nem pedem nada em troca, mas que se beneficiam energeticamente do nosso sorriso e gratidão. Por isso, agradecer é essencial! Ter respeito por estas pessoas é digno de almas em evolução, pois compreendem o papel de seus guardiões vida afora. Não é obrigação, é amor. Não seja mal agradecido, transforme-se observando exemplos. Há sempre alguém no caminho lembrando de nós e disposto a nos ajudar e acolher, tornando a vida mais leve. 

NAMASTÊ 

sexta-feira, 9 de janeiro de 2026

ESCOLHAS

 Autora: Josianne Luise Amend (JosiLuA)


Tudo na vida se resume em nossas escolhas bem ou mal feitas. Com o tempo, percebemos que estas nos abrem ou fecham portas, nos ajudam ou não em nosso progresso, seja ele físico, emocional e moral. Nossas escolhas são símbolos do que somos e de nosso caráter.

Essas escolhas não afetam somente a nós, mas dependendo do que acontece, abrangem toda uma estrutura familiar, profissional e social. Daí vem a responsabilidade em pensar antes de agir e falar. Tem processos só de ida, onde laços se rompem, confianças se desfazem e fica difícil voltar ao que era antes. Mesmo perdoando, pessoas mudam com relação às nossas atitudes e, porque não dizer, aprendem mais sobre quem somos e o que podemos fazer, caso ainda queiram estar conosco.

As pessoas são diferentes, principalmente quando se trata do amor, do dinheiro e da falta de acreditar em algo maior que nos conduz, nos orienta e ensina. Alguns são muito ansiosos, impulsivos e gananciosos, outros buscam o autoconhecimento e vão analisando melhor tudo aquilo de que fazem parte, tentando compreender a diversidade e o comportamento da vida ao seu redor. Escolhemos quem queremos ser e o que fazer com a grande dádiva que temos: nossa vida! Alguns se jogam na própria frustração, enquanto outros a usam como ferramenta para escalar e mostrar força.

Precisamos entender essa força que existe dentro de nós para dizermos "não" aquilo que no íntimo sabemos que não trará benefícios, mas por carência nos entregamos, sem cuidar realmente de nós. As pessoas não se importam com o que acontece conosco, apenas nos manipulam  para se sentirem mais à vontade com suas próprias escolhas ou terem ganhos fáceis como notoriedade e bem-estar. Cada um deve e precisa ter em mente cuidar de si. Além disso, caminhos maravilhosos e cheios de aprendizados estão prontos a serem escolhidos nas prateleiras da vida. Podem ser mais trabalhosos, mas a recompensa é enaltecedora, nem que seja apenas paz de espírito.

Acordar de bem com a própria vida, sem medos e ansiedades já é um grande tesouro. Escolher fazer parte da dignidade, da beleza natural e da bondade abre caminhos de paz e alegria. Não estamos falando de riquezas materiais, mas da honra de ser um ser humano amparado pela luz. E isso faz toda a diferença na trajetória físico-espiritual. Escolher o melhor é, definitivamente, se amar! Pensemos bem antes de mudar nossas vidas para um rumo sem volta. Tem muitos ambientes de sabedoria para que tenhamos orgulho de ser quem somos.

NAMASTÊ 

segunda-feira, 5 de janeiro de 2026

O EFEITO DE NOSSOS ATOS

 Autora: Josianne Luise Amend (JosiLuA)


Quando pensamos que o mundo é um fio onde tudo se liga, entendemos que cada pessoa, animal ou vegetal que está no nosso caminho, pertence a esta ligação entre nós e eles. E isto significa que tudo nos traz histórias, aprendizado e, porque não, consequências físicas, emocionais e espirituais. Esse cordão vai criando laços, nós ou apenas nos envolve, ligando e compartilhando energias. Uns mais fortes, outros nem tanto.

Quando pensamos nisso, entendemos o sentido do respeito a tudo. De alguma forma, não necessariamente no mesmo ato, a troca de "favores" ou " malefícios" causados está ligado a nós e aos que estão em toda linha. No tempo certo, chega o resultado do que causamos em nós ou nos mais próximos. Daí a responsabilidade de observar as atitudes e a energia que cada um tem e carrega.

Sempre penso sobre minhas ações quando tropeço, dou uma topada ou me machuco de alguma maneira. Quem ou o que machuquei ou o que estou recebendo e ao que me conectei. Parece um exagero tudo isso, mas o universo é energia em movimento, atingindo empaticamente nossa energia. Gentileza atrai gentileza, maldade atrai maldade. Pode até demorar, mas acaba atingindo quem está no caminho desta energia. 

Não é a toa que nos perguntamos por que aconteceu tal coisa com aquela pessoa tão boa. Ela estava no cordão de alguma forma com pessoas que prejudicaram a energia. Efeito borboleta. Um pequeno vento aqui pode causar o caos em outros lugares. Nem sempre da mesma forma, porque cada um é um sistema diferente. Pode ser mais ou menos intenso.

Precisamos agir com mais paciência, iluminar nosso campo áurico e potencializar em nós o amor. Há muita história em árvores genealógicas, relações e tratamentos pelo mundo. Quem sabe haja formas de amenizar o efeito com uma energia mais cuidadosa, suave e gentil. Não custa transformar cordões escuros e carregados em atitudes que o iluminem e limpem. O benefício sentiremos na vida. Na nossa e na dos que amamos.

NAMASTÊ 

domingo, 4 de janeiro de 2026

PROPÓSITO DE VIDA

 Autora: Josianne Luise Amend (JosiLuA)



Um novo ciclo se inicia e começamos a prometer para nós mesmos diversas ambições. E isto tem uma explicação simples: precisamos ter um propósito na vida para continuar. E este propósito é algo que nos inspire, nos emocione e nos condicione a pensar que nossas vidas têm sentido.

Cada pessoa sonha em realizar algo que possa satisfazer a sensação de sua utilidade no mundo e, quem não encontra oportunidades para isso, acaba se entregando à frustração de acordar todo dia sem nada para fazer. E não estamos falando de rotina, mas de algo diferente dela,  que nos mostre o quão somos capazes e nos encha de orgulho por mudar algo no mundo ou apenas em nós.

Ter em mente um propósito movimenta a energia ao redor, pois conhecemos pessoas, lugares e buscamos o conhecimento que nos dará suporte ao que pretendemos. Por isso, inconscientemente, fazemos pedidos, temos sonhos na virada do ano, porque nosso Eu quer se expandir e sermos mais do que já fizemos. Obviamente, alguns se acostumam demais com suas rotinas e não querem sair dela por preguiça ou por se sentirem seguros. Daí advém a insatisfação com suas vidas que denominam estáticas, sem sentido ou deprimentes.

Ter um propósito e seguir, abrindo caminhos para atingi-lo é recompensador para a alma que quer se libertar das amarras sociais, pois desde pequenos vamos nos tornando o que os outros querem que sejamos ou façamos. Criar novos papéis na vida é dignidade adquirida com esforço próprio e não com imposições de terceiros. Ter coragem de enfrentar o mundo é algo recompensador para nossa transformação e evolução. 

Sonhos e desejos não são nada sem propósito. É como fazer a lista de supermercado e deixar em casa. Mas, a intenção de fazer algo para nos alegrar e satisfazer, impulsiona a vida e dá um certo vigor ao espírito com o intuito de crescimento. Portanto, é interesse de cada um não ficar atrás apenas do seu cotidiano, mas usar seu novo ciclo em realizar realmente o propósito de sua vida. E, quando isto acontece, a energia que se renova é indecifrável.

NAMASTÊ 


Dicas de propósitos: 

* Escrever um livro, fazer um curso novo, voluntariado, conhecer um lugar novo, estudar novos temas, entrar para grupos afins, que nos tragam novas ideias de como ser e melhorar a vida... Amplie seu conhecimento, caso contrário chegará uma hora em que ficará obsoleto e sem nada para falar.

quinta-feira, 1 de janeiro de 2026

PERTENCIMENTO DE SI

 Autora: Josianne Luise Amend (JosiLuA)



Chega uma hora na vida da gente, que só queremos deixar que as coisas se resolvam com tranquilidade, paz e sem nenhuma pressa. Nada de algazarra, mas silêncio. Sem gritos, mas risadas gostosas, cujos olhares transmitem amorosidade.

Queremos ir mais devagar como águas pacíficas que levam pequenos galhos e folhas para conhecer lugares longínquos. Queremos suspirar tão profundo, não por cansaço e suor, mas por nos apaixonarmos pelo lugar onde estamos.

Queremos sair do todo e encontrar o Eu, observando aqueles que são tão alegres, que contagiam a vida ao redor e a nós. Queremos ouvir o som do universo na quietude da solidão e simplesmente sentir o "algo mais", indecifrável para os que ainda não chegaram neste tempo. Mas chegarão!

Chega um tempo em que algumas coisas cedem lugar para sentimentos trabalhados com afinco e que nos transformam. Aí, pleiteamos ser sábios o suficiente para decodificar o código secreto da paz e da verdadeira felicidade.

Queremos sentir o êxtase em nos perceber, em não se importar mais com a guerra de pensamentos maldosos e insalubres que acompanham ainda a vida de alguns. Deixá-los ir cachoeira abaixo, limpando toda energia ao nosso redor.

Queremos apenas nos sentir parte de algo maior de tudo que conhecemos e vivenciamos. Deixar que os outros façam o que querem e aprendam como podem, sem opinar sobre suas próprias decisões, a não ser que seja consultado ou abram-se portas para isso. Entregar de bandeja nossos nãos e não se importar com caras feias. Porque Eu Sou o que Eu Sou!

Chega um tempo que nos sentimos meio às margens, mas apenas porque o tempo de estar na multidão já passou. Se prefere a tranquilidade da mente e, quem ri mais, é o próprio coração.E daí, meu amigo, você poderá dizer a si mesmo que a vida realmente lhe pertence.

NAMASTÊ