Total de visualizações de página

Pesquisar este blog

Coração Aberto

Quando decidi escrever me senti uma borboleta saindo do casulo. E junto com ela saíram os sentimentos e os pensamentos que muitas vezes não conseguimos transmitir. Descobri que ser poeta é opinar sem medo, escrever é desvincular-se de segredos e expressar-se é viver intensamente.

JosiLuA

quinta-feira, 25 de setembro de 2025

PRESENTE OU PRESENÇA

 Autora: Josianne Luise Amend (JosiLuA)


As mentes estão tão focadas em ter cada vez mais, que estão esquecendo de ser cada vez mais. Um círculo vicioso de medos, limites e desejos de se libertar está cada vez mais visível. Muitos estão tão frustrados que acabam pegando atalhos perigosos, na esperança de se encontrar. 

Se existe a construção de família ou de outros círculos de amizade e trabalho é para que, no mínimo, eles inspirem segurança e didática sobre a vida. Para isso, é necessário "presença" e não somente fazer parte de um grupo dentro de uma fronteira. O tempo de encontrar-se com as pessoas, não apenas passando por elas ou dando ordens, mas sentando ao seu lado e buscar ouvi-las, é extremamente necessário para a saúde das relações.

Notamos o quanto todos precisam ser ouvidos, quando a ansiedade de falar toma conta de um breve encontro. Às vezes, um interrompe o outro, talvez por medo de perder tal oportunidade. Estar presente na vida de alguém, não é ser a presença nesta vida. Ser presença é lembrar de olhar, perguntar, ter um tempo único e significativo com ela, ao passo que estar presente é simplesmente fazer parte fisicamente ou só mentalmente da vida dela.

A humanidade está carente de presenças e ficando farta dos presentes, pois a ausência de troca de amor e energia está causando grandes buracos nos relacionamentos. Para chamar a atenção, alguns extrapolam em atitudes inesperadas, frias, cheias de raiva, contidas em corpos exaustos e sem direção. E tudo que precisamos é dar e ter a "atenção"!

Contudo, o desgaste físico e mental cada vez maior está minando a força interior. Mas entregar-se sem lutar por si mesmo, não é a saída para quem busca ser feliz. Se não as enxerga, é bom saber que elas existem e basta vontade para encontrá-las. Porque para ter bagagem de ensinar e dar atenção aos outros, precisamos ter consciência de quem somos, porém também ouvindo e aprendendo, sem arrogância.

Temos que parar de ser escravos do tempo e criar espaços sadios e necessários dentro dele. Focar em ser e não só em ter. Abrir as portas do coração e deixar sair os que amamos, mas sufocamos com idéias e proteções exageradas. Porém, chamá-los de volta leves e felizes por fazerem parte de nós, sendo eles quem são. Lembrar de cuidar da nossa consciência buscando conhecimento e transmitindo pacificamente e com sabedoria aos que amamos.

Ser presença na vida de alguém é abraçar com vontade e não obrigação. É convidar para um passeio, não por pena ou responsabilidade, mas para estar junto. É dizer um bom dia desejando realmente isso. É surpreender com um convite para uma longa conversa para saber da vida e não falar de imposições. É divertir-se fazendo pequenas loucuras para rir e criar  lembranças. É ligar para quem está longe e dizer que tem saudades.

Isto não faz só bem para quem acolhemos, mas para nós também. É saúde para o corpo e para a mente, transformando desejos fúnebres em sonhos cheios de encanto. E agora, responda para si mesmo: é tão difícil assim dar amor e alegria aqueles que para nós são tão importantes? Comece hoje mesmo percebendo se você é mais presente ou presença? Faça-se presença a quem ama e considera.

NAMASTÊ 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

CRÍTICAS, ELOGIOS, OPINIÕES E SUGESTÕES SOBRE A LEITURA OU O QUE QUER LER SERÃO MUITO BENVINDOS.