Total de visualizações de página

Pesquisar este blog

Coração Aberto

Quando decidi escrever me senti uma borboleta saindo do casulo. E junto com ela saíram os sentimentos e os pensamentos que muitas vezes não conseguimos transmitir. Descobri que ser poeta é opinar sem medo, escrever é desvincular-se de segredos e expressar-se é viver intensamente.

JosiLuA

quarta-feira, 31 de dezembro de 2025

ESCOLHA A PALAVRA-CHAVE DE 2026

 Autora: Josianne Luise Amend (JosiLuA)



Escolha uma palavra-chave para o novo ano. Pense bem antes de definir sua palavra, pois elas causam impactos emocionais importantes para que o cérebro trabalhe a nosso favor. Elas ativam áreas específicas e podemos influenciar positiva ou negativamente nossas vidas.

Eu escolhi ESPERANÇA. Para mim, esta palavra engloba muitos assuntos e só de pronunciá-la, sinto uma verdadeira motivação para continuar. Quando se perde a esperança vivemos no automático e eu não quero viver assim. Quero pensar sempre no amanhã melhor, na reciclagem que engrandece e na fonte do entusiasmo.

Ter esperança é acender a luz atrás dos olhos e deixar o coração nos conduzir. Ela reduz o estresse, nos tranquiliza através de sonhos importantes para nutrir o equilíbrio mental e fortalece nosso sistema. Perder a esperança bloqueia a força vital e adoecemos. E eu quero viver tudo que vim viver. Com tudo que carregamos, sem esperança nos entregamos ao ócio, à depressão e ao desespero. 

Sempre há esperança! Nisto que quero acreditar para um novo ciclo. Esperança não é aceitar o que acontece, mas tentar caminhos que nos levem a despertar dos erros, da falta de fé e explorar as oportunidades. Por isso escolho a esperança! 

Mas você pode escolher a sua palavra: força, ânimo, amor, mudança, libertação, criatividade, enfim uma que combine com você, com seu momento e desejos. Escolha com cautela, pense e não deboche de si mesmo, pois o que escolher ficará registrado em você. E através disto, você desembrulhará seus presentes no novo ano. Divirta-se e tenha consciência sobre isso. Você descobrirá o quanto se ama e se respeita ao escolher sua palavra-chave de 2026. 

Visualize e até escreva a palavra colocando-a em evidência para que não esqueça o que escolheu para si. Isto estimula. Que estas palavras sejam boas e úteis para criar uma egrégora de consciência na humanidade e juntos aliviar a dor no planeta. Feliz 2026, com vocabulário que alimente todas as vidas.

NAMASTÊ 

terça-feira, 30 de dezembro de 2025

DIA 364...TERMINANDO 2025

 Autora: Josianne Luise Amend (JosiLuA)



Gratidão Deus...!

Pelo café da manhã que me fortalece para um novo dia 

Pelo ar que entra suave em meu corpo e que me ajuda a viver

Por onde e com quem estou hoje, porque algo tenho que aprender ou ajudar.


Entrego-Te Deus

Nas Tuas mãos minha família,

Meu novo caminho,

Minhas idéias e projetos,

Meus pensamentos,

Meu coração.

E só pode vir o bem!


Hoje é o 364o. dia de 2025

Ajuda-me a entender o que ainda é difícil para mim

Saber que Tu estás no comando

E que o que passou foram escolhas minhas, sejam elas físicas ou espirituais.


Porque precisei disto para:

Me fortalecer

Desenvolver minha intuição 

Observar melhor o caminho

Exercitar o Amor e a Paciência.


Deus, muita gratidão!

Por segurar minhas mãos na hora do ataque

Fechar minha boca na ira

Enxugar minhas lágrimas no desespero

Colocar-me na Tua grande luz quando estive perdido.


Pai Amado,

Que não me deixe sucumbir sem teu amparo

Não me faças cair nas tentações 

Não me abandones na raiva, ensina-me!


Preciso muito de Ti

Em cada passo que der

Cada decisão que tomar

Cada atitude que me faça evoluir.


Para nós, é mais um ciclo que se encerra.

Porém, tudo está armazenado.

Então, que eu não esqueça quem sou, nem quem me ampara.

Porque diante de Ti, meu Deus, peço que abençoe minha vida para nunca perder as pegadas do mestre e iniciar o novo ciclo em paz.

E que eu vença na Tua compaixão e luz!

NAMASTÊ 


segunda-feira, 29 de dezembro de 2025

PESSOAS QUE SÃO VAMPIROS ENERGETICOS

 Autora: Josianne Luise Amend (JosiLuA)



A gente se sente um trapo quando alguém suga nossa energia. A pessoa vem, se infiltra no ambiente e sai levando consigo o que antes era nossa alegria. E a culpa é nossa em deixar, porque ainda acreditamos nas boas relações e na oportunidade de melhorar algo que não está como sonhado. 

Fazemos tudo para mexer com o que está embolorado, pois temos esperança de que em algum momento conseguiremos limpar aquilo que estragou e sujou. Mas acontece que o esforço de um lado só, não funciona. É preciso que haja consciência e respeito mútuo. E, ao abrir portas e o coração, confiando num sonho de resgate, nos colocamos  em posição de vulnerabilidade. 

O problema fica circulando nosso campo áurico, mesmo quando somos capazes de perceber energias e, aos poucos, os sintomas aparecem. Cansaço em demasia, desânimo, culpa por ser bondoso demais, ao ponto de ouvir e não responder, ver e não ter atitudes. Tudo pelo bem maior de não aumentar o processo que sabemos bem, será desastroso. Quantas e quantas pessoas deixam seus travesseiros cheios de pensamentos deprimentes sobre por que suas vidas seguem neste rumo e se merecem tudo isso.

Mesmo buscando ser gentil, essas pessoas atropelam nossa energia com rombos de olhares perversos e comentários desnecessários. O objetivo é óbvio: nos atingir. Mas, por quê? Que há em nós que incomoda tanto o outro? Talvez se elas não fossem importantes para nós, descobrissem que temos limites e reagíssemos com impulsividade. Mas, elas se aproveitam das suas posições em nossas vidas e sabem quem somos e como agimos. Não trabalhamos tanto e arduamente o processo, para deixar um espírito em aprendizado desleixado, afetar o ambiente social. E engolimos! E ao engolir, temos uma má digestão, permitindo a instalação de resíduos maléficos no nosso pobre sistema corporal, chamados miasmas.

Mais tarde, chegam às doenças que podem ser de diversos tipos. Necessário se faz, ter a disposição de buscar recursos para limpar tais energias, mas dependendo da quantidade dos ataques e da falta de consciência destas pessoas em continuar no processo, cansamos e nos entregamos. E depois, as mesmas pessoas vêm novamente orbitar ao seu redor tentando ajudar, para manter limpa sua própria consciência. Infelizmente, isso é muito comum com manipuladores e egoístas, além de invejosos e egoicos, achando que somente sua visão é a correta para a vida de todos. E aceitamos suas presenças porque, novamente, vemos a chance de resolver situações e ficar bem com elas. Muitas vezes, chegamos a acreditar que somos realmente amados. E abrimos novamente a guarda.

Quando há amor e neste amor não há disputa, então pode haver soluções positivas. Caso contrário, devido às questões de personalidades inflexíveis e obstinadas a não ouvir ou não quererem mudar, estas pessoas vão deixando rastros de energias vampíricas, causando seus próprios carmas. E certas relações vão perdendo espaço e deixando para trás o trabalho árduo e necessário de evoluir, não só a si, mas atrapalhando aqueles que estão nos seus caminhos. Pobres almas são as que com o tempo vão definhando com a falta de respeito e de amor, sendo acondicionadas em transtornos espirituais, sem energia para lutar por si mesmas.

E nos perguntamos o que vale realmente à pena, quando não há empatia, nem cortesia das pessoas com nosso espírito, pronto para ser feliz e atuar em conformidade com a paz, através de grande percurso para chegar onde chegamos, conduzindo, ouvindo, orientando e cuidando daqueles que nos desdenham. É muito triste alguém morrer levando essas carga de dor pela falta de reconhecimento. Pense nisso e mude o que está encrustado no seu orgulho, tornando a vida mais leve e divertida, não só para si, mas para todos. 

NAMASTÊ 



domingo, 28 de dezembro de 2025

BUSQUE TER PAZ

 Autora: Josianne Luise Amend (JosiLuA)



Alguns lutam com doenças do corpo físico, outros do mental e outros do emocional. Uns tem dores no amor, outros problemas financeiros, outros profissionais.

Alguns sofrem com brigas familiares, outros não conseguem fazer amigos. Uns têm medos intensos, outros preguiça de viver. Cada um com algo para trabalhar e se transformar.

Não importa como se chegou nisso, mas na vontade de olhar para dentro de si e corrigir detalhes da vida que não estão nos deixando fluir como deveríamos. Existe uma saída que pode ser a que nos coloca em pé, ou ao menos alivia aquele sentimento de amargor na alma. Para sabermos qual, basta interiorizar, conversar com Deus dentro de nós e as respostas vêm.

Ninguém está 100% bem todos os dias. Isso não é castigo, mas um chamado para prestarmos mais atenção em nós. Sermos um pouco egoístas e nos cuidarmos não é pecado, mas necessário. Caso contrário, como ter forças para cuidar das nossas tarefas e pessoas que precisam? Cada um descobre seu momento de mudar e cabe a nós decidir por realizar ou não o trabalho. Isto é libertação!

Infelizmente, nós humanos nos dedicamos pouco a ouvir as mensagens escancaradas de diversas formas: livros, documentários e a voz nas orações. O nosso Eu fala conosco, mas temos pressa em outras coisas que podem nos transformar em pessoas de sucesso. Mal sabemos que ter sucesso é evoluir. E evolução é conseguir vencer nossos monstros. Aqueles que aparecem sempre nos pensamentos e no coração, nos deixando apreensivos e nos fazendo sentir culpa.

Quando resolvemos aquele desequilíbrio na balança com um pouquinho mais de amor, sentimos paz. E paz traz novidades, abre espaço para boas energias, as idéias começam a se manifestar de forma clara e nossos olhos se voltam para retribuir ao mundo o que chamamos de felicidade.

Todos vivem pedindo paz, mas não movimentam o amor. Não há paz no orgulho, na ganância, na obstinação. Nem se encontra paz quando fazemos tudo por obrigação, sem vontade real de ser e estar. A paz é uma energia que emana de nossa mente e coração, trabalhando em conjunto para nos satisfazer como pessoas. 

Por isso, para chegar na paz é preciso ter ampla consciência de que o que fizemos foi de extrema dedicação e necessário para auxiliar a nós e aos outros. E a paz é uma grande benção ao espírito. Sem ela nos tornamos frutas amargas, flores murchas e espíritos sem esperança. E o mais importante: não permita que tirem sua paz com agressividade, deboches e promessas vãs. Pois existem pessoas despreparadas para entender que a vida é uma passagem, e que nossos bilhetes podem ou não ser sorteados a qualquer momento para entrarmos no trem. E quem não tem uma bagagem leve, pode acabar num lugar sem belas paisagens.

NAMASTÊ 

sábado, 27 de dezembro de 2025

SAUDADE

 Autora: Josianne Luise Amend (JosiLuA)



Hoje acordei cheia de saudades. Saudade é aquele sentimento que aperta o coração e nos mostra uma certa incompletude. A mente lembra daquele momento, daquela pessoa e começa a reviver o riso, o aconchego, a alegria de viver.

Tem saudade que pode ser trabalhada, se ainda tivermos a oportunidade de encontrar pessoas ou ir a lugares que foram néctar para a vida. Outra, só mesmo as lembranças nos ajudam a manter viva uma linda e boa história. Toda saudade atrai uma certa inquietude, nos faz apreensivos e cheios de esperança. Seria esse sentimento uma lição ou um aviso? 

Talvez ela nos faça entender que aproveitar melhor o tempo com as pessoas que amamos seja uma oportunidade única. Talvez ela nos ligue fluidicamente aqueles de outras dimensões. Talvez nos impulsione a aliviar esta sensação, indo ao encontro do que hoje toca o coração. Porém, nem sempre conseguimos sanar a emoção e nos acalmar.

É nesta hora que a mente entra em ação e buscamos toda informação de lembranças que satisfaçam nossa alma inquieta. Entramos na biblioteca mental, folhamos livros e achamos fotos e momentos de prazer. Abrandamos a dor, suspiramos e nos entregamos ao mar de boas recordações. 

Isto pode ajudar no processo momentâneo, mas não extingue o desejo de novamente ter ao nosso lado a pessoa que sempre faz falta, que deixou seu jeito, seu cheiro, suas manias e companheirismo conosco. Ou quem sabe aquele lugar que fomos e nos encantamos, mas que hoje não existe mais ou está modificado. 

As lembranças são importantes, pois são delas que vêm conforto e fé. Sim, a fé de que em algum momento ainda poderemos rever, abraçar e ter conosco quem nunca deixa seu lugar no nosso coração, porque simplesmente é insubstituível. E esse dia chegará, porque a fé nos faz acreditar que Deus está no comando e Ele sabe bem que amar incondicionalmente une tudo e todos.

NAMASTÊ 

sexta-feira, 26 de dezembro de 2025

TÁ NA HORA

 Autora: Josianne Luise Amend (JosiLuA)



Tá na hora de se conscientizar sobre nossas vidas e o que estamos realizando de bom aqui e agora.

Tá na hora de provocar sorrisos e não lágrimas.

Tá na hora de exercer seu potencial e não levar a vida com a barriga.

Tá na hora de sair da toca e buscar o mundo pronto para ser admirado lá fora.

Tá na hora de lembrar de ser carinhoso e não deixar quem amamos para trás.

Tá na hora de admirar a si mesmo e não se comparar.

Tá na hora de descobrir a verdadeira história por trás da ansiedade e da frustração.

Tá na hora de querer ter menos para abarrotar o ambiente e distribuir o que não se usa.

Tá na hora de aprender a dizer não, para quem não merece o tempo todo nosso sim.

Tá na hora de buscar mais conhecimento, ao invés de achar que sabe tudo.

Tá na hora de virar o jogo e se esforçar mais para conquistar o mundo.

Tá na hora de ajoelhar e olhar para cima, ao invés de viver reclamando e blasfemando sobre a vida.

Tá na hora de assumir os erros e parar de jogar a culpa em alguém.

Tá na hora de agradecer o que fazem por você ao invés de pensar que tudo é obrigação.

Tá na hora de descobrir que todos tem dentro de si sentimentos e não somos os únicos que sofrem.

Tá na hora de fazer uma grande análise sobre tudo que disse, que fez ou que deixou abandonado e mudar o rumo para um caminho onde a chegada é Deus e a satisfação de ser feliz.

NAMASTÊ 

quarta-feira, 24 de dezembro de 2025

PESSOAS COM ASAS DE ANJOS

 Autora: Josianne Luise Amend (JosiLuA)



Tem pessoas que não desistem de você, quando o mundo já não se importa. Elas vêm, mesmo que queira ficar só. Insistem em estar ao teu lado. Te carregam nos ombros quando você diz que não tem mais forças. E, mesmo que você diga não, elas conseguem fazer você acreditar no sim. 

Elas vieram com um papel único conosco. Para serem felizes e ter paz, precisam nos ver bem. E insistem, compartilham e não vão embora. Não têm medo de serem afastadas ou de ouvirem nossas barbaridades, porque entendem que no momento, estamos sem chão e mentalmente desequilibrados. Elas têm paciência suficiente para nos acalmar e esperar. São o alicerce que não desaba.

Porém, elas também se sentem cansadas, têm seus dias ruins e sofrem, muitas vezes em silêncio.  Seu mecanismo de defesa é a rispidez, pois suas vidas também podem ter altos e baixos. Não querem perder a posição de liderança e a responsabilidade de não deixar quem estima se afundar. E se desgastam sem ninguém as observar ou desvendar seus planos.

Que missão extraordinária, que pessoa incrível! Ela se recusa a falar de si, mas quer saber de nós, pisando delicadamente num terreno frágil. Aos poucos, se infiltra em nosso coração e consegue arrancar confissões, apenas ouvindo e deixando que o que estava preso na garganta vire lágrimas num desabafo.

Não existem muitas por ai, então respeitemos essa pessoa que não desiste de nós. Compreendamos seu amor, pois há diferença entre elas e as fofoqueiras de plantão. Nem todos se preocupam conosco, só querem mesmo saber o por que da mudança, para serem os primeiros a noticiar ao mundo. Mas, essa pessoa que se importa é especial. Ela não se infiltra, mas pede permissão. Ela não desrespeita sua vontade, mas te inspira a mudar de opinião. Ela realmente te quer bem.

Elas têm coragem para insistir e se não têm retorno vêm até nós para nos olhar nos olhos e sentir como realmente estamos. No seu vocabulário não tem o "deixa pra lá", mas sim o "sempre tenho tempo pra você". Ah, essas pessoas! Que força, que paciência e quanta bondade. Desviam dos seus caminhos para nos achar no meio da escuridão, trazendo suas lanternas e o alimento para nossa  alma. Não se atrevem a passar do tempo necessário, só querem entregar força discretamente, sutilmente, sem estresse.

Quem elas são, pode ser um segredo para todos ao redor. Muitas vezes incompreendidas pela forma que agem tentando se impor, tentam achar a brecha ideal para chegar até nós. E elas acham! E, graças a elas ganhamos força, recuperamos o ânimo e levantamos a cabeça. Essa missão é divina e necessária para quem desanima ao ponto de querer desistir de tudo. E elas voltam para seus lugares tranquilamente, conscientes de que fizeram sua parte. A parte mais importante no mundo e que todos estão esquecendo: exercitar o verdadeiro AMOR! Rezemos pelas pessoas que doam forças, para que elas se regenerem sempre e que Deus conceda a elas a vitória de serem cada dia mais felizes.

NAMASTÊ 


terça-feira, 23 de dezembro de 2025

LAÇOS INSUBSTITUÍVEIS

 Autora: Josianne Luise Amend (JosiLuA)



A necessidade de agradar mais alguns do que outros fazem as pessoas criar laços mais intensos entre elas. É incrível como se percebe que se, mesmo dentro do seio familiar as conexões são diferentes, imaginem nas relações sociais. Alguns espíritos estão em nossos caminhos para nos auxiliar no desenvolvimento espiritual, outros para testar essa evolução. E destes vêm os atrapalhos, a inveja e as sabotagens, que podem ou não ser conscientes.

A amplitude de mais e mais espíritos vindo à Terra, traz também novos pensamentos, disputas e ganância. Precisamos ter constantemente disciplina em  manter e buscar força espiritual, diante de tanta manipulação mental. Em algum momento nos perguntamos por que não somos tão amados, compreendidos ou bajulados como gostaríamos, se justamente fazemos o que é possível para manter relações.

A resposta não está em nós, mas no outro. Temos tanto ou mais potencial que aqueles admirados e procurados mais que nós. Acontece que há um sentimento misterioso e indecifrável que temos dentro de nós, vindo de não sei onde, que nos liga mais a uns, que a outros. Chamam de empatia, simpatia, educação ou inteligência, mas na verdade é um elo infinitamente espiritual. O cuidado é maior, a satisfação em estar junto não tem medida, a compreensão sobre as palavras é singela e respeitosa. São estes espíritos que sustentam a alegria de estarmos vivendo e lutando para superar as adversidades do caminho. Que pessoas incríveis são estas! 

Deus sabe manter o equilíbrio e coloca em nossa frente, em algum momento, estas pessoas, podendo elas serem próximas ou apenas alguém que cruza sem querer nossa história. Algumas se mantém durante toda a vida, outras vêm e vão, cumprindo seu breve papel. E é por elas que o sofrimento de perda é maior e inquestionável. Sabemos dentro do âmago que aquele ombro amigo ou as mãos quentes já não estarão mais à nossa mercê. É nesta hora que entendemos o significado do insubstituível.

Perdemos muita energia tentando fazer com que as pessoas olhem para nós como gostaríamos, mas elas não sentem a mesma empatia. Então, o recurso é nos libertar deste sentimento de ansiedade por amor e nos amarmos mais. E quando isto acontece, não importa mais a falta de sensibilidade dos outros. Afinal, amar é apenas doar energia boa, sem exigir a troca. Porque a troca virá dos espíritos certos e não daqueles que não querem nos ter junto a eles. Para ser feliz é realmente necessário despertar para a realidade, encontrando os espíritos com laços mais fortes, que nos ajudem a ir em frente.

NAMASTÊ 

NUM SONHO OU NA REALIDADE?

 Autora: Josianne Luise Amend (JosiLuA)


Meus pés se confortam ao andar pela areia à beira-mar.

Meus olhos se encantam ao olhar do alto da montanha.

Minhas mãos sentem a energia ao tocar as plantas.

Meus ouvidos se acalmam com o som dos pássaros.

Minha mente se expande ao ouvir músicas calmas.

Meu corpo relaxa ao deitar na mata e olhar as nuvens.

Quanta cura me espera!

Quanta beleza supera a dor!

Quanta liberdade faz meu coração enternecer!

E o mundo espera...

Pela minhas decisões,

Pela minha força,

Pela minha coragem.

Não está para não ser,

Não existe para não ser contemplado,

Não espera que eu decida.

Flutua, gira e vibra.

Me chama, me acorda, me sacode.

E o tempo não me espera, segue infinito no seu caminho de curvas, retas, altos e baixos. 

O fogo que queima dentro de mim é o que impulsiona. E o vento ajuda a chegar onde preciso estar.

Quando o sol se esconde nas nuvens, ou a névoa desce na madrugada, a melancolia toma conta e a dúvida de não chegar a ver, a ser ou a vencer, enrijece os músculos. E, novamente, preciso da areia à beira-mar, da visão das alturas, da natureza, do canto dos pássaros e da música calma. Tudo me transporta a novamente sonhar. E eu vivo num sonho ou na realidade. Depende só de mim!

NAMASTÊ 


segunda-feira, 22 de dezembro de 2025

AS LÁGRIMAS QUE CHORAM NO CORAÇÃO

 Autora: Josianne Luise Amend (JosiLuA)


Tenho visto e conversado com pessoas que aparentam estar bem, porém que confessam através das lágrimas que estão lutando para sobreviver. Nestas horas, percebemos quantos precisam de um abraço, de atenção e carinho e quantos se escondem dentro de si mesmos para não serem julgados ou "atrapalhar" a alegria e a vida dos outros. E a humanidade vai seguindo egoísta, deixando de lado o mais importante: amar!

Com o tempo, vamos cansando de dar sinais sobre como precisamos do aconchego, de um pouco de conversa e de quem se lembre de nós. Esses sinais são tão evidentes para nós e tão negligenciados pelos que nos rodeiam, que instalamos um mecanismo de autodefesa nos alertando sobre o momento de parar de insistir, pois não há retorno, nem empatia. E esse mecanismo nos faz entender que o mundo não é exatamente como você gostaria que fosse. E as pessoas se distanciam, sem entender ou nem querendo saber o por quê de agirmos assim. Às vezes, basta um minuto de atenção para fazer um coração enxergar o sol e secar as lágrimas.

Ouço destas pessoas que me confessam suas histórias, rastros de tristeza e dor. A necessidade de superar perdas, digerir palavras e perdoar, se torna um grande peso na caminhada. E quem provocou isto nem se dá conta do abalo emocional que causou, pura e simplesmente porque não se importa ou é egoísta demais. Temos que entender o que causa nos outros nossas manias de falarmos com o intuito de nos impor e sobrepor aos sentimentos alheios. Sim, todos têm problemas, mas nem todos conseguem ter a estrutura emocional, mental e até financeira para tolerar agressividades, todas já balançadas com muita carga através do tempo. Quem agride também têm seus monstros e deveria entender melhor.

É difícil chegar numa fase de nossas vidas a qual temos que ser obrigados a viver com os cuidados de pessoas estranhas ou impacientes, ou aos poucos isolados e até manipulados com brutalidade. Há um espírito dentro daquele corpo cansado, esgotado e que com sorrisos amarelos, segura as lágrimas para não mandar embora aqueles que ama, mas que não quer aborrecer. E isto acontece mais do que podemos imaginar! O coração chora em silêncio.

Sabemos que a famosa frase "paciência tem limite" é a mais usada para a desculpa de não visitar, ligar, responder mensagens ou apenas ignorar. Entendemos também que há muita manipulação emocional tentando prender vidas com suas atitudes teatrais, mas que têm direito a serem felizes. Nossa consciência precisa estar alerta para aqueles que sofrem em silêncio. Sabemos bem quem precisa realmente deste amor.

Portanto, que a vida seja leve para você que "dá de ombros" para o mundo, que só se importa com o que pode te dar ganhos e retorno e com as situações que hoje te colocam no centro das atenções, pois amanhã poderá ser você a sentir o amargor de não ser mais dono de suas vontades, movimentos e decisões. Olhemos para o que está acontecendo ao redor e busquemos um pouco mais de empatia com o sofrimento, as dúvidas e traumas que cada um carrega. Já passou da hora de repensar sobre isso e ajudar quem está no modo sobreviver, para colocar vidas em prioridade.

NAMASTÊ 

domingo, 21 de dezembro de 2025

RETROSPECTIVA PESSOAL

  Autora: Josianne Luise Amend (JosiLuA)



Chegando o final de ano, costumamos ver retrospectivas sobre tudo que aconteceu no mundo. Normalmente, são notícias de desastres e dores. Fico me perguntando por que lembrar de fatos tristes e não enaltecer o esforço sobre o que possa ser útil e benéfico para a vida. 

Através disso, resolvi trazer minhas próprias memórias à tona, a fim de poder ser grata a todos os  movimentos que me fizeram melhor, crescer, aprender e ainda estar aqui. Puxando pelas lembranças e voltando no tempo, começo a reviver o passado do ano 2025. Acredito que esta seja a melhor forma de perceber nossa expansão ou inércia em nossas vidas.

Cada um de nós é uma história que pode ser analisada e melhorada. Percebemos nossas transformações sobre a mente, corpo e espírito. Essa retrospectiva é a mais importante para os motivos de novos sonhos, projetos e decisões que não tivemos coragem de tomar. Conseguimos definir onde erramos, por que não levamos adiante um projeto ou como melhorar o que começamos. Quem ou o quê foi empecilho ou estímulo.

Para afastar aquilo que nos colocou para baixo ou tirou nossa paz, precisamos definir para o próximo ano, quem fica, quem volta e quem vai de nossas vidas. Precisamos caber em nosso próprio coração, entendendo cada sofrimento e dor, mas também cada alegria e emoção positiva. É por este recurso que teremos ferramentas para melhorar nossas atitudes no próximo ciclo e sermos mais felizes.

Lembrar se inovamos, ou nada fizemos para colaborar com a vida. Se apenas deixamos a vida nos levar, ou se a ajudamos no processo de evoluir. Se as mudanças nos fizeram melhores ou infelizes. Se nossas ações foram construtivas ou destruímos pessoas e sonhos. Se saímos pelo mundo ou ficamos reclusos num ninho sem esperança.

Através dessas memórias seremos julgados indiretamente pelo universo, cuja energia será liberada para aqueles que fazem a diferença na sua, ou na vida de todos. Quais as mudanças que precisamos trabalhar ainda em nossas emoções e sentimentos, para que o mundo se fortaleça em  bondade, paz e luz. Façamos melhor do que fizemos no ano que nos deixa. Cada um deve ter em mente a própria transformação de consciência. 

E os medos de não agradar, não ser compreendido ou não estar à altura de ser e receber mais aprendizado e fartura do universo, devem ser amplamente trabalhados, pois só assim conseguiremos fluir. Vamos relembrar as paisagens que visitamos, as pessoas que conhecemos e o que elas nos trouxeram de conhecimento, a ajuda que nos propomos de verdade e realizamos, a coragem que tivemos para nos expressar moderadamente e trazer luz às situações, os conselhos que demos e aceitamos com humildade, a força que nos fez passar pela doença, a cautela em não nos aventurarmos sem necessidade ou planos. Quem realmente fomos nós neste ano que está terminando e quem queremos ser no próximo?

Estes pensamentos serão úteis para reiniciar nosso sistema e limpar o lixo que foi se acumulando dentro de nós, ocupando espaço desnecessário. Precisamos deixar a lixeira vazia e criar um novo arquivo com o título renovação 2026. É para isso que a retrospectiva privativa é necessária e útil: para renovar. Façamos a vida ser mais leve e justa com nosso próprio organismo. E, para aqueles que estão perdidos ou confusos, abram a janela e deixem a luz entrar. Lembremos sempre que apenas um passo atrás pode nos tirar do abismo e um passo a frente pode ser libertação.

NAMASTÊ 


quinta-feira, 18 de dezembro de 2025

CONTINUAR

Autora: Josianne Luise Amend (JosiLuA)



Se tem motivo para sorrir, sorria. 

Se tem oportunidade de estar junto, converse, abrace, contemple.

Se tem chance de recomeçar, se esforce para não voltar.

Se tem jeito com as mãos, trabalhe seus dons com paixão.

Se tem satisfação em ajudar, faça sem ofender e não ultrapassando limites.

Se consegue se movimentar, ande com cautela, escolhendo lugares que não te machuquem.

Se não der certo, tente de novo, quem sabe de uma maneira diferente.

Se tem o coração dolorido, chore lágrimas que tenham o poder de suavizar tua dor.

Se tem a benção de estar sendo cuidado, seja grato e facilite.

Se não está tendo um bom dia, espere pelo dia de amanhã.

Se perdeu a sua fonte de viver, ore pela força, sem se entregar ao que não regenera, mas adoece.

Se sente o abandono, abra os braços para receber Deus que nunca abandona seus filhos.

Se não há mais nada a se fazer, apenas AME. 

Na vida, as surpresas podem tanto construir, como destruir castelos. E lá estaremos nós ensinando, sofrendo, restaurando e sentindo.

NAMASTÊ 

terça-feira, 16 de dezembro de 2025

COMPLEXIDADE DA VIDA

 Autora: Josianne Luise Amend (JosiLuA)



Interessante como a vida vai mostrando silenciosamente como você faz esforço para ter algumas coisas na vida que aos poucos vão te frustrando com atitudes, palavras e falta de reconhecimento. Então, seríamos todos iludidos através da mente que, ao longo da vida, nos diz que se não for de tal jeito, não é correto?

Percebo o quanto somos frágeis e quão fácil é nos enganar. Para isso, basta duas ou mais pessoas dizerem que teu caminho é errado, para embutir dúvida no nosso cérebro. Infelizmente, as pessoas não respeitam sentimentos e, inclusive, medem o que sentimos. E nos analisam a partir de uma única decisão tomada, não percebendo que foi decidida, não por orgulho, mas pela dor que carregamos no decorrer de um processo.

A cada dia enxergo o ser humano como um complexo parque de diversões. Num dia estão num sobe e desce da montanha russa, gritando com toda força, não entendendo se aquilo que sentem é medo ou aventura. Depois suas opiniões mudam, conforme quem os empurra no balanço. Tentam chegar ao topo através do labirinto, sem se dar conta do caminho mais rápido. E pagam para serem aterrorizados com substâncias, com a desculpa de que vão trabalhar ansiedade e frustrações. Somos patéticos!

Nos esforçamos e cansamos para ensinar algo que, lá na frente, poderá inclusive se tornar uma prisão. Se a decisão é soltar-se do que já não te faz feliz, tudo e todos ao redor querem te fazer acreditar que está errado, pois eles mesmos não querem sair do que ainda não descobriram ser a liberdade.

A vida realmente tem muito mais do que apenas realizar coisas durante um dia. E ninguém se esforça para abrir a mente e enxergar o processo mais profundamente. Perguntas vem e vão sem respostas adequadas. Nos robotizamos e acomodamos em ir levando adiante, enquanto existirmos. Meio deprimente! E vamos armazenando tudo, calados, cheios de interrogações e frustrações que temos receio de expor, pois vemos que muitos ainda estão presos à ilusão que nós mesmos tivemos o trabalho de criar em suas pobres mentes preguiçosas. É muito complexa nossas vidas! Tudo que precisamos é ter forças para Ser o que nos propomos, porém conscientes de colher o que plantarmos.

NAMASTÊ 


domingo, 14 de dezembro de 2025

UM DIA CINZA

 Autora: Josianne Luise Amend (JosiLuA)


Hoje é um daqueles dias cinzas, cuja luz parece ofuscada pela tristeza. Nesses dias, a gente só quer o silêncio, buscando encaixar as peças que se misturaram no cérebro. E você se pergunta e pergunta "como se chegou a isso"?

Um abraço seria benvindo, mas não resolve a dor que se instala no coração. Dói mais que dor física. Me sinto culpada por acreditar e não saber lidar com a verdade. E, apesar de pedir a Deus pelo socorro imediato, minha mente me castiga me questionando a fé.

Chego a pensar intensamente sobre a vida e o que realmente viemos fazer neste mundo. São tantas dores dentro e fora de nós, que a Terra parece um grande hospital de rejeitados, sofredores e loucos. Existiria lugar melhor para um espírito se estabelecer? Porque minhas forças estão escoando com minha idade e não sou daquelas que querem viver 200 anos, vendo e sentindo tudo isso.

Por isso Deus, eu hoje te peço misericórdia e que finalmente chegue o momento de eu me tornar um pouco de luz e ter paz. Porque o fardo tá pesado e eu tentei me libertar dele, mas talvez o Senhor me teste a força a todo momento, pois me coloca nas costas outros. Como tua filha e acreditando que me ouve e vê, escrevo este texto para o universo, pedindo tua grande luz sobre minha vida ou minha libertação.

Por favor, meu Pai! Abençoa intensamente os que amo e ajude-nos a atravessar a jornada mostrando-se a nós, em nome de Jesus e do Espírito Santo. Não nos abandone, nem cruze teus braços, a fim de ver nossas escolhas. Precisamos de Ti como guia e professor. Liberta-nos de todo mal.

Assim seja

Assim é 

Assim será 

sábado, 13 de dezembro de 2025

ENQUANTO

 Autora: Josianne Luise Amend (JosiLuA)



Enquanto existir um pingo de amor no coração, há esperança de evolução.

Enquanto a vida pulsar em nossas veias, tudo pode se transformar.

Enquanto a mente ainda tiver consciência, há força para o despertar.

Enquanto as mãos se movimentarem, sempre conseguiremos segurar outras mãos para conduzi-las.

Enquanto nosso corpo for sustentado pelo espírito, teremos oportunidade de realizar.

Enquanto nosso relógio continuar a bater, nosso caminho ainda estará esperando por nossos pés e decisões.

Enquanto houver sol, poderemos florir e embelezar a vida.

Enquanto tivermos o hábito de agradecer, o universo estará aberto a nos fornecer o que precisamos.

Enquanto o descanso do corpo se faz, a mente se ocupa de expor nossos sentimentos.

Enquanto existirmos, tudo pode ser repensado, criado e remodelado.

Desistir não é opção válida para quem se ama, pois nascemos e renascemos como fênix durante nossas vidas. Só precisamos entender que enquanto estamos aqui, agindo, pensando e respirando, o mundo todo espera pelas nossas ações, conquistas e progresso. Por que não exercermos nossa capacidade de deixar a semente brotar e mostrar nosso potencial?

Portanto, só nos resta permitir SER. Façamos mais do que só existir!

NAMASTÊ 

sexta-feira, 12 de dezembro de 2025

SOMOS MUSICA

 Autora: Josianne Luise Amend (JosiLuA)



Assim como nos sintonizamos com determinados sons musicais , também emitimos vibrações que podem ou não criar empatia com as pessoas. Interessante perceber o quanto incomodamos ou somos apreciados com nossas "músicas".  E, dependendo do dia, não estamos querendo ouvir uma certa melodia, mesmo tendo um bom relacionamento com a pessoa. 

Tudo depende de como estamos e os sentimentos que estão em evidência. Talvez por isso, se estamos depressivos ouvimos músicas que falam de tristeza, se alegres, escolhemos ritmos que nos fazem dançar e se meditamos, queremos calma. E tem dias até que simplesmente não encontramos nenhuma frequência para sintonizar e preferimos o silêncio. 

Imagine o balé de nossas células, quando uma música nos contagia! Se pudéssemos visualizar o efeito curativo que a música oferece, buscaríamos constantemente essa conexão, conforme o que estamos vivendo. Um simples acorde desencadeia ativação cerebral, causando relaxamento, prazer e até memórias. Às vezes, se estamos tristes e ouvimos algo alegre, no mínimo o estímulo cerebral poderá ajudar no trabalho desta emoção facilitando o efeito curativo.

Música é uma energia universal que toca cada parte de nós e é por conta disso que cantar, ouvir sons e dançar nos deixa mais ativos. O grande problema é que assim como existem diversos tipos de ritmos, também as pessoas estão em diferentes momentos de suas vidas. É nesta hora que precisamos ter o mínimo de consciência de que se estou valsa, não consigo ser pagode, respeitando o mundo ao redor. 

Como nossas células estão dançando uma MPB hoje, encontrar com os roqueiros ou funkeiros poderá nos irritar. Cada ritmo trabalha alguma emoção e pode ser que tal emoção não seja mais um problema para mim. Assim, a vida vai criando nichos de pessoas afins, que inconscientemente se conectam pura e simplesmente por causa do som, que causa uma vibração empática com o nosso. Que a música nos cure do que nos incomoda! Para isso, precisamos sintonizar na frequência correta de nossa rádio, sem ouvir aquela estática irritante quando mal captada. E assim são nossas relações com as pessoas. Simplesmente não há como ouvir algumas. Talvez um dia a gente consiga sintonizar na mesma frequência. E utopicamente, quem sabe essa seja a função do planeta: vibrarmos na mesma sintonia que ele.

NAMASTÊ 



terça-feira, 9 de dezembro de 2025

OBSERVANDO A CHUVA

 Autora: Josianne Luise Amend (JosiLuA)



Amo dias de chuva...

A chuva silenciosa que não intimida. A chuva que parece lavar a alma, que parece estar querendo cochichar algo do tipo "hoje relaxe, faça as coisas mais devagar". A chuva que deixa as plantas sorrindo e mais coloridas. A chuva que ao cair, parece hipnotizar a mente com as goteiras no metal. E eu me sinto bem!

Esses dias fazem nosso lar parecer mais acolhedor, nossa comida ser mais saborosa, nossa mente relaxar. Adoro ver os passarinhos batendo as asas no muro como num banho refrescante. E cantando tão alto parecendo tenores expressando felicidade. 

Eu gosto desta chuva que inspira, alimentando os sonhos, forçando paradas e ensinando suspiros longos modificando o ambiente.  A chuva que refresca sem destruir, que molha sem inundar, que limpa sem esfregar. Ser grato à chuva é entender que tudo tem um tempo, uma função e um trabalho. Só precisamos respeitar e estar atentos para o clima que está sempre mudando. Porque às vezes, a chuva se irrita e vem exageradamente violenta, mostrando que a vida pode mudar num piscar de olhos. Que Deus nos permita estar protegidos dos perigos do tempo!

NAMASTÊ 


segunda-feira, 8 de dezembro de 2025

ONDE HÁ AMOR

 Autora: Josianne Luise Amend (JosiLuA)



Não posso fazer mais do que te amar. E amar é a vida pulsando dentro de mim. Amar é confortar, estar presente sempre que me chamar e estar rezando por você. Amar verdadeiramente é não te prejudicar, querer o melhor para você e  abrir seus olhos sempre que estejam doentes.

Amar é tão intenso que às vezes machuca, pois nem sempre o amor é suficiente para que outro coração esteja totalmente em paz. Esse, precisa saber se amar também, ter consciência de que é importante para a vida. Mas o amor é a energia que envolve, que consolida relações e que se importa com desajustes.

Eu posso e quero te amar! Quero te ver feliz, encontrando seu lugar no mundo, com ou sem alguém que te faça companhia. Porque o importante não é ter alguém, mas Ser com alguém que te ame tanto, que jamais se sinta só em plena união e que te ajude a florescer.

Aceite minha forma de amar, que pode ser diferente da sua. Sim, existem formas de expressar o que sentimos por alguém com atitudes, palavras e acolhimento. Talvez eu não seja o que exatamente você gostaria que eu fosse, mas essa sou eu. E tenho muito amor dentro de mim, acredite! 

Aprendi a amar deixando ir, a libertar. Percebi que cada um precisa se sentir feliz fazendo o que precisa e acha correto. Mas depende muito da própria maturidade, da própria história de vida, do seu próprio caráter. Quando há necessidade, o amor é a solução para agirmos levando ajuda, conforto, conselhos. 

Eu amo você com o que tenho de melhor dentro de mim. E amo amar, pois é esse meu combustível para a vida. É o que me expande e me fortalece. Mas não me ofenda, me machuque ou me despreze, porque apesar de te amar, isso dói. E a dor é insuportável. Para me curar preciso de muita energia e de tempo. Talvez nunca mais cure, apesar de te perdoar e continuar a te amar. Porém, antes de amar, preciso me amar. Só assim também terei direito ao que chamo de paz. E esse, é o melhor presente que encontramos dentro de um coração amoroso.

NAMASTÊ 

sexta-feira, 5 de dezembro de 2025

SE EXPANDA

 Autora: Josianne Luise Amend (JosiLuA)



Com o tempo você percebe afastamentos por dois motivos: ou porque você se tornou maior em espírito e os outros te acham chato, sem graça e cansativo, ou porque você é justamente a pessoa que não evolui, continua sem buscar mudanças que possam te beneficiar na vida e se afastam de você porque não se esforça.É normal observar e sentir isso na vida. Se pensar bem, talvez seja justamente por isso que se desfazem casamentos, amizades, vínculos familiares e profissionais. E não podemos culpar quem quer seguir adiante.

A vida é uma escola para que nosso espírito aprenda sempre. Não é à toa que existem livros, escolas físicas e sábios pelo mundo. A disponibilidade é grande, mas as desculpas para não manifestar vontade também. Se notarmos bem, cada vez mais surgem pessoas com bagagem e linhas de aprendizado. Podemos começar apenas a colocar o fio na agulha e depois costurar com perfeição. Ou talvez rabiscar o papel, até nos tornarmos artistas da arte. É só questão de dedicação e vontade de saber mais. 

Não precisamos ser "experts" em tudo, mas podemos. Infelizmente, estamos focando tempo e energia para futilidade e desperdiçando o cérebro ao carregá-lo de bobagens. Este, tem um potencial adormecido que a ciência mesmo se surpreende, quando aparece alguém fora dos limites e padrões da humanidade. E jogamos fora, porque é mais fácil deixar o barco correr, do que remar.

E assim, pessoas vão encontrando seus nichos, onde sua expansão de consciência seja compreendida e não julgada. Seja admirada e um exemplo para quem quer sair da caixa e não motivo de desdém. Há muito sofrimento quando se quebram correntes e descobre-se a liberdade. Não é fácil, pois tem histórias e envolvimentos energéticos, que alguns insistem em manter por puro padrão mental vindo de outrora.

Mas, quando se consegue sair do casulo, a gente realmente voa e vê o mundo por novos ângulos. Isto não significa deixar de lado o amor, ao contrário. Amamos muito mais e melhor, porque esse amor se torna livre e não uma obrigação. Não fazer mais parte da corrente só nos dá mais força para expandir, sem regras ou medos de não corresponder aos outros elos. E é neste momento que nos tornamos verdade e não apenas um fruto na árvore.

NAMASTÊ 


quarta-feira, 3 de dezembro de 2025

DEVANEIO EXISTENCIAL

 Autora: Josianne Luise Amend (JosiLuA)



Estive pensando sobre a vida, quando me dei conta da cadência que ela é. Tipo musiquinha de soldado, sabe? Mais ou menos assim:

Um, dois... Acordo de novo

Três, quatro... Café no ato

Cinco, seis... Me trocar outra vez

Sete, oito... Trabalhar até dezoito

Nove, dez... Asseio, janta e dormir outra vez.

Mesmo com as diferentes atividades que possam surgir no meio de tudo, a vida nunca deixa o principal sair do ritmo: acordar, se arrumar, comer, asseio, trabalho, descanso. 

Às vezes, parece que o tempo é curto, noutras rezamos para que acabe logo para espichar o corpo nos lençóis. A programação já está preparada e no dia seguinte começa a marcha: um, dois....!

Somos robôs com o roteiro pronto. Podemos mudar, se de repente ao abrir os olhos decidirmos não tomar café, sentar num sofá e ficar sem fazer nada até às dezoito horas. O problema é aguentar, por mais que seja tentador. Porque precisamos e queremos ter o que fazer, para depois dizermos para nós mesmos que o dia foi proveitoso. A consciência pesa por não aproveitar o tempo.

E, num compasso melodioso ou melodramático, preenchemos a vida com ritmos dinâmicos, sem nos darmos conta que a paisagem vai mudando rapidamente. Por algum motivo qualquer, há uma lombada ou freada brusca e retomar a velocidade vai se tornando cada vez mais difícil. A engrenagem já começa a dar sinais de desgaste. Mesmo assim, continuamos todos nos encontrando nas ruas pela manhã, seguindo o treinamento militar imposto pela necessária busca da sobrevivência. Só falta mesmo mais coordenação. Quem olha de fora da Terra, talvez pense que somos formigas indo buscar o alimento para o formigueiro. Umas carregando maiores pesos que outras. É realmente uma loucura pensar no movimento de nossas vidas. Melhor ir dormir para amanhã ter força novamente para marchar.

Boa noite!

ÀS VEZES

 Autora: Josianne Luise Amend (JosiLuA)



Às vezes, não é necessário fazer algo, só apreciar.

Não é preciso estar junto, só ser presente.

Às vezes, não é sobre força, mas sim sobre inteligência.

Não é responder o tempo todo com palavras, mas sim com o sábio silêncio.

Às vezes, não compensa insistir, apenas se libertar.

Não faz bem ser uma regra para ser aceito, mas sim ser diretriz para sua paz.

Às vezes, as coincidências são o beliscão na alma e pedem para que acordemos do torpor mental.

Não convém achar que mudanças fazem mal, elas são importantes para romper padrões que já estão obsoletos.

Às vezes, temos que nadar contra a corrente para parar de só nos deixarmos levar pelo rio. É preciso lembrar de nosso potencial.

Às vezes, cuidar não significa estar o tempo todo grudado em alguém. Isso pode ser possessão ou dependência emocional. 

Às vezes, olhar não significa ver. A profundidade da atenção em algo faz descobrir coisas que muitos só olham, mas não vêem.

Às vezes, a cura está em nós e não no remédio. Basta cultivar o melhor e o corpo resgata as forças.

Às vezes, é preciso não só abrir os olhos pela manhã, mas acordar por completo e cuidar de seus medos, problemas e funções, sem estabelecer lista sobre a vida alheia. Ter mais tempo para eu, do que para tu.

Às vezes, acreditar só pertence a quem tem fé!

NAMASTÊ 


terça-feira, 2 de dezembro de 2025

PRECE DO DIA E GRATIDÃO

Autora: Josianne Luise Amend (JosiLuA)



Obrigada Deus, por me ajudar a entender.!

Entender que, se ainda estou aqui é para contribuir conTigo e Ser na evolução de alguém. Me ajude a não desistir.

Preciso ter paciência e, às vezes, foge o controle. 

Quero desistir de não ser ouvida e jogar a toalha. Mas daí, sinto Tua imensa presença em mim e me alimento do teu Amor.

Gratidão por me erguer quando tenho dúvidas, preguiça ou falta de bom senso. São Tuas mãos que sinto me puxando para decidir corretamente, trabalhar com alegria e pensar antes de agir.

Não tenho super poderes, mas tenho Você para abrir meus caminhos, minha mente e meu coração para que aprenda a crescer na Tua luz. Ajuda-me!

Acolhe-me quando estiver errando ou saindo da rota. Ancora o anjo guardião ao meu lado para ter segurança e conseguir realizar meus sonhos, meus trabalhos e minha função como espírito neste corpo físico.

Agradeço estar mais um dia no Teu plano, aqui na Terra. Que eu seja digna disso. E que eu seja um instrumento para levar Teu amor por onde eu passar.

AMÉM 

segunda-feira, 1 de dezembro de 2025

OBSERVE

 Autora: Josianne Luise Amend (JosiLuA)



Há um tempo para correr e um para parar. Não se pode viver plenamente, sem conhecer a vida ao seu redor. Não se pode entender as mensagens do universo, se só focamos no que é urgente. O silêncio e a observação nos faz entender e conquistar respostas.

O burburinho é a confusão mental; aquela que embaralha as cartas, sem deixar que se consiga jogar corretamente. A quietude traz a paz necessária para observar e definir melhor as táticas. Um único minuto de concentração pode curar um grande erro.

Temos que dar um tempo para observar o que há ao nosso redor, na caminhada, no lazer, na vida em geral. Conhecer onde vivemos, descobrir o que está atrapalhando, modificar o que está dando errado. Aprender sobre a natureza, perceber o que comemos e bebemos, olhar o céu, o mar, a terra, a areia, a mata. Sentir o vento, a chuva e o sol na pele. Não apenas saber que existem, mas que agem de alguma forma em nós.

Observar melhor o semblante dos amigos, da família. O dia não é igual para todos. Observar quem nos ajuda na limpeza, na corrida de carro, na saúde ou atrás dos balcões. Observar quem serve a comida, seja em nossa ou outra mesa. Observar e sentir os lugares que frequentamos, as pessoas que se dizem amigas, nossos momentos de solidão.

Quanto mais observamos, mais aprendemos e nos protegemos. Quanto mais observamos, mais conhecimento adquirimos e as decisões se tornam mais acertadas. Observar usa o poder da intuição, estimula o que está adormecido e esquecido. Observar faz entender o vôo dos pássaros, a água caindo na cachoeira e as borbulhas da água no fogo. Mas também ajuda a compreender o coração das pessoas, suas atitudes e confusões.

Não tem a ver com julgar, apenas sentir através do vislumbre. Nem a ver com modificar a vida ou as coisas, apenas entender. Observar é mais que usar os olhos, é usar a alma para estar dentro de um universo muito maior do que este que estamos acostumados a ver rapidamente. É ver não só a folha, mas suas ranhuras. Não só a pessoa, mas como ela fala, olha ou age. Não só a paisagem, mas os detalhes de cada montanha, planície ou curvas do rio. Não só o clima, mas como a natureza age com o frio ou calor. Observar é fazer parte do todo e conquistar a própria essência divina.

NAMASTÊ 

domingo, 30 de novembro de 2025

QUEM É VOCÊ?

 Autora: Josianne Luise Amend (JosiLuA)



Será que você tem realmente a resposta para dizer a si mesmo quem sou eu?

Você é quem fica, ou quem vai?

Você é quem confia, ou desconfia?

Você é quem alimenta amor, ou incita discórdia?

Você é quem observa e aguarda, ou quem se mete na vida dos outros com a desculpa de ajudar?

Você é quem faz, ou pede para que se faça?

Você é alimento de amor, ou de ódio?

Você busca, ou se acomoda?

Você vive de aprendizados, ou acha que já sabe tudo?

Você fala mais, ou age mais?

Você é sincero, ou inventa desculpas?

Você prefere branco no preto, ou preto no branco?

Você pede licença, ou só empurra?

Você prefere ajudar alguém a vencer, ou prejudica?

Você fica atento, ou negligencia?

Você paga, ou coloca na conta?

Você acolhe, ou debocha?

Você é livre, ou é "maria-vai-com-as-outras"?

Você faz por merecer, ou mexe os pauzinhos para ser reconhecido?

Você defende, ou abandona à própria sorte?

Você vive para sua própria evolução, ou vive em função da evolução de todos?

Você se encaixa, ou é a peça fora do contexto?

Você pede desculpas, ou jamais se acha errado?

Você cria oportunidades, ou se boicota?

Você tem coragem de viver, ou vive com medo da própria sorte?

Você se atira na aventura, ou se fecha para o mundo?

Você acredita num poder maior, ou se acha o maior poder?

Você acha que é só dizer, ou ensina sendo exemplo e ajuda no aprendizado?

Você escolhe mais sins, ou mais nãos?

Você tenta, ou já se acha um perdedor?

Você pensa antes de fazer, ou se joga sem nem analisar?

Você é gentil, ou sarcástico?

Você é, ou inexiste como pessoa?

Conforme as respostas e, mesmo sendo elas internas, descobriremos nossos erros e acertos pela vida. Saberemos se podemos mudar atitudes que não estão nos fazendo viver, ser feliz e ter uma consciência tranquila. Junte todas as respostas e montará o quebra-cabeça. A imagem formada poderá te agradar, ou não.

Contudo, se você tem desculpas para as respostas, cuidado! Pode estar colocando panos quentes no que deveria ser motivo de transformação e movimento na própria vida. Obviamente, diremos que "depende da situação", mas o que não entendemos é que nosso caráter,  amor por nós, pelos outros e pela vida, são os instrumentos necessários para sermos quem somos. Únicos e exclusivos! Com acesso, ou não, para a felicidade.

NAMASTÊ 

sábado, 29 de novembro de 2025

FORÇA VIBRATÓRIA

 Autora: Josianne Luise Amend (JosiLuA)



Se você nunca se questionou o que está fazendo aqui, porque está nesta família ou porque sua vida é deste jeito, talvez não tenha se dado conta da complexidade que é viver. Cada pessoa que conhecemos, que encontramos pelo caminho tem a função de nos entregar algo inefável. Elas mesmas não se dão conta de como simples atos ou palavras podem ajudar a nos transformar.

E tudo vai desde um simples olhar até nos atingir fisicamente. Podem haver mudanças boas e importantes, como também destruidoras. Às vezes, não temos controle da fatalidade, no entanto e geralmente, temos escolhas sobre o querer e aceitar ou desistir e delevar.

O mundo está cada vez mais lotado de pessoas lutando pelo seu espaço e querendo atenção. Isto nos deixa apreensivos, ansiosos e sem muito tempo para olhar nosso interior e buscar conhecer quem é o espírito que habita em nós. E isto é muito importante! Pois entender o que, quem somos e o que buscamos, ajudará a tomar decisões assertivas e nos guiará para um caminho de paz e felicidade.

Nem sempre respostas vêm de imediato. Precisamos observar e acreditar, agir e nos esforçar, ouvir e analisar. Há um trabalho árduo e necessário para quem busca, não só estar aqui, mas entender o ser e deixar bons legados. Quanto mais trabalhamos nesta descoberta interior, mais entendemos que existem ferramentas disponíveis para serem usadas.

Quanto à energia, ela vai se afinizando com outras, conforme as situações e o desempenho de cada um. Por isso, alguns vão se afastando por um tempo ou até para toda vida, outros se achegam experimentando o ambiente e decidem ou não ficar. Tudo se resume em empatia vibratória. Talvez não seja sobre sentimento, apenas sobre não conseguir mais se adaptar às vibrações que ambientes e pessoas emanam. O amor pode permanecer emocional, sem ter que ser algo cheio de regras ou asfixiante.

Dito isso, é importante entender que não temos obrigação de atender às expectativas dos outros, mas buscar em nós a sabedoria para beneficiar todos que estejam pedindo ajuda, mesmo inconscientemente. Isto ajuda muito a Terra em termos de energia. Não podemos nos tornar objetos que são moldados pelas mãos alheias, só para suprir arrogâncias, egoísmos e manipulações. Precisamos descobrir nossos potenciais e aos poucos nos colocar na posição certa, atraindo expansão da consciência e o bem para nosso espírito aflito e confuso, num mundo cheio de diversidade energética. A cada passo que damos em prol de fortalecer nossa energia, dizemos ao universo que estamos prontos para receber suas graças.

NAMASTÊ 

segunda-feira, 24 de novembro de 2025

HORA DE BATER O TAPETE

 Autora: Josianne Luise Amend (JosiLuA)


Este é meu último dia deste ciclo. Um ciclo cheio de coisas boas, de experiências novas e de mudanças internas. Posso dizer que foi um bom ano de minha vida, com muito aprendizado. Talvez tudo se resuma em como iniciamos um novo ciclo e o meu foi maravilhoso ano passado, perto da natureza. Lugar que para mim é energia e purificação.

Como tudo na vida, tive altos e baixos, alegrias e tristezas e muito movimento, graças a Deus! Conheci pessoas e realizei um trabalho que amo, onde me encontrei. Meu corpo teve que parar por um período, pois descuidei do meu emocional e precisei lidar com uma doença séria e dolorida. Mas a fé me colocou novamente em pé e em paz.

Meus encontros diários com Deus e as meditações abriram portas para transformações muito importantes, as quais me ajudaram a suprir as dores com muita força e as alegrias através da intensidade da vida. A cada passo consigo ver esta jornada como aprendizado interior, onde meu espírito se revigora, apesar do corpo sofrer as mudanças do tempo.

O trabalho também abriu portas para novas amizades e isto foi uma benção para a disposição e ver que o mundo é muito maior do que aquele que focávamos. Tem muita gente com coração bom! Alguns planos ainda não viraram realidade, mas sei esperar, pois acredito que Deus me coloca no lugar certo, na hora certa.

Quero que hoje seja, não um ponto final, mas um ponto e vírgula para organizar idéias e separar o que fica, do que já não é mais necessário. E bater o tapete para que a sujeira fique para trás e ele volte a dar conforto e beleza para minha nova estrada. E que venha os 6.4 onde na astrologia é um trânsito desafiador em Urano estimulando a necessidade de libertação, inovação e ruptura com padrões antigos. Parece que o trabalho nunca termina.

Este texto é mais um registro, que um ensinamento e, se você não está entendendo o por quê, não se apoquente! Esta noite tive vários sonhos que me diziam como escrever tudo isso. Talvez seja para que cada um tenha suas  respostas para seu próprio alvoroço interior e comece a pensar sobre novos tempos com mais amorosidade, sem padrões que não mais se encaixam, nem cobranças e julgamentos que não pertencem mais à nova realidade que sabemos que já existe. Cada um tem um tempo para despertar  e aprender. Não fosse assim, estudar seria entrar direto na faculdade. Espero chegar um dia no grande aprendizado! Obrigada ciclo 63! Muita gratidão a tudo!

NAMASTÊ 

terça-feira, 18 de novembro de 2025

EXPANSÃO DA VERDADE INTERIOR

 Autora: Josianne Luise Amend (JosiLuA)



Gostaria de ter a melhor resposta, mas não tenho.

Gostaria de ser diferente, para satisfazer a opinião dos outros, mas não sou.

Gostaria de ser indiferente, mas não consigo. Levo comigo bagagens pesadas e tristes e delas tento me libertar. 

Gostaria de não magoar ninguém,  mas minhas escolhas não dependem de satisfazer egos, desejos ou expectativas.

Gostaria de ter mais certeza sobre minhas decisões, mas às vezes, meu coração só procura ter paz, ser feliz e me proteger.

Estou aprendendo que satisfazer os outros não significa necessariamente amar. Isto apenas pode nos machucar e deixar a mala mais pesada.

Quando escolhemos nos libertar de amarras e vamos conseguindo fazer isto com ajuda espiritual, começamos a ver a vida com outros olhos. Amamos, mas não precisamos provar. Estamos juntos, mas não amarrados. Somos fiéis aos laços, mas não nos sentimos sufocados. E vamos deixando os outros livres também. Esse aprendizado é infinitamente libertador, porque não há mais manipulação, apenas respeito. Não há mais obrigação, apenas vontade. E tudo parece ficar mais leve.

Perdoamos, mas começamos a nos perdoar e criar espaços necessários para florescer e não murchar novamente.

Não significa ficar alheio, à margem ou desistir, mas aprender a conhecer a força, o poder do espírito e um mundo muito maior do que aquele em que fomos obrigados a focar.

Não é egoísmo, mas consciência.

Não é ignorância, mas sabedoria.

É com clareza que percebemos melhor o que vai e o que fica. É com olhar interior que vemos além do que nos magoava, nos deprimia, nos abandonava. Isso tudo era falta de se abrir para um mundo maior, onde existem pessoas interessadas, que respeitam e que só querem mesmo um momento de alegria conosco. Não há mais fome de amor, só amor incondicional.

Há ainda o medo, o pior dos sentimentos. Aquele que confunde tudo. Medo de estar errada, de não estar agindo com cautela, com sabedoria. Mas precisamos arriscar e seguir o coração, principalmente quando nos sentimos mais à vontade, mais em paz e mais felizes. E só isso já é motivo de não desistir do que começamos.

NAMASTÊ