Total de visualizações de página

Pesquisar este blog

Coração Aberto

Quando decidi escrever me senti uma borboleta saindo do casulo. E junto com ela saíram os sentimentos e os pensamentos que muitas vezes não conseguimos transmitir. Descobri que ser poeta é opinar sem medo, escrever é desvincular-se de segredos e expressar-se é viver intensamente.

JosiLuA

terça-feira, 18 de novembro de 2025

EXPANSÃO DA VERDADE INTERIOR

 Autora: Josianne Luise Amend (JosiLuA)



Gostaria de ter a melhor resposta, mas não tenho.

Gostaria de ser diferente, para satisfazer a opinião dos outros, mas não sou.

Gostaria de ser indiferente, mas não consigo. Levo comigo bagagens pesadas e tristes e delas tento me libertar. 

Gostaria de não magoar ninguém,  mas minhas escolhas não dependem de satisfazer egos, desejos ou expectativas.

Gostaria de ter mais certeza sobre minhas decisões, mas às vezes, meu coração só procura ter paz, ser feliz e me proteger.

Estou aprendendo que satisfazer os outros não significa necessariamente amar. Isto apenas pode nos machucar e deixar a mala mais pesada.

Quando escolhemos nos libertar de amarras e vamos conseguindo fazer isto com ajuda espiritual, começamos a ver a vida com outros olhos. Amamos, mas não precisamos provar. Estamos juntos, mas não amarrados. Somos fiéis aos laços, mas não nos sentimos sufocados. E vamos deixando os outros livres também. Esse aprendizado é infinitamente libertador, porque não há mais manipulação, apenas respeito. Não há mais obrigação, apenas vontade. E tudo parece ficar mais leve.

Perdoamos, mas começamos a nos perdoar e criar espaços necessários para florescer e não murchar novamente.

Não significa ficar alheio, à margem ou desistir, mas aprender a conhecer a força, o poder do espírito e um mundo muito maior do que aquele em que fomos obrigados a focar.

Não é egoísmo, mas consciência.

Não é ignorância, mas sabedoria.

É com clareza que percebemos melhor o que vai e o que fica. É com olhar interior que vemos além do que nos magoava, nos deprimia, nos abandonava. Isso tudo era falta de se abrir para um mundo maior, onde existem pessoas interessadas, que respeitam e que só querem mesmo um momento de alegria conosco. Não há mais fome de amor, só amor incondicional.

Há ainda o medo, o pior dos sentimentos. Aquele que confunde tudo. Medo de estar errada, de não estar agindo com cautela, com sabedoria. Mas precisamos arriscar e seguir o coração, principalmente quando nos sentimos mais à vontade, mais em paz e mais felizes. E só isso já é motivo de não desistir do que começamos.

NAMASTÊ 

sábado, 15 de novembro de 2025

HÁ LIMITE PARA SER MACHUCADO

 Autora: Josianne Luise Amend (JosiLuA)



Algo se quebrou!

E quando quebra não tem mais conserto. Quando estilhaça, quando cai ao chão, o recurso é mudar. Muda-se o foco, a paisagem, a fala, o interesse.

Não tem a ver com amar ou deixar de amar, mas com perceber quem ou o que não mais se integra à sua vida. Quando algo se quebra é porque muita energia foi parando no mesmo lugar. Muita coisa foi absorvida e se integrando em nós só para "levar adiante". E aí está o erro! 

Levar adiante significa abrir espaço para que o limite seja novamente ultrapassado. Apenas uma única gota fria pode estilhaçar um coração quente. Quem quer enxergar, enxerga! Quem não se importa em ser desagradável, continua sendo. 

Muita gente acha que dar ordens ou sugerir como os outros devem viver e fazer as coisas é ter um caráter magnânimo, mas suas próprias vidas são descontroladas e frustrantes. E não é sobre ter isso ou fazer aquilo, mas sobre ser dentro de si mesmo.

Quando chega-se no limite é porque já ouvimos demais, sentimos muitas flechadas e fomos ignorados além da medida. E a vida te olha de frente e te pede para se libertar. Ou vai, ou racha! Colar não é opção para relações frustrantes e manipuladoras. Elas voltam a trincar.

Temos que olhar pessoas além do físico e nos perguntar o que esta alma veio fazer em minha vida? Seria para eu aprender a me libertar de situações ou para que eu sentisse o que fiz com ela num passado remoto? Seja lá o que for, nesta vida todos procuram ser felizes e isto precisa ser respeitado por qualquer pessoa, seja ela próxima ou distante.

E, quando isto não acontece, quando não nos sentimos mais à vontade com o que vivemos, não é pecado algum a busca da paz e de outras paragens. Afinal, nossa força se faz ainda maior quando nosso coração está seguro e blindado. Parece injusto pensar que somos obrigados a aceitar laços corrompidos, esburacados e já esfarrapados. É uma questão de sobrevivência e de limpar os parasitas que sugam nossa energia.

NAMASTÊ 

sexta-feira, 14 de novembro de 2025

A DOENÇA COMO TRABALHO ESPIRITUAL

 

Autora: Josianne Luise Amend (JosiLuA)



Ao longo da vida já me deparei com diversos tipos de pessoas que cuidam de alguém doente e posso dizer que a doença é uma forma de trabalhar o sentimento de empatia e solidariedade. Alguns são tão amorosos e pacientes, que a cura se faz mais rápido pela própria energia recebida. Outros, no entanto, tornam-se ríspidos e impacientes, como se o doente tivesse culpa de estar doente.

Acredito que cuidar de alguém que necessita de todo tipo de atenção é realmente cansativo e precisa ser revezado por outras pessoas. No entanto, nem sempre é possível e o trabalho precisa ser de colaboração recíproca, onde tanto doente, quanto cuidador se ajudem nas tarefas.

A doença é uma maneira de mostrar que, de alguma forma, se está desatento às suas emoções e cuidados com o próprio corpo, sofrendo em demasia por algum motivo ou tendo sentimentos como raiva, mágoas, inveja e outros. E, quando precisamos cuidar de alguém doente, é a vida que nos proporciona a oportunidade de trabalhar empatia, amorosidade, zelo, carinho e compaixão. Talvez essa chance seja a de nos ensinar  algo que esteja faltando em nós, como a visão de que o amor se faz em qualquer hora e não só quando tudo esteja perfeito e bom.

Existem pessoas que até culpam os doentes pelo seu cansaço, por terem ficado doentes ou por não colaborarem, assim como também existem doentes abusivos e nada colaborativos. Percebam que triste é tal situação, onde ninguém aprende nada, a não ser manipular o outro. Se pensarmos que uma flor morre antecipadamente se não receber água, ter doentes na família sem observação e atenção é deixá-los morrer. 

O trabalho de cuidar de alguém necessitado de ajuda é de uma enorme grandeza perante o universo. Tal pessoa que, com resiliência e paciência fica ao lado de alguém que esteja sofrendo, tem uma alma iluminada e com certeza será abençoada. Ninguém tem culpa dos sintomas de uma doença que muitas vezes causam enjôo ou repulsão. Nesta hora, precisar de alguém que limpe nossa sujeira é difícil, porém trabalhará humildade de um lado e solicitude do outro. 

Se estivermos como cuidadores, que não humilhemos quem está vulnerável. E se estivermos doentes, que possamos usar nosso esforço para não sermos um fardo maior para quem está disponível a nos auxiliar. Ambos os lados têm um trabalho espiritual que está sendo solicitado e cabe a cada um fazê-lo da melhor forma possível, buscando a consciência íntegra e a paz. Prestemos atenção nisso, pois a doença se instala primeiro no corpo mental e emocional, depois no etérico e finalmente no físico. Há um grande caminho antes de adoecermos, vindo de situações e emoções muito traumáticas. Caso aconteça, que saibamos ser colaborativos ou atenciosos, se estivermos do lado saudável. Nunca se sabe o dia de amanhã.

NAMASTÊ 

quarta-feira, 12 de novembro de 2025

SURPREENDA A VIDA

 Autora: Josianne Luise Amend (JosiLuA)

q


É...a vida é uma surpresa! Hoje está tudo bem, amanhã ela nos testa. Se estamos tomados de raiva, talvez o foco precise mudar para auxiliar alguém. Se o desgosto invade o coração, a vida nos presenteia com uma situação nova, que possa nos erguer.

Tudo que temos a fazer é prestar atenção nos detalhes. Uma situação pode levar a um novo ciclo de esperança, atenção e discernimento. O sobe e desce é o próprio movimento da vida, a qual pensamos ser estacionária. Porém, nada fica parado, tudo é movimento. 

Cabe a nós arrumar o que o vento varreu, o fogo queimou, a água inundou e a terra engoliu. Não estamos preparados para o desequilíbrio porque para nós, equilíbrio é felicidade. Só que felicidade é viver o todo, é ser o tudo e a transmitir amor em cada situação, cada momento, cada dia.

Nossas mãos precisam se conectar, nossos olhos ver além dos próprios pensamentos, nossos corações se abrir. Não há como fugir daquilo que é crescimento, do que nos faz aprender de alguma forma, do que é um alerta para acordar e sair do ninho mofado e que já não acolhe mais. 

Precisamos aprender a ter dignidade nas atitudes, humildade nas perdas e compaixão com o próximo. Quando se destrói a vida de alguém com injúrias, desamparo ou ingratidão, o movimento da vida se descontrola, sai da pureza divina e o caos se instala.

É simples, só precisamos usar o instinto e ouvir a alma para saber quem é réu, quem é vítima. E talvez todos sejam tudo! E através da culpa, ou da consciência ampliada, mudar! Um único movimento a favor da vida modifica o universo, acolhe almas e transcende.  Se esconder atrás de desculpas só atrasa a evolução e desmonta o castelo de oportunidades.

Portanto, toda hora é hora de agir, de despertar e de deixar que a energia ao nosso redor seja de uma dimensão tal, que as esferas inferiores não consigam ter lugar para estacionar. Seja luz, vibre luz e cresça em direção à luz! Deus está lá, aqui e dentro de nós. Se expanda, acredite, mude o pensamento. Tudo isso é movimento e movimento é dançar a melhor música.

NAMASTÊ 

domingo, 9 de novembro de 2025

O BEM E O MAL

 Autora: Josianne Luise Amend (JosiLuA)



Com tudo que sentimos e vemos, descobrimos que o bem e o mal vivem numa guerra constante. Estamos o tempo todo sendo testados e provocados, a fim de medir nossa força e fé. A vontade, muitas vezes, é descer ladeira abaixo e resolver as coisas como as trevas querem. 

Contudo, dependendo do quanto temos nos esforçado e aprendido sobre valores, amor e Deus, respiramos e contornamos o caminho, a fim de nos dedicar à nossa evolução. Mas, tem momentos que esse desenvolvimento também é feito com lutas perigosas. Ao pé da letra, para nos salvar ou a alguém, necessário se faz descer ao inferno e enfrentar monstros.

Para isso, precisamos do preparo espiritual necessário, carregando luz e consciência amorosa. A fraqueza do espírito é facilmente dominada por obsessores, tanto físicos, quanto espirituais. E, ao invés de restaurarmos a condição física e espiritual, nos enfraquecemos dia a dia. Cada vez que pensarmos que tudo isso é bobagem, já estamos escolhendo o lado que queremos ficar. Livre arbítrio!

Tantos estão sofrendo provações ultimamente, com sofrimentos e perdas, principalmente materiais. Estas últimas são as mais influenciadoras, já que nossas vidas são em função do ter. Há uma grande necessidade de o mundo unir forças do bem e buscar aqueles que fazem de tudo para ver nosso sucesso e paz. Estarmos antenados naqueles que tem sempre julgamentos, palavras negativas e aquela energia manipuladora, desviando destes caminhos.  Eis os soldados trevosos!

O alimento da alma é compreender aqueles que realmente nos amam, que apesar de aparentarem ser ríspidos e incompreensíveis, estão juntos para o que der e vier. E, se fazem ou dizem algo que não nos agrada, o fazem porque enxergam além do véu da ilusão, tentando nos afastar do mal.

A vida é uma santidade maravilhosa! Mesmo com os testes difíceis que nos fazem oscilar, temos que ir em frente tirando dúvidas e aperfeiçoando nosso humilde coração. Aprender é o significado da evolução. Cada vez que ouvirmos a voz obscura nos provocando, precisamos centrar o coração e expandir amor em nós. A energia deste sentimento cada vez maior, impede que tomemos atitudes que certamente nos arrependerão. Portanto, busquemos em nós a essência divina, pois todos somos filhos de Deus e nossos espíritos precisam da luz para ter paz.

NAMASTÊ 


quinta-feira, 6 de novembro de 2025

SAUDADES

 

Autora: Josianne Luise Amend (JosiLuA)



Saudades do teu abraço e do teu cheiro só teu.

Saudades do que era simples e até meio sem graça, porque toda a graça estava em estar com você.

Saudades de ter importância na agenda que, com estrelinhas, me colocavam no céu.

Saudades de sentir um frio no estômago, pensando na chegada de um dia especial.

Saudades do que foi coragem, me mostrando paisagens que jamais pensei em ver.

Saudades de ter o controle do que pensava ser o controle, mas que era só força de alguém que precisava viver.

Saudades da algazarra, das falas soltas e das gargalhadas que no final significavam alegria.

Saudades da verdade escondida em abraços sinceros, com tempo suficiente para entregar o melhor de si.

Saudades da vida lá fora, com direito à paz e conquistas importantes de espaço.

Saudades de pessoas antenadas nas palavras, que percebem a vida do outro e não machucam por pura falta de consciência de seus próprios monstros.

Saudades das incertezas cobertas de perspectivas, onde não se deixava passar a oportunidade pelo medo.

Saudades do respeito pela vida, pelo amor, pelo sofrimento e pelo momento de se isolar, sem julgamentos desnecessários.

Seria a saudade uma grande utopia, ou seria ela aquilo que ainda toca os corações, a fim de mudar nosso dia a dia?

NAMASTÊ 

terça-feira, 4 de novembro de 2025

ELOGIE

 Autora: Josianne Luise Amend (JosiLuA)



Começando minhas tarefas diárias, o tema veio em minha mente de forma a não conseguir me desviar dele. Nesta hora, sei que preciso escrever sobre isso. É uma palavra pequena, mas que faz uma enorme diferença na vida de uma pessoa. Elogie!

Tal verbo vem do grego "eulogia", que significa "boa palavra". Por aí já se pode notar sua importância no mundo. Elogiar não é a mesma coisa que bajular, inclusive ambas tem energias bem diferentes. Uma cria auto-estima, outra arrogância.

Quando alguém merece, precisamos elogiar. Seja porque se esforça nos estudos, nos trabalhos ou até nos cuidados pessoais. Desde pequenos precisamos sentir que estamos no caminho correto, sendo elogiados. Aliás, como diz o ditado " é de pequeno que se torce o pepino", pessoas que sentem o apreço da família, normalmente se destacam. 

Quando ouvimos só depreciações, comparações ou reclamações sobre como somos e fazemos as coisas, temos a tendência de querer provar ao mundo que somos melhores, porém com certa raiva interna. Isto nos faz vulneráveis a aceitar quaisquer grupos de pessoas que afetam o psicológico com facilidade. Daí a importância de fazer alguém entender seu crédito e estimular o cérebro à compreensão do caminho correto que ele está.

Elogiar é plantar alegria e certezas no caminho de alguém. Quem não elogia pode ter invejas reprimidas, ou até uma certa luta espiritual, não deixando os outros evoluírem. O elogio é um alimento importante para o crescimento e direcionamento. Acompanhado deste, pode vir um olhar sincero, um aperto de mão ou um abraço carinhoso. Isto tudo é um refresco para a alma que se esforça em agradar e ser melhor no meio em que vive e convive.

Só precisamos ter cautela com quem e sobre o que somos elogiados. Às vezes, é pura manipulação de dominadores, a fim de ganhar pontos com uma pessoa suscetível. Faz bem ser elogiado desde que nascemos, crescemos e nos tornamos livres como pessoas. Boas escolhas e propósitos precisam sempre ser lembrados como alicerces para a grandeza de nossa missão na Terra.

NAMASTÊ 



segunda-feira, 3 de novembro de 2025

É SÓ DESPERTAR

Autora: Josianne Luise Amend (JosiLuA)



O que estamos fazendo com nossas vidas? Estamos vivendo, ou apenas deixando ela rolar sobre um trilho monótono, sem muitas paisagens? O pensamento se volta para isso, pois percebemos nossa estagnação ou aproveitamento, se somos lembrados ou apenas deixados de lado, se importamos ou só existimos com um crachá no peito.

Talvez fiquemos apenas seguros em casa e também no coração, já que tudo está turbulento e sem condições de convivência. Parece mesmo que estamos perdidos, ansiosos por amor, desesperados por nos fazermos notar e sem noção do quanto há corações chorando calados. Pessoas importantes estão esquecidas em algum canto sem poder exercer ainda toda sua criatividade e dons. Querer fazer algo não significa apenas ajudar, mas participar da energia do grupo, fortalecendo laços que estejam soltos. Existir é entender nossa importância!

Engana-se quem pensa que elas estão bem, pois o que tem em suas almas, guardado em sete chaves, ninguém sabe. O ser humano aprendeu a se calar para não haver confusão e, com isso, vai sofrendo as dores do abandono, da incompreensão e das incertezas sobre sua própria vida. Acabamos com sorrisos forçados e desviando o olhar, mantendo distância de perguntas e julgamentos.

Nos agarramos a qualquer atividade que, porventura surja, só para nos sentirmos parte. Mas na verdade estamos à parte. E chega a hora em que ficamos tão cansados de esperar por qualquer aconchego, que desistimos de tudo. Resolvemos apenas continuar, buscando abrir trilhas e descobrir oportunidades diferentes para ser feliz. Acontece que há laços espirituais que simplesmente não se soltam e acabamos voltando a tentar relações sadias. Qualquer migalha acaba como um grande jantar, enchendo-nos de esperança.

Há muitas almas sofrendo e pedindo ajuda através do que não vemos, pois estamos nos tornando insensíveis e egoístas. Queremos apenas impor, ao invés de questionar. Estamos ignorando, ao invés de abraçar. Forçamos vínculos, ao invés de amarmos incondicionalmente. Respondemos com apenas uma palavra, sem perceber que a pergunta vem acompanhada do "vamos conversar mais". Mas, no final, queremos provar o afeto através de um belo funeral, sendo que nada mais importa.

Não precisamos criar robôs, porque estamos nos tornando isso. É tudo tão programado e urgente, tudo tão disciplinado e mecânico que abraços não duram muito, visitas ficam no portão, conversas vêm acompanhadas de "só um pouquinho, preciso resolver isso aqui". E acabamos pintados de branco numa parede branca, onde existimos sem sermos notados.

A triste realidade do mundo atual será a nova era, com suas transformações e saltos quânticos, ou apenas desculpas esfarrapadas para nossa falta de evolução mesmo? Tomemos consciência do que realmente acontece ao nosso redor e, no mínimo, acordemos, pois com certeza muitos dormem e nem sabem disso. É só despertar!
NAMASTÊ 

domingo, 2 de novembro de 2025

FINADOS

 Autora: Josianne Luise Amend (JosiLuA)


Alguns espíritos já não fazem mais parte das nossas vidas terrenas. Eles se foram, deixando saudades. Tivessem eles a idade que tinham, estivessem eles no lado da luz ou das trevas, fossem eles famosos ou anônimos, todos estiveram aqui por algum motivo.

Porém, as afinidades com algumas almas ficam marcadas, como se nada pudesse fazer desaparecer. Pode passar muito tempo, mas a lembrança, o carinho, o amor, nunca deixam de existir. Não é fumaça, mas o próprio fogo que queima dentro de nós, sublime e forte, tonificando as relações e as recordações.

Todos já se despediram de alguém e tiveram que lidar com o luto. E, neste dia de finados, queremos fazer chegar aos que já não estão mais entre nós, a consciência de que, mesmo noutras dimensões, eles ainda estão vivos nos nossos corações. A importância deste sentimento é néctar prazeroso às relações que ainda persistem, mas com sutileza. 

Quando alguém que importa vai embora, a dor apenas ameniza com o passar dos anos. Vamos aprendendo a lidar com ela, pois precisamos continuar nossa própria missão, lembrando que outras almas ainda dependem de nossa atenção e carinho. Isso não significa desapego ao sentimento que temos, mas força espiritual que Deus nos proporciona para que nosso trabalho seja terminado.

Observe agora que, apesar de ter algumas ausências, sempre há nomes que surgem mais intensamente na lembrança. E demonstre a este ente querido que você respeita essa distância, mas que o amor é eternizado e amparado na essência divina. Qualquer homenagem feita à sua lembrança fará feliz este espírito que talvez, esteja precisando de nossa oração e amor. 

Portanto, já que o véu entre os planos está mais tênue hoje, que possamos presentear a todos eles com a luz saindo de nossos corações e atingindo suas almas e os planos onde se encontram, ajudando um pouco mais nas suas evoluções. E sermos gratos por termos tido a honra deste trabalho espiritual e a oportunidade concedida no tempo com eles.

PAZ, LUZ E MUITA COMPREENSÃO AOS ESPIRITOS DESENCARNADOS.



sexta-feira, 31 de outubro de 2025

BRUXAS EXISTEM?

Autora: Josianne Luise Amend (JosiLuA)

O que será que faz uma pessoa ser bruxa?  Acreditem, não é a vontade, mas algo realmente interno, misterioso e mágico. Talvez sejam reflexos de vidas passadas, ou quem sabe a ligação com a natureza.

Podemos nos dedicar a fazer rituais, magias e sermos como o empreiteiro que, apesar de querer, não entende nada da "mão na massa" e contrata os pedreiros. São eles que fazem a magia acontecer, porque está no sangue, no aprendizado e na atenção.

Bruxas estão ligadas à cura, a natureza e à liberdade de viver soltas. Elas se sentem sufocadas se as prender, pois precisam ter espaço, tempo e criatividade. Precisam estudar, analisar e buscar maneiras de mudar a energia ao seu redor. Estão sempre ligadas aos quatro elementos e usam destas forças para realizar limpezas, curas e proteção.

Como tudo é dual na Terra, o lado negro também existe e são escolhas espirituais com quem desejam trabalhar, sempre lembrando que há retornos. Essa força é imperceptível, agindo energeticamente e abrindo caminhos para as conquistas. 

Normalmente, pessoas que são bruxas foram, de alguma forma, advertidas, sejam em sonhos,  intuições ou pessoas mais sábias. É interessante notar seu interesse em estudos e descobrir mais sobre o assunto, pois isso já é uma alavanca para seu despertar.

Mexer com energia é um assunto sério, não é brincadeira para se fazer a qualquer custo. Há muitos bruxos que passam a vida ocultos, sem fazer qualquer estardalhaço, apenas trabalhando suas tarefas e, às vezes, nem sabem da sua força. São pessoas que até duvidam de si mesmas e cuja energia é mais autêntica e poderosa do que daquelas espalhafatosas.

Bruxas sempre foram estigmatizadas pelas religiões, mas elas são apenas veículos que usam ferramentas do universo. Porém, todo cuidado é pouco ao movimentar energias, abrir portais e modificar o livre arbítrio. Portanto, se quer aprender, estude! Mas saiba que tudo tem um preço e ele será cobrado de alguma forma.

QUE ASSIM SEJA PARA O BEM

segunda-feira, 27 de outubro de 2025

AS TRÊS GRAÇAS

 Autora: Josianne Luise Amend (JosiLuA)

Fiquei com vontade de escrever sobre vocês. Entraram na minha vida sempre inesperadamente, mas acho que isso é normal. Depois disso, nunca mais fui a mesma. Deixei cair da mala algumas preocupações, para dar lugar a muito mais amor.

E que coisa deliciosa é sentir este peso! A gente acha que o coração está completo, até que Deus abre espaço para mais um. E nem imaginamos que este pequeno e novo espaço pode conter tanta beleza e felicidade. E isto me fez mais grandiosa, esforçada e viva.

Nem sei o que os outros sentem quanto a isso, e nem me importo se me achem presunçosa. Acredito que as pessoas sentem de forma diferente mesmo suas paixões. Uns são mais intensos, outros apáticos. Isto está dentro de nós e ainda pode ser considerado um mistério.

Mas tê-las é um grande presente do Pai, pois é provável que Ele via em mim a grande vontade de ser avó e de como planejava isso na mente. Não nego que precisa de força para reprimir as preocupações que vem na malinha. E as asas se abrem, porém com certa timidez, já que não se pode ultrapassar limites, para manter a paz familiar. A gente tenta!

Quando as imagino, cada uma com seu jeito peculiar, seu modo de falar, de olhar nos olhos, de se embelezar e contar para mim sobre suas vidas, medos, alegrias e aflições, me perco um pouco olhando tudo isso sob um panorama diferente, como se eu estivesse em outra dimensão. Lembro da minha avó quando me ouvia e cochichava, provocando situações engraçadas. Jamais esqueci o quanto ela era perfeita para mim.

Ter vocês, mesmo que passemos dias sem nos ver, é recompensador e anima a vida com esperança e motivação. E rezo a Deus todos os dias para que seus caminhos sejam corretos e que ouçam Jesus nas suas decisões. Tenham em mente que há em vocês uma genética de avó mística, bruxa e cheia de energia. Usem isso a seu favor para serem pessoas especiais e determinadas. Mostrem a força do sangue que corre em suas veias e não deixem ninguém atrapalhar suas missões.

Dito isso, espero deixar a vocês algum material leve para a vida. Algo que possam lembrar e usar, de modo que sejam fortes e capazes em tudo que enfrentarem ou tiverem como desafios. Não se entreguem ao mal e serão livres para sempre!

MUITO AMOR, VOVÓ!

TRANSFORME SUA VIDA

 Autora: Josianne Luise Amend (JosiLuA)


Acorde inspirado, mesmo que tenha desafios pela frente. Não esqueça de agradecer. E tem muito para agradecer, mesmo que só foque nos problemas.

Olhe ao redor e veja vida, veja força, veja recursos. Temos família, amigos, trabalho. Nem sempre o coração está em paz. Às vezes, ele chora. A cura vem da oração que, feita com devoção, realmente traz serenidade.

Não comece o dia reclamando do tempo, do café, do pão. Aprecie suas tarefas, mesmo que se sinta cansado. Se está em pé já é uma dádiva. Se está acamado, dê valor a quem te cuida e não seja rabugento. Não torne a vida dos outros mais difícil, seja humilde.

Use seus sentidos com eficiência. Ouça mais e analise! Fale com cautela e esclarecimento, não deixando dúvidas que causem incompreensões. Olhe com carinho as dificuldades de cada idade, de cada momento da vida do outro. E saboreie o alimento, sabendo que está ingerindo nutrientes.

Use as mãos para ser gentil, não passe por alguém que esteja com problemas sem oferecer ajuda. Caminhe, não corra. Chegamos na hora certa, com a diferença de apreciar o mundo. Aceite a bondade, o perdão. Isso transforma, enaltece e ajuda na resiliência.

Crie uma energia diferente ao seu redor, somente com transformações. Seja dono da sua mente, tenha suas próprias idéias e opiniões. Isso nos afasta dos maus humorados e malfeitores, pois tem muita gente querendo criar confusão. A maior dádiva é termos o direito de escolher, de ser quem queremos e iluminar nosso caminho.

Comece agora, se nunca pensou nisso! Nunca é tarde para ser melhor, para inundar o espírito de  esperança e tornar-se um raio de luz na vida de todos. 

NAMASTÊ 

sábado, 25 de outubro de 2025

OS VERBOS COMPLICADOS

 Autora: Josianne Luise Amend (JosiLuA)


Ir ou ficar?

Esclarecer ou fingir?

Estar ou ausentar?

Falar ou calar?

Confessar ou mentir?


Verbos que vivem nos perseguindo, criando incertezas e nos tirando o foco da própria paz e felicidade. A dúvida sempre é cruel, pois nela estão os "se nãos" e os "seria melhor". Enquanto pensamos na melhor atitude, a mente vai criando saídas e o coração nos esmaga com sentimentos que poderiam trazer quietude.

Qual seria o melhor momento de ser sincero e esclarecer tantas coisas para as quais fechamos os olhos para não ver, ouvir ou dizer? E o que exatamente é acharmos que somos presentes na vida de alguém? Obviamente, cada um tem uma resposta que possa agradar a si mesmo, mas que talvez não seja a verdade.

Pessoas convivem conosco uma vida toda sem saber exatamente o que realmente pensamos. Vivemos tentando equilibrar as relações andando em corda bamba. Se abrimos o jogo, a corda se rompe, pois estamos despreparados para o real. Precisamos acreditar no que imaginamos, sonhamos ou desenhamos. O mesmo acontece quando muitos nos tratam bem por obrigação e em nossa ausência somos condenados e julgados friamente.

Seríamos todos farsantes ou bons atores, porém nunca dispostos a ouvir e ver os próprios erros de atuação? Ninguém se prepara para as vaias, queremos aplausos e ovações. A dura realidade de não querer ver dedos apontados em nossa direção e encontrar pessoas ávidas por elogios, faz a dupla perfeita do intransigente e do falsário. Ambos são como a concha e o molusco. A concha deixa o molusco em sua vida como companhia, e ele se serve dela como aconchego do próprio ego.

Por que será que as brigas se iniciam quando verdades escapam? O problema é um caminho cheio de curvas, onde a verdade de um, não é a do outro. O que guardamos na mente, não é necessariamente o que o outro guarda na sua. E o bate boca tem início sem um consenso, principalmente quando há bloqueios de proteção, como esquecer memórias incômodas. Insistir parece não ir a lugar algum, sem que ambos reconheçam seus erros e tentem ouvir um ao outro. 

Não há como resolver os problemas da vida sem que um ouça e outro fale. Sem respeito pelo direito de cada um, tudo acaba em um amontoado de mágoas e culpas, engolidas às avessas. E o teatro começa novamente ou as cortinas se fecham de vez. Depende da maturidade e boa vontade de cada ator.

NAMASTÊ 

quinta-feira, 23 de outubro de 2025

TER MAIS TEMPO

 Autora: Josianne Luise Amend (JosiLuA)


Às vezes fico pensando que a vida é rápida demais para algumas coisas, mas lenta para outras. Toda hora nos deparamos com mensagens sobre aproveitar o que temos, porque amanhã pode ser tarde demais. De repente, uma notícia pode nos tirar o chão e começamos a dar mais atenção sobre tudo. 

Percebemos que não fazemos exatamente tudo que podemos fazer, sempre com algum tipo de desculpa. Sabemos bem que a verdade está por trás de sentimentos que procuramos esconder e que nosso subconsciente guarda com mágoas, preguiça, orgulho ou desfeitas.

Enquanto temos a pessoa, o trabalho, os amigos por perto, temos a sensação de controlar tudo. Basta um simples abalo ou acontecimento irreversível para que a dor da consciência apareça. E ela é terrível! E por que razão só deixamos espaço nas nossas vidas e corações quando não tem mais retorno? Quando perdemos algo na vida?

Se a gente tem amor e sentimentos fortes por alguém ou algum trabalho, precisamos cuidar, estar presentes e zelar por uma boa relação e oportunidade. É bom abraçar, estar em contato, conversar e perguntar sobre a vida. Amanhã pode ser tarde para ter novamente a pessoa por perto e sentir o calor de suas mãos.

Não é fácil ver o mundo girar e não entendermos muito bem as mudanças que ocorrem com os sonhos e pretensões que um dia imaginamos. Nesta hora tudo parece correr contra o tempo. O medo de não conseguir realizar tudo que queremos pode tirar o momento de bem-estar com alguém que amamos. As escolhas são egoístas enquanto temos, e desoladoras quando  perdemos.

E o valor só é dado quando as lembranças são a única opção de termos aquela pessoa novamente perto do coração. Acho que só quem passa por isso pode dizer o quanto gostaria de ter mais tempo com alguém que considerava. Seria culpa do tempo que passa muito rápido, ou da falta de observar como o tempo se prolonga ajudando a encontrarmos oportunidades? O hoje é o tempo que amanhã pode não mais existir!

NAMASTÊ 

quarta-feira, 22 de outubro de 2025

PESSIMISMO E INVEJA

 Autora: Josianne Luise Amend (JosiLuA)


Existem pessoas que fazem questão de ser a água fria na vida dos outros. Aquelas que têm expressões de dúvidas quando se conta uma idéia e que fazem questão de nos deixar inseguros.  Precisamos estar alertas com a inveja e pessimismo, sentimentos extremamente  destrutivos de sonhos.

Podemos diferenciar quem são as pessoas que nos ouvem e têm bons conselhos sobre o assunto, das que apenas usam expressões como: " não sei, não!", "você está louco"! ou " cada idéia"!, fazendo caretas, risos cínicos e sem ter conhecimento específico para nos convencer do contrário. Geralmente, elas têm medo de enfrentar situações e, ao se colocarem no nosso lugar, projetam sobre nós suas incertezas sobre a vida.

Muitos que realizam seus sonhos, não ficam pedindo opiniões, mas pesquisam, analisam, planejam e lutam. Há uma vontade de vencer e dar certo, substituindo o medo e a agitação mental negativa externa, pela fé e intuição. Isto não tem a ver com ser inconsequente, mas uma força e certeza interior que nos move a realizações necessárias para nosso crescimento e felicidade.

Enquanto ficarmos focados no que pode acontecer, baseados em notícias e opiniões, viveremos presos ao medo. Este é o pior sentimento de estagnação nas nossas vidas. Portanto, enfrentar os monstros internos é uma ótima forma de expandir conhecimento, conhecer o mundo e libertar-se de padrões de pensamentos negativos. A felicidade é o orgulho que sentimos por nós mesmos em realizar nossos sonhos e ideais. Precisamos ser mais do que mentes fechadas e isto acontece quando nos deixamos levar pelas oportunidades e o coração.

NAMASTÊ 

terça-feira, 21 de outubro de 2025

SEJA ESPERANÇA PARA SUA VIDA

 Autora: Josianne Luise Amend (JosiLuA)


A gente acorda acompanhado de esperança. Cada despertar nos traz a força para lutar e desejos de vencer. Estamos preparados para o dia que vem como presente. O que não vale é desistir.

Todos os empecilhos que, porventura, apareçam são testes de perseverança, atenção e disciplina. Estas três palavras mostram quem somos e por qual caminho nossos pés se movem. Quando falhamos numa delas, culpamos alguém pelos erros ou dificuldades. Mas, se tudo dá certo, o orgulho de apodera de nós. 

Precisamos estar alertas como a águia no alto da grande árvore, como o tigre no capim alto da savana, como o sapo inerte na pedra do rio observando o inseto. A natureza é sábia e ensina que esperar o momento certo de agir tem recompensas. Mas não podemos descuidar, para não sermos o alvo do inimigo.

Quando despertamos, a esperança renasce. Depois do descanso, a mente se ativa no modo inovador e o coração nos move para buscar o sucesso da vida. Precisamos corrigir o ontem, termos coragem de enfrentar os erros e dignidade para mudar o que não está dando resultado satisfatório.

Mas, se ao abrir os olhos, a tristeza ainda estiver presente, o medo ainda tomar conta da mente ou a raiva adoecer o coração, precisamos buscar a luz interior do modo que acreditamos ou intuímos. Porque em algum momento seremos tocados com a sabedoria de Deus e Ele nos fará acordar da estagnação. Basta ter fé!

NAMASTÊ 


sexta-feira, 17 de outubro de 2025

ENTRE REFERÊNCIAS

 Autora: Josianne Luise Amend (JosiLuA)



Entre pais e filhos existe missão 

Entre abraços existe carinho

Entre o hoje e o amanhã, expectativa,

Entre dois lugares existe o caminho.


Entre duas pessoas existe paixão 

Entre amigos existe lealdade

Entre o dia e a noite movimento

Entre a noite e o dia ociosidade.


Entre a curiosidade e o saber existe pesquisa

Entre o calor e o frio existe o morno

Entre as horas existem minutos

Entre a maldade e a inocência existe suborno.


Entre o sim e o não existe o medo

Entre falar e calar, sensatez.

Entre pessoas, muitas opiniões 

Entre as brigas, estupidez.


Sempre há duas partes, como o sair e o chegar.

E entre estas há o aprendizado!

Não devemos deixar de lado,

O que na bagagem se possa levar.


Entre o céu e a terra muito mistério 

Entre olhares, fantasias!

Mas o que se manifesta entre tudo e ninguém vê,

É muita energia!


Entre a esperança e a oração existe a fé 

Entre a vida e a morte chance de evolução 

Entre ser e ter existe essência,

Entre duas partes, diferença.


Até o cérebro tem duas partes 

E entre elas o caloso as conecta.

O que há entre toda ação 

São respostas pro coração.

NAMASTÊ 




quinta-feira, 16 de outubro de 2025

VALOR E ESQUECIMENTO

 Autora: Josianne Luise Amend (JosiLuA)


Cada um aprende a dar valor a determinadas pessoas e situações da vida, conforme o que nos é ensinado. A palavra valor pode ser entendida de formas diferentes e ter peso maior ou menor, dependendo da índole e caráter de cada um.

Alguns dão valor demais às opiniões, por exemplo. Outros se esquecem do que os outros passaram ou fizeram por nós e simplesmente denominam isso de obrigação. Mas o verdadeiro valor é aquilo que temos guardado dentro de nós sobre atitudes, palavras e reconhecimento por chegarmos onde estamos hoje.

Existem muitas formas de valorizar a cada um por quem temos afeição, amizade e simpatia. Porém, dentro da sinceridade e não da manipulação gratuita, a fim de buscar alimento para o ego, vestindo a máscara do benfeitor.

Quando valorizamos "realmente" alguém nas nossas vidas, não esquecemos seus gestos de carinho, bondade, prestatividade e companheirismo. Mesmo que as relações não fluam mais como antes, precisamos lembrar de como tal pessoa nos foi presente e prestativa numa hora de nossas vidas. E, no mínimo, respeitar toda história, valorizando o que nos ajudou a ter melhores condições de vida e crescimento.

Uma nobre forma de valorizar e ter valor próprio é deixar de caluniar quem um dia nos estendeu a mão, mesmo que tenha nos ferido por algum motivo. Uma coisa é resolver divergências, outra é guardar rancores demasiados que apenas nos transformam em pessoas amargas. 

Mas não só de atitudes o valor se faz presente. Ele também vem junto à gratidão, ao olhar atento para o mundo ao redor, às oportunidades que se apresentam, à comida de cada dia, ao nosso trabalho - seja ele qual for - e a tudo que somos por esforço próprio. Não podemos esquecer de dar valor pela singularidade e evolução que cada pessoa movimenta com suas atitudes e experiências, para que alguém possa ser melhor e florescer.

Portanto, valorizemos quem somos, mas também tudo e todos que deixaram rastros de esperança e construção em nossas vidas. Afinal, ninguém é obrigado a nada; mas, se fez, é porque teve amor por nós. E o amor é essencialmente o maior valor.

NAMASTÊ 

quinta-feira, 9 de outubro de 2025

TEMPOS BONS

 Autora: Josianne Luise Amend (JosiLuA)


Voltar no caminho pode ser alegria. Cada quadro que a mente vai expondo à nossa frente vai nos fazendo rir e se inspirar. Deixar-se fluir pelas boas lembranças é uma maneira de trabalhar saúde e satisfação pela nossa vida.

Estamos sempre falando do que é difícil e deixando de lado o que é incrivelmente curador à alma, que são as boas e inesquecíveis memórias. Adoro fazer este caminho de volta e perceber o quanto fui feliz no passado. Tenho recordações de um tempo em que as recompensas das dores são a chegada dos filhos e o amor indescritível de tê-los nos braços pela primeira vez.

Lembro da escola, das brincadeiras na hora do lanche, dos jogos, de andar de bicicleta pelas ruas com um lanchinho preparado na bolsa, dos banhos no chafariz, das festas de garagem, das viagens em família. Pego carona para um tempo mais próximo do agora e meus olhos se enchem de lágrimas com o nascimento das netas, acontecimento inexplicável ao coração.

Minha formatura, meu primeiro emprego, grandes amigos que me acompanharam e todas as loucuras de uma faculdade cheia de mistérios e coisas enigmáticas, do tipo investigar Poltergeist e casas mal assombradas. Realmente isso faz meus lábios se esticarem e minha mente sorrir.

As crianças são as que nos deixam muitas lembranças boas com suas verdades e, sozinha, acabo gargalhando quando me recordo da sinceridade delas. Ensiná-las a cozinhar me fez limpar uma cozinha inteira, inclusive o teto, da massa de bolo.

Abraçar meu filho depois do gol, a filha depois do balé, as netas depois de cada apresentação na escolinha e meu irmão sendo pai com 53 anos são telas maravilhosas, pintadas com os pincéis de Deus.

Poderia escrever um livro sobre esta galeria de arte incrível sobre a vida, pois as histórias são muitas e cheias de emoções e aprendizado. Vez ou outra, numa lembrança minuciosa, as portas se abrem para monstros que faço questão de deixar para fora. Aqui, só as boas lembranças, aquelas de guerra de travesseiros com os irmãos e ver chinelos voando do pé da mãe.

Ah, a vida é inexprimível! E vale muito a pena ter esses bons momentos de introspecção, onde a alma não cobra nada para ver estes filmes guardados tão bem dentro de nós. Alguns segredos são tirados do baú e mostram nossas malandragens inocentes, aquelas que só arrancam júbilos por termos vivido intensamente.

Experimente esse percurso! Ele traz tanta beleza, alegria e vitalidade, que entendo perfeitamente porque nosso corpo tem memórias. Elas lembram quem somos e tudo por que lutamos e realizamos, a fim de alcançar nossa felicidade, nossa maturidade e nossa grande lição de viver!

NAMASTÊ 

terça-feira, 7 de outubro de 2025

UMA COISA LEVA À OUTRA

 Autora: Josianne Luise Amend (JosiLuA)


Ouvindo as notícias matinais, percebo que não tem um dia sem alertas de golpes e mentiras que desocupados e provavelmente, pessoas sem caráter algum, estão aplicando. Me pergunto o que estaria acontecendo com a humanidade? Obviamente este tipo de pessoas sempre existiu, mas agora ficamos mais a par pelos meios de comunicação.

De onde viria tanta falta de caráter? Muitas respostas surgem na mente como: ganância, má índole ou mesmo maldade. Nem sempre isso se herda, às vezes alguns indivíduos parecem simplesmente natos a isso. A expiação espiritual não parece incomodá-los, muito menos sua missão na Terra.

Quando se perde o rumo da vida através de frustrações por diversos motivos, a raiva sobre a própria vida vai se acumulando e,  tal energia se empatiza com o mesmo nível de vibração. Alguns têm força, outros apenas se deixam levar em uma vingança pessoal, destruindo nos outros o que eles mesmo não conseguem ter ou ser. E fartam-se ao ver pessoas caindo no desespero, nas doenças e na própria anulação, muitas vezes tomando delas facilmente o que elas tinham.

A falta de esforço e consciência por melhorar a própria vida e espírito traz ao planeta esse tipo de vibração, onde alguns se conectam e adaptam nesta energia funesta. Infelizmente, escolhas são feitas e as consequências delas também virão para tais indivíduos. Uma coisa leva à outra!

Outra causa é preguiça e desleixo. Quem vive assim imagina que é mais fácil esconder a sujeira que arregaçar as mangas e organizar sua vida. Mas a verdadeira liberdade está em nos orgulharmos de quem somos, conscientes da colaboração com tudo e todos, alimentando o espírito de autoconfiança e bem-estar.

Sim, uma coisa leva à outra. Mas não podemos deixar que certas emoções nos dominem. Podemos melhorar, sair dos laços e couraças que nos prendem a sentimentos e pensamentos ruins. Diversas ferramentas são disponibilizadas, bastando criar conexões com o bem. E é assim que a vida de todos poderia ser mais saudável e sem medos. Se é utopia? A Terra é ainda um planeta expiatório, então precisa do amor e força de todos.

NAMASTÊ 

domingo, 5 de outubro de 2025

O PASSAR DO TEMPO

 Autora: Josianne Luise Amend (JosiLuA)


É uma dádiva viver! Cada dia é uma lição para a alma. Hoje li na bíblia em Isaías 55:10/11 o seguinte:

" Tal como a chuva e a neve caem do céu e para lá não voltem sem ter regado a terra, sem a ter fecundado e feito germinar as plantas, sem dar o grão a semear e o pão a comer, assim acontece à palavra que minha boca profere: não volta sem ter produzido seu efeito, sem ter executado minha vontade e cumprido sua missão". Isso me fez pensar no quanto cada um tem importância, mesmo que não a percebamos. E que precisamos germinar.

É como se cada pessoa, em sua árvore genealógica, fosse aquela folhinha na haste da planta, ajudando a dar sustentação e beleza. Algumas folhas caem, amarelam ou são devoradas,  outras porém cumprem sua função por longo tempo. Tudo parte de algo muito além do que podemos sentir ou imaginar.

Nisso tudo, pessoas desabrocham de várias maneiras: algumas azedam, outras se descobrem como essência vital. Entendem a vida como oportunidade de aprender a lidar com seus sentimentos, respeitar aqueles que abriram os seus caminhos e buscar conhecimento em diversas fontes, sabendo ouvir. Cada um aproveita seu tempo na Terra, conforme a vontade de expandir sua alma.

Com o passar do tempo mudamos, dependendo de como lidamos com os nossos problemas, pessoas e o fator da resiliência. Certos sentimentos não trabalhados vão criando couraças tão rígidas, ao ponto de esquecermos a felicidade dentro de nós. Infelizmente, isso prejudica quem convive conosco e nossas relações. Talvez, isso tudo seja por se assumir responsabilidades demais, ou apenas falta da liberdade, a qual se usava em excesso em outros tempos. Tudo muda e nós também! Esse é o crescimento e adaptação.

Para termos uma boa estrutura na idade mais avançada, necessário se faz sair da caixa criada como algo imutável e jamais deixar de buscar novas maneiras de evoluir os próprios sentimentos e pensamentos. Este é um trabalho constante, para uma vida na qual se busca satisfação e bem-estar. Caso contrário, seremos a folha sem seiva, que seca e amarela. Perderemos o brilho nos olhos e a beleza do sorriso, tendo como únicas armas o cinismo, indelicadezas e a falsa idéia de que controlamos muito bem a vida. O tempo passa e a única bagagem é o peso da própria vida.

NAMASTÊ 

quinta-feira, 2 de outubro de 2025

TOQUE ESPIRITUAL

 Autora: Josianne Luise Amend (JosiLuA)


Estou sentindo vontade de escrever e, quando isto acontece, preciso parar o que estou fazendo e deixar que a intuição me guie. Sinto que preciso receber uma mensagem espiritual e me deixo levar pelas palavras que vão brotando em meu coração.

Me ensinam a ter paciência com as brutalidades e nãos que tenho recebido. Me dizem que tudo tem um momento certo para ser descoberto e trabalhado. E que, se houver disciplina, há também proteção e recompensas. Entendo o que é transmitido e sei que tudo está no lugar certo.

Na vida temos muitas escolhas. Normalmente, elas ficam numa estrada com dois caminhos e somos nós que decidimos. Contudo, os resultados nos encontram, preparados ou não. Podemos imaginar que fazemos o certo, mas qualquer incômodo no coração indica o erro. E será mais uma bagagem de culpa para a grande mala de viagem.

Engana-se quem acha que o orgulho ou o desprezo dão pontos para a vida. Eles apenas atrasam o momento de ter paz e uma consciência tranquila. Mas nossa felicidade também incomoda muitos e quando isso acontece, as pressões e todo tipo de atitudes nos põe à prova.

E me dizem "fique em paz", descanse e siga em frente!  Estamos aqui para todos que nos deixam chegar até vossos corações. Balançar, o bambu também balança, mas quando a lição é aprendida, após a tempestade ele simplesmente volta ao seu lugar.

NAMASTÊ 

quarta-feira, 1 de outubro de 2025

SEM TEMPO

Autora: Josianne Luise Amend 


Somos tão prisioneiros do tempo, que é difícil numa conversa não observar frases como "se der tempo",  eu vou, eu faço, eu ajeito. Interessante perceber como cada vez mais esse tempo nos torna mecanizados e psicologicamente dependentes. Nossas vidas são cronometradas para haver ordem e disciplina.

O próprio corpo está configurado para ter um tempo de resistir ao esforço, à fome, ao sono e tantas outras sensações. Porém, com o passar dos anos vamos alinhando nosso tempo com o físico e o mental. Ficamos até mais tempo pensando em como fazer as coisas, sem tanta impulsividade da juventude.

O tempo é um companheiro de todas as horas e o levamos para cima e para baixo. Como o mundo gira em torno dele, se nos desconectarmos,  perderemos o rumo, caso haja a necessidade de definir onde e como ir. E, mesmo estando solitários no alto da montanha, sem tempo para nada,  lá está ele controlando nosso corpo e a natureza.

Como todos já devem ter ouvido a frase " tem tempo para tudo", temos que observar se dentro disso tudo, estamos aproveitando para encaixar o que é importante antes que ele esgote as oportunidades, tirando de nós amores, vidas, trabalhos e lazer. O " queria ter tido mais tempo" também é uma frase clichê, dita quando percebemos que muitas vezes usamos o tempo erroneamente.

E, apesar de vivermos numa dimensão temporal, controlar pelo menos parte do que somos e fazemos é a grande lição de trabalhar com este que é, ao mesmo tempo, um professor e um algoz. Precisamos usar nosso tempo com sabedoria e, com certeza, tornaremos nossas vidas menos doloridas e mais satisfatórias. Afinal, nosso tempo é precioso demais para nos deitarmos com o desprezível.

NAMASTÊ 

sábado, 27 de setembro de 2025

DESAFIO ESPIRITUAL

 Autora: Josianne Luise Amend (JosiLuA)


No que acreditar, com tantas opiniões e informações borbulhando em cada canto do planeta? Como seguir um determinado rumo, se este mesmo rumo se abre para diversos caminhos, sendo alguns importantes e outros embusteiros? A verdade está realmente dentro de nós, no que sentimos e como conhecemos a própria divindade.

Muitos livros ensinam infinitas maneiras de nos interiorizarmos, de como entender a conexão divina e nos ensinar no despertar. Mas qual seria a verdade em tudo? Aquela verdade que buscamos há milhares de anos? Cada autor, filósofo, médium tem suas perspectivas alegando muito estudo e até contato com os seres de outras dimensões.

Seguimos orientações de livros escritos em tempos muito antigos, onde a humanidade não tinha o progresso que hoje se faz na Terra. Foram escritos conforme o entendimento mental da época, para ajudar na crença e na evolução. E ainda hoje, com toda mudança, continuamos focados em algumas regras escritas. 

O maior problema ainda está naqueles que se dizem sábios por anos de estudo e mesmo assim, não aceitam abrir suas mentes para analisar opiniões, sendo arrogantes, com sorrisos cínicos e se livrando daquilo que pode lhes tirar o chão. Viram as costas para alguém que, num espírito camuflado possa ser um grande mensageiro, apesar de parecer insignificante.

A vida é uma eterna busca! Ninguém sabe tudo, a não ser que seja um verdadeiro escolhido para estar entre nós e manifestar sua inteligência a fim de auxiliar na evolução. Fora isso, todos procuram, de acordo com sua vontade e crença, conhecer, entender e seguir por alguma estrada que lhe inspire conforto e segurança.

Muitas ferramentas são disponíveis para nós e só precisamos sentir profundamente no coração qual escolheremos, conforme nossa missão, nossa evolução e nossa linhagem espiritual. Tudo que é forçado é angustiante para um espírito e não temos direito de obrigar alguém a acreditar no que queremos que acreditem. Pois há um tempo para toda manifestação ser despertada, compreendida e trabalhada dentro de cada espírito.

Portanto, não devemos sair do rumo se nos sentirmos desconfiados ou desconfortáveis com o que outros nos aconselham ou impõe. Mas, tampouco deixar de pesquisar e nos movimentar para saber mais e descobrir, talvez ainda nesta vida, nossa missão. A beleza de viver é realmente um desafio espiritual.

NAMASTÊ 



quinta-feira, 25 de setembro de 2025

PRESENTE OU PRESENÇA

 Autora: Josianne Luise Amend (JosiLuA)


As mentes estão tão focadas em ter cada vez mais, que estão esquecendo de ser cada vez mais. Um círculo vicioso de medos, limites e desejos de se libertar está cada vez mais visível. Muitos estão tão frustrados que acabam pegando atalhos perigosos, na esperança de se encontrar. 

Se existe a construção de família ou de outros círculos de amizade e trabalho é para que, no mínimo, eles inspirem segurança e didática sobre a vida. Para isso, é necessário "presença" e não somente fazer parte de um grupo dentro de uma fronteira. O tempo de encontrar-se com as pessoas, não apenas passando por elas ou dando ordens, mas sentando ao seu lado e buscar ouvi-las, é extremamente necessário para a saúde das relações.

Notamos o quanto todos precisam ser ouvidos, quando a ansiedade de falar toma conta de um breve encontro. Às vezes, um interrompe o outro, talvez por medo de perder tal oportunidade. Estar presente na vida de alguém, não é ser a presença nesta vida. Ser presença é lembrar de olhar, perguntar, ter um tempo único e significativo com ela, ao passo que estar presente é simplesmente fazer parte fisicamente ou só mentalmente da vida dela.

A humanidade está carente de presenças e ficando farta dos presentes, pois a ausência de troca de amor e energia está causando grandes buracos nos relacionamentos. Para chamar a atenção, alguns extrapolam em atitudes inesperadas, frias, cheias de raiva, contidas em corpos exaustos e sem direção. E tudo que precisamos é dar e ter a "atenção"!

Contudo, o desgaste físico e mental cada vez maior está minando a força interior. Mas entregar-se sem lutar por si mesmo, não é a saída para quem busca ser feliz. Se não as enxerga, é bom saber que elas existem e basta vontade para encontrá-las. Porque para ter bagagem de ensinar e dar atenção aos outros, precisamos ter consciência de quem somos, porém também ouvindo e aprendendo, sem arrogância.

Temos que parar de ser escravos do tempo e criar espaços sadios e necessários dentro dele. Focar em ser e não só em ter. Abrir as portas do coração e deixar sair os que amamos, mas sufocamos com idéias e proteções exageradas. Porém, chamá-los de volta leves e felizes por fazerem parte de nós, sendo eles quem são. Lembrar de cuidar da nossa consciência buscando conhecimento e transmitindo pacificamente e com sabedoria aos que amamos.

Ser presença na vida de alguém é abraçar com vontade e não obrigação. É convidar para um passeio, não por pena ou responsabilidade, mas para estar junto. É dizer um bom dia desejando realmente isso. É surpreender com um convite para uma longa conversa para saber da vida e não falar de imposições. É divertir-se fazendo pequenas loucuras para rir e criar  lembranças. É ligar para quem está longe e dizer que tem saudades.

Isto não faz só bem para quem acolhemos, mas para nós também. É saúde para o corpo e para a mente, transformando desejos fúnebres em sonhos cheios de encanto. E agora, responda para si mesmo: é tão difícil assim dar amor e alegria aqueles que para nós são tão importantes? Comece hoje mesmo percebendo se você é mais presente ou presença? Faça-se presença a quem ama e considera.

NAMASTÊ 


segunda-feira, 22 de setembro de 2025

UM DIA SEM LUZ

 Autora: Josianne Luise Amend (JosiLuA)


Hoje foi um dia atípico. Nunca em minha vida fiquei 15 horas sem energia elétrica. Talvez fique mais, pois até escrever este texto, ainda não voltou a luz. Obviamente, não tivemos informações satisfatórias que acalmassem toda uma região de minha cidade. Apenas um protocolo dizendo serviço em execução.

Interessante perceber como somos autômatos perante nossas ações diárias e como qualquer imprevisto confunde a mente sobre o que fazer sem tal recurso. Geladeiras descongelam o alimento, fogões elétricos acendem só com fósforos, celulares descarregam, tvs são esquecidas, computadores não ligam, portões eletrônicos não abrem e banhos só de água fria.

Estamos à mercê do progresso! Algo falta e nossas vidas saem da tradicional rotina. E quem paga a conta deste prejuízo em alimentos e trabalhos perdidos, aparelhos de saúde que deixam de funcionar e tantas outras situações causadas pela falta de luz por tantas horas? Porque a conta de luz que não é paga é cortada, mas se não se têm o produto, quem indeniza isso?

Este foi o dia de muitas pessoas, transtornadas pela falta de comunicação e desconhecimento sobre o por quê da ocorrência. Faz-nos pensar melhor sobre nossas frágeis vidas dependentes de tudo que não temos como controlar, mas que confortavelmente aceitamos.

Lembrei da profecia da escuridão na Terra e percebo melhor o caos emocional, psíquico e físico que poderia causar. Nos acostumamos com a energia iluminando nossas casas, fornecendo não só luz, mas conforto e segurança. Agora são 19:25 h e desde às 5 da manhã não recebemos energia. 

É.... A vida é surpreendente! Não imaginamos que alguns obstáculos fossem tão incômodos. E continuamos a esperar a luz, não no fim do túnel, mas em nossas casas, fazendo que todos possam analisar a importância de confraternizar ao redor da mesa do jantar, de ver com clareza onde e com quem vivemos, dando valor a cada ato mecânico do dia a dia que fazemos, enquanto um simples toque no interruptor ilumina tudo, trazendo clareza às mentes e corações.

NAMASTÊ 

BENVINDA PRIMAVERA

 Autora: Josianne Luise Amend (JosiLuA)


Mais uma estação se despede para dar lugar à transformação da vida. Aos poucos, as cores vão surgindo, as flores vão se abrindo e a natureza se enfeita, grita e canta. O que era gélido vai se aquecendo, o que era peso vai ficando leve. 

E nós? Há alguma transformação no ser humano ou nem notamos o que os dias que chegam trazem de diferente? A única estação feminina traz perfumes, beleza e inspiração. E todos nós precisamos nos encaixar neste espetáculo, contribuindo com uma alma mais quente, olhares brilhantes e mãos cheias de gratidão.

Temos três meses para aproveitarmos toda beleza da primavera. Se há tanta mudança no cenário, deve haver algo em nós transmutando. E precisamos observar e desfrutar, deixando para trás a frieza para dar lugar à graciosidade e à paixão.

Para aqueles que têm o mínimo de percepção, saberão que cada estação é necessária. E agora, estamos na fase de quebrar a crisálida e despertar. Então, seria esta a estação de sair da toca e voar, mesmo que isto seja apenas uma metáfora.

Benvinda, Primavera! Que tua beleza viralize para todos os corações e que os sentimentos se harmonizem em amor e empatia. Que nossas "asas" desenhem um caminho novo, deixando para trás tudo que não alimenta nosso espírito divino. Gratidão por nos deixar participar deste vôo mais uma vez!

NAMASTÊ 

domingo, 21 de setembro de 2025

TRISTEZA CAMUFLADA

 Autora: Josianne Luise Amend (JosiLuA)


Achamos que triste é quem perdeu alguém que amava, ficar doente, perder seus bens, sofrer violência e, estamos certos. Há muita tristeza nisso tudo! Mas há uma tristeza que não depende de ações externas e que se camuflam no próprio ser.

Há muita tristeza em não se alegrar pela felicidade alheia, no sufoco que causamos às pessoas sendo algozes e não deixando-as ter paz. Há tristeza em transformar problemas solucionáveis em fontes de apêgos insolúveis, sem buscar formas de ajeitar ou libertar vidas. Há tristeza em insistirmos numa mente fechada, sem buscar outras alternativas, pura e simplesmente por teimosia. Há tristeza na arrogância que não nos deixa ouvir conselhos, para ao menos ter opções.

Sorrisos amarelos normalmente camuflam desconforto com pessoas e situações. E levamos na mente que se não conseguimos a felicidade, não temos obrigação de deixar que os outros a tenham. Mas não é bem assim, porque ao buscar a própria alegria interior, transformamos tudo ao nosso redor.

Não conseguimos sempre ter controle de tudo que, porventura, poderia nos deixar mais animados e felizes. Todos têm que suportar pessoas rudes, chatas, grosseiras, invejosas, desalmadas e perversas, porque são infelizes e não querem que ninguém seja feliz. E suportar também situações que elas nos causam. Porém, isto tem cura! E a cura está em observar que tipo de pessoa somos no ambiente que vivemos.

Faz bem elogiar, olhar o brilho nos olhos de alguém alegre e não querer apagar. Faz bem se importar, querer saber as histórias dos outros, incentivar e até dar idéias para toda aquela satisfação se ampliar. Isto é normal para quem tem amor no coração e quer ver os outros felizes, mesmo que tenha rusgas com tais pessoas ou problemas a consertar.

Porque os sentimentos que temos ficam em nós e deixamos de ser e fazer feliz quem nos acompanha pela vida. Não adianta dizer da boca para fora que é feliz, se por dentro só tem rabugice, pensamentos maldosos e falta de brilho próprio. Todos querem e buscam ter paz e felicidade, que é o carro chefe do ânimo e do estímulo para tudo na vida. E se bloqueamos isso nos outros é maldade pura, com consequências futuras que podem ser desde isolamento até abandono, pois ninguém aguenta ficar ao lado de quem não tem luz para irradiar.

Portanto, se está atrás da felicidade seja a pessoa que escuta, que dá bons conselhos,  que incentiva, que manifesta sua presença como um amparo e não como um juiz no tribunal. Alerte quem está no mal caminho ou com idéias ruins, não queira ver o circo pegar fogo. Tenha em mente que tua bondade fará um bem maior no mundo. No dos outros e no seu próprio mundo!

A tristeza camuflada e suas reações pela vida contaminam tudo ao redor. E, aos poucos, a empatia entre pessoas vai se dissolvendo, transformando encontros em "acasos" ou apenas para cumprir protocolos. Isso sim é tristeza!

NAMASTÊ 

sábado, 20 de setembro de 2025

NOSSO LADO SOMBRA

Autora: Josianne Luise Amend (JosiLuA)


Entrei nas sombras procurando clarear as idéias e tudo que encontrei foi um breu. Pensei que a falta de luz não ofuscaria minha visão, mas me enganei. A sombra foi fria e acabei desconhecendo quem eu era. Me perdi!

Uma névoa me encobriu e me desesperei. Meus braços balançavam tentando limpar o ar sufocante, que apertava minha garganta. O grito ficou entalado. Fixei o pensamento na minha existência, pois sentia algo evaporando pelos meus poros.

Dei uns passos meio sem direção, confusa e acanhada, mas decidida. Não queria mais estar ali. Precisava me reencontrar, me iluminar e acreditar em mim. Ouvi um sussurro e um arrepio percorreu meu corpo. Não estava sozinha. Era tarde para recuar e enfrentei o medo. 

Foi nesta hora decisiva que a luz brilhou. Entendi que tudo era o que eu sou no medo e que não são sombras, mas minhas angústias que bloqueiam o melhor de mim. E que não se clareiam idéias quando o que somos são medos. Respirei e deixei-me levar pelos bons sentimentos que brotavam dentro de mim.

Entendi que qualquer um pode entrar nas sombras, mas elas só fazem parte de nossas vidas se não enfrentarmos e lutarmos pelo melhor de nós: o Amor! Só ele restaura quem somos e nos guia pela luz.

NAMASTÊ 

sexta-feira, 19 de setembro de 2025

O SONO E SEUS MISTÉRIOS

Autora: Josianne Luise Amend (JosiLuA)


A gente acorda e sente cada dia diferente. Ao abrir os olhos, já percebemos como será a nova jornada, conforme a disposição que se apresenta no corpo e na mente. Fico pensando se durante o sono somos tratados nas esferas espirituais, conforme nosso merecimento.

Talvez por isso alguns deitam adoentados e despertam melhores, outros dormem com raiva no coração ou com medo do amanhã e acordam cheios de esperança e idéias criativas. Contudo, esse néctar sagrado investido em determinados espíritos é uma dádiva que Deus fornece aqueles que abrem seus corações e solicitam ajuda.

O sono sempre foi um mistério, pois o descanso do corpo e da mente consciente parece ajudar em processos de restauração e cura, seja ela de uma leve dor de cabeça, até dores fortes. Há um momento de certa paz com relação a todo tipo de incômodo que se apresenta durante a fase desperta.

Dormir é desligar algumas funções que precisam desta recarga energética. Nem sempre o sono é tranquilo e quando isto acontece, o dia seguinte é cansativo e sem muito estímulo. Por aí, podemos perceber a importância de dormir bem, relaxar e entregar-se ao descanso. 

Os sonhos mais nítidos são justamente aqueles que nos dizem por onde andamos e com quem nos encontramos, enquanto o físico dorme. Nem sempre a conexão é de paz e luz. Às vezes, e conforme a empatia energética e mental, nosso corpo astral segue caminhos nada confortáveis, podendo inclusive trazer cargas que vão influenciar o físico na manhã seguinte.

Esta é a importância de dormir em oração e colocar proteção no próprio espírito. Quem ainda não se deu conta da complexidade que somos, está deixando desprotegida a própria retaguarda. "Olhai e vigiai"! Lembremo-nos das palavras de Cristo e não deixemos tudo nas mãos de Deus, pois é nosso papel cuidar do aparelho que usamos.

É importante se sentir confortável ao deitar, com a mente tranquila e o coração abrandado. E uma oração faz isso! Além disso, para quem pode e lembra, músicas relaxantes, aromas perfumados e muito amor pelo próprio corpo trará uma boa experiência de descanso. Que tal tentar?

NAMASTÊ 

quarta-feira, 17 de setembro de 2025

UM MUNDO MAIOR

 Autora: Josianne Luise Amend (JosiLuA)


Que sua energia libere seu sol

Que sua força fortaleça seu veículo 

Que seu vento ice suas velas

Que suas lágrimas reguem suas plantas.

Que seu suspiro jogue fora o que te incomoda.

Que seu fogo aqueça os corações no teu caminho.

Que sua terra seja abençoada, para seus passos serem firmes.

Que suas palavras sejam pensadas e não impulsivas.

Que sejamos mais do que vemos no espelho, mais do que pensamos sobre nós.

Porque somos e porque temos! Nosso mundo é muito maior!

E só o que resta é ter essa consciência!

NAMASTÊ