Autora: Josianne Luise Amend (JosiLuA)
Cada um aprende a dar valor a determinadas pessoas e situações da vida, conforme o que nos é ensinado. A palavra valor pode ser entendida de formas diferentes e ter peso maior ou menor, dependendo da índole e caráter de cada um.
Alguns dão valor demais às opiniões, por exemplo. Outros se esquecem do que os outros passaram ou fizeram por nós e simplesmente denominam isso de obrigação. Mas o verdadeiro valor é aquilo que temos guardado dentro de nós sobre atitudes, palavras e reconhecimento por chegarmos onde estamos hoje.
Existem muitas formas de valorizar a cada um por quem temos afeição, amizade e simpatia. Porém, dentro da sinceridade e não da manipulação gratuita, a fim de buscar alimento para o ego, vestindo a máscara do benfeitor.
Quando valorizamos "realmente" alguém nas nossas vidas, não esquecemos seus gestos de carinho, bondade, prestatividade e companheirismo. Mesmo que as relações não fluam mais como antes, precisamos lembrar de como tal pessoa nos foi presente e prestativa numa hora de nossas vidas. E, no mínimo, respeitar toda história, valorizando o que nos ajudou a ter melhores condições de vida e crescimento.
Uma nobre forma de valorizar e ter valor próprio é deixar de caluniar quem um dia nos estendeu a mão, mesmo que tenha nos ferido por algum motivo. Uma coisa é resolver divergências, outra é guardar rancores demasiados que apenas nos transformam em pessoas amargas.
Mas não só de atitudes o valor se faz presente. Ele também vem junto à gratidão, ao olhar atento para o mundo ao redor, às oportunidades que se apresentam, à comida de cada dia, ao nosso trabalho - seja ele qual for - e a tudo que somos por esforço próprio. Não podemos esquecer de dar valor pela singularidade e evolução que cada pessoa movimenta com suas atitudes e experiências, para que alguém possa ser melhor e florescer.
Portanto, valorizemos quem somos, mas também tudo e todos que deixaram rastros de esperança e construção em nossas vidas. Afinal, ninguém é obrigado a nada; mas, se fez, é porque teve amor por nós. E o amor é essencialmente o maior valor.
NAMASTÊ
.png)
Verdade é isso mesmo .
ResponderExcluir