Total de visualizações de página

Pesquisar este blog

Coração Aberto

Quando decidi escrever me senti uma borboleta saindo do casulo. E junto com ela saíram os sentimentos e os pensamentos que muitas vezes não conseguimos transmitir. Descobri que ser poeta é opinar sem medo, escrever é desvincular-se de segredos e expressar-se é viver intensamente.

JosiLuA

sábado, 9 de agosto de 2025

NOSSOS PAPÉIS

 Autora: Josianne Luise Amend (JosiLuA)


Cada um sabe que têm papéis para cumprir na Terra. Uns cumprem com primor, outros nem tanto. Porém, esses papéis não são exatamente específicos, apesar da sociedade impor determinadas regras para segui-los.

Acontece que os desafios que surgem no caminho, às vezes nos fazem ajustar a pauta e acabamos por interferir em outros papéis, ou porque nos preocupamos, ou porque achamos que sempre podemos fazer melhor. 

Em ambos os casos podemos causar desavenças e frustrações. Apesar da boa fé, alguns atores simplesmente querem exercer seus papéis da maneira que acham correta, sem que sejam questionados, orientados ou manipulados.

Fato é que cada um se prepara para seu papel com ou sem tempo, já que alguns cenários são impostos na vida pela euforia e desordem. E quando isso acontece, nem sempre há aptidão para lidar com algumas situações. E a humildade em buscar ajuda, questionar e pedir opinião são ferramentas importantes, quando vindas de pessoas empáticas, que também têm o mesmo papel e que já passaram pela mesma cena.

O respeito pelos papéis são necessários, mas sabemos que nem todos assumem e exercem com esmero. Mesmo assim, só podemos intervir, caso algo esteja fora do controle ou nos seja pedido ajuda. Nem todos são bons atores e há a necessidade de um diretor para ensinar como proceder.

Além disso, sabemos que a imaturidade é objeto de muita diretriz e observação, caso contrário o papel daquela alma estará nas mãos de malfeitores e manipuladores e, quem sabe, nunca mais poderá ser resgatado.

Talvez, em algum momento da vida, um paciente fez seu médico pensar melhor. Talvez um aluno tenha ajudado um professor na sua dúvida. Quem sabe o peão da obra tenha mostrado ao engenheiro uma falha. Ou ainda um filho tenha orientado seus pais nos serviços que não sabiam como fazer. Sim, podemos e devemos ouvir quem parece fora do contexto de nossos papéis, simplesmente porque apesar da idade, do aspecto ou do atual papel, existe uma alma da qual não temos idéia da sabedoria, idade ou missão.

A questão é nos aprofundarmos mais do que a ciência ou as regras físicas nos impõe e começarmos a olhar e ouvir pessoas com mais fraternidade e espiritualidade. É óbvio que não queremos o nariz de ninguém onde não foi chamado, mas podemos ao menos levar em consideração suas palavras. Quem sabe, através daquela alma está o grande insight para a solução de alguma crise ou problema que não estamos conseguindo a solução. Deus age conforme as ferramentas que têm! Lembre disso!

NAMASTÊ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CRÍTICAS, ELOGIOS, OPINIÕES E SUGESTÕES SOBRE A LEITURA OU O QUE QUER LER SERÃO MUITO BENVINDOS.