Total de visualizações de página

Pesquisar este blog

Coração Aberto

Quando decidi escrever me senti uma borboleta saindo do casulo. E junto com ela saíram os sentimentos e os pensamentos que muitas vezes não conseguimos transmitir. Descobri que ser poeta é opinar sem medo, escrever é desvincular-se de segredos e expressar-se é viver intensamente.

JosiLuA

domingo, 27 de dezembro de 2015

PAI E FILHA

Autora: Josianne L.Amend (JosiLuA)


Existe uma ligação sagrada entre uma filha e seu pai. Essa ligação é única e, se o pai tiver consciência dela, vai criar uma filha segura, sabendo valorizar a si mesma e definir com sabedoria o homem que seguirá com ela o caminho do amor.

A filha observa muito seu pai, reconhecendo nele as qualidades que gostaria num homem. Mas também, pelo amor que sente pelo pai, pode camuflar os defeitos dele e, inconscientemente, encontrar homens que a farão sofrer.

A responsabilidade de um pai é de mostrar à sua filha a força e a dignidade, dando apoio às suas aflições e medos. Deve encorajá-la, não para as próprias vontades dele que nunca foram satisfeitas, mas aos desafios que a vida vai se apresentar à ela.

A figura do homem verdadeiro, é a que protege, ensina e reconhece na mulher um ser para ser cuidado de maneira carinhosa e gentil. Isso é muito importante para a filha. O pai que dá atenção, brinca e conversa, fortalece a personalidade da menina. Ela se encoraja perante a vida, porque reconhece no pai um porto seguro, aquele que a tomará nos braços quando estiver confusa ou perdida.

Pais que são ausentes, bêbados, drogados, violentos não podem imaginar o quanto prejudicam a formação de uma filha. Basta perguntar a uma mulher que teve um bom pai, como ela se sente perante a vida.

Não basta colocar um filho no mundo e depois ignorá-lo por diversas desculpas: separação de casais (de casais, não de filhos), alienação, filhos de outros casamentos, infelicidade com a própria vida, etc. Um filho sempre estará esperando por um pai e quem se propôs a ser pai tem que saber disso.

Dizer ao mundo que é pai não basta e não mostra seu verdadeiro papel. O que mostra é como é ou será sua filha. Se para ela você tem importância e será seu exemplo e orgulho.

Se este texto não significa nada para você que é pai, saiba que sou uma dessas filhas que se orgulha do pai que tem. Minha vida foi observar um homem trabalhador, amoroso e cavalheiro. Hoje estou sozinha, mas em equilibrio e sabendo o que quero. E acho que mereço nada menos do que um homem com esses adjetivos.

Meu pai não é perfeito e nenhum homem ( ou mulher) o será. Não é disto que se trata o texto. E sim, da formação junto ao pai. Ao lembrar da minha infância e do meu pai, recordo-me de coisas boas e importantes: atenção, carinho e sempre que podia, doava seu tempo para brincar com os filhos. 
Cantava para eu dormir, me cobria e era companhia nas noites em frente a TV. Suas histórias de vida eram contadas e isso me fascinava. Incentivou os MEUS sonhos e não os DELE. Porque é importante sentir o que um filho quer e não o que você quer que seu filho seja. Não projete sua vida neles.

Se você pai, pensa que nós meninas esquecemos o mínimo carinho depois que crescemos, está enganado. A ligação pai-filha é única, iluminada e pode ser cultivada com o adubo do amor.

Termino este texto, recomendando aos pais que acordem neste mundo ganancioso e agitado, pois enquanto dormem, suas filhas estão crescendo e, quando despertarem, poderá ser tarde demais para ajudá-la a ser mulher.


Namastê

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CRÍTICAS, ELOGIOS, OPINIÕES E SUGESTÕES SOBRE A LEITURA OU O QUE QUER LER SERÃO MUITO BENVINDOS.