Autora: Josianne Luise Amend (JosiLuA)
Reclamar virou moda. Já levantamos de manhã reclamando do tempo, seja ele frio ou calor. Reclamamos do pão, do gosto do café, da falta de tempo e do tempero.É um tal de reclamar da vida, do trabalho, da falta de dinheiro, que nem reparamos nas bênçãos de Deus todos os dias.
Se algo é solucionado, reclamamos que não era assim que queríamos. Mas se há demora para resolver, reclamamos da ineficiência. Se ganhamos um presente, reclamamos que não era bem aquilo que queríamos, se não ganhamos nada, reclamamos que não somos lembrados.
Parece que reclamar nos faz mais comunicativos, chamando a atenção das pessoas. Quando alguns reclamam então, o fazem com voz alta, não interessando onde estão. Reclamam no trânsito, mas ruas, nas salas de aula e em todo lugar. Mas esquecemos que a gratidão amplia horizontes e nos traz uma satisfação pessoal, além de ajudar nossas vidas e corpos. Satisfação esta, necessária para realizar projetos, termos força, saúde e felicidade. E quem busca paz e estar de bem com a vida, não se sente à vontade perto de quem só reclama. A energia é ruim, pesada, pegajosa. Precisamos notar quais os sentimentos que regamos dentro de nós. Isto nos faz pessoas melhores, menos estressadas e mais resilientes. Mudar um pouquinho diariamente, traz mudanças significativas. Façamos uma análise anotando nossas reclamações no dia. À noite, olhe a lista e veja em que situação está colocando sua vida: se lembra de agradecer ou se vai dormir reclamando de algo. Coloquemos na balança e vamos descobrir se somos pessoas compreensíveis ou intransigentes.
Podemos pensar que reclamar ajuda em algumas mudanças que achamos necessárias. Mas esta não é a palavra certa. Reclamar e dar uma opinião são diferentes. Opinar sugere algo que, talvez, seja mais correto ser feito de uma maneira melhor. Tudo depende da forma que falamos e manifestamos nossa vontade.
Muitas vezes, tanto recebemos, como manifestamos desaprovações no trabalho reclamando, sendo até estúpidos, ao invés de conversar em como seria mais agradável fazer de tal forma. Isso causa sufoco, decepção e descontentamento nos outros, pois ninguém quer ser maltratado. O clima fecha e o ambiente se torna pesado.
Parece que reclamar faz parte de uma catarse de tudo que anda nos causando raiva e desconforto. Ao invés de respirarmos buscando a paciência, preferimos pegar um atalho e enviar para quem nos contraria, nossa energia mal resolvida. E isso também se refere aquilo que o mundo insiste em não nos dar, nos transformando em pessoas irritáveis com tudo e descontando mundo afora.
Reclamar significa clamar mais uma vez. E se o que sai de nossas bocas são palavras negativas, desanimadoras, improdutivas, pensemos que tipo de conexão estamos fazendo com o universo. Ele nos colocará próximos do que sentimos. Portanto, é bom treinar em ver o melhor nas coisas e do quanto é importante estarmos e sermos alguém gratos por mais um dia. Isto fará nossa grande lista diminuir dia a dia. E o mundo se tornará melhor para todos.
NAMASTÊ
Nenhum comentário:
Postar um comentário
CRÍTICAS, ELOGIOS, OPINIÕES E SUGESTÕES SOBRE A LEITURA OU O QUE QUER LER SERÃO MUITO BENVINDOS.