Autora: Josianne Luise Amend (JosiLuA)
Tirando alguns fatores como a presença de muitas pessoas estranhas à nossa convivência e talvez o próprio protocolo social, percebo muitos camaleões sociais, cujo comportamento muda completamente em reuniões. Se fosse só o comportamento, talvez não fosse tão preocupante quanto o é sobre a própria personalidade, que se transforma. E isso nos diz muito sobre pessoas, em quem confiar e com quem queremos estar, afinal se alguém muda seu jeito, suas palavras e atitudes, algo não está tão explícito sobre quem ela realmente é.
Todos devem conhecer alguém divertido, engraçado, humilde e simples quando está conosco, mas que se transforma em arrogante, onisciente e irritante quando está em grupo. Aquela pessoa que faz questão de te deixar sem graça com comentários desnecessários sobre seu jeito. E o que leva uma pessoa ser esse camaleão social?
Quando somos autênticos em qualquer lugar ou com qualquer pessoa, isto pode ser motivo de inveja ou ciúmes, levando o outro a tentar chamar a atenção para si através de atitudes que a sociedade elegeu como "elegância", mas que na verdade é apenas um rótulo na garrafa que não faz parte do conteúdo interior.
O que é original é especial. E não estamos falando de comportamento imoral ou inadequado, que têm a ver com a educação. É sobre ser fiel a si mesmo, sendo alegre, compreensivo e protetor não só entre duas pessoas, mas a todo momento. Como julgar alguém que quando está a sós conosco é um e no social se transforma em irritante e cheio de moral, buscando oportunidades para nos envergonhar?
Precisamos ser quem somos, sem medo de avaliações vindas de pessoas que não são felizes, não são honestas consigo mesmas e nunca saberão o que é ser quem realmente queremos ser. Pessoas transparentes são sinônimo de confiança e poder. Têm energia da luz divina e, talvez por isso, sejam alvos dos que não conseguem se iluminar, a não ser comprando pessoas com palavras que todos querem ouvir, ou com encenações de bondade.
É triste gostar de alguém, mas perceber este tipo de atitude quando estamos com outras pessoas. A única explicação é a de que estes oportunistas sociais precisam de aplausos e conquistar pessoas com a mesma energia, a fim de obscurecer quem brilha. Humilhar é uma forma de se colocar acima do outro, provocando queda energética em quem brilha. Quem concorda com as chacotas, provavelmente tem a mesma índole.
Admiro aqueles que tem coragem de ser exatamente o que são, pois é deles que vem a verdade. E conseguimos saber exatamente quem se fantasia e quem é o que é, estando a sós conosco ou numa multidão. Assim são os grandes e únicos que, muitas vezes são temidos pela real coragem de ser por fora o que são por dentro. Portanto, ser original é um grande avanço em toda energia que circula ao nosso redor, capacitando o entendimento de quem somos nós! Ganhar pontos é quem ainda joga com a própria vida, sem compreender que a beleza está em ser quem se é.
NAMASTÊ




