Total de visualizações de página

140141

Pesquisar este blog

Coração Aberto

Quando decidi escrever me senti uma borboleta saindo do casulo. E junto com ela saíram os sentimentos e os pensamentos que muitas vezes não conseguimos transmitir. Descobri que ser poeta é opinar sem medo, escrever é desvincular-se de segredos e expressar-se é viver intensamente.

JosiLuA

sexta-feira, 21 de março de 2025

A IRRITAÇÃO

Autora: Josianne Luise Amend (JosiLuA



Esta palavra veio na minha intuição muito forte hoje e decidi escrever sobre isto. Por que, afinal, nos irritamos e como lidar com esse sentimento que, se não for observado com cuidado, pode nos levar até a adoecer?

Normalmente, a irritação é provocada quando de alguma forma nos sentimos sem controle sobre algo que queríamos que seguisse nossas regras ou forma de pensar. Quando tudo combina com nosso jeito, desde palavras, até como as pessoas agem, não nos sentimos irritados, pois é confortável ser aceito ou estar no controle.

Acontece que vivemos com mais pessoas que também tem suas opiniões e maneira de agir. E muitas vezes elas podem ser manipuladoras, agressivas ou persistentes demais sobre o que pensam ou querem. Se não estamos preparados para respirar profundamente e deixarmos nosso mental absorver tais momentos, a irritação chega imediatamente. Como consequência, nossas ações e palavras podem ser desde debochadas até violentas.

Pessoas dissimuladas, com aquele sorrisinho sarcástico e um olhar de indiferença podem provocar muita irritação. Normalmente, quem age assim quer justamente estar no controle, porque também precisa lidar com seu ego ferido. É incrível como nos irritamos com coisas cotidianas como a fila no mercado, o trânsito caótico, a demora na sala de espera, o barulho fora de horário dos vizinhos, a falta de respeito das pessoas com nosso ambiente ou trabalho e por aí vai. 

Infelizmente, o nível de bom senso e civilidade não é igual para todos e quem quer viver melhor precisa encarar dificuldades nos relacionamentos pelo mundo afora. Ainda é um fator importante respirar! Talvez contar até 3 ou 3000 possa fazer a diferença. O que precisamos é ter consciência sobre como as explosões causadas pela irritação podem afetar intensamente nosso corpo através do hormônio cortisol que, liberado abundantemente, aumenta nossa pressão arterial, ou da adrenalina que pode fazer mal ao coração.

Então, o melhor mesmo para ser feliz e "aguentar" os mal-humorados e "sem noção" que estragam bons momentos e nossa paz é focar em outros pensamentos, sair de perto e respirar, pedir licença e se retirar, tentando não remoer a situação. Afinal, o que vale mais nesta vida: dar ao outro a satisfação de nos irritar ou dar a nós a paz interior que tanto buscamos? Conselho: deixe-o falando sozinho e saia de cena. Vá fazer algo que gosta! Mas não provoque e, se estiver errado na situação, seja humilde e corrija seu erro.

NAMASTÊ 

2 comentários:

  1. Marlene Salles3/21/2025 9:13 AM

    É verdade 👏 👏 👏 👏
    É melhor ter paz do que ter razão. Senão nós mesmos produzimos o veneno para o nosso corpo.

    ResponderExcluir

CRÍTICAS, ELOGIOS, OPINIÕES E SUGESTÕES SOBRE A LEITURA OU O QUE QUER LER SERÃO MUITO BENVINDOS.