Total de visualizações de página

140149

Pesquisar este blog

Coração Aberto

Quando decidi escrever me senti uma borboleta saindo do casulo. E junto com ela saíram os sentimentos e os pensamentos que muitas vezes não conseguimos transmitir. Descobri que ser poeta é opinar sem medo, escrever é desvincular-se de segredos e expressar-se é viver intensamente.

JosiLuA

terça-feira, 18 de março de 2025

POR QUE AS PESSOAS SE AFASTAM

 Autora: Josianne Luise Amend (JosiLuA)



Existem diversas razões para que as pessoas deixem de ter amizades ou de quererem permanecer numa relação, seja ela amorosa ou familiar. Pode ser desconfiança, aborrecimentos, traições, falta de respeito, de assunto ou de paciência. Com o tempo, vamos definindo quem fica e quem vai, conforme nossos sentimentos e apegos. E está tudo bem!

É normal que a própria vida mude as situações que antes eram diferentes. As pessoas casam, tem filhos, se mudam para outras cidades, outros empregos, outras escolas e tudo aquilo que era bom, engraçado ou que pensávamos ser eterno vai se transformando e tomando outras formas. Conhecemos novas pessoas e criamos novos laços. E mais uma vez, tudo bem!

Acontece que muitas vezes o meu momento não coincide com o do outro e começam as rusgas ou até sofrimentos. Temos que entender que amizades ou amor podem ser vividos com outras pessoas e grupos, conforme as mudanças da vida. Aos poucos vamos nos distanciando, até compreender que agora só temos boas lembranças do que era divertido. Isto não significa que precisamos cultivar raiva, rancores e mágoas, mas ao contrário, guardar bons sentimentos e buscar também novas oportunidades de conhecimento e aventuras através de outras pessoas.

Com a idade vamos nos definindo em grupos: os que cozinham, costuram, viajam, dançam, praticam esportes e tantas outras funções. Não é um adeus para quem já foi muito ligado, mas apenas que o próprio ciclo da vida precisou ser modificado para que tanto um lado, como o outro, pudesse florescer em troca de idéias, novas descobertas e afinidades. E mais uma vez, tudo bem!

Quando aprendemos a respeitar as escolhas, o momento e as decisões de outra pessoa, aprendemos também a liberar espaço em nós para novidades e aprendizado. Quanto mais cobranças fazemos sobre as decisões do outro, mais fácil se torna o afastamento. Porém, compreender e dar espaço pode ser uma forma de criar momentos de saudades e busca pelo reencontro.

Ninguém gosta de ser forçado a nada, pois cada um sabe como quer e pode resolver seus assuntos e sua vida. Interagir faz parte das almas, mas tudo que fazemos forçados a nos comprometer é definitivamente exaustivo. A beleza das relações está na consciência e respeito. E cabe a cada um saber até quando insistir ou desistir, pois só assim a vida se torna mais leve e as pessoas mais felizes. Deixemos o lugar do podium ser ocupado por outras pessoas. Nem sempre estamos em primeiro lugar para tudo.

NAMASTÊ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CRÍTICAS, ELOGIOS, OPINIÕES E SUGESTÕES SOBRE A LEITURA OU O QUE QUER LER SERÃO MUITO BENVINDOS.