Total de visualizações de página

Pesquisar este blog

Coração Aberto

Quando decidi escrever me senti uma borboleta saindo do casulo. E junto com ela saíram os sentimentos e os pensamentos que muitas vezes não conseguimos transmitir. Descobri que ser poeta é opinar sem medo, escrever é desvincular-se de segredos e expressar-se é viver intensamente.

JosiLuA

sexta-feira, 29 de dezembro de 2023

A LEVEZA NA TRANSFORMAÇÃO

Autora: Josianne Luise Amend (JosiLuA)


Hoje sinto aquela vontade enorme de escrever. Estou aqui tomando meu café, ouvindo as notícias que falam da praia, das viagens, da virada do ano e comecei a pensar sobre este ano. Não sei para você, mas para mim foi um ano onde alguns acontecimentos me transformaram. E sendo eles bons ou ruins, a transformação que sinto é muito boa.


A leveza tomou conta do meu coração e algumas coisas que antes me irritavam ou me frustravam parecem simplesmente não mais me afetar. O trabalho contínuo para não guardar mágoas, limpar o coração e entender o estágio de crescimento das pessoas, tem me ajudado e muito, nesse processo. E, acredite, é maravilhoso não se sentir com sentimentos depressivos, angustiantes ou coléricos.

Ainda não concordo com atitudes ou opiniões, mas o que posso fazer quanto a isso, se quem as têm se acha certo ou lhe falta bom senso e discernimento? Penso sobre o assunto e se minha maneira de pensar está de acordo com minha evolução. E se meu coração fala comigo dizendo que estou no caminho correto, rezo para que tal pessoa consiga definir seu melhor caminho e evolua, ajudando no processo à sua maneira.

Estamos chegando no momento em que o mundo todo brinda um novo ciclo e faz seus pedidos. Mas, e se ao invés de pedir bens materiais, todos os pensamentos pedissem paz e cura para a Terra? Pense no quanto isso poderia favorecer a humanidade, a energia em nossa casa e a vida neste planeta. Sabemos que na dualidade em que vivemos é impossível não ter os dois lados da moeda, mas o principal é saber qual lado queremos estar.

Me sinto em paz, cheia de vida e ansiosa pelo novo ano que vai nascer. E, para mim, isto é mágico, satisfatório. Sei bem que muitos perderam pessoas, bens materiais, sofrem com diagnósticos pesados ou ainda cultivam vinganças. Cada um tem uma missão aqui na Terra e não temos controle sobre o destino, o futuro. Muitos carregaram cargas bem mais pesadas que as minhas, talvez porque Deus acredita naquele filho e na sua força. Saiba que a fé e a oração realmente fazem milagres e que acreditar na própria essência divina é um instrumento importante para renascer.

Meu querido anjo que se encontra ao meu lado agora me pede para encerrar o texto, deixando para todos uma pergunta, a qual devemos pensar e repensar para o novo ano:
" Quem realmente é você e o que quer mudar?" Se queremos mudar nossas vidas, temos que começar por nós! Focarmos no nosso caminho e não no que o outro tem, faz ou realiza. Observarmos e aprendermos, sem tirar do outro o que é dele. Não culpar ninguém pela perda ou não sermos suficientemente bons e esforçados. O ano está vindo cheio de oportunidades, principalmente porque será o ano do infinito, número 8. Acredite em si mesmo, sem querer se exibir ou fazer para ser invejado, mas admirado e exemplo para a vida.

Um grande abraço de luz, muita paz e harmonia no seu caminho

NAMASTÊ 

terça-feira, 26 de dezembro de 2023

DIA DA LEMBRANÇA

 Autora: Josianne Luise Amend (JosiLuA)



Lembre quem és!
Não viemos ao mundo para nada. Precisamos aprender, cultivar amizades e buscarmos a felicidade.
Não somos do nada. Somos do Todo. A vida floresce em nós! Devemos alimentá-la todos os dias com boas ações e palavras para que se desenvolva um espírito justo e capaz.
E ser capaz é realizar, conquistar e enxergar nitidamente o certo e o errado.

Lembremos de onde viemos, de quem nos ofereceu morada ao espírito até formarmos o corpo físico. Respeitemos nossos antepassados, absorvendo deles a sapiência. Não nos julguemos tão inteligentes que não possamos ouvir e aprender o que eles têm a dizer.

Lembremos sempre de quem nos prejudicou de forma a nos desviar de um bom caminho, desmoronar nossa fé ou nos fazer sofrer, a ponto de pensarmos em desistir. Nosso arquivo mental não deve estar fechado e ficar empoeirando. Precisamos dele para saber onde pisamos, afinal existem pedras soltas que podem nos machucar.

Lembremos de fazer limpeza constantemente em nosso coração. Cuidemos do que faz dele um órgão vital. Ele pode sofrer, surtar, chorar e encher-se de mágoas que prejudicarão sua função. Imaginemos ele envolto em luz rosa do amor. Passemos a mão direita sobre o peito e o acariemos, acalmando e falando lindas palavras.

Lembremos do que nos fez rir e sermos leves. Essas lembranças são um néctar ao espírito que gargalha energia do bem ao universo. Perceba que ao lembrar de coisas boas, sorrimos por dentro e até nossos lábios se esticam.

Lembremos que estamos de passagem, não temos onde guardar o material quando voltarmos para casa. Então, sejamos mais, do que o desespero de termos mais. E alimentemos o lobo dentro de nós com astúcia para que ele não nos coma em vida.
Sejamos sagazes para definirmos os exageros que nos boicotam como vaidade,  gula, orgulho. Podemos tê-los como assistentes, mas não como diretores.

Enfim, lembremos que o Pai nos ouve e espera de nós um pedido de orientação.  Então, tenhamos tempo de orar com fé, pois quem a têm sabe bem que ela desenvolve capacidades e transforma a alma.  Lembremos que do pó viemos e ao pó retornaremos. Mas a bagagem que levaremos pode ser leve e sábia ou pesada e triste.

NAMASTÊ 

sábado, 23 de dezembro de 2023

FELIZ NATAL PARA VOCÊ

 Autora: Josianne Luise Amend (JosiLuA)



Oi gente!
Amanhã é a véspera de Natal e no Brasil comemoramos, festejamos e celebramos nesta data. Reunimo-nos com a família, amigos, conforme as tradições de cada um. É um dia importante, onde não só significa o fim de um ciclo, as companhias, mesas onde sentamos para comer unidos, mas também onde paramos um pouco para a conexão com Deus.

Seja lá como cada um costuma festejar, é importante o mundo se unir num pensamento de paz, amor e esperança. Esta linda energia é enviada ao plano espiritual e a Terra recebe o presente para manifestar uma transformação. Um único dia no ano em que a vida de Jesus é lembrada, em que o Salvador pode ser vivenciado em nós.

Quero aproveitar este momento e agradecer a todos vocês que abrem meu blog e lêem os textos que escrevo. Agradecer a paciência em receber minhas mensagens e também agradecer as suas, quando me mandam recados ou uma simples figurinha. Vocês não imaginam como meu coração se enche de luz quando sei que um ou outro dá um jeitinho de ler.

Quero deixar aqui meu carinho e um imenso abraço de luz para todos, desejando que, solitários ou na companhia de alguém, seu Natal seja ESPERANÇA de uma vida mais sensível e transformada em amor, paciência, caridade, iluminação, excelentes e boas decisões e muitos esclarecimentos.

Que todos nós possamos experimentar o lado bom da vida, respeitando e compreendendo, conduzindo com sabedoria a quem está precisando de ajuda e proteção. Que a imensa estrela de Belém ilumine mentes e corações, indicando o caminho correto.
Acreditem! Torço por cada um de vocês,  porque cada pessoa que for mais feliz neste mundo, libertará suas amarras e vibrará amor para a Terra. E um simples ato de amor desencadeia muita vibração boa ao redor.

Gratidão por cada palavra que me serviu de lição, alento, despertar. Gratidão pela amizade, respeito e lembrança. Gratidão por estarem, de alguma forma, fazendo parte da minha vida. E me perdoem os erros, as atitudes impensadas e a falta de presença nas horas em que eu deveria lhes dar as mãos.  Estou buscando a libertação de alguns sentimentos que ainda precisam ser trabalhados com afinco.

Termino aqui desejando um Feliz Natal, deixando de lado qualquer tipo de sentimento que não deve fazer parte de uma noite feliz! Afinal, o brilho de luzes enfeitando as casas, as velas, músicas e a magia não combinam com raiva, mágoas ou qualquer outro sentimento que inspire escuridão. Eu aceito o poder da manifestação do amor em minha vida! Experimentem dizer isso!

Feliz Natal com muito, mas muito amor!

quinta-feira, 21 de dezembro de 2023

RETROSPECTIVA DA ALMA

 Autora: Josianne Luise Amend (JosiLuA)



Nesta época é comum ouvir comentários sobre o ano que está indo embora. Cada um de nós passou por sentimentos, ou já conhecidos, ou que ainda não havíamos experimentado. A finalidade é observarmos bem nossos erros e acertos e tentar não repetir os que nos deixaram estacionar como espíritos que buscam a ascensão.

Ninguém está livre de se surpreender com atitudes, palavras e situações inesperadas, vindas desde pessoas estranhas, até daqueles que amamos. O que importa é como resolvemos, o que dizemos e as mudanças que temos.

Acontece que nem tudo é tão fácil quanto gostaríamos ou pensamos. Quando as mudanças sobre nosso comportamento vêm, normalmente afetamos e incomodamos pessoas. Principalmente aquelas que têm muitos rancores a resolver. Elas projetam suas desconfianças, sua raiva por sentir que o mundo consegue fluir, mas elas não e acabamos no foco de suas flechadas amargas. Alguns saboreiam o sofrimento de outros, se nutrem do desequilíbrio para poderem ter paz de espírito. 

É triste perceber que o mundo não progride em igualdade, mas o livre arbítrio deve ser respeitado. Cada um desperta segundo sua vontade e querer. Podemos aconselhar, orientar ou mostrar um caminho mais consciente (se é que o que é certo para nós, é certo para os outros), mas não podemos viver a vida de ninguém. Queremos proteger os que amamos abrindo o guarda-chuva na tempestade, mas se quiserem sair na borrasca e enfrentar ventos e granizos, difícil será convencê-los, se a teimosia for companheira. Eles mesmos precisarão experimentar a dor, o frio e o medo para concluírem algo sobre suas atitudes na vida.

O mundo sempre foi assim. E dores são mais fortes em pessoas sensíveis e amorosas. Corações de pedra parecem não sofrer tanto. Parecem! Mas esses corações só não demonstram seus sentimentos, porém como são endurecidos, fica mais difícil dissolver na energia do amor suas raivas, invejas e maldades. E concretam coisas ruins com as quais terão que lidar com mais dificuldade.

Enfim, com a introspeção natural da época,  onde analisamos se o ano poderia ter sido mais fácil, com menos violência e mais amoroso, nos damos conta de que não perdemos tempo em tentar evoluir, ou apenas existimos estacionados em orgulhos e desrespeitos com as vidas ao redor e nossa própria vida. E, se houver oportunidade de ainda vivermos mais um ano, precisamos buscar o que seria um verdadeiro despertar de consciência, sabendo que mesmo assim enfrentaremos os lobos famintos pelo desequilíbrio da energia. Nessa hora, a melhor companhia é Deus!

NAMASTÊ 

quarta-feira, 20 de dezembro de 2023

NÃO PERCA TEMPO

 Autora: Josianne Luise Amend (JosiLuA)



Não perca tempo remoendo sentimentos. Ou  perdoa a si e ao outro, ou segue em frente sozinho. O tempo que perde pensando no que te afetou interrompe o fluxo que liberta a energia das novidades e da felicidade em tua vida.

Não perca tempo fingindo que trabalha, que estuda, que realiza. Você se enganar só vai atrasar sua vida e o mundo ao redor continua girando, produzindo, indo em frente. Quando vir, ficou para trás, sem aproveitar realmente o tempo que lhe foi dado.

Não perca tempo insistindo para que alguém te ame, te escute, te veja. Deixe que o universo conspira a seu favor e te traga o melhor. Quem não merece sua atenção, seu carinho, seu amor não deve ter seu tempo também. Ao seu redor tem Pessoas esperando um olhar seu.

Não perca tempo fazendo fofocas, falando mal de alguém. Você não percebe, mas está se prejudicando duplamente, criando egrégoras densas ao seu redor e também de quem fala. Isso é magia ruim e dará conta disto ao universo.

Não perca tempo tentando explicar seu amor a quem não te respeita, nem ouve. Quem te desdenha deve ser libertado de sua ânsia em ser compreendido e amado. Abra espaço para o melhor entrar em sua vida. Siga em frente.

Não perca tempo tentando ensinar quem nem ao menos te dá chance de falar. Quem não quer ouvir verdades precisa aprender com a vida e só com ela realmente aprenderá.

Não perca tempo chorando pelo leite derramado. Ou você limpa a área e renova as forças  ou deixa tudo como está e vai viver se incomodando e olhando para a sujeira.

Perder tempo num.mundo tão agitado é perder nossas próprias oportunidades de sucesso, de amor, de esperanças, de realizações frutíferas. Podemos descansar, nos conectar com nosso Eu Superior e buscar sabedoria no silêncio, na parada obrigatória para entender. Mas o que não podemos é ficar remoendo situações e sentimentos sem abrir as portas para o novo, algo melhor, mais sadio, lucrativo e amoroso. Deixar ir é simplesmente o que nos traz o que não enxergamos quando focamos no ruim. Prender é adoecer. 

Como fazer isso, então? Quando for falar sobre algo que incomoda, lembre de falar de algo bom e renovador. Quando fizer fofoca, fale do bem que passou ou de alguém que admira. Essa forma de energia do pensamento limpará o ambiente e trará a força cósmica espiritual de luz para você. E começará a mudança física em sua vida. Experimente!

NAMASTÊ  

sexta-feira, 15 de dezembro de 2023

JULGAMENTOS DESNECESSÁRIOS

 Autora: Josianne Luise Amend (JosiLuA)

Este texto é um pequeno desabafo...E desabafos fazem tão bem...



Eu sinto...
Sinto a incompreensão sobre quem eu era e quem sou agora.
Cada pessoa segue seu processo, aprende com suas dores e desperta ou continua dormindo.
Errei muito na minha maneira de ser e ainda hoje tenho meus conflitos. Não sou perfeita e estou longe de ser o que deveria. Mas não desisto, luto por mim, pela minha fé e pelo que acredito.
Sinto que estou pouco a pouco me transformando, através da ajuda dos Mestres e de toda corrente de luz. Mas a dureza em ser julgada pelo passado me faz sofrer e isto para mim se torna um fardo.
As minhas palavras de hoje não são como beleza, mas um prato cheio para deboches e insensibilidades que ainda me afetam, apesar de todo trabalho que faço para suprir minhas falhas.
Não me olham com orgulho vendo minha transformação,  mas como a falsa que dá lições de moral quando o passado a condena.
Imaginem o que 62 anos de vida, luta, decisões, sins e nãos, deixar ir e sofrer, competir, ser traída por pessoas que jamais esperava, e outras tantas situações que nos machucam, nos surpreendem, nos maltratam o coração podem fazer na vida de uma pessoa. E eu não tinha quem me orientasse espiritualmente. Tive que buscar meu aprendizado guiada, graças a Deus pela luz. Eu faço o que posso para levar alento, bons pensamentos e um pouco de discernimento à vida das pessoas, pois descobri que esta é minha missão.
Sinto muito se o que digo hoje faz as pessoas pensarem ou se perguntarem "Quem sou eu para falar tais coisas". Eu respondo: sou fruto de meu esforço em modificar a mim mesma através do autoconhecimento, das meditações, recebendo mensagens e intuições.
Não vim ao mundo sabendo tudo, tive que, como todos, me interessar em aprender o que tinha curiosidade. Sofri bullying na escola e nem sabia o que era isso e como lidar com tais atitudes. A discriminação era visível. Fui me tornando agressiva e preparada a responder a todos que me enfrentavam. Sofri muito calada, chorei muito sozinha e me senti desprezada em muitas ocasiões. Isso me fortaleceu como individualista e independente.
Hoje, busco trabalhar sentimentos que se colaram na minha alma e que ainda vêm à tona quando ouço a incompreensão e jogos de palavras a fim de machucar, cutucar e te fazer cair. Parece que a mudança para melhor sempre tem que ser provada, questionada e afeta quem ainda tem contas a pagar.
Mas vou continuar e sei que estou num processo. E também sei que vivo num planeta cheio de energias tristes, que precisam de luz. Sei quem sou hoje e quem não quero voltar a ser. Depois que perdi meu pai, compreendi que o tempo em não estar com ele foi o maior erro que cometi. Poderia ter ouvido mais seus conselhos, fazer mais coisas com ele e aproveitar melhor suas piadas e risos. Infelizmente, hoje sei bem o que ele sentia e isso dói demais.
Isto é um desabafo que talvez sirva para alguns, ou talvez dêem risada. Não importa! O blog é meu e tenho direito de escrever o que bem quiser, pois sei que em algum momento isto servirá de lição de vida para alguém.
A tarefa de se amar não é fácil, mas é certamente a que nos faz chegar...

NAMASTÊ 

NÃO PERMITA O PODER DOS OUTROS SOBRE VOCÊ

Autora: Josianne Luise Amend (JosiLuA)


Ninguém tem poder para tirar o que realmente é seu. Aquilo que você desenvolveu, moldou, lapidou ao longo dos anos. Ninguém pode exterminar algo que está em você: seu sorriso, sua voz, seus pensamentos. A primeira resposta que vem é: pode sim! E eu te digo: depende do que tem no coração.


Jamais alguém poderá tirar sua paz, se você ignorar com toda sua força a ira desta pessoa. Deixe-a falar sozinha, retire-se e se proteja contra as energias que ela lança.

Não há como alguém tirar seu sorriso, se você olhar para o céu e ver que Deus existe e que aquela pessoa é só um prego infeliz na madeira.

Não permita que tirem sua inspiração,  portanto não conte tudo, nem abra seu coração para aqueles que sabe que te invejam.

Lembre-se que nem todos que te abraçam ou acolhem são dignos da tua confiança e torcem por você. Num abraço nunca vemos a expressão da pessoa e numa conversa tem muita gente que quer saber da sua vida para passar adiante ou para se sentir melhor com sua própria mediocridade.

Não derrame lágrimas para quem não te compreende de verdade. Erga-se, suspire e siga em frente. Tem gente neste mundo que se sustenta da tristeza de outras. Verdadeiros vampiros energéticos. Chore com quem preza o amor por você.

Não acredite em falsas promessas, nem lindas palavras, quando o próprio coração te cutuca e te implora que o ouça. Somos seres divinos, sabemos bem de onde o mal pode surgir.

Ninguém pode tirar de nós o amor, o sorriso e a força quando estamos nas mãos de Deus e Nele confiamos. Quem acredita em Suas bênçãos consegue enxergar o diamante num prato de sal grosso.

Mas, se você se sentir frágil ou com a sensação de que perdeu tudo, pare e analise sua vida e talvez lembre que em algum momento tirou o amor de alguém, fez algum mal ou jogou palavras de ódio, traiu, roubou, mesmo que um simples objeto ou ainda descartou algo abençoado. E o universo com seu ciclo da vida, estará com as lições prontas a nos serem dadas, mesmo que nos consideremos bons e perfeitos. O que acontece é que reclamamos demais e não percebemos nossas atitudes. E ouvimos sempre: " Por que eu, meu Deus?" E Deus responde: " Por que não você?"

NAMASTÊ 

terça-feira, 12 de dezembro de 2023

O BEM MAIS PRECIOSO

 Autora: Josianne Luise Amend (JosiLuA)



Todo ser humano tem desejos e trabalha para conseguir realizá -los, seja lá de qual maneira o faça. Esse trabalho está inserido na sua educação e índole. Uns vão pelo caminho árduo, porém correto e outros escolhem atropelar o que ou quem estiver na sua frente.

Interessante perceber o que consideramos precioso em nossas vidas. Dependendo da fase em que estamos, esses bens se tornam mais evidentes. Com o capitalismo exagerado de hoje, desde cedo as crianças sonham com bens materiais. Umas invejam as outras e sofrem quando não têm o que outros têm.

Esse desejo faz algumas se esforçarem na vida e crescem com objetivos e metas. Mas, qual seria o bem mais precioso que deveríamos ter em mente durante a vida? Seria a família, colocando nela as prioridades em ajudar, estar próximo e compreender? Seriam nossos relacionamentos, esquecendo as outras pessoas e nos dedicando inteiramente a eles? Seria o trabalho, a profissão que exercemos, nos dedicando tanto que esquecemos até de nós mesmos?

Priorizar determinadas coisas é até certo ponto interessante, mas a vida é feita de diversas partes com ensinamentos e funções diferentes. Precisamos ser versáteis e classificar o que, naquele exato momento, interessa e importa mais para nos tranquilizar e trazer felicidade. Caso contrário, não damos conta e a saúde física e mental estará abalada.

Porém, devemos perceber se não estamos dando força a coisas que não deveriam ser alimentadas com tanta ênfase. Talvez alguns desses maiores problemas sejam as dores, tanto físicas, quanto emocionais. Não podemos torná -las tão preciosas ao ponto de não enxergarmos mais a saída. Valorizar essas dores nos fazem sucumbir, desanimar e cometer insanidades. Sim, podemos sofrer e ter um momento para entender o por quê da doença, do abandono ou da atitude de alguém. Isto tem um tempo. É o tempo necessário para enxergar que a vida continua, que existem pontes para atravessar e acessar novas paisagens e que já  aprendemos o que era necessário. Não devemos nos agarrar e focar nestas dores como se fizessem parte de nós, pois não fazem! São como provas no colégio da vida, cujas respostas nos darão a aprovação ou seremos reprovados, para novamente ter o que aprender.

Portanto, a vida está no aqui e agora. O hoje tem infinitas possibilidades e portas para abrirmos. Cabe a nós ficarmos somente no mesmo aposento ou abri-las, a fim de ter uma visão mais ampliada do horizonte. Não importa quem ou o que precise abandonar ou trazer de volta. Não importa como se sente agora com a atitude de alguém. Respiremos e deixemos que nada interfira no que sentimos para sermos felizes. Mas lembremos: isto tem que vir de dentro para fora, caso contrário, estaremos apenas colocando panos quentes que, com o passar do tempo, apodrecerão. O bem mais precioso, se não entendeu ainda, somos nós!

NAMASTÊ 

sexta-feira, 8 de dezembro de 2023

TODOS ERRAM

 Autora: Josianne Luise Amend (JosiLuA)



Sim, eu erro! E erro muito!
Erro nos pensamentos, nas palavras e nas atitudes.
Erro em não dizer não e em dizer sim, quando queria dizer não.
Erro em não pensar e depois me arrepender.
Erro em não ter tido a paciência necessária na hora certa.
Erro em deixar que me destruam a paz.
Erro em me julgar com tanta rigidez, que até meu corpo fica dolorido.
Erro em não guardar o que deveria ser melhor administrado.
Erro em me desdobrar quando quero ficar recolhida.
Erro em não deixar que eu seja mais leve e menos preocupada.
Erro nos excessos de zelo, de trabalho, de preocupação, que tiram de mim momentos de alegria, prazer e aventura.
Erro por amor, por cautela, por organização, por cuidados, por bondade. Erro por mentir, quando a verdade por mais doída, seria mais  justa. Erro em deixar meus ouvidos sofrerem com o lixo das palavras. Erro em absorver demais o que deveria deixar seguir. Erro em não aplicar na vida o que aprendo com o espiritual.

Erros mal compreendidos, julgados, que levam ao desrespeito, ao medo, à dor.

Erros sem desculpas, que prejudicam ou que são insensíveis.
Erros que modificam vidas, relações e deixam marcas.
Erros que podemos reverter em perdões, caridades e benefícios ao mundo.
Afinal, quem não erra? Errar é aprender onde dói mais, ou com que tipo de espinho fomos espetados. Errar é bater a cabeça a fim de colocar as idéias e o bom senso no lugar. É simplesmente deixar que o que somos se transforme em algo melhor, consciente e com conhecimento maior.
Errar faz a alma se acalmar, visualizar e buscar a sabedoria.
O grande problema está em errar, errar e errar e jamais ter humildade para entender, aprender e se libertar destes erros. E viver numa redoma achando suas certezas a verdade do mundo. Por isso,  busquemos errar com consciência de que teremos retorno, seja no físico, no mental ou no espiritual. E que, dependendo do erro, estaremos fadados a conviver com as consequências. 

NAMASTÊ 

terça-feira, 5 de dezembro de 2023

TERNURA

 Autora: Josianne Luise Amend (JosiLuA)



Ternura
É o abraço amaciante
Um beijo cativante
E o olhar que tudo entende

Ternura
É um toque que dá arrepio
A joaninha que pousa na mão
A folha correndo no rio

Ternura
É responder com paciência
É guardar uma confidência
Sem prejudicar quem confia em nós.

Ternura
É o por-do-sol iluminando o morro
É encostar a cabeça no ombro amigo
É ajudar o mendigo

Ternura
É um estado de consciência
Que afeta a alma e o coração.
É olhar a vida com admiração. 

Ternura
É amar na medida certa
Sem tirar do outro a coberta
Desnudando sua própria vontade.

Ternura
É não esquecer quem te fez bem
É acalentar um filho no colo
É ter espaço para mais alguém

Ternura
É magia que explode da alma
Quando a mesma se sente calma
E sem querer exala mais e mais amor...

NAMASTÊ 

domingo, 3 de dezembro de 2023

COMO É SEU AMANHECER?

 Autora: Josianne Luise Amend (JosiLuA)



Que delícia é o amanhecer! Gosto de acordar quando o sol ainda não se exibe totalmente. O silêncio do mundo favorece a paz. E, quando o clima é quente, há ainda o frescor da noite acolhendo o corpo.

No desjejum, só o canto dos pássaros buscando seu alimento. O físico ainda se esforça para estar totalmente rígido. A gente se espreguiça a fim de colocar a musculatura no lugar. Somos engraçados!

Alguns loucos voltam para casa depois da noitada fazendo barulho com seus escapes barulhentos ou músicas altas, perturbando este momento sagrado. É o momento de encaixe do corpo astral no físico,  momento do cheiro do café, de ficar à vontade na delícia do alimento que escolhemos para iniciar a jornada. Não perturbe!

Sim, não perturbe essa hora maravilhosa! Tudo começa aqui e posso sentir como será o novo dia. Meu humor é ótimo pela manhã,  não costumo ter cara amarrada. Gosto de acordar e olhar para o céu, sentindo a leve brisa. Somos divinamente misteriosos!

Em cada casa um jeito diferente de acordar, uma forma distinta de se alimentar. Penso que gostaria de viver mil anos para ter a oportunidade de conhecer toda cultura deste mundo, desde as comidas, até seus padrões de vidas. Imagine quanta riqueza de conhecimento!

Quando acordamos, não imaginamos quantos, ao mesmo tempo, saem de seus leitos ou quantos já estão na batalha de suas vidas. A vida em si é uma arte. A arte de sobreviver, conforme onde e como se vive. Quando penso nisso, a gratidão toma conta do meu coração e digo para mim mesma: estou onde devo estar!

Não devemos perder a oportunidade diária de agradecer. Afinal, nos preparar para o que o dia nos reserva pode ser a melhor maneira de iniciar a nova etapa. Mesmo que inclua alguns contratempos que possam nos magoar ou irritar. Pois, esse silêncio e o café da manhã fortalecem o espírito e contribuem para a alegria em nossas vidas. Precisamos respeitar o despertar de cada um, sem usurpar dele o direito desta paz. Pois cada pessoa sabe seu ritmo e se prepara diferentemente para o novo amanhecer. E acredite, isto faz uma grande diferença!

NAMASTÊ 

sábado, 2 de dezembro de 2023

DESCUBRA A ESSÊNCIA DE AMAR

 Autora: Josianne Luise Amend (JosiLuA)



Ontem tive a oportunidade de ficar olhando minha neta calmamente. Observei seu rosto e seus gestos, enquanto falava comigo. Me dei conta de que, apesar disso acontecer com frequência, nem sempre isso se torna tão especial, mas sim mecânico. Enquanto ela falava, percebi o grande amor explodindo dentro de mim, invadindo mente e coração. E isso me chamou a atenção, pois estamos tão acostumados a ter as pessoas ao nosso lado, que deixamos passar o que de real acontece com nossos sentimentos.

Aproveitar o momento com as pessoas que amamos não se restringe só a acompanhá-las em atividades, mas senti-las. Há uma essência divina em cada um e, quando acessamos isso, conseguimos ir além do simples amor, para entender o amor incondicional. E isso causa muita transformação na alma, pois esse amor é um néctar importante e curativo.

Nesse processo, parece que adentramos uma dimensão além da nossa, onde podemos sentir mais paciência, carinho, beleza não física e uma energia incrível no chacra cardíaco. Tudo porque nos demos o direito de silenciar e observar com amor real. Quem nunca experienciou isso, pode fazer acontecer. É só esquecer seu papel ativo naquele momento como ouvinte, educador ou outro, para observar plenamente quem amamos.

Talvez você já tenha observado um amor dormindo, brincando ou em plena ação no trabalho e sabe o que isso significa. É como dar mais valor aquele espírito, descobrindo os elos espirituais que nos ligam. Há muita pureza e fragilidade neste momento, por isso aproveitá-lo é importante, já que ele se quebra de repente e voltamos à realidade da loucura, das tarefas e da racionalidade. E, usar o que carregamos na alma para transmitir como compreensão e amor pode salvar relações e vidas.

Disto tudo, aprender mais sobre quem são as almas que vivem ao nosso redor é compreender que amá-las e respeitá-las é uma maneira de aproveitarmos melhor o tempo com elas, descobrindo sua beleza e potencial, que muitas vezes não enxergamos, condicionados apenas a ver seus erros e defeitos. Experimente!

NAMASTÊ 

quinta-feira, 30 de novembro de 2023

PROPAGANDA DE SI MESMO

Autora: Josianne Luise Amend (JosiLuA)




E se, de repente, você fosse intimado a fazer propaganda de si mesmo sem mentir, correndo o risco de a cada mentira ter um defeito no corpo, como acha que terminaria o processo? Será que somos sinceros o suficiente, inocentes ou tentaremos burlar o ego nos enganando sobre a verdade?

Pois podemos ter uma breve noção,  respondendo a essas alternativas. Depois, leia cuidadosamente e perceba no que pode mudar para ser uma pessoa melhor, ou simplesmente bata o pé e continue com o que te dá tanto orgulho de si mesmo. Vamos lá!

1) Me considero uma pessoa:
A. Nervosa
B. Calma

2) Meu limite para aturar a estupidez é:
A. Zero
B. 50%
C. 100%

3) Sou uma pessoa que:
A. Ouve mais
B. Fala mais
C. Interrompe quem está falando
D. Não dá opinião de nada

4) Gosto de:
A. Solidão
B. Reunião com família
C. Estar com os amigos
D. Estar grudado no relacionamento

5) Me considero:
A. Intolerante
B. Paciente
C. Compreensivo
D. Fingido

6) Costumo;
A.Mentir para me desculpar sobre algo
B. Dizer sempre a verdade, custe o que custar
C. Enrolar de alguma forma, dizendo a verdade, porém me sentindo mal.

7) Tenho mania de:
A. Falar gritando
B. Meu tom de voz é médio
C. Gosto de falar baixo

8) Quando me ligam:
A. Atendo sempre, pois sou preocupado
B. Penso se estou com vontade de falar
C. Minto, dizendo que não ouvi ou vi a ligação

9) Quando alguém está falando:
A. Costumo cortar a pessoa e falar o que penso
B. Espero para dar minha opinião,  aguardando quem fala .
C. Deixo a pessoa falando sozinha e me retiro para fazer algo

10) Se alguém tem um problema:
A. Procuro saber e ajudar de alguma forma
B. Ofereço-me para ajudar, mas espero que me peçam
C. Nem quero saber para não ter mais problemas

11) No trânsito:
A. Dirijo com pressa, violência,  discutindo e buzinando o tempo todo
B. Coloco uma música, canto, percebo a paisagem e sou atento
C. Me acho o melhor condutor, empurrando todo mundo e sou impaciente.

12) Mesmo que tenha um problema e esteja cansado:
A. Tenho espaço para ouvir e ajudar
B. Já saio gritando falando do meu estresse e problema
C. Ajudo, mas fico irritado e bufando.

13) Tenho mania de:
A. Chorar quando ninguém vê
B. Rezar muito buscando compreender e ter paz
C. Jogar praga, falar palavras ruins e enviar energia do mal, me vingar de alguma forma

14) É sagrado para mim:
A. Paz no horário das refeições
B. Amorosidade com crianças e natureza
C.  Ter bem longe o que atrapalha, me incomoda e dá mais trabalho.

15) Me considero:
A. Religioso e aceito que os outros façam escolhas
B. Religioso fanático, onde só existe o que acredito
C. Não acredito em Deus
D. Sou espiritualista, tranquilo, estudo sobre a vida e Deus.

16) Quanto ao mundo ao meu redor:
A. Estou atento aos problemas e me esforço para ajudar e melhorar
B. Pouco me importa, eu vivendo bem, o resto que se vire
C. Faço parte de grupos para ajudar o futuro, observando minhas atitudes e relações

17) Caridade para mim é:
A. Doar o que me incomoda ou tá velho e tenho demais
B. Doar o que alguém precise, mesmo que eu tenha só um
C. Não dôo nada, pois o que consigo é porque trabalho e me esforço 
D. Faço parte de grupos de caridade. Tenho prazer em me doar.

18) Me considero:
A. Intolerante - não costumo perdoar o que me fazem
B. Prestativa - estou sempre por perto, buscando saber da vida dos outros para ajudar
C. Amorosa- tenho em mente que só o amor é capaz de trazer benefícios e abundância
D. Falsa - digo que está tudo bem, mas fico remoendo o problema até poder dar o troco.

19) Sobre o dinheiro:
A. Quando tenho o que me sustenta, busco ajudar quem precisa
B. Não gosto de dividir, tenho raiva de ter que ajudar.
C. Minto sobre o que ganho, para não ter quem queira usurpar ou controlar minha vida
D. Sou tranquila, não me acho mesquinha. Acredito na energia da fluidez. No que puder ajudo.

20) Sobre traição:
A. Já traí pessoas, amores e inclusive familiares e isso não me afeta
B. Nunca traí ninguém, não acho justo não ter sinceridade
C. Já traí e não tenho desculpa pela atitude. Mas aprendi com esta ação e agora busco ser mais sincero e leal.
D. Trair faz parte da vida. Não precisa ser explicado.

21) Numa discussão:
A. Sou humilde e reconheço quando o que penso realmente não é o correto 
B. Estou sempre certo e aumento a voz ou me distancio para não dar razão 
C. Ouço com atenção, procuro fazer um balanço da situação e aceito se estou errado, porém caso contrário, tento mostrar sem rispidez.
D. Me ofendo se não me dão chance de falar e me calo. Prefiro não discutir.

22) Acho necessário:
A. Agradecer sempre, mesmo que não goste da pessoa
B. É obrigação e o trabalho da pessoa fazer algo, não preciso agradecer. Já está ganhando para isso.
C. Nunca agradeço, gosto de ser servido.
D. Agradecer é puxar o saco ou se humilhar

23) Sobre pedir licença ou cumprimentar:
A. Só faço isso se as pessoas estão acima de mim
B. Faço isso com todos, sem distinção, pois acredito na educação e na boa convivência. 
C. Nem olho para os outros para não ter que cumprimentar e, se estou em público, vou empurrando.
D. É prazeroso tratar bem os outros para cultivar o amor.

24) Sobre aprender:
A. Estudei o suficiente para saber que sei tudo sobre o assunto
B. Estou disposta sempre a ouvir e aprender um pouco mais
C. Me irrito com pessoas que estão sempre querendo dar lições. Eu me basto!
D. Gosto de ensinar, mas deixo que o outro escolha se quer aprender.

25) Sobre ser gentil ou ignorar
A. Não ligo se as pessoas se importam comigo. Não tenho tempo para isso.
B. Estou sempre buscando entender os motivos que levam alguém a me ignorar e tento perdoar
C. Se fez uma vez para mim, não fará a segunda.
D. Prefiro ouvir as desculpas e as justificativas, do que excluir alguém. 

26) O que realmente importa na vida:
A. Riqueza 
B. Ostentar e ser enaltecido
C. Ter humildade e não querer que os outros me invejem, mas ensinar o caminho
D. Ter fama, mesmo que tenha que pisar em alguém 

27) O que mais me define:
A. Garra
B. Arrogância 
C. Poder
D. Prestativo


Agora, depois de ser sincero, é só analisar se esta é realmente a vida que pretende ter e ser. Ninguém está te julgando, a não ser você mesmo. Esta é uma auto-análise e pode fazer com que melhoremos ao menos um pouquinho, se acreditarmos que as energias que emanamos podem modificar momentos, situações, relações e toda a vida. Pode ser que tenha mais de uma resposta para uma questão. Não importa! O que importa é o que a resposta significa para nosso autoconhecimento e o que faremos para as mudanças benéficas. 

Obviamente, cada um de nós tem dentro de si o conhecimento de sua vida e leva na alma seus aprendizados. Querer evoluir é uma escolha. E todos na Terra esperam que cada um busque essa evolução. Essa é a grande responsabilidade humana!

NAMASTÊ 

terça-feira, 28 de novembro de 2023

EVOLUIR OU ESTACIONAR

 Autora: Josianne Luise Amend (JosiLuA)



Estamos sempre pensando em como podemos evoluir, de forma a viver uma vida mais digna, estável e satisfatória. Normalmente, esses pensamentos têm a ver com status, condição social e quantidade de bens materiais. Porém, isso não significa necessariamente evoluir, mas sim desenvolver maneiras de tornar nossas vidas mais afortunadas.

Quando nos damos conta de como resolvemos os problemas, tratamos as pessoas ou agimos quando ninguém está nos fiscalizando, podemos entender o que significa evoluir. Cada manifestação de paciência e amor é uma evolução para o espírito, porém muitos sentimentos, principalmente a vingança, nos fazem estacionar. Esta  parada pode até nos causar retrocesso, conforme nossas atitudes.

Um bom exemplo disso é quando temos em mente o famoso "dar o troco", ou seja, agir de acordo com o que recebemos em algum momento, a fim de que a pessoa entenda que errou ou nos machucou, ao invés de simplesmente sermos mais resilientes e, por que não dizer, mais evoluídos. Outro exemplo é aquela pessoa que estuda tudo, que faz rituais, mas que não sabe sequer ser complacente com outra, colocando sua arrogância acima do amor e do ensinamento. Não aceita ninguém com idéias melhores ou serem contrariadas.

Muitas pessoas no mundo se consideram mais poderosas ou fortes. Não engolem desaforos, sem se dar conta que ter humildade em ouvir e ensinar é muito mais evoluído do que atacar e dar alfinetadas. E, apesar de correrem atrás de sua evolução, estacionam em si mesmas, presas no próprio e cego ego.

Precisamos saber dizer as coisas, ensinar amorosamente e mais que tudo ouvir e aprender. Estamos todos juntos numa dimensão de evolução e não é nada fácil lidar com humores, egos e loucuras. Nós sabemos como é fácil sair da estrada, pois muitas vezes pensamos mais em mostrar o que somos do que quem somos.

Evoluir não é tão fácil como se pensa. Não adianta acender velas, fumar cachimbos ou ler todos os livros. Precisa aplicar amor, caridade e respeito à vida do próximo. Esse respeito que vai desde o como falar, a fim de não o ridicularizar ou diminuir de alguma forma, até não ultrapassar o limite do toque, através de agressão física. Cada vez que fazemos isso, estacionamos. E, quem tem um pouco de sensibilidade e percepção sabe bem o que isto significa: voltar a aprender, passar novamente por processos já conhecidos.

Só devemos ter em mente e no coração o desejo de conquistar a cada dia um degrau. Para cada degrau, ancorar o aprendizado. Para cada aprendizado, nos submeter a ensinar, de forma a puxar para esta escalada outras almas. E, acredite, este será um grande salto na nossa evolução, caso nos propusermos a não voltar atrás.  

NAMASTÊ 

sábado, 25 de novembro de 2023

NOVA FASE DE VIDA

 Autora: Josianne Luise Amend (JosiLuA)



Não tenho medo da velhice. Medo é uma palavra muito forte para uma simples condição de vida. Dependendo do tempo, tive problemas em todas as fases da minha. Tive dores menstruais, dores de parto, enfrentei concorrência para encontrar um amor, precisei ficar focada no espelho, mais que na beleza de uma mesa farta, tive que enfrentar viagens profissionais, críticas e estar à mercê de provocações e assédios. Ouvi desaforos de chefes, de colegas de trabalho e, apesar de todo esforço nos estudos, hoje vejo que poderia ter acertado mais nas escolhas.

Então, o que faz o nome idoso assustar tanto, se as decisões parecem mais acertadas, há mais compreensão e até gratidão pela solidão que muitas vezes nos visita? Não há mais a preocupação com cólicas, nem de fazer dietas absurdas, mas apenas nos cuidar para ter mais disposição. Talvez a descoberta de tudo isso não seja uma constante determinada pelo relógio e data, mas pelo crescimento de cada um. Uns talvez nunca percebam isso e fiquem presos aos próprios padrões criados.

A beleza externa se transforma em interior. Nos importamos mais com o caráter do que com o físico de quem possa se aproximar. Estamos mais antenados e não desesperados. Temos mais calma e sabedoria para definir quem fica e o que não precisamos mais. É bem verdade que ficamos mais sensíveis e propensos à intensidade dos sentimentos exagerados e até maldosos dos jovens. Isso nos fere à toa, nos magoa em silêncio.

Temos mais tempo para pensar e analisar. E acabamos descobrindo um mundo escondido nas dobras do tempo, onde disputas e desesperos dão lugar a alianças e esperança. Há uma certa tristeza camuflada no coração acompanhando essa nova condição, que insiste em nos perguntar o por quê de deixarmos passar amores, oportunidades e palavras. E a resposta sorrateira vem cutucar o ego, dizendo que faltou coragem e nos deixamos abalar pelo medo ou pelo excesso de timidez.

Analisamos melhor a vida, não há dúvidas. E, não se pode mais corrigir algumas coisas. Mas sabemos que o tempo agora é fundamental e um pouco carrasco. Afinal, esta dimensão é regida por ele. Ou o usamos de forma sábia, vivendo não só atrás da riqueza material, mas atrás da plenitude espiritual, ou chegaremos na última fase com a sensação de não ter vivido. E é nesta fase que temos tempo de sobra para extrair de nós arte, imaginação e liberdade, sem que precisemos responder ou dar conta do que sentimos.

Tudo no universo tem um tempo, mas também tem uma função na totalidade. O simples grão de areia se encaixa perfeitamente no lugar a ele destinado. Cada um é assim. Vem, cumpre sua missão e deixa rastros. E cada fase da vida é linda, abençoada e magnânima para quem souber olhar para si mesmo e decifrar seu código que abre as portas do futuro, de modo a prepará-lo com lucidez e sabedoria.

Não me importo de adentrar esta porta e descobrir mais um pouco sobre meus novos defeitos, fazendo deles um processo de libertação e transformação na alma. Devemos aproveitar o tempo para nos preparar para o espaço. Que venha ao meu encontro sentimentos cheios de compreensão, conhecimento e discernimento. E que as falhas da máquina possam ser leves o suficiente para eu não deixar de existir enquanto eu pulsar.

NAMASTÊ 

quinta-feira, 23 de novembro de 2023

LEVEZA

 Autora: Josianne Luise Amend (JosiLuA)



Leveza não tem a ver com o peso do corpo físico,
Tem a ver com o peso da alma.
Leveza não se instala na mente, mas no coração, quando tudo que sentimos vem da paz de espírito.
Leveza é se sentir num vôo imaginário, como se a vida te carregasse e não o contrário.
Leveza é saber falar, através de belas palavras, ornamentando o momento com adoráveis flores imaginárias.
Leveza é a sutileza no toque, vendo a pele se arrepiar.
Leveza é o sorriso que acompanha um olhar de compreensão e amorosidade.
Leveza é esperar o momento certo para pedir perdão, pois mesmo este lindo ato exige tempo e discernimento para nossa evolução.
Leveza é olhar o mundo com carinho, observar o que de belo existe e a diversidade de cores ao nosso redor.
Leveza é sentir os cheiros bons da vida e deixar que a mente faça o corpo relaxar.
Leveza é abrir os braços e deixar que nele se aconchegue aqueles que precisam de afago.
Leveza é fazer com que seus passos flutuem, mesmo nas adversidades e bloqueios encontrados.
Leveza é se fechar para o mal que bate à sua porta e deixar que ele seja levado pelas suas orações.
Leveza é simplesmente sentir um espírito fluido num corpo denso, que coordena perfeitamente a existência e a missão na Terra.

NAMASTÊ 

segunda-feira, 20 de novembro de 2023

DEBOCHES

 Autora: Josianne Luise Amend (JosiLuA)



Você já se deu conta do quanto mendigamos por amor para as pessoas que são mais próximas? Nosso coração, às vezes, fica em frangalhos com uma simples palavra dita em deboche ou num momento inapropriado.

Essas situações acontecem mais, justamente no seio familiar, porque se dissermos a amigos ou conhecidos, arriscamos nunca mais ver tal pessoa. Então, vomitar venenos na família é mais fácil, já que sabemos que ela sempre estará ali, caso precisemos de socorro.

Acontece que nem todos têm sangue de barata e, por mais amor e laços de sangue que existam, um dia a casa cai. Pessoas se afastam buscando sua própria paz, afinal todos querem respeito e dignidade. Pense nos amigos de verdade que já perdeu por brincadeiras sem noção ou por causar vergonha em público. Se nunca fez isso, está de parabéns! Porque respeitar cada um é um ato não só de dignidade, mas de caráter.

Muitas vezes não pensamos no que vamos dizer para fazer o público rir e nos achar divertidos, mas acabamos ofendendo alguém. Pode não parecer, mas essa pessoa engole, por respeito, o que poderia ser dito e transformado em fúria. E é daí que vem as brigas e discórdias.

Afinal, qual o verdadeiro motivo de escolher alguém para ser o "saco de pancadas"? A pessoa que tende a chacotear outras tem problemas emocionais consigo mesma e, para desviar de si e dos outros sua imagem, escolhe alguém para ser o foco, projetando nele suas frustrações, raivas e descontando de maneira a livrar a própria atenção, alegando que "está só brincando".

Diga-se de passagem que existem formas e formas de brincar e fazer rir e isto implica em não se igualar com quem quer que seja, principalmente no que diz respeito à posição que esta pessoa exerce em nossas vidas. Devemos respeitar pais, avós e mais velhos, sim! Aprendi isso com meus avós e acho isso formação de caráter. Obviamente, todos querem ser respeitados, então que aprendam a respeitar. Não estou falando de dizer o que pensa, mas de colocar alguém em situação de constrangimento.

Lembrando que algumas brincadeiras não foram faladas por má intenção, mas quem as recebe pode não estar num bom momento ou também ter seus próprios monstros para matar. Porém, não sejamos falsos dizendo que não quisemos atingir, pois a intenção talvez seja só essa, a fim de jogar no outro a raiva guardada em nós por algum motivo não trabalhado.

E, para terminar este texto, digo que existe sim dificuldade de sanar sentimentos e levar tudo numa "boa". Seria ótimo se a cada agulhada que levamos na vida, pudéssemos ter a consciência de só perdoar e não nos deixar afetar. Mas ainda precisamos de muita evolução para entender aqueles que estão no mundo para testar a paciência e o amor de todos nós. No fim das contas, quem muito debocha é justamente aquele que precisa de mais amor, pois deve ter em seu passado assuntos não resolvidos e que, infelizmente, não tem coragem de trazer à tona. O que é sadio não afeta ninguém. Cada pessoa tem uma história, então respeite para ser respeitado.

NAMASTÊ 

sábado, 18 de novembro de 2023

CRITICAS DESNECESSÁRIAS

 Autora: Josianne Luise Amend (JosiLuA)



É interessante como somos críticos com a vida dos outros, sem notar o quanto isso pode machucar alguém. Temos respostas para todas as atitudes alheias, porque nos achamos bons e perfeitos o suficiente. É fácil analisar qualquer situação quando se está fora dela, porque isso não envolve sentimentos que, ao longo de toda uma vida, estão enraizados em algum lugar de nós.

Precisamos tomar cuidado com certos comentários, cuja única finalidade é ferir. Com a desculpa de abrir os olhos ou apenas falta de sensibilidade, falamos coisas fora de hora, sem o menor tato e compaixão,  principalmente quando nos achamos donos da verdade. Alguns insistem, inclusive, em bater na mesma tecla por longos anos, trazendo à tona situações já consertadas e que não deveriam fazer parte do atual contexto.

Muito sabemos da vida dos outros, mas pouco sabemos o que se passa em seus corações. Erros são cometidos e talvez a defesa tenha sido se afastar, ou ainda colocar para fora o que já não se suportava. Mas a vida continua e as pessoas seguem, ora se suportando, ora se entendendo. Quem tem mais sensibilidade e respeito não joga na cara o que viu ou ouviu, principalmente com julgamentos nada justos.

Bom seria se as histórias fossem como nos filmes que, apesar das desavenças, o final é feliz e cheio de perdões. Pode acontecer de tomarmos decisões não tão corretas e tentar uma redenção. E, se assim for, poderemos seguir em paz. Só que os outros não deveriam trazer à tona e esfregar na sua cara o que aconteceu lá atrás. Trazer o passado para a vida de quem tenta ser feliz e ter paz é, no mínimo, brutal e abater sem dó o coração já curado. Portanto, as famosas frases: " mas você fez um dia", " você não é nada fácil ", " foi você quem começou " e por aí vai, são o umbral na Terra, ditas por pessoas que também erram, que têm defeitos e que agem como algozes. E, para quem já superou algumas situações, isso traz desequilíbrio e incertezas para suas vidas. Se os que não se importam com o que sai de suas bocas acham que estão sendo sábios, deveriam aprender mais sobre respeito ao próximo.

As maneiras como falamos são cruciais para que o outro entenda como poderia ser diferente na forma de agir. Não é vomitando seus próprios medos e raivas, projetando nele o que deveríamos corrigir em nós, que tudo mudará. Talvez a pessoa esteja em paz e já perdoou e foi perdoada e o único incomodado sejamos nós mesmos. Então por que tirar de alguém sua felicidade, obstruindo sua energia? Aprenda a falar, começando por " se me permite dar uma opinião " ou quem sabe, " talvez você pudesse..." ao invés de simplesmente colocar alguém contra a parede e não ouvir o que ela precisa explicar.

O mundo está cheio de pessoas sábias e que não sabem o que fazer dentro de suas próprias vidas. Como ter tanta certeza do que é melhor para a vida de alguém que quase nunca vemos, visitamos, falamos ou sentamos para conversar? Talvez o certo seja apenas acolher alguém em seus braços e dizer " tudo dará certo"! Não se espante se sua própria vida melhorar e se seus problemas também começarem a ser resolvidos.

NAMASTÊ 

quinta-feira, 16 de novembro de 2023

MUDANÇAS REPENTINAS

 Autora: Josianne Luise Amend (JosiLuA)



Quem ainda não disse a frase "isso mudou minha vida"? Acredito que o inesperado esteja presente, de forma a, digamos assim, formatar o que achávamos praticamente ordenado. E não estou falando do que acontece de surpresa, mas de algo que não só transforma a existência, mas a essência em nós.

Alguém já percebeu quanta coisa muda de repente quando algo novo acontece? Tanto faz se é algo bom ou não, mas lidar com mudanças faz a vida parecer um parque de diversões. Quando gostamos do brinquedo, a felicidade se expande, fornecendo ao nosso corpo o necessário para que possamos fluir. Porém, se fomos iludidos num caminho sem volta, iremos sofrer e nos desesperar até que se esgote o tempo do brinquedo.

Esse fato modificador traz uma nova fase e poderá nos ajudar no nosso desenvolvimento emocional e espiritual. Conforme o que se apresente, ganharemos mais um título, perderemos ou ganharemos alguém importante para nossas vidas ou teremos que nos adaptar a novas situações. Fato é que nem todos conseguem superar mudanças drásticas e o desespero toma conta.

E o que será que está reservado para cada um e por quê? Parece haver um propósito que define bem os que fazem a transformação de maneira visionária, dos que ignoram as possibilidades de evoluir, se fechando para o novo. Temos a mania de dizer que está tudo no lugar e em ordem, mas o universo é astuto e não se incomoda de nos tirar do conforto para nos jogar num novo aprendizado.

Na hora as reações serão diversas, dependendo do que se apresenta. Com o passar do tempo, tudo se encaixará numa nova jornada e talvez perceberemos a importância de tal acontecimento. Cada um de nós tem o dom de encaixar peças neste quebra-cabeças. Uns demoram mais, outros parecem observar melhor como tudo se prende numa infinita malha universal. Talvez algumas peças se encaixem onde não devem e só depois percebamos. Enquanto houver vida, poderemos mudar e acertar. O que importa é entender as mudanças inesperadas, para que possamos nos preparar melhor para o segundo round. E que a força e a sabedoria sejam nossas companheiras.

NAMASTÊ 

sexta-feira, 10 de novembro de 2023

ESCOLHAS E A MUDANÇA PLANETÁRIA

 Autora: Josianne Luise Amend (JosiLuA)



Escolho dizer bom dia ou "Que preguiça de mais um dia"!
Escolho olhar para a família ou para o celular.
Escolho sair de cara amarrada ou feliz.
Escolho ouvir notícias trágicas ou músicas.
Escolho agradecer ou me lamentar.
Escolho dar o troco ou perdoar.
Escolho nutrir meu corpo ou desfazer da comida.
Escolho ser amorosa ou estúpida.
Escolho compreensão ou desdém.
Escolho orar ou praguejar.
Escolho criar ou destruir.
Escolho respeitar ou maltratar.
Escolho acariciar ou dar um tapa.
Escolho ignorar ou ser caridosa.
Escolho dar as mãos ou chutar.
Escolho participar ou me retirar.
Escolho o medo ou a coragem.
Escolho minha paz ou minha angústia.
Escolho honestidade ou ser pilantra.
Escolho ser justa ou impiedosa.
Escolho machucar a mim ou enfrentar a vida.
Escolho ver a paisagem no mundo ou me fechar em casa.
Escolho viver na fidelidade ou trair.
Escolho lutar pelo que pode ser meu ou roubar. Escolho proteger ou abandonar. Escolho destruir a vida de alguém  ou seguir em frente e prosperar. Escolho difamar ou perceber o bem que existe em cada coração, pois ali também mora Deus. 

Escolho viver ou morrer.

As escolhas são infinitas e fazem de cada um de nós alguém diferente. Uns melhores, outros nem tanto. Seja sincero e faça um "x" no que realmente você escolhe para si. E perceba no que precisa ou deveria mudar para se tornar uma pessoa que faz toda a diferença no planeta. Pois não adianta falar e lutar por uma causa, quando por dentro é pão bolorento. Se for sincero sobre o que tem feito, poderá saber se quer subir ou permanecer no degrau que está. Comece hoje, agora. Todos nós precisamos fazer escolhas e que sejam as certas para a mudança planetária.

NAMASTÊ 

quinta-feira, 9 de novembro de 2023

À IMAGEM E SEMELHANÇA

 Autora: Josianne Luise Amend (JosiLuA)



Amanheceu!
Ouço um leve som que me anima e levanto.
Abro a janela e a luz invade o recinto.
O ar fresco me estimula a respirar profundamente e acordo para viver!
Mais um dia se apresenta a mim.
O que farei com ele é minha responsabilidade.
Poderei aproveitar e inventar formas para sorrir ou causarei tumulto e dor a alguém.
Poderei tomar coragem e pedir perdão, ou criticar e maldizer a vida de alguém.
A escolha é só minha!
Enquanto digo não, perco oportunidades, mas também posso me preservar.
Se aceito os desafios, talvez eu cresça, floresça e aprenda a desenvolver a experiência da espiritualidade.
Quem sabe possa aceitar aquele convite, afinal, de rever uma pessoa que gosto e tenho saudades.
Não sei o que me reserva este dia, as surpresas são infinitas. O que sei é que se meu coração for bom, posso fomentar alegria no meu caminho. Mas se resolver por ainda remoer sentimentos, não sairei do lugar, andarei por uma esteira cansativamente, sem criar paz e amizades.
Tomo meu café ouvindo o canto dos pássaros que me estimulam a perceber o dom da vida.
Sei que tem dias ensolarados e outros muito nublados. Mas também sei que o sol nunca deixa de existir e uma hora a luz se fará.
A cada gole de café lembro de alguém e o abençôo, pedindo a Deus que o faça tão feliz como me sinto agora. E que a esperança e a bondade cubram suas mentes e corações como adubo orgânico, para que o verdadeiro amor possa ressurgir e nos fazer realmente à imagem e semelhança do Pai. E, numa manhã ainda silenciosa, consigo pensar sobre a vida. Esta vida incrível que me dá a oportunidade da evolução. Não quero andar em esteiras, mas percorrer o vasto campo florido e com cheiro de chuva que se aproxima. Quero poder dizer a você que o amo, que me faz falta e que aprendi muito ao te observar. E que você pode e deve buscar ser feliz, seja lá por qual caminho queira percorrer. E agora, só saboreie mais este dia...

Bom dia!

segunda-feira, 6 de novembro de 2023

A AMARGURA

 Autora: Josianne Luise Amend (JosiLuA)



O que faz a amargura, senão em nos transformar em monstros desfigurados?
O coração parece um figo seco, onde não entra nenhum sentimento, a não ser a dor.
Dor esta nascida de raiva, de inveja, de orgulho excessivo.
O corpo desfalece, não reage, e o prazer se resume em maltratar ou desfazer da alegria.
A amargura não suporta felicidade, enxota a todos que a vaporizam.
Parece realmente que somos dominados, talvez por espíritos, talvez pela nossa falta de esperança.

Todos se afastam do amargurado, pois este emana energia que incomoda, que sufoca a quem busca paz. É difícil ajudar, pois não ouve e não costuma aceitar sugestões. Se coloca em posição de defesa, não permitindo intrusos. Só por isso, parece dominado e sem atitude.

Muitas vezes, confundimos mau humor com amargura. Mas o primeiro é facilmente libertado com carinho e risos. Já a amargura franze a testa, muda o semblante e a pessoa sofre muito calada. A libertação pode se dar pela mudança radical na sua vida. Um novo amor, um emprego enaltecedor ou algo que ela mesma consiga, provando a si mesmo sua capacidade e auto-estima. Isso pode ajudar e muito. Normalmente, a amargura surge de uma grande contradição, algo que perdemos ou fomos obrigados a fazer. Muitas vezes, é por nos compararmos com o mundo ao redor. Por isso, trabalhar o foco em coisas novas e belas da vida podem surtir efeitos reparadores e muito benéficos.

O fundo do poço é, para o amargurado, um lugar conhecido e onde facilmente se coloca. O corpo dói, a cabeça gira em torno de pensamentos depressivos e o raciocínio não consegue discernir ações de valor. É muita tristeza em jogo e precisamos ter consciência deste estado ao ver alguém assim para ajudar e reverter tal quadro. Lembrando que esta pessoa pode se tornar agressiva nas palavras e atitudes, tentando camuflar dor e raiva.

Por fim, se conhece ou se sente assim, não fique só,  busque auxílio em quem confia de verdade, que sabe que te respeita e que tenha paciência em te ouvir. Todos, em algum momento da vida, podem se sentir assim. E, se não tiverem apoio, ofuscarão este sentimento de alguma forma, transformando-se em pessoas sem luz, sem emoções, sem risos e muito solitárias, pois a amargura, como o próprio nome diz, é o amargor da alma.

NAMASTÊ 

sexta-feira, 3 de novembro de 2023

ME DEIXA CHORAR

 Autora: Josianne Luise Amend (JosiLuA)



Me deixa chorar...
Chorar é bom, lava os olhos sensíveis.
Preciso chorar, derramar sobre a terra um pouco da minha essência. Talvez seja um bem para a natureza. Talvez as plantas nasçam com um pouco de mim.
Deixe-me chorar...
Tem tantas coisas que vejo e ouço e meu coração sofre! Preciso das lágrimas para levar embora de dentro de mim o amargor e a tristeza.
Agora sei bem a função das lágrimas, do líquido meio salgado que cobre os poros do rosto. Deixam os olhos mais brilhantes e retiram o pó.
Segurar o choro não é sadio. É bom chorar e externar do peito a agonia, o que incomoda e limpar o que se instala na garganta.
Choro ao ouvir a música que lembra um momento ou alguém. Choro quando me sinto abandonada pela vida. Choro quando vejo o sofrimento de alguém. Choro até quando o corpo dói e me sinto inútil.
Podemos chorar de rir, de dor e por melancolia. Chorar não é fraqueza, é simplesmente libertação.
Chorar é bom em qualquer momento, mas é melhor sozinho,  quando além do choro podemos gritar ou ser reais.
Quem não chora adoece, tem problemas no peito, na cabeça e na garganta.
As lágrimas existem e não são para preencher espaço. Elas são uma maneira da alma mostrar todo incômodo que guardamos. Ou talvez, a beleza da felicidade nas grandes conquistas.
Deixe-me chorar...
Eu não sou e não pretendo ser um ser vazio. Me sinto plena! E, na plenitude, as lágrimas me definem.

NAMASTÊ