Total de visualizações de página

Pesquisar este blog

Coração Aberto

Quando decidi escrever me senti uma borboleta saindo do casulo. E junto com ela saíram os sentimentos e os pensamentos que muitas vezes não conseguimos transmitir. Descobri que ser poeta é opinar sem medo, escrever é desvincular-se de segredos e expressar-se é viver intensamente.

JosiLuA

sábado, 18 de novembro de 2023

CRITICAS DESNECESSÁRIAS

 Autora: Josianne Luise Amend (JosiLuA)



É interessante como somos críticos com a vida dos outros, sem notar o quanto isso pode machucar alguém. Temos respostas para todas as atitudes alheias, porque nos achamos bons e perfeitos o suficiente. É fácil analisar qualquer situação quando se está fora dela, porque isso não envolve sentimentos que, ao longo de toda uma vida, estão enraizados em algum lugar de nós.

Precisamos tomar cuidado com certos comentários, cuja única finalidade é ferir. Com a desculpa de abrir os olhos ou apenas falta de sensibilidade, falamos coisas fora de hora, sem o menor tato e compaixão,  principalmente quando nos achamos donos da verdade. Alguns insistem, inclusive, em bater na mesma tecla por longos anos, trazendo à tona situações já consertadas e que não deveriam fazer parte do atual contexto.

Muito sabemos da vida dos outros, mas pouco sabemos o que se passa em seus corações. Erros são cometidos e talvez a defesa tenha sido se afastar, ou ainda colocar para fora o que já não se suportava. Mas a vida continua e as pessoas seguem, ora se suportando, ora se entendendo. Quem tem mais sensibilidade e respeito não joga na cara o que viu ou ouviu, principalmente com julgamentos nada justos.

Bom seria se as histórias fossem como nos filmes que, apesar das desavenças, o final é feliz e cheio de perdões. Pode acontecer de tomarmos decisões não tão corretas e tentar uma redenção. E, se assim for, poderemos seguir em paz. Só que os outros não deveriam trazer à tona e esfregar na sua cara o que aconteceu lá atrás. Trazer o passado para a vida de quem tenta ser feliz e ter paz é, no mínimo, brutal e abater sem dó o coração já curado. Portanto, as famosas frases: " mas você fez um dia", " você não é nada fácil ", " foi você quem começou " e por aí vai, são o umbral na Terra, ditas por pessoas que também erram, que têm defeitos e que agem como algozes. E, para quem já superou algumas situações, isso traz desequilíbrio e incertezas para suas vidas. Se os que não se importam com o que sai de suas bocas acham que estão sendo sábios, deveriam aprender mais sobre respeito ao próximo.

As maneiras como falamos são cruciais para que o outro entenda como poderia ser diferente na forma de agir. Não é vomitando seus próprios medos e raivas, projetando nele o que deveríamos corrigir em nós, que tudo mudará. Talvez a pessoa esteja em paz e já perdoou e foi perdoada e o único incomodado sejamos nós mesmos. Então por que tirar de alguém sua felicidade, obstruindo sua energia? Aprenda a falar, começando por " se me permite dar uma opinião " ou quem sabe, " talvez você pudesse..." ao invés de simplesmente colocar alguém contra a parede e não ouvir o que ela precisa explicar.

O mundo está cheio de pessoas sábias e que não sabem o que fazer dentro de suas próprias vidas. Como ter tanta certeza do que é melhor para a vida de alguém que quase nunca vemos, visitamos, falamos ou sentamos para conversar? Talvez o certo seja apenas acolher alguém em seus braços e dizer " tudo dará certo"! Não se espante se sua própria vida melhorar e se seus problemas também começarem a ser resolvidos.

NAMASTÊ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CRÍTICAS, ELOGIOS, OPINIÕES E SUGESTÕES SOBRE A LEITURA OU O QUE QUER LER SERÃO MUITO BENVINDOS.