Autora: Josianne Luise Amend (JosiLuA)
O que faz a amargura, senão em nos transformar em monstros desfigurados?
O coração parece um figo seco, onde não entra nenhum sentimento, a não ser a dor.
Dor esta nascida de raiva, de inveja, de orgulho excessivo.
O corpo desfalece, não reage, e o prazer se resume em maltratar ou desfazer da alegria.
A amargura não suporta felicidade, enxota a todos que a vaporizam.
Parece realmente que somos dominados, talvez por espíritos, talvez pela nossa falta de esperança.
Todos se afastam do amargurado, pois este emana energia que incomoda, que sufoca a quem busca paz. É difícil ajudar, pois não ouve e não costuma aceitar sugestões. Se coloca em posição de defesa, não permitindo intrusos. Só por isso, parece dominado e sem atitude.
Muitas vezes, confundimos mau humor com amargura. Mas o primeiro é facilmente libertado com carinho e risos. Já a amargura franze a testa, muda o semblante e a pessoa sofre muito calada. A libertação pode se dar pela mudança radical na sua vida. Um novo amor, um emprego enaltecedor ou algo que ela mesma consiga, provando a si mesmo sua capacidade e auto-estima. Isso pode ajudar e muito. Normalmente, a amargura surge de uma grande contradição, algo que perdemos ou fomos obrigados a fazer. Muitas vezes, é por nos compararmos com o mundo ao redor. Por isso, trabalhar o foco em coisas novas e belas da vida podem surtir efeitos reparadores e muito benéficos.
O fundo do poço é, para o amargurado, um lugar conhecido e onde facilmente se coloca. O corpo dói, a cabeça gira em torno de pensamentos depressivos e o raciocínio não consegue discernir ações de valor. É muita tristeza em jogo e precisamos ter consciência deste estado ao ver alguém assim para ajudar e reverter tal quadro. Lembrando que esta pessoa pode se tornar agressiva nas palavras e atitudes, tentando camuflar dor e raiva.
Por fim, se conhece ou se sente assim, não fique só, busque auxílio em quem confia de verdade, que sabe que te respeita e que tenha paciência em te ouvir. Todos, em algum momento da vida, podem se sentir assim. E, se não tiverem apoio, ofuscarão este sentimento de alguma forma, transformando-se em pessoas sem luz, sem emoções, sem risos e muito solitárias, pois a amargura, como o próprio nome diz, é o amargor da alma.
NAMASTÊ
Nenhum comentário:
Postar um comentário
CRÍTICAS, ELOGIOS, OPINIÕES E SUGESTÕES SOBRE A LEITURA OU O QUE QUER LER SERÃO MUITO BENVINDOS.