Total de visualizações de página

Pesquisar este blog

Coração Aberto

Quando decidi escrever me senti uma borboleta saindo do casulo. E junto com ela saíram os sentimentos e os pensamentos que muitas vezes não conseguimos transmitir. Descobri que ser poeta é opinar sem medo, escrever é desvincular-se de segredos e expressar-se é viver intensamente.

JosiLuA

segunda-feira, 20 de novembro de 2023

DEBOCHES

 Autora: Josianne Luise Amend (JosiLuA)



Você já se deu conta do quanto mendigamos por amor para as pessoas que são mais próximas? Nosso coração, às vezes, fica em frangalhos com uma simples palavra dita em deboche ou num momento inapropriado.

Essas situações acontecem mais, justamente no seio familiar, porque se dissermos a amigos ou conhecidos, arriscamos nunca mais ver tal pessoa. Então, vomitar venenos na família é mais fácil, já que sabemos que ela sempre estará ali, caso precisemos de socorro.

Acontece que nem todos têm sangue de barata e, por mais amor e laços de sangue que existam, um dia a casa cai. Pessoas se afastam buscando sua própria paz, afinal todos querem respeito e dignidade. Pense nos amigos de verdade que já perdeu por brincadeiras sem noção ou por causar vergonha em público. Se nunca fez isso, está de parabéns! Porque respeitar cada um é um ato não só de dignidade, mas de caráter.

Muitas vezes não pensamos no que vamos dizer para fazer o público rir e nos achar divertidos, mas acabamos ofendendo alguém. Pode não parecer, mas essa pessoa engole, por respeito, o que poderia ser dito e transformado em fúria. E é daí que vem as brigas e discórdias.

Afinal, qual o verdadeiro motivo de escolher alguém para ser o "saco de pancadas"? A pessoa que tende a chacotear outras tem problemas emocionais consigo mesma e, para desviar de si e dos outros sua imagem, escolhe alguém para ser o foco, projetando nele suas frustrações, raivas e descontando de maneira a livrar a própria atenção, alegando que "está só brincando".

Diga-se de passagem que existem formas e formas de brincar e fazer rir e isto implica em não se igualar com quem quer que seja, principalmente no que diz respeito à posição que esta pessoa exerce em nossas vidas. Devemos respeitar pais, avós e mais velhos, sim! Aprendi isso com meus avós e acho isso formação de caráter. Obviamente, todos querem ser respeitados, então que aprendam a respeitar. Não estou falando de dizer o que pensa, mas de colocar alguém em situação de constrangimento.

Lembrando que algumas brincadeiras não foram faladas por má intenção, mas quem as recebe pode não estar num bom momento ou também ter seus próprios monstros para matar. Porém, não sejamos falsos dizendo que não quisemos atingir, pois a intenção talvez seja só essa, a fim de jogar no outro a raiva guardada em nós por algum motivo não trabalhado.

E, para terminar este texto, digo que existe sim dificuldade de sanar sentimentos e levar tudo numa "boa". Seria ótimo se a cada agulhada que levamos na vida, pudéssemos ter a consciência de só perdoar e não nos deixar afetar. Mas ainda precisamos de muita evolução para entender aqueles que estão no mundo para testar a paciência e o amor de todos nós. No fim das contas, quem muito debocha é justamente aquele que precisa de mais amor, pois deve ter em seu passado assuntos não resolvidos e que, infelizmente, não tem coragem de trazer à tona. O que é sadio não afeta ninguém. Cada pessoa tem uma história, então respeite para ser respeitado.

NAMASTÊ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CRÍTICAS, ELOGIOS, OPINIÕES E SUGESTÕES SOBRE A LEITURA OU O QUE QUER LER SERÃO MUITO BENVINDOS.