Total de visualizações de página

Pesquisar este blog

Coração Aberto

Quando decidi escrever me senti uma borboleta saindo do casulo. E junto com ela saíram os sentimentos e os pensamentos que muitas vezes não conseguimos transmitir. Descobri que ser poeta é opinar sem medo, escrever é desvincular-se de segredos e expressar-se é viver intensamente.

JosiLuA

quarta-feira, 23 de agosto de 2023

A PALESTRA DA VIDA

 Autora: Josianne Luise Amend (JosiLuA)



Por que as pessoas pagam pra ouvir um palestrante que ensaia lindas palavras, parecendo um mundo fácil de lidar e cheio de razões que a própria razão desconhece?

Ouça a história do seu jardineiro, do padeiro, do agricultor... saia do ninho, viaje, conheça gente nova e as ouça. Você não precisa gastar seu dinheiro para descobrir o mundo das pessoas, da vida ao seu redor. Essa comodidade em sentar e ficar duas horas ou mais ouvindo os falsos filósofos da vida, cheios de grana nos bolsos, mas que tem resposta para tudo e que resolvem nossas vidas de forma rápida e certeira, deveria acabar.

As respostas estão a cada passo, pessoa e situação que enfrentamos. As respostas não têm listas prontas para seguir, porque cada um vive uma realidade. Podemos ir despertando aos poucos com citações, provérbios e historinhas inventadas. Mas viver a realidade, ouvir a verdade e sentir na pele o arrepio de alguém mostrando como fazer e como aprendeu é totalmente diferente. Precisamos dar atenção aqueles que pela maturidade e experiência têm muito para contar e mostrar sem cobrar, mas pelo prazer de ter quem os ouça.

Ouvir que devemos fazer isso ou aquilo para sermos mais felizes, apenas vai nos animar até chegarmos em casa e virmos que  tudo está uma bagunça, que tem contas a pagar e que estamos sem tempo. Em compensação, se durante as compras ou na espera de um atendimento nos dermos ao luxo de ouvirmos alguém que precisa falar da sua vida, talvez entendamos que a nossa está melhor. Se sairmos para colher flores e frutos, poderemos perceber que a sensação é boa, mas o trabalho merece a recompensa que não queremos pagar na floricultura e na quitanda. Entender a vida "in loco" e como ela se apresenta para nós no caminho escolhido pode nos dar mais compreensão do que precisamos modificar para sermos mais felizes.


O mundo está repleto de ensinamentos, de situações que nos farão despertar e ainda assim pagamos para que alguém nos diga isso. Até numa simples conversa teremos percepções sobre que caminho seguir ou como realizar tal obra. Existem professores andando ao nosso lado, o problema é que precisamos dizer ao mundo que pagamos para que alguém abra nossos olhos. Caso contrário, as lições gratuitas são descartadas ou não tem efeito. Isso se chama orgulho e arrogância. O mundo conspira para nos dar bênçãos e simplesmente agimos como se fosse normal e obrigatório.

Enquanto isso, vamos deixando passar a riqueza que não cobra nada, trocando tempo e dinheiro por horas de ensinamentos que podem ou não nos mostrar a saída que tanto procuramos. Quem é mais inteligente nesta hora? A vida é um grande laboratório de experiências. Usemos nossa criatividade, nossa observação e sabedoria. A palestrante chamada vida não cobra nada e está com as portas abertas.

NAMASTÊ



Nenhum comentário:

Postar um comentário

CRÍTICAS, ELOGIOS, OPINIÕES E SUGESTÕES SOBRE A LEITURA OU O QUE QUER LER SERÃO MUITO BENVINDOS.