Total de visualizações de página

Pesquisar este blog

Coração Aberto

Quando decidi escrever me senti uma borboleta saindo do casulo. E junto com ela saíram os sentimentos e os pensamentos que muitas vezes não conseguimos transmitir. Descobri que ser poeta é opinar sem medo, escrever é desvincular-se de segredos e expressar-se é viver intensamente.

JosiLuA

segunda-feira, 26 de junho de 2023

É DIFICIL SER HUMANO

Autora: Josianne Luise Amend (JosiLuA)



 É difícil ser humano!

Um dia a raiva infesta o coração,
Mas se permitirmos que o tempo a processe,
Entenderemos qual é a fonte da razão.

É difícil ser humano!
As informações estão cada vez mais intensas.
Mas se nos dedicarmos a acalmar a mente,
Conseguiremos boas recompensas.

É difícil ser humano!
Hoje o sentimento é vingar e desdenhar.
Mas as boas lembranças vêm à tona,
E a saudade nos faz perdoar.

É difícil ser humano!
Enfrentar as pessoas e o que elas querem mudar.
Mas se as ouvirmos, talvez venha uma graça
Determinando em qual estrada caminhar.

É difícil ser humano!
Ter tantos sentimentos contraditórios,
num mundo tão cheio de opiniões.
Mas se aprendermos a ouvir o coração,
Talvez diminua em nós as agressões.

Ser humano é uma espécie com diferentes informações. Nós mesmos não nos damos conta da complexidade dos nossos sentimentos. Hoje amo, amanhã odeio. Hoje aprovo, amanhã sou contra. Hoje admiro, amanhã desprezo.

Andamos em cima da corda bamba. Nos surpreendemos com as pessoas e o que elas são ou fazem, sem nos culpar do que dissemos ou fizemos a elas. Um simples vento nos derruba do pedestal e aprendemos lições simples, mas que antes não fomos humildes para exercitar.

Somos um emaranhado de julgamentos. Nosso pensamento está constantemente criticando algo ou alguém. Uma massa egoica nos empurra a ter razão, mas nem sempre temos. Dependendo da fase em que estamos, ouvimos mais do que analisamos, queremos mais do que é necessário ou justificamos mais do que nos cuidamos. Terminamos como seres cheios de medos e dores, com contas a pagar e dívidas para processar.

Este ser humano não tem limites. Quer se superar a todo custo, custe o que custar, doa a quem doer. Vive como um caminhão desgovernado atropelando tudo. Ama e precisa de aplausos e faz tudo para consegui-los, mesmo sendo um idiota. E fica feliz,  acreditando na própria decadência.

É difícil ser humano num mundo tão cheio de humanos. Afinal, eles são destruidores, vingativos e não dividem. Por outro lado, alguns, talvez com defeito, ou curto circuito tenham lampejos de bondade, sabedoria e se posicionam no lugar que lhes cabe. Não invadem, não apertam, só se encaixam. E isso é lindo! Só por eles vale a pena a vida!

É difícil não ser tão humano e conseguir ser alguém realmente melhor. É nisso que deveríamos nos dedicar a ser. Uma espécie nova em um grau de evolução mais superior.

NAMASTÊ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CRÍTICAS, ELOGIOS, OPINIÕES E SUGESTÕES SOBRE A LEITURA OU O QUE QUER LER SERÃO MUITO BENVINDOS.