Total de visualizações de página

Pesquisar este blog

Coração Aberto

Quando decidi escrever me senti uma borboleta saindo do casulo. E junto com ela saíram os sentimentos e os pensamentos que muitas vezes não conseguimos transmitir. Descobri que ser poeta é opinar sem medo, escrever é desvincular-se de segredos e expressar-se é viver intensamente.

JosiLuA

terça-feira, 13 de junho de 2023

A BELEZA NO VIVER

 Autora: Josianne Luise Amend (JosiLuA)



Obviamente, aproveitar o mundo das diversas formas que existem, são escolhas de cada um e seus gostos. Para se ter uma idéia, eu em particular, prefiro uma cabana bem localizada, do que um hotel cinco estrelas infestado de gente. Estive pensando sobre como as pessoas deviam experienciar mais o que o mundo tem a oferecer. Longe do que  consideramos passeios muito caros, dá para ser feliz com algumas coisas simples e inspiradoras. Tente pelo menos uma vez algo assim.

Você alguma vez já tomou um banho de cachoeira, sentindo a água gelada abençoando seu corpo? Existem muitas delas de fácil acesso e sem perigo. Para os mais arrojados, nadar até elas também conta e é uma experiência que combate nossos medos.

Caminhar por trilhas em montanhas também é um bom exercício e nos faz apreciar a beleza do mundo ao redor, principalmente se nos deparamos com um lindo vale. Sentir a energia da mata, a umidade ou mesmo a textura e cheiro das plantas é gratificante.

Outra possibilidade de diversão é conhecer o mundo de cima em passeios de aviões, balões, helicópteros e asa delta. Ou talvez em navios e lanchas. Confesso que não conheci ainda alguns destes, mas a possibilidade está aberta. Admiro, por exemplo, as loucuras dos esportes radicais, mas ainda não me aventurei neles, a não ser numa tirolesa louca saindo de uma duna enorme e caindo no meio de um lago.

Viajar e conhecer locais rústicos, históricos e misteriosos também faz parte de opções diferentes e que nos dão bagagem de conhecimento. Entender culturas e povos é algo fantástico que nos faz enxergar um mundo muito além do nosso mundinho habitual.

Quem não gostaria de saber como é andar em cima de um camelo ou elefante? Ou quem sabe dormir numa tenda num oásis? Talvez passear em templos e descobrir a ancestralidade? Mas, como disse no início, os gostos variam com diversas desculpas. Pessoas gostam de viajar para não fazer nada, a não ser comer bem  e ficarem deitadas em cadeiras de praia. E tudo bem! São escolhas. Enchem suas casas de souveniers e são felizes. Outras buscam o conhecimento e novidades. Experienciam novos sabores, línguas e cultura, não interessando, necessariamente, conforto e riquezas, mas a experiência em si mesma.

Quem já foi até uma tribo indígena, por exemplo, conhecer esse povo, seus rituais e modo de vida? Ou foi até os templos budistas, observou o giro sufi, entrou numa pirâmide, caminhou no deserto ou fez um safari? São tantas maravilhas no planeta que nos parece pouco o tempo que temos para conhecer.

Este texto poderia ser de páginas e páginas, saboreando as maravilhas de cada canto da Terra. Não ter o financeiro necessário,  nos faz buscar um meio de nos proporcionar opções, que não deixam de ter libertação no espírito. Andar num trilho de trem (com atenção e segurança) ou no próprio trem é incrível. Quem sabe aproveitar um passeio de barco numa lagoa. Ou apenas acampar na mata.

É....sei o que deve estar pensando. Meu tempo disso já foi. Não tenho mais disposição,  minhas pernas doem, meu corpo não aguenta. Como disse, cada um faz o que quer e o que pode, mas faça algo inovador, que não conheça ou que nem esperava fazer. Aceite o convite para a noite na fogueira na praia ou numa chácara, se aventure numa excursão para cidades históricas ou apenas pegue o carro e mude a rota, buscando caminhos que nunca fez ou andou. Observe as casas, as flores, os animais, as pessoas. Enxergue a vida além do cotidiano. Tenha a certeza de que sua vida, idéias, sentimentos e humor mudarão para melhor. Porque viver é aproveitar o que o mundo tem a oferecer. Não espere não poder para ter vontade. Crie as condições e as possibilidades para ser mais feliz.

NAMASTÊ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CRÍTICAS, ELOGIOS, OPINIÕES E SUGESTÕES SOBRE A LEITURA OU O QUE QUER LER SERÃO MUITO BENVINDOS.