Autora: Josianne Luise Amend (JosiLuA)
Quando pensamos em alguém, costumamos ressaltar as qualidades ou defeitos daquela pessoa, conforme o que estamos sentindo por ela naquele momento. Na vida, admiramos mais uns que outros pelas suas atitudes, jeito de ser e beleza interior. Mas, nem sempre essa admiração é constante, bastando ter uma adversidade com ela para mudarmos nosso julgamento.
Não tem como discutir que a melhor pessoa do mundo, seja ela carismática, bondosa, linda ou humanista tem seus defeitos. Isso porque todos têm sentimentos e problemas internos, causando imperfeições. Uns chegam até a se surpreender com comentários como: " como foi fazer isso, ela era tão boa?"
Porém, precisamos destacar quais as qualidades que encontramos nas pessoas e fazê-las saber disso para animá-las a continuarem no caminho do cultivo. Continuamente, o que pensamos ser qualidades o são e o contrário também é verdade. Depende sempre de quem julga e se o faz com o coração, longe de sentimentos como inveja e desdém.
Precisamos elogiar mais, fornecendo à pessoa certeza de que está no caminho correto, agindo para o bem e sendo exemplo de virtude. O problema é que normalmente falamos mais dos defeitos, do que de seus atributos. Nossa falta de amor nos faz algozes de almas pelo mundo. Basta que alguém ouça constantemente que faz tudo errado ou que não presta, para que acredite nisso, principalmente se sua estrutura emocional já tem problemas.
Quando somos elogiados, nos sentimos bem e buscamos intensificar essa qualidade. Mas precisamos estar atentos para que não se torne um meio arrogante de ser, pois a humildade sempre é um par ideal para qualquer faculdade. Mesmo assim, receber elogios nos faz crescer, sabendo que estamos caminhando na direção certa.
Admiremos mais as pessoas, sejam elas o que forem nesta vida. Todos têm algo a oferecer e ensinar. Podemos aprender nos espelhando e aperfeiçoando em atitudes, mas sem nunca querer ofuscar o brilho de alguém. Encontremos nossos objetivos, estudemos mais nossas capacidades e acreditemos mais. O mal está sempre presente, inclusive dentro de nós, espreitando o momento certo para exercer seu poder de destruição.
Para que aos poucos isso vá se diluindo, é necessário oração e contato com seu Eu espiritual, sempre se perguntando por que estou julgando desta forma. Poderemos nos surpreender com as respostas. E, se tivermos vontade real de evoluir, poderemos afastar esses pensamentos, colocando no lugar deles outros para o bem, não só de nós mesmos, mas de toda a humanidade.
ELOGIE!!! Deixe alguém feliz! E a felicidade será companheira.
NAMASTÊ
Nenhum comentário:
Postar um comentário
CRÍTICAS, ELOGIOS, OPINIÕES E SUGESTÕES SOBRE A LEITURA OU O QUE QUER LER SERÃO MUITO BENVINDOS.