Total de visualizações de página

Pesquisar este blog

Coração Aberto

Quando decidi escrever me senti uma borboleta saindo do casulo. E junto com ela saíram os sentimentos e os pensamentos que muitas vezes não conseguimos transmitir. Descobri que ser poeta é opinar sem medo, escrever é desvincular-se de segredos e expressar-se é viver intensamente.

JosiLuA

sexta-feira, 20 de maio de 2022

A CARÊNCIA E AS AMIZADES

 Autora: Josianne Luise Amend (JosiLuA)



Algumas pessoas parecem gostar de você, mas no fundo elas precisam do que você dá a elas. Repare que se você é sempre presente, elogiando e se interessando pela vida desta pessoa, ela se mostra sua amiga. Mas, se você se afastar ou disser uma verdade que ela não está pronta a ouvir, ela deixará de te procurar ou estar por perto.

Essas pessoas precisam daquelas que estão constantemente "puxando o saco" e elogiando suas atitudes. O problema é justamente essa relação sugadora e meio nociva, já que tanto uma, quanto outra se beneficiam das bajulações, achando que formam laços cheios de beleza. Mas é uma falsa amizade, pois apenas depende do que enaltece o ego.

Enquanto as duas vêem a outra como uma platéia pronta a aplaudir qualquer coisa, então está tudo bem. Acontece que em algum momento, uma delas tirará a máscara e se mostrará na real, surpreendendo quem vivia a protegendo. A mais fraca desmonta ou também acaba usando o orgulho como proteção. E o que era lindo, se transforma numa real situação da humanidade que é a disputa de poder.

Infelizmente, estamos propensos a ser um ou outro, dependendo da necessidade de auto-estima ou carência afetiva. Nem nos damos conta quando entramos em tais relacionamentos. O carente quer ser amado pelo influenciador que, de alguma forma, quer chamar a atenção para si. Na verdade, ambos tem carência e se satisfazem pelos confetes um do outro.

Enquanto essa relação fica nisso, até pode ser levada numa certa tranquilidade. O problema é quando um dos lados resolve evoluir e sai de toda essa doçura,  buscando um mundo mais real. Literalmente, a corda arrebenta e acaba afetando a outra parte. É daí que vem a agressividade, transformada em vingança,  orgulho e mesquinhez. Precisamos ser honestos conosco e parar de querer que o mundo se jogue a nossos pés ou que todos gostem de nós. Afinidades existem, mas são alicerçadas em respeito, verdade e amor. Quem não está pronto a não ser aplaudido, tem receio de subir no palco. Sua vida ficará restrita às cochias, onde poderá observar e ser aquele que aplaude e beija os pés do ator. Mas não precisa ser assim. Pode haver uma multidão que te aplaude, mas amanhã já te esqueceu. Ou uma única pessoa que sempre estará contigo.

Todos temos capacidade de amar e sermos amados. De aplaudir e sermos aplaudidos. Não importa se por uma grande atitude ou um pequeno gesto, tudo movimenta o universo. Mas enriqueçamos nossas vidas o suficiente, para que os verdadeiros amigos estejam sempre ao nosso lado. Nos dias de sol ou chuva, no bom ou no mau humor. 

NAMASTÊ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CRÍTICAS, ELOGIOS, OPINIÕES E SUGESTÕES SOBRE A LEITURA OU O QUE QUER LER SERÃO MUITO BENVINDOS.