Autora: Josianne Luise Amend (JosiLuA)
Rusgas, desconfortos, surpresas e até brigas. Saber a verdade pode causar muitos sentimentos na vida, não só momentaneamente, mas por longos anos. Não estamos preparados ou escolhemos fingir aceitar, vivendo num mundo imaginário. Acontece que a verdade, apesar de doer, pode ser extremamente necessária para acordarmos, sairmos de um rumo incoerente e errado, ao qual nos propomos, modificar pensamentos e até nossas vidas.
Mas, nem todos aceitam a verdade. Principalmente quando estamos acostumados a agir de certa forma, sem que ninguém nos enfrente ou julgue. Erguemos nossos queixos e seguimos com atitudes que machucam, desmoralizam e subjulgam as pessoas. Quão problemáticos somos, nos considerando certos em tudo e levando até o último patamar da paciência as verdades que nos cutucam?
A vida está cheia de pessoas negando a si mesmas o que as incomoda. Gente que seleciona o que ouvir. Elas têm um certo ar manipulador e sabem causar medo nas pessoas ao seu redor, porque se alimentam dessa energia para terem poder. Mas não se enganem! Elas são frágeis e, quando encontram um oponente à altura, muitas vezes não sabem como agir. Pegas de surpresa podem recuar ou tornarem -se violentas.
Dizer a verdade deveria ser algo simples. Ouvi-la, mais ainda! Pois aprendemos, descobrindo falhas e defeitos que podem ser corrigidos para as relações serem melhores e confiáveis. Mas acabamos cheios de sentimentos ruins, nos sentindo traídos ou desrespeitados. Preferimos viver alheios ao que os outros sentem sobre nós.
Ao olharmos no espelho, criamos a imagem que queremos. E ao vestir esta máscara, nos protegemos daqueles que conseguem desequilibrar o que consideramos perfeito. Porém, a verdade não tem a ver com opinião ou julgamento, já que estes últimos podem variar de pessoa para pessoa e não caracteriza algo real.
Mas então, qual o preço da verdade? Alguns preferem não saber que estão sendo traídos, que têm pouco tempo de vida ou que são adotados, por exemplo. Outros, no entanto, já fazem de tudo para ouvir a verdade, seja ela boa ou não. Em ambos os casos precisamos ter consciência de que a vida irá mudar, que é interessante perceber, através da cortina que criamos para nossas vidas, outras histórias e que tudo é um aprendizado. Saber o que pensam de nós, por exemplo, pode ser uma verdade, ou só opinião de gente invejosa, que não simpatiza conosco. Dependendo do caso, temos que escolher ouvir ou deletar, enfrentar ou viver num mundo de fantasias.
Algumas verdades doem e podem durar para serem curadas. O que precisamos entender é a transformação que uma verdade causa em nossas vidas. Quem reage pode se fortalecer, ter mudanças de comportamento e buscar aperfeiçoamento na forma de pensar e agir. E isso é maravilhoso, mesmo que haja sofrimento. Quem se deixa desfalecer, sucumbe para a depressão e alguns sentimentos ruins que poderão somatizar doenças, caso não busque sair do desânimo.
Verdade seja dita: " Quem diz a verdade precisa ter tato, saber se expressar e respeitar o momento certo. Quem a ouve, precisa ser humilde, analisar e usá-la a seu favor para melhorar a própria vida"!
NAMASTÊ
Nenhum comentário:
Postar um comentário
CRÍTICAS, ELOGIOS, OPINIÕES E SUGESTÕES SOBRE A LEITURA OU O QUE QUER LER SERÃO MUITO BENVINDOS.