Total de visualizações de página

Pesquisar este blog

Coração Aberto

Quando decidi escrever me senti uma borboleta saindo do casulo. E junto com ela saíram os sentimentos e os pensamentos que muitas vezes não conseguimos transmitir. Descobri que ser poeta é opinar sem medo, escrever é desvincular-se de segredos e expressar-se é viver intensamente.

JosiLuA

quarta-feira, 20 de outubro de 2021

CRÍTICAS E ELOGIOS

 Autora: Josianne L.Amend (JosiLuA)



Já pensaram se reuníssemos a família ou os amigos e fizêssemos uma brincadeira de dizer realmente o que sente sobre as pessoas do grupo? Seria algo do tipo " o que eu gosto e não gosto em você "!

Olhem como é interessante isso:
Ouvir elogios é muito fácil, mas dizer algo bom sobre outra pessoa, nem tanto.
Ouvir críticas já torna tudo complicado, mas dizê-las faz com que apareçam uma lista.
Em ambos os casos haveriam pessoas que numa forma de se proteger, diriam brincadeiras e deboches, teriam medo de ofender ou de decepcionar e viriam com as frases "me desculpa, mas...", "espero que não se ofenda, mas...". O quanto realmente somos verdadeiros e vale a pena ser?

Pois é,  parece que não estamos preparados para ouvir verdades, principalmente dos que estão conosco. Mas elogios são um refresco para a alma e o ego. Lembrando que tanto elogios, quanto críticas nos fazem evoluir. Obviamente um nos afaga e o outro dói. Mas o quanto estamos prontos e preparados emocionalmente para ouvir e dizer?

Quem ouve, precisa ter o bom senso de entender e analisar. Quem diz, precisa saber usar as palavras para que se torne algo construtivo e não um insulto. Se isso pode surpreender quando estamos a dois, imagine em grupo. E o pior é que muitas pessoas usam justamente este momento para soltar o verbo, usando metáforas, piadinhas e indiretas para atacar alguém. São pessoas ou invejosas, ou fracas ou desrespeitosas, que aproveitam para se camuflar , tentando conseguir apoio. Mas às vezes se dão mal e o grupo reage contra elas.

Um elogio deve vir do coração,  da admiração real que temos por alguém. Se não sente, não fale, pois obviamente parecerá forçado e não chegará com o propósito que deveria. Elogiar faz bem tanto para quem dá,  quanto para quem recebe. Tem gente que não elogia, pois tem medo de perder posição ou estimular demais alguém que possa se sobressair mais que ela.  Elogiar faz bem ao coração de ambos,  têm um retorno energético e é uma forma de transmissão de amor.

Uma crítica deve ser posicionada com cautela, respeito e bom senso, já que podemos estar cutucando pessoas despreparadas mental e emocionalmente. Todos que dizem não se importar são mentirosos. É inevitável não pensar no que nos dizem, mesmo que nos mostremos pessoas equilibradas e desencanadas.  A diferença é que uns ouvem e analisam a situação e outros não se importam se aquilo pode ser benéfico para suas vidas e criam rancores.

Com tudo isso, ainda pisamos em ovos para dizer as verdades que ficam entaladas na garganta. Tirando algumas pessoas que são as famosas "sem papas na língua" e que batem no peito dizendo "eu falo o que penso", fomos criados para engolir verdades. Muitos de nós sabem o que é um tapa na boca. Bom ou mau isso dá um certo equilíbrio às situações.

Talvez as verdades não precisem ser ditas com tanta veemência,  mas com o carinho necessário para que quem ouve possa ter espaço para pensar e talvez, se defender. Verdades nem sempre são críticas, diga-se de passagem. E elogios, nem sempre são verdadeiros. Com tudo que passamos, ouvimos e dizemos, podemos concluir que somos pessoas que aceitam o que nos dizem para podermos conviver, não respondemos para podermos ter um mínimo de paz e que porventura acabamos engolindo sapos para sermos aceitos. E hajam desequilíbrios nos chakras laringeo e cardíaco!

Para hoje uma vivência: experimente ser sincero tanto nos elogios, quanto nas críticas e comece a perceber quem são as pessoas que convivem com você. E perceba em si mesmo o quanto você sofre alterações no humor ao ouvir um dos dois. Servirá para acordarmos e nos enxergarmos realmente no espelho.

NAMASTÊ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CRÍTICAS, ELOGIOS, OPINIÕES E SUGESTÕES SOBRE A LEITURA OU O QUE QUER LER SERÃO MUITO BENVINDOS.