Total de visualizações de página

Pesquisar este blog

Coração Aberto

Quando decidi escrever me senti uma borboleta saindo do casulo. E junto com ela saíram os sentimentos e os pensamentos que muitas vezes não conseguimos transmitir. Descobri que ser poeta é opinar sem medo, escrever é desvincular-se de segredos e expressar-se é viver intensamente.

JosiLuA

quinta-feira, 3 de outubro de 2024

INTOLERÂNCIA

Autora: Josianne Luise Amend (JosiLuA)


Quando vejo as notícias, percebo o quanto o ser humano está intolerante. Pessoas não respeitando as crenças, opiniões e posições  dos outros. Me pergunto o que está acontecendo com o ser humano, que se incomoda tanto com o que o outro faz ou é, e tão pouco com o que ele mesmo poderia ser e fazer pelo seu próprio mundo.

Tolerar significa respeitar, talvez discordando, mas compreendendo que cada pessoa está na sua evolução e nas suas escolhas de livre arbítrio. Quando não conseguimos tolerar algo, podemos tentar ensinar ou estudar a questão. Por exemplo, se não toleramos um filho ser irresponsável ou bagunceiro, temos que usar de meios para mostrar o quão importante é ter as próprias coisas arrumadas e bem feitas e não só gritar ou até agredi-lo.

Se não toleramos a religião ou as escolhas políticas de alguém, podemos estudar tais escolhas para termos um meio de comparação com opiniões mais sensatas e menos influenciáveis. Porém, devemos lembrar que todos têm direito de escolher a estrada que querem caminhar. Com o tempo, talvez enxerguemos o certo do errado e possamos apenas melhorar a nós mesmos.

A intolerância tem chegado em todos os lugares não admitindo até, que outras tenham maus dias ou estejam de mau humor. Ao invés de dizer um simples "posso te ajudar" ou "quem sabe consiga se acalmar se...", elas respondem grosseiramente e até agridem, transformando o mundo numa guerra sem fim. O que leva à intolerância é sem dúvida um ego ferido, que precisa ser valorizado a qualquer custo. As pessoas não estão admitindo estarem erradas ou não estão aceitando mudar na vida. Existem aquelas que se orgulham de dizer "não quero, nem vou mudar. Sou o que sou!"

Por causa da intolerância, algumas partes do mundo estão em guerra, dilacerando vidas e corações. Por causa da intolerância, pais estão machucando filhos e filhos estão com raiva dos pais. Por causa da intolerância, alguns morrem em brigas de trânsito ou porque alguém já não o ama mais. Por causa da intolerância, famílias estão se dissolvendo e bons empregados deixam a empresa por serem mau tratados. Por causa da intolerância, algumas pessoas destróem o patrimônio público, atacam profissionais de saúde e brigam com vizinhos.

Contudo, precisamos fazer a nossa parte e não contribuir para que os outros percam a paciência com nossas atitudes, muitas vezes indisciplinadas ou arrogantes. Infelizmente, estamos nos treinando para sermos ágeis, rápidos e afobados, incompreendendo os que já não estão ou são tão acelerados. No mundo há muita diversidade de idades, capacidades e vontades. É fundamental que olhemos o próximo com mais sapiência, buscando entender o lugar deles no aqui e agora. Não somos melhores que ninguém,  porque assim como queremos que nos aceitem e compreendam, esse irmão planetário também tem esse anseio dentro de si. Sem dúvida, aprendemos muito do outro se formos tolerantes e todo acréscimo de sabedoria também nos faz evoluir, num despertar interior.

NAMASTÊ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CRÍTICAS, ELOGIOS, OPINIÕES E SUGESTÕES SOBRE A LEITURA OU O QUE QUER LER SERÃO MUITO BENVINDOS.