Autora: Josianne Luise Amend (JosiLuA)
Qual seria o papel desta pessoa que vem ao mundo como irmão ou irmã mais velha? Talvez devêssemos entender essa pessoa que desde cedo carrega nos ombros o peso de cuidar dos mais novos. Só quem tem irmãos sabe bem o respeito que temos pelos primogênitos. A própria bíblia os reverencia. Talvez sejam almas mais velhas, sábias e que estão no mundo para ensinar e serem exemplos.
Por aí, se entende quão responsáveis devem se sentir. Eles simplesmente nos abraçaram e acolheram quando chegamos ao mundo. Ainda crianças, nos aconselharam e manifestaram preocupação quando saímos da linha. Mas eles também erram, sofrem e se perdem. E se não formos atenciosos o bastante, não notaremos. E, se notarmos, muitas vezes não conseguimos chegar em vossas almas, simplesmente porque criam barreiras para que sua fragilidade não seja percebida.
Ao longo dos anos, aprenderam com seu próprio dever de primogênito a serem orgulhosos e críticos. São pessoas com um coração especial, prontos e presentes. Os mais novos os admiram, pois eles acabam sendo um espelho quando precisam se orientar. Tanto que, quando esse irmão se perde na vida e em sua missão, todos os outros, ou ficam desequilibrados ou um outro acaba tomando seu lugar, favorecendo ainda a união familiar.
É muito triste a separação de irmãos, pois os laços espirituais ainda persistem, mesmo estando longes. E a dor da saudades, das lembranças e daquela relação única, que só existe entre irmãos, nunca é esquecida.
Particularmente, fiz o texto de hoje pensando em minha irmã Solange, que hoje faz aniversário e que para mim é minha melhor e leal amiga. Tenho tantas lembranças de nossa infância, do quanto fizemos juntas, que a considero minha irmãe. É ela que sente o cheiro da tristeza em meu coração e se torna até insistente demais em saber de mim, talvez acreditando que ela possa sempre consertar as coisas. Mantém um ritmo rigoroso em sua própria vida, achando que a dos outros deve ser igual.
Quero que ela compreenda e se liberte de toda preocupação, vivendo intensamente. Ela merece, por tudo que já me proporcionou. Esses irmãos precisam saber que não são responsáveis pelo que os outros se tornaram. Cada um segue seu caminho por livre arbítrio. Mas, que temos por eles um amor sem precedentes e que eles podem fluir na idade avançada, sem tanta inquietação.
Não sei como você leitor, considera seu irmão ou irmã mais velhos. Mas eu sou tão grata a Deus por colocá-la antecipadamente em minha vida, que espero encontrá-la na eternidade, para que possamos ainda dar as mãos e voltarmos a ser meninas brincalhonas, briguentas, mas cheias de amor, sempre salvando uma à outra e, jamais nos perdendo de nós. Ela sempre ficou do meu lado, com discrição e devo o mesmo à ela. Esse sentimento de que não estamos sozinhos no mundo é o mais belo legado que alguém pode dar a outro. E ela deixa para mim, com certeza.
Se tem esse irmão na vida, lembre dele. E se nao for tão rude e orgulhoso, só agradeça. Com certeza esse irmão mais velho sairá mais leve de cena. Eu os admiro.
Te amo muito minha irmã
Feliz aniversário com a maior longevidade que Deus permitir, pois você é um grande alicerce para mim.
NAMASTÊ
Nenhum comentário:
Postar um comentário
CRÍTICAS, ELOGIOS, OPINIÕES E SUGESTÕES SOBRE A LEITURA OU O QUE QUER LER SERÃO MUITO BENVINDOS.