Autora: Josianne Luise Amend (JosiLuA)
Uma palavrinha tão pequena e simples, mas que causa tanto transtorno físico, emocional e mental. No físico, a liberação de adrenalina, pode tanto ajudar o corpo a se preparar para sua própria proteção, quanto prejudicar, caso seja ativada em excesso, causando diminuição de fluxo sanguíneo e riscos cardíacos. Não é à toa que se fala em morrer de medo.
No emocional, o estresse e ansiedade influenciam nas atividades, na forma como se encara a vida e na busca pelo futuro. E no mental, obviamente pode paralisar atitudes ou nos deixar presos à convicções, sem conhecimento maior do mundo ao nosso redor.
Mas o maior medo é o da morte. E já analisamos por que tanto medo disso? A resposta talvez esteja em alguns sentimentos que, ao longo do caminho, vamos criando, como o apego às coisas terrenas. Outro motivo é o medo do desconhecido. Nosso orgulho, ainda, causa o medo de sermos esquecidos e de saber que facilmente podemos ser substituídos. Isto faz com que a busca pela imortalidade seja alvo incansável dos mais desesperados.
Mas o medo tanto pode ser útil, como ser um problema para a vida. Ele aciona um alerta para que haja um ato-reflexo ou paralisa nossas idéias. A questão é analisar e enfrentar alguns medos, pois atrás deles podem surgir um horizonte de vida ainda não vivida e descoberta.
Trabalhar os medos é uma das mais importantes e necessárias terapias a que devemos nos propor, desbloqueando nossos caminhos. Atrás do medo vêm outros sintomas que incomodam e atrapalham nossas vidas, como a ansiedade, o estresse, as compulsões e até a baixa auto-estima.
Precisamos analisar nossos desejos e perceber se buscamos realmente realizá-los. E o que nos faz ficar de pés e mãos amarrados, sem enfrentar as dificuldades que podemos encontrar. Se a vontade é grande, chegando até a nos frustrar, mas não lutamos para realizar este ideal, provavelmente o medo está nos dominando.
Para este mês que se inicia, sejamos corajosos para viver absolutamente e com energia suficiente para nos presentearmos com coragem, força, foco e fé, a fim de que o medo seja superado e a vida seja plena.
NAMASTÊ
que texto maravilhoso! direto, esclarecedor, profundo e objetivo ao mesmo tempo. a resposta pra todas as grandes questões que atormentam a humanidade é muito mais simples, mas fazem questão de esconder o simples pra manter as estruturas do capitalismo que nos dominam através desse medo. se todos despertassem pra tudo que são, pra tudo que não precisam e focassem no que deveríamos estar fazendo (aprender a ser gente a partir das relações humanas) viveríamos uma realidade que atualmente, infelizmente, é utópica.
ResponderExcluirLaís querida, bom te ver novamente e com essa energia que exala através de suas palavras. Deus te abençoe amiga
ResponderExcluirExiste um filme chamado “ A Soma de Todos os Medos” que demonstra muito bem o que acontece quando o medo nos domina! O medo de nos expormos e sermos julgados, o medo de tentar e fracassar… O medo nos impede de viver
ResponderExcluirplenamente pq paralisa, esconde sentimentos e causa frustrações. Levantar a cabeça e seguir em frente, sem medo, parece tão fácil… Mas não é! 🥲