Total de visualizações de página

Pesquisar este blog

Coração Aberto

Quando decidi escrever me senti uma borboleta saindo do casulo. E junto com ela saíram os sentimentos e os pensamentos que muitas vezes não conseguimos transmitir. Descobri que ser poeta é opinar sem medo, escrever é desvincular-se de segredos e expressar-se é viver intensamente.

JosiLuA

quarta-feira, 18 de novembro de 2020

AMADURECER

 Autora: Josianne L.Amend (JosiLuA)





Existe idade certa para amadurecer? Será que realmente amadurecemos o suficiente durante nossa vida?

Precisamos nos imaginar como frutos numa grande árvore.  Alguns crescem perfeitos e belos, outros definham e não tem sabor, outros não conseguem nem se desenvolver. Isso é natural, se nos compararmos à natureza.

Cada pessoa nasce de uma árvore, cujas raízes tem longa história. Podemos trazer em nós uma consciência de antepassados, uma realidade única cravada na memória celular. Isso pode ajudar na maneira como guiamos a vida, mas não é o ponto fundamental para definir quem seremos.

O que nos define é a observação e a educação.  Mesmo numa mesma família, filhos se mostram diferentes. Alguns são os frutos que amadurecem, outros podem ser os que atrofiam. E qual será a razão de uma árvore ter frutos desproporcionais? Talvez a localização dele na árvore, não tomando o devido sol ou não recebendo a seiva necessária para seu crescimento adequado. Talvez tenha se deixado bicar por pássaros e insetos, favorecendo abertura para apodrecer.

Tentemos imaginar assim nossas vidas e poderemos chegar a algumas conclusões. Fomos influenciados por más companhias, nos deixamos manipular por baixa auto-estima, ao invés de querermos descobrir quem somos e o que realmente queremos, vamos na onda de pessoas e conselhos, nos escondemos atrás de desculpas e argumentos para não enfrentarmos algum problema.

Amadurecer significa estarmos prontos para assumir erros, decidirmos pelas próprias atitudes, sermos capazes de enfrentar obstáculos de maneira a não destruir as vidas ao nosso redor, nos colocarmos como frutos aptos a sermos colhidos, beneficiando o mundo de alguma forma. Quem, em sua plena consciência de vida, pode dizer sem dúvida alguma que é e age sempre assim?

Se sua resposta for positiva, parabéns. É sinal que você não controla ou manipula as pessoas,  que deixa os outros frutos terem seu tempo de amadurecer, ou que tem capacidade de dividir sua seiva a fim de ajudar a todos os frutos a conseguirem alcançar sucesso, sem desestabilizar a real função da árvore.

Não é fácil amadurecer. Requer treinamento em paciência,  tolerância,  resiliência, capacidade intelectual (descobrir o mundo), conhecimento de culturas, pessoas, formação de personalidade e caráter e o principal: muito amor por suas raízes e respeito com a terra que te sustenta.

Não adianta ser um bom orador,  vender seu peixe, mas ser imaturo para comprar humildade e mais aprendizados. Acredito que a maturidade é sapiência e que nós,  seres humanos ainda temos uma longa caminhada para nos  tornarmos uma raça madura, que dê valor ao que realmente importa para a transformação real de nossas consciências. 

E não devemos esquecer que maturidade não é ter opinião,  mas às vezes apenas silenciar e observar.

NAMASTÊ 

2 comentários:

CRÍTICAS, ELOGIOS, OPINIÕES E SUGESTÕES SOBRE A LEITURA OU O QUE QUER LER SERÃO MUITO BENVINDOS.