Autora: Josianne Luise Amend (JosiLuA)
A forma com que encaramos as coisas, é justamente o que diferencia as pessoas. Entender que todo um mecanismo, baseado em processos na vida, nos faz ter opiniões e uma visão de mundo diferentes, acrescenta um grande passo para mudanças internas e evolução.
Muitas vezes, esperamos que as pessoas tenham determinada reação quando lhes contamos algo, mas elas nos surpreendem com suas opiniões e julgamentos. É daí que surgem os debates e até as antipatias, pois normalmente o que buscamos é sermos apoiados. Geralmente, quando nos abrimos para alguém, achamos que tal pessoa tem a mesma forma de pensar, mas talvez não seja assim.
Fato é que, devido a experiência de vida, idade e cultura, nem sempre as opiniões sobre algo são iguais, e tudo bem. Isto faz com que as oportunidades para novas descobertas se façam. Resta apenas que saibamos distinguir o que se encaixa melhor para nossas vidas. Se é certo ou errado, cabe à cada um, conforme sua visão de mundo e o que quer para si, decidir.
É importante que não tentemos concordar só para ter uma boa relação, mas falar com jeito e se fazendo entender, que nossa maneira de pensar é outra. Talvez não seja a certa, talvez seja até controversa, porém pode levar o outro a pensar ou perceber que por esta via não terá aplausos, nem apoio. E até, se não tiver personalidade formada poderá desistir da sua própria opinião. Por isso ter responsabilidade em comentários e conselhos é muito importante. Muitos se aproveitam da fragilidade mental para incutir ou manipular o outro. Parece até que alguns precisam aumentar seu rebanho para se sentirem plenos.
Com tudo isso, aprender a aceitar opiniões sem partir para ataques ou palavras ignorantes já é importante para a criação de ambientes saudáveis, nos quais as várias visões de vida podem fazer parte de uma fórmula na qual se chegue ao melhor resultado. Precisamos aprender mais a usar as abas ao lado da cabeça e ouvir. Depois analisar e por fim, se necessário opinar. O mais importante é formarmos com segurança, estudo e tranquilidade nossa opinião, aceitando que o outro faça sua própria pesquisa, traçando o caminho que ele acha ser o certo para si mesmo. Mesmo por que, certo ou errado é apenas uma questão de opinião e muito bom senso. Um dia sempre arcaremos com as consequências. Mas as opiniões são importantes para educar e abrir a mente, portanto respeitemos e saibamos ouvi-las.
NAMASTÊ
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
CRÍTICAS, ELOGIOS, OPINIÕES E SUGESTÕES SOBRE A LEITURA OU O QUE QUER LER SERÃO MUITO BENVINDOS.