Total de visualizações de página

Pesquisar este blog

Coração Aberto

Quando decidi escrever me senti uma borboleta saindo do casulo. E junto com ela saíram os sentimentos e os pensamentos que muitas vezes não conseguimos transmitir. Descobri que ser poeta é opinar sem medo, escrever é desvincular-se de segredos e expressar-se é viver intensamente.

JosiLuA

domingo, 8 de janeiro de 2023

INTEGRIDADE

 Autora: Josianne Luise Amend CPF (JosiLuA)



As discussões fervilham nas redes sociais. Cada um tem uma opinião, não sabemos se veridica ou se para ganhar notoriedade. Existem muitas formas de sermos nós mesmos e isto vai depender do momento que estamos vivendo. Quantos de nós já não se arrependeu da atitude que tomou em determinada ocasião? E até pensou que aquela pessoa não era você mesma?

Acontece que existe algo muito importante que faz parte da nossa personalidade, chamada integridade. Quando nossas palavras andam juntas com nossas atitudes, somos íntegros. De que adianta falar, se nossos atos mostram o contrário? Talvez não nos importamos com a tal integridade, mas com certeza ela nos auxilia a nos tornarmos pessoas melhores e até de caráter evidente.

Paremos para analisar nossos atos: eles são exatamente o que dizemos ou ensinamos? A resposta é nem sempre! E ninguém tem culpa, visto que cada um de nós carrega suas bagagens que ora são mais leves, ora pesam demais. Quando estamos bem com a vida, conseguimos ser mais íntegros. Quando as bagagens levam muita preocupação, raiva, medo e inveja, o que falamos nem sempre é o que mostramos ser.

E o problema é que sempre tem alguém observando nossos distúrbios, prontos a apontar o dedo e nos deixar sem graça quanto ao que estamos sendo ou fazendo. Normalmente, a família e amigos mais próximos são os que nos cutucam para acordar. Podemos nos revoltar ou apenas despertar e tentarmos mudar, aprendendo a nos valorizar e corrigir sentimentos.

Isso é o que se faz dentro de um consultório de psicanálise.  Ao falarmos, nos ouvimos e percebemos nossas atitudes, se estão de acordo com o que somos e acreditamos. E alguém nos observa, sendo um catalizador para nossa percepção. Talvez alguns não se importem em serem íntegros o suficiente, bastando que os outros acreditem em suas palavras, como se elas sozinhas resolvessem a vida. E as usam para humilhar, debochar ou ensinar (porém de forma rude e sem exemplo) quem está incomodando de alguma forma seu estado de espírito.

Integridade é auxiliar os outros a se elevarem, aprenderem, mostrando a eles no que acreditar por terem bons exemplos. Podemos não perceber, mas tudo que fazemos está sendo observado por alguém, sejam pais, filhos, parentes, amigos, subordinados, chefes e tantas outras relações. E, se o que falamos vai contra nossas atitudes, estamos dizendo para que não confiem em nós e ficaremos sujeitos à indisciplina ou descrédito dos demais.

Por isso, a nossa integridade é fundamental se quisermos dizer ao mundo quem realmente somos, sem enfeitar ou mentir, aceitando que não somos perfeitos, porém também querendo aprender, talvez com aquele que desconsideramos como capaz, buscando a humildade e a vontade de elevação.  Integridade é dar chance aos outros de nos ensinar algo que ainda nos falta. E quando falarmos, mostrarmos atitude, bom senso e exemplo.

NAMASTÊ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CRÍTICAS, ELOGIOS, OPINIÕES E SUGESTÕES SOBRE A LEITURA OU O QUE QUER LER SERÃO MUITO BENVINDOS.