Total de visualizações de página

Pesquisar este blog

Coração Aberto

Quando decidi escrever me senti uma borboleta saindo do casulo. E junto com ela saíram os sentimentos e os pensamentos que muitas vezes não conseguimos transmitir. Descobri que ser poeta é opinar sem medo, escrever é desvincular-se de segredos e expressar-se é viver intensamente.

JosiLuA

segunda-feira, 21 de junho de 2021

TROCA DE PELE

 Autora: Josianne L.Amend (JosiLuA)



Como seria se de repente, sem mais nem menos, acordássemos na pele de outra pessoa? E se fosse justamente aquela pessoa que temos mania de julgar, debochar, sentir desprezo ou raiva? É um ótimo exercício mental visualizar isso para entendermos alguns sentimentos que formamos sobre os outros.

Se aceitarmos que fazemos parte de um todo, podemos dizer que somos pedaços de um quebra-cabeca, cujas peças tem vários formatos, cores e beleza. Mas, viver uma vida que nem imaginamos pode ser algo bem difícil, já que o fardo dos outros parece leve para nós,  até o momento que o experimentarmos.

Outra situação preocupante é a nossa responsabilidade quanto à vida dos outros. Nossa influência mental, física e psicológica afetando os que estão ao nosso redor, principalmente filhos. Quanto de nós transferimos para eles, induzindo condicionamentos e crenças, às vezes boas, noutras não, durante anos? Quanto mais velhos vamos ficando, mais notamos erros e acertos, observando o caráter e personalidade daqueles por quem fomos responsáveis com nossas atitudes e educação. Tudo parece interligado à forma com que tratamos as pessoas ao longo das nossas vidas.

A felicidade é saber que as pessoas podem mudar, se assim quiserem. Apesar de terem sofrido e carregado pesos que as transformaram em pessoas magoadas, inseguras, cafajestes, incrédulas, desonestas, todos podem se redescobrir através do amor de outras pessoas por elas ou pela vontade de serem melhores. Basta que se abram e deixem de lado o orgulho, a soberba e a teimosia tendo humildade para experimentar novas oportunidades, ouvindo e abrindo a mente e o coração.

Trocar de pele não é só se colocar na posição do outro, mas também se despir de sentimentos que bloqueiam o fluxo de uma vida plena e feliz. Ter coragem de mudar o que está prejudicando, para o que pode construir pontes e trazer melhores relacionamentos.

Sempre precisamos nos colocar na pele do outro, principalmente nas discussões, pois nosso ponto de vista pode estar totalmente distorcido com relação ao que o outro acha. Para analisarmos a situação com clareza e justiça,  isso seria muito importante. Evitaria tantas desgraças e violências com arrependimentos tardios.

Como não dá para vivermos tudo que outra alma viveu, nem sentir suas dores, podemos ao menos buscar entender o por que de tais atitudes e ajudar a abrir seus olhos,  se ela assim permitir. Ter a oportunidade de ser auxiliado a abrir seus olhos e coração é uma benção.  Nem sempre temos pessoas dispostas e muito menos capazes de nos ajudar. E quem tem, deveria se dar a chance de poder mudar. Trocar uma pele mofada e limitada, por um manto rejuvenescido e livre de bloqueios, raivas e orgulho aliviaria muitas vidas ligadas à esta pessoa, principalmente a dela mesma.

NAMASTÊ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CRÍTICAS, ELOGIOS, OPINIÕES E SUGESTÕES SOBRE A LEITURA OU O QUE QUER LER SERÃO MUITO BENVINDOS.