Total de visualizações de página

Pesquisar este blog

Coração Aberto

Quando decidi escrever me senti uma borboleta saindo do casulo. E junto com ela saíram os sentimentos e os pensamentos que muitas vezes não conseguimos transmitir. Descobri que ser poeta é opinar sem medo, escrever é desvincular-se de segredos e expressar-se é viver intensamente.

JosiLuA

sábado, 10 de abril de 2021

ESCOLHA UM DIA

 Autora: Josianne L.Amend (JosiLuA)



A vida tem passado mais rápido do que notamos. Quando acordamos, imaginamos mil coisas para fazer no dia, mas não dá tempo. A noite chega para aquietar a mente rapidamente.

Comecei a imaginar quanta coisa ainda gostaria de fazer e de conhecer.  E o que esta ansiedade tem afetado nossos corações. Agora que amarraram nossos passos e trancaram as chaves para termos a liberdade que nunca demos valor, então,  está mais difícil ainda planejar.

Coloquemos na pauta da vida um dia de lembranças.  Escolha um dia para isso. Talvez seja interessante ir no passado e resgatar o que fomos, fizemos, aprendemos e sentimos, para perceber no que nos transformamos e se isto nos contenta o suficiente para amarmos nossa vida.

Voltemos para a infância,  percebendo quem admiramos, de quem tinhamos raiva ou receio, os aprendizados e as malandragens, os medos e brincadeiras, os sabores e cheiros que formaram nossa personalidade. Sempre poderá aparecer um sorriso no canto da boca ou uma testa franzida em nós, ao lembrarmos.

Depois caminhamos à adolescência, fase de firmar o caráter e auto estima. Difícil conter lágrimas e confusões internas. Rebeldia, muitos amigos bons e outros querendo nos iludir. Mas é bom lembrar como nos portamos diante do que sabemos que é errado, mas deixamo-nos envolver pela fraqueza e pela vontade de sermos aceitos, ou tivemos audácia de buscar outro caminho.

E o que foi a juventude? A busca pela afirmação profissional, do corpo e da sociedade. Criamos estereótipos para moldarmos nossa personalidade, estabelecendo padrões de beleza e de conduta, sonhando com a própria liberdade de sustento e integridade social. É bom lembrar que caminhos ousamos tomar para superar obstáculos.  Fomos dignos ou oportunistas, desleais ou tímidos? Cada um sabe o mal e o bem que causou e as consequências que carrega de suas atitudes.

Chegamos na maturidade, onde alguns leitores ainda não podem lembrar, mas tem chance de modificar suas vidas. A vida corre, mas ainda há tempo. Nesta fase, pensamos muito no tempo que nos resta e o que realmente importa para se viver com paz, harmonia e tranquilidade. Chegamos no ponto de buscar respostas, entender os erros e não nos surpreender com as pessoas.  Queremos viver o máximo possível sendo felizes, vendo a natureza, coisas belas e a vida ao nosso redor.

Será um bônus ter quem amamos sempre por perto para nos deliciarmos em longos papos. A gratidão por cada dia que ganhamos é uma constante e a maior bênção é a saúde. Temos necessidade de aprender mais e mais, como se não houvesse amanhã e nossa alma precisasse se encher de informações que possam nos transformar em seres melhores, prontos a seguir o caminho da luz que um dia se abrirá à nossa frente.

Temos o tempo que queremos para saborear a própria vida. É um filme para ser assistido novamente, recordando pessoas, lugares, palavras, gestos, comidas, amores e tudo que constrói cada um de nós em um templo. Cada construção tem sua própria decoração e história. E, como a lenda dos três porquinhos, cada um escolhe o material que quer para ter uma vida segura e feliz.

As escolhas que tivemos ou teremos são nossa responsabilidade para podermos ter saúde, estabilidade, felicidade e sermos emocionalmente gratos a nós mesmos. Pois é nossa força interior que move e constrói o que somos. Ainda há tempo de reformas e de acreditar em nós mesmos.

Escolha um dia para poder visualizar o quão forte foi, como desviou ou como se entregou, o que poderia ter feito ou o quanto fez, quem era e como chegou até aqui. Este exercício fará milagres em você,  pois poderá ter orgulho de sua vida e continuar melhorando para um dia virar uma estrela brilhante.

NAMASTÊ 

Um comentário:

  1. Nossa que interessante essa reflexão da nossa vida. Muito bom o texto.

    ResponderExcluir

CRÍTICAS, ELOGIOS, OPINIÕES E SUGESTÕES SOBRE A LEITURA OU O QUE QUER LER SERÃO MUITO BENVINDOS.