Total de visualizações de página

Pesquisar este blog

Coração Aberto

Quando decidi escrever me senti uma borboleta saindo do casulo. E junto com ela saíram os sentimentos e os pensamentos que muitas vezes não conseguimos transmitir. Descobri que ser poeta é opinar sem medo, escrever é desvincular-se de segredos e expressar-se é viver intensamente.

JosiLuA

quarta-feira, 19 de junho de 2024

OUVINTE ESPECIAL

 Autora: Josianne Luise Amend (JosiLuA)



Está cada vez mais difícil encontrar alguém que seja um bom ouvinte e um bom amigo. A vida de todos está tão cheia de atividades, assuntos a resolver e problemas internos que, ou somos alheios às dores ou não temos chance de compartilhar e desabafar.

Dito isso, vamos tentando trabalhar essas angústias com as ferramentas que temos nas mãos. Uns choram, outros rezam ou fazem terapias. Mesmo assim, ter uma pessoa na vida que nos ouça de forma atenciosa, com jeito acolhedor, sem interromper com julgamentos é muito difícil. Normalmente, mesmo tendo seus traumas e problemas, as pessoas acham os nossos mais fáceis de resolver.

Conseguir acessar nosso próprio interior e buscar equilíbrio não é do dia para noite. Precisa treino e controle mental durante anos. Imagine querer resolver a vida de outra pessoa, apenas com palpites ou usando sua própria vida como exemplo. Mas a questão do texto é encontrar a pessoa certa, que saiba ouvir e nos entender com maturidade e bons exemplos. Faz muita falta tê-la na vida! Não necessariamente para todo momento, mas para a hora que precisamos desabafar, caso contrário explodimos.

Essa pessoa é aquela que só ao olhar para nós sabe que tem algo embutido, que lembra de nos contatar e perguntar se estamos bem e que, às vezes, mesmo ocupada, arranja tempo para ouvir. E que não te cobra de forma alguma esse tempo. Faz porque tem bom coração e gosta realmente de nós. Onde estão essas pessoas, afinal?

Algumas estão próximas, mas não sabemos que as temos perto. Nossa falta de percepção e até de generosidade só nós faz enxergar o próprio umbigo. Por vezes, nos tornamos sugadores de energia em demasia, querendo que o mundo simplesmente nos acolha. Ter alguém para caminhar ao nosso lado é lindo, mas precisamos caminhar ao lado desse alguém também, porque egoísmo demais afasta pessoas e querer ser sempre o centro das atenções e dos problemas, as cansa. Afinal, todos precisam respirar e buscam ser felizes.

Resumindo: sejamos aquele que ouve, mas aprendamos a separar quem não amadurece de quem realmente precisa de apoio. Ou, se precisarmos desabafar, encontremos a pessoa através de seu carinho e disponibilidade, mas não façamos dela um armazém pronto a nos ceder sua própria energia. Podemos estar em ambos os lados, sendo ouvintes ou confidentes, mas ser especial é para poucos. Preserve!

NAMASTÊ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CRÍTICAS, ELOGIOS, OPINIÕES E SUGESTÕES SOBRE A LEITURA OU O QUE QUER LER SERÃO MUITO BENVINDOS.