Autora: Josianne Luise Amend (JosiLuA)
Quem manda alguém não chorar, talvez precise de tratamento. Talvez tenha crescido neste mesmo clima e hoje tenha sufocado suas lágrimas no peito, sujeito a ter um infarto ou qualquer coisa relacionada a isso. Não se deve sufocar o choro de ninguém, pois é a forma do corpo de liberar energia condensada da tristeza, desespero, medo ou dor.
Falar para alguém que está chorando que pare de dramatizar também é cruel. Como alguém mede o que outro sente? É certo que uns são mais reprimidos, choram mais facilmente e são sensíveis. Outros se esforçam demais para se acharem fortes e sob controle. Mas ninguém é tão seco que não sofra e chore na solidão. Lágrimas tem função e literalmente livram pesos, lavam a alma.
Portanto, chore! Nao se importe com comentários e estigmas. São feitos por pessoas mais fracas do que os que choram. Quando choramos, derrubamos nosso escudo, mostramos o que somos e ficamos abertos. Talvez por isso, muitos se mantém atrás deste escudo de proteção. E quanto mais demonstramos nosso sentimento, mais machucam os comentários dos insensíveis "durões". Engolir o choro é como vomitar para dentro a energia que precisa ser expulsa. Esta energia nos liberta, nos alivia e acalma.
Chore no travesseiro, no ombro de um amigo, na solidão, num lugar qualquer, se tem vergonha de chorar. Mas, chore! E para quem se acha forte o suficiente, usando frases grosseiras, deboches ou qualquer tipo de intimidação, saiba que um dia sua vez chegará. Ou terá um pane no mecanismo do seu corpo ou vai chorar sozinho, pois não vai achar quem te ofereça apoio.
Respeitemos o que é da vida, este processo natural de proteção à dor no coração e limpeza da alma. Não sejamos as pessoas culpadas pela criação de almas insensíveis, cheias de raiva e geladas e que venham a adoecer. Deixemos que cada um possa ter um lugar neste mundo capaz de expulgar anseios e tristezas. E que esse lugar seja nosso ombro. Ou no mínimo, que nosso silêncio seja a compreensão que o outro espera de nós.
NAMASTÊ
Nenhum comentário:
Postar um comentário
CRÍTICAS, ELOGIOS, OPINIÕES E SUGESTÕES SOBRE A LEITURA OU O QUE QUER LER SERÃO MUITO BENVINDOS.