Total de visualizações de página

Pesquisar este blog

Coração Aberto

Quando decidi escrever me senti uma borboleta saindo do casulo. E junto com ela saíram os sentimentos e os pensamentos que muitas vezes não conseguimos transmitir. Descobri que ser poeta é opinar sem medo, escrever é desvincular-se de segredos e expressar-se é viver intensamente.

JosiLuA

quarta-feira, 20 de abril de 2022

MEU PROBLEMA É MAIOR

 Autora: Josianne Luise Amend (JosiLuA)



Tenho notado um pouco de desdém das pessoas quanto ao problema alheio. Isso significa que estamos nos tornando muito egoístas, já que se o outro passa o mesmo que eu, e eu o julgo com desconfiança, talvez eu esteja com raiva de olhar para o mesmo problema que me aflige ou afligiu. Diante disso, não suportamos olhar nossa própria fraqueza ou pior, compreender que nosso problema não é o centro das atenções e que outras pessoas também passam pelo mesmo.

Obviamente, cada um encara a vida e suas adversidades de maneira diferente, dependendo do quão preparado emocional, física e psicologicamente está.  Como dizer para alguém para não fazer um drama diante daquilo que para esta pessoa é um momento desesperador, só porque eu consegui suportar melhor? Cada um passa por seus desígnios e o que podemos fazer para ajudar é no mínimo, ser empáticos e respeitosos. Melhor ainda dar carinho, abraçar ou ser um ouvinte. Nossa hora pode chegar.

Mas as frases que ouvimos é do tipo:
" já passei por isso e logo passa"
" eu também já passei por isso e soube como agir"
" menos drama"
" pior que você é aquele que aconteceu ....(tal coisa)"
" pare de se lamentar, seja mais forte"
E por aí vai...

O problema é que todos sofremos, seja por amor, perdas de todo tipo, insatisfações com nossas condições, doenças,  frustrações, raiva, etc. Às vezes, as cargas vêm acompanhadas de um momento fatigante, onde nos sentimos perdidos, sem muito apoio ou compreensão. E mentalmente não conseguimos definir as idéias,  psicologicamente nos sentimos com os "nervos à flor da pele " e fisicamente esgotados. Um corpo sem energia, sem vitalidade, sem ânimo se deixa adoecer e entrega-se a um sofrimento maior. Vamos sucumbindo à um estado de latência, deixando morrer em nós a vontade de viver, sem reação positiva.

Não precisamos nos comparar com a dor e a vida de ninguém. O que precisamos é fazer o melhor a cada dia que acordamos. Transformar aos poucos maus sentimentos e pensamentos em pequenas porções de alegria e satisfação.  Preencher a vida de atos que possam despertar o orgulho por nós e pelo que realizamos "naquele" dia. É assim que vamos vivendo a cada passo. Uma simples plantinha brotando no vaso que cultivou, a visita e um bom papo, a música que traz boas recordações, abraçar sem ter por quê,  são exemplos de prazeres que elevam o astral e nos fazem reagir perante nossa maneira de encarar os problemas. Podemos melhorar olhando o mundo ao redor com mais amabilidade e menos impaciência. Isso se faz através do amor e treinar a si mesmos.

E, se acredita em Deus, jamais deixe de encontrar-se com Ele em algum momento do dia. A conversa franca o fará ressuscitar e renovar a esperança em si mesmo. Mesmo assim, não esqueça de estender a mão aquele que também precisa. Não se coloque num pedestal de sofrimento. Seja humilde e tenha foco na própria força, libertando-se das amarras.


NAMASTÊ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CRÍTICAS, ELOGIOS, OPINIÕES E SUGESTÕES SOBRE A LEITURA OU O QUE QUER LER SERÃO MUITO BENVINDOS.