Total de visualizações de página

Pesquisar este blog

Coração Aberto

Quando decidi escrever me senti uma borboleta saindo do casulo. E junto com ela saíram os sentimentos e os pensamentos que muitas vezes não conseguimos transmitir. Descobri que ser poeta é opinar sem medo, escrever é desvincular-se de segredos e expressar-se é viver intensamente.

JosiLuA

sábado, 29 de janeiro de 2022

ENTENDENDO SEU NÃO

 Autora: Josianne Luise Amend (JosiLuA)




Quem nunca disse que "não está nem aí" ou que nao liga para o que os outros pensam, quando dizemos um não ou contrariamos as expectativas de alguém? Acontece que falar e sentir não andam exatamente na mesma sintonia. Algumas vezes, podem até ser totalmente controversas. Apesar de impor nossa opinião,  às vezes ficamos na dúvida se fomos austeros demais ou magoamos aquela pessoa.

Nós, seres humanos, somos tão distintos e com tanta diversidade de sentimentos, que nós mesmos não nos reconhecemos perante algumas situações. Sempre prontos a ter poder, exacerbamos o orgulho a fim de nos protegermos. Porém, isto demonstra apenas o medo de sermos completamente verdadeiros e ficarmos à mercê de nossas fraquezas. Nesta hora surgem os "puxa-sacos", os encantadores de serpentes e os que mesmo fazendo valer sua vontade, sofrem a dor da consciência pesada.

Muitas vezes, queremos apenas dizer não e depois nos sentimos mal, cheios de pensamentos negativos perturbando o espírito.  Não precisamos passar por isso, já que buscar um momento prazeroso de paz e descanso ou de escolha de situações e pessoas é um direito de todos nós. Acontece que quem foi contrariado pode nos enviar, até inconscientemente, a energia de raiva e frustração por termos opinião diversa a dele. Isso nos atinge e talvez, até por isto, acabamos pensativos e confusos, arrumando desculpas para que possamos nos sentir melhores com nossa decisão. 

Perguntas aparecem dentro de nós como: receberei o troco por isto? Infelizmente a resposta pode ser sim. Mas temos que aprender a lidar com sentimentos incômodos, se quisermos viver sem pressões e opressores. E deixar que eles resolvam também os seus.

Duas coisas são importantes neste processo: respiração e não ser escravo de seus pensamentos. Mude-os, saindo da forma-pensamento em que se colocou, bloqueando qualquer energia externa. Pense em coisas boas, relembre momentos engraçados e não se deixe entrar no mau humor dos que fazem questão de transformar suas vidas numa arena de conflitos. Lembremos sempre que agradar aos outros é um esforço que não precisamos nos graduar, já que ser autêntico atrairá quem tem a mesma sintonia, te compreende e te ama de verdade. Afinal, se não aprendermos a dizer não, será difícil ter o respeito que queremos para nossas vidas.

NAMASTÊ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CRÍTICAS, ELOGIOS, OPINIÕES E SUGESTÕES SOBRE A LEITURA OU O QUE QUER LER SERÃO MUITO BENVINDOS.