Total de visualizações de página

Pesquisar este blog

Coração Aberto

Quando decidi escrever me senti uma borboleta saindo do casulo. E junto com ela saíram os sentimentos e os pensamentos que muitas vezes não conseguimos transmitir. Descobri que ser poeta é opinar sem medo, escrever é desvincular-se de segredos e expressar-se é viver intensamente.

JosiLuA

quarta-feira, 21 de julho de 2021

AS LÁGRIMAS

 Autora: Josianne L.Amend (JosiLuA)



Por que será que choramos e por que o choro é molhado? É óbvio que deve ter a explicação física e científica para isso, mas sabemos que somos seres ainda cheios de mistérios. Um deles é a beleza da lágrima.

As lágrimas parecem vir de um reservatório,  onde as emoções são as engrenagens que as fabricam. Sem dúvida a maior delas é a raiva, que acaba facilitando o preenchimento deste potinho, fazendo-o transbordar.

Podemos nos perguntar por que a raiva e não a tristeza, dor ou até a alegria. Na verdade, todos os sentimentos colaboram. Com o tempo, o recipiente vai enchendo até que em determinado momento a lágrima escorre no rosto.

Só que a raiva é a emoção que tem o poder de abarrotar mais rápido nosso baldinho. E é por esta razão que dizemos que chorar lava a alma, pois precisamos limpar esse sentimento de uma vez por todas. Precisamos sentir ela rolar no rosto, por isso é molhada. 

A raiva está embutida nos sentimentos de tristeza, de dor e até em certos momentos de felicidade, já que ela se concentra nas dificuldades da vida e de repente tudo parece relaxar. Vamos guardando raiva nas frustrações,  decepções,  traumas e todo sentimento que nos deprime, fazendo a máquina de lágrimas trabalhar. A rapidez e intensidade das emoções podem ativar imediatamente o desaguar de lágrimas ou ir sendo abastecido. É assim que vem os grandes rompantes, nos quais o choro é desenfreado, podendo até ser acompanhado de certa violência.

Por isso, algumas pessoas exageram nas catarses quando algo acontece. Porque guardaram por muito tempo a vontade de chorar e expor seus sentimentos. Então,  chorar faz muito bem! Elimina toxinas do corpo, refresca a mente e o coração. 

Entenda que, ver uma criança nascer, não é um motivo de raiva, mas choramos emocionados. É lógico que chorar por alegria é maravilhoso. Porém,  o alívio que sentimos  de que tudo deu certo é a expressão do medo e certa raiva que guardávamos. Se algo saísse errado, a raiva transbordaria mais rápido nosso receptáculo.

Guardar lágrimas, para muitos, pode ser uma atitude orgulhosa ou de força. Quando não choramos, vamos acumulando o que causa desconforto até que nosso pobre coração não suporte a pressão e venha a falhar. Como as crianças ainda não sabem lidar com suas emoções, elas choram rápido e o erro é fazê-las se calar com gritos ou tapas. Isso causa mais revolta e raiva, criando pessoas cheias de energia ruim para elas e para a vida. Devemos acalentar e as fazer compreender. Qual adulto não gosta de ser abraçado no momento de seu choro? Por que impedir as crianças de chorar? Podemos entender o motivo e ajudá-las.

Enfim, se as lágrimas existem é porque há uma função de libertação e limpeza. Façamos delas algo maravilhoso e bom, exterminando sentimentos que podem nos afetar por longos anos, enchendo nossas mentes de inutilidades. As lágrimas não vem com etiqueta de sexo e não representam masculinidade ou feminilidade. Representam o ser humano na forma mais suave de sua própria alma.

NAMASTÊ 

2 comentários:

  1. Meu baldinho deve ser bem pequenininho, eu choro pra tudo! 😂
    Por outro lado, a gente acumula sem querer, uma raiva por causa tantas coisas acontecendo no mundo. Clima, pandemia, violência, corrupção, maldades, enganações, traições, aos pouquinhos a visão dessas situações enchem nosso baldinho também.
    E haja lágrimas!!! 😭😢🥲😪

    ResponderExcluir
  2. Vdd, mas o momento pede cautela em assistir e ver coisas ruins. Precisamos transmutar e curar a nós. Se cada um cuidar de si, do seu quintal e fizer sua parte, talvez possamos chorar um dia só de alegria.

    ResponderExcluir

CRÍTICAS, ELOGIOS, OPINIÕES E SUGESTÕES SOBRE A LEITURA OU O QUE QUER LER SERÃO MUITO BENVINDOS.