Total de visualizações de página

Pesquisar este blog

Coração Aberto

Quando decidi escrever me senti uma borboleta saindo do casulo. E junto com ela saíram os sentimentos e os pensamentos que muitas vezes não conseguimos transmitir. Descobri que ser poeta é opinar sem medo, escrever é desvincular-se de segredos e expressar-se é viver intensamente.

JosiLuA

quarta-feira, 16 de setembro de 2020

AJUDAR A QUEM?

 Autora: Josianne L.Amend (JosiLuA)





Já notaram como aumentou o número de pessoas querendo ajudar aqui e ali, de alguma forma? Isso é muito bom, pois mostra pelo menos a "intenção" das pessoas em melhorar o processo do universo.

Acontece que existem muitas formas de ajudar e dentre elas está a famosa frase "muito ajuda quem não atrapalha". Ajudar significa exercer uma ação a fim de deixar alguém feliz, menos preocupado, tenso, perdido ou doente. Mas precisamos entender que só isso não basta. A pessoa ajudada precisa querer e não se sentir invadida pelas atitudes que achamos corretas para ela.

Entramos no estágio de auto-analisarmos se não estamos invadindo o espaço de alguém que queira resolver sua própria vida. Precisamos deixar que nos peçam ajuda, conforme a situação. Caso contrário, estaremos sendo controladores e manipuladores da vida alheia e invadindo seu caminho.

Muitas vezes não damos conta de nosso próprio processo e, para aliviarmos nossa angústia ou camuflarmos nossos pensamentos, focamos na vida dos outros. Isso ameniza o peso de não termos o controle de nossas próprias posturas perante o que ocorre conosco.

Ajudar não significa só doar tempo ou coisas. Significa compreender e respeitar, dar espaço no momento certo e ser presente quando necessário e solicitado.

Muitas pessoas acham que estão ajudando alguém, mas no fundo estão alimentando seus egos. Parece maldade dizer isso, mas se cada um observar-se, notará que muitas vezes ajudamos a nós mesmos, mais que aos outros. Por isso, quem quer ajudar de verdade e sem propósitos deve fazer no silêncio e não a fim de ganhar aplausos.

É gratificante para a alma ajudar e faz parte do crescimento espiritual. Podemos enganar a alguns e a nós mesmos, mas nunca ao universo de nossas verdadeiras intenções.

Devemos observar também se ao ajudarmos não estamos impedindo alguém de exercer seu potencial e a esforçar-se para conseguir suas coisas. Pois é isso que nos faz crescer como pessoas. Existe uma diferença entre ter orgulho do que realizamos como participante da comunidade, da de ser egocêntrico, a fim de uma auto-projeção.

Antes de achar que o que está fazendo é para o bem de alguém, meu conselho é pergunte à esta pessoa se ela quer ser ajudada. Peça licença e pare de querer controlar o que não lhe diz respeito. É muito mais bonito ajudar quando encontramos as portas abertas e a disponibilidade do outro coração. Não custa perguntar: você gostaria de ser ajudado? Aí sim, vá em frente e faça sua parte como ser espiritual.

Pense nisso!

NAMASTÊ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CRÍTICAS, ELOGIOS, OPINIÕES E SUGESTÕES SOBRE A LEITURA OU O QUE QUER LER SERÃO MUITO BENVINDOS.