Total de visualizações de página

Pesquisar este blog

Coração Aberto

Quando decidi escrever me senti uma borboleta saindo do casulo. E junto com ela saíram os sentimentos e os pensamentos que muitas vezes não conseguimos transmitir. Descobri que ser poeta é opinar sem medo, escrever é desvincular-se de segredos e expressar-se é viver intensamente.

JosiLuA

quinta-feira, 4 de janeiro de 2024

SONHO OU REALIDADE?

Autora: Josianne Luise Amend (JosiLuA)


Qual seria nossa verdadeira realidade? Ela dura uma vida ou apenas momentos? Comecei a pensar sobre nossos sonhos. Aqueles que temos a vida toda e tentamos realizar ou realizamos. Seriam eles aquilo que nos movem a buscar na vida o que somos, temos e fazemos?

Se lembrarmos do passado, encontraremos nossos primeiros sonhos. Observamos as pessoas e escolhemos aquelas com quem sonhamos estar junto. É através disto que encontramos o amor. Daí sonhamos casar, criar uma familia, ter uma casa, aquele determinado carro, fazer viagens, terminar um curso, montar um negócio e por aí vai. Passamos a vida sonhando, idealizando como seria se conseguíssemos tal coisa. Uns fazem os sonhos durarem mais, outros acabam com pesadelos, caindo da cama.

Os sonhos durante a vida, nada mais são do que como os sonhos enquanto dormimos. A diferença é que trabalhamos para que o que a mente fabrica acordada, acabe se tornando um movimento da vida, enquanto durante o sono não temos controle. Porém, bom ou ruim, bem ou mal, ambos têm hora para acabar. Será que então podemos dizer que vivemos sonhos, sem que a realidade possa ser eternizada?

Ou casamos e um dos dois morre ou separa, ou nos formamos e toda a festa da Universidade se transforma no peso de uma vida, ou ainda aquela viagem tão esperada acaba em poucos dias ou traz más recordações.  Parece algo pessimista pensar desta forma, mas a consequência dos sonhos é, muitas vezes, terminar de forma a não fazer parte da imaginação que planejamos. Entretanto, não podemos deixar de sonhar, pois cair da cama pode mexer com nossa maturidade e nos fazer analisar melhor o que queremos e precisamos na vida, sem nos atirarmos de cabeça em sonhos loucos impulsionados pura e simplesmente pela paixão,  egoísmo, inveja ou desespero de nos vermos atrás dos outros.

Sonhar é uma palavra que nos remete a algo bom, imaginário e perfeito. Parece até que voamos mentalmente ao sonhar. Mas manter os pés no chão nos faz saber para onde ir quando aquele lindo sonho termina, seja em boas memórias, seja numa grande frustração. E só assim seremos capazes de focar no próximo passo e no próximo sonho para que esta "realidade meio alternativa" tenha novas histórias. A busca da felicidade talvez seja o grande sonho da humanidade, mas ele também parece boicotar a todos nós, criando apenas momentos felizes. Continuemos focando nos sonhos que despertem alegria, paz e nos façam acreditar em nós e no amanhã. 

NAMASTÊ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CRÍTICAS, ELOGIOS, OPINIÕES E SUGESTÕES SOBRE A LEITURA OU O QUE QUER LER SERÃO MUITO BENVINDOS.