Total de visualizações de página

Pesquisar este blog

Coração Aberto

Quando decidi escrever me senti uma borboleta saindo do casulo. E junto com ela saíram os sentimentos e os pensamentos que muitas vezes não conseguimos transmitir. Descobri que ser poeta é opinar sem medo, escrever é desvincular-se de segredos e expressar-se é viver intensamente.

JosiLuA

quarta-feira, 24 de janeiro de 2024

PONTO DE VISTA

 Autora: Josianne Luise Amend (JosiLuA)



Interessante como o famoso ponto de vista é fator, tanto de discórdias, como de uniões. Mas o que seria este "ponto de vista" que não tem nada a ver com o órgão da visão, mas sim com nossa maneira intelectual de encarar as situações?

Antes de mais nada, precisamos dizer que no decorrer da vida, através de aprendizado, observação e estudo, vamos mudando o tal ponto de vista. O que hoje é inadmissível, amanhã pode ser plenamente aceitável, caso nossa mente se abra ou reflitamos melhor sobre o caso. Apesar de não acontecer com todas as pessoas, algumas têm mais facilidade em admitir que estavam equivocadas ou que aceitam mudar sua opinião.

Aquelas que não aceitam ouvir, ver ou trabalhar mudanças podem ou não estar corretas, mas se definem como certas, devido suas experiências e credos já afixados na mente que não se exercita em saber mais. Para um ponto de vista mais certeiro, teríamos que ampliar o contexto para muito além do que vemos e sentimos, pois toda história tem minúcias secretas ou que ainda não imaginamos fazer parte do cenário.

Mesmo os mais sábios podem errar em suas opiniões, já que eles mesmos enfrentam seus processos, inclusive de orgulho pelo que são. E, como somos uma centelha divina, ouvir com cautela e disciplina o que diz nosso coração, pode superar o que a mente tagarela faz questão de manifestar.  Outro ponto, é que os conselhos dos outros podem não refletir o que exatamente fazem e são em suas vidas. Usando artifícios de integridade, podem apenas estar aconselhando a si próprios, devido suas neuras e culpas não tratadas. No fundo, querem camuflar seus erros e acreditar que fizeram o melhor, pelo menos para aquele momento.

Podemos iniciar um debate com a frase "o meu ponto de vista é de que..." para diminuir tensões. É interessante ouvir e ser ouvido e antes de despejar nossas certezas, devemos analisar o contexto e refletir sobre a opinião alheia. Muitos se orgulham de não deixar ninguém falar e se acham fortes e donos da verdade, mas acabam se tornando irritantes e chatos. Todos querem ser ouvidos e, no mínimo, compreendidos em seu ponto de vista.

Ainda existem muitas pessoas que querem calar outras, exercendo domínio sobre sua voz. Para isso, utilizam-se de meios até violentos. É triste perceber que isto está em todo lugar: na política, nas empresas, nas famílias...E que as vezes acabamos calando alguém pronto a trazer verdades e até justiça para o mundo. Verdades estas que podem nos transformar e abrir nossos olhos para que eles, além de ver, trabalhem junto com a mente e o coração. Ajudar pessoas a se esclarecer e despertar é um trabalho de grande responsabilidade. Precisamos expor nosso ponto de vista e, ao mesmo tempo, nos colocar ( e ainda assim, sem muita certeza) no lugar do outro para, no mínimo, sentir um pouco das suas ânsias e verdades. E nos preparar para não julgar o que ainda não teve experiências suficientes para seu próprio amadurecimento. Infelizmente, alguns precisam de tempo e prática para chegar a algumas conclusões. 

NAMASTÊ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CRÍTICAS, ELOGIOS, OPINIÕES E SUGESTÕES SOBRE A LEITURA OU O QUE QUER LER SERÃO MUITO BENVINDOS.