Total de visualizações de página

Pesquisar este blog

Coração Aberto

Quando decidi escrever me senti uma borboleta saindo do casulo. E junto com ela saíram os sentimentos e os pensamentos que muitas vezes não conseguimos transmitir. Descobri que ser poeta é opinar sem medo, escrever é desvincular-se de segredos e expressar-se é viver intensamente.

JosiLuA

quarta-feira, 5 de outubro de 2022

VITIMA OU HUMILDADE?

 Autora: Josianne Luise Amend (JosiLuA)



Será que você sabe a diferença entre ser humilde e ser vítima? Provavelmente, muitos confundem esses sentimentos e acabam por não compreender alguém.

Por diversas vezes tentei ser humilde e fui taxada de vítima. Dentro de mim, sei que nem cheguei perto de me vitimizar, mas apenas aceitar as palavras, acusações ou incompreensões de outras pessoas, pura e simplesmente pela vontade de mudar julgamentos e entender o ponto de vista de cada um.

Levando em consideração que cada pessoa tem seu tempo de amadurecer, buscar se aperfeiçoar espiritualmente, de querer encontrar sua verdade, fica difícil você querer explicar o que sente realmente dentro de si, quando há transformação.

Porém, esclareço que ser humilde é aceitar seus erros e saber que algumas acusações são reais. Que todos nós, de uma ou outra forma, já entristecemos e somos responsáveis por traumatizar ou criar fantasmas em outras pessoas. E, nessa humildade, conseguir tanto se perdoar, quanto perdoar o outro, é  criar com muito trabalho e perseverança uma nova etapa de vida, buscando a iluminação.

Já ser vítima, é se colocar numa posição de proteção contra acusações, que sabemos erradas, mas que queremos justificar erros, livrando-nos do peso de carregá-los. Ser vítima é tentar parecer sofredor, quando na verdade sabemos o que fizemos, mas não queremos ser julgados. Ser vítima é inventar para nós mesmos desculpas, a fim de aquietar o orgulho e o ego que nos provocam a fim de permanecermos perfeitos.

Então, não podemos chamar de vítima alguém que aprendeu a ser humilde. Nossos julgamentos precisam ser coerentes e justos. Ouça, sem interromper. Deixe que a pessoa termine sua frase, sua explicação, para dar a sua visão, que pode ou não ser correta, ser justa, pois cada um enxerga a vida conforme sua própria evolução. Ser arrogante não conserta situações, nem as esclarece. Cada um de nós tem seu Deus para despertar. Apenas, Ele espera que o chamemos do fundo da alma, para que se faça presente.

Muitos foram vítimas e hoje aprenderam a ser humildes. E a humildade é que nos ensina a ouvir e falar na hora certa. Lembre-se de pensar antes de dizer para alguém parar de ser vítima. Talvez não esteja enxergando a diferença na humildade dela em se transformar e você mesmo esteja cego nos julgamentos e arrogante na sua razão. 

NAMASTÊ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CRÍTICAS, ELOGIOS, OPINIÕES E SUGESTÕES SOBRE A LEITURA OU O QUE QUER LER SERÃO MUITO BENVINDOS.