Total de visualizações de página

Pesquisar este blog

Coração Aberto

Quando decidi escrever me senti uma borboleta saindo do casulo. E junto com ela saíram os sentimentos e os pensamentos que muitas vezes não conseguimos transmitir. Descobri que ser poeta é opinar sem medo, escrever é desvincular-se de segredos e expressar-se é viver intensamente.

JosiLuA

quinta-feira, 11 de maio de 2023

MENTIRAS

Autora: Josianne Luise Amend (JosiLuA)



Não existe quem não minta por algum motivo. Nos escondemos atrás dessa manobra para não enfrentarmos as pessoas e as consequências dos nossos atos. Alguns se acostumam tanto com ela, que já nem sabem mais o que é real nas suas vidas.

Baixinha, anda devagar, com muita perspicácia. Mas, como o ditado diz, tem pernas curtas e, cedo ou tarde, tropeça em si mesma, cometendo erros. Pensamos que a mentira nos livra de situações que não queremos enfrentar. Acontece que, se a pessoa nos conhecer bem, ela sabe que estamos mentindo, afinal, o corpo fala.

Com o tempo fica fácil perceber através da manipulação corporal quem está mentindo. Geralmente, seus olhos desviam, seu corpo fica desajeitado e incomodado. O problema é que ao mentir para alguém que nos conhece, acabamos ferindo essa pessoa, mesmo que ela fique em silêncio, parecendo "engolir" a história. Quantas vezes, para não levar adiante brigas e cobranças deixamos passar as mentiras? Talvez isso não faça nada bem para nós,  já que o acúmulo disso nos faz guardar mágoas por tanto tempo, que um desequilíbrio no corpo acaba aparecendo, causando doenças. 

Relações humanas são complicadas. Mentimos para não ofender, porque erramos feio, porque estamos agindo fora do que possa ser aceito como correto. Quão complicada vai se tornando a vida do mentiroso? Provavelmente, se ainda restar um pouco de dignidade e consciência em nós,  vamos querer colocar tudo em pratos limpos e isso nos custará sofrimentos em ambos os lados. Mas até que ponto devemos prender a verdade para que não haja desconforto? Saber ou não saber o que os outros fazem ou pensam de nós fará diferença nas relações? A sinceridade falada de maneira calma e controlada pode ajudar. Lembrando que mentira e verdade não tem a ver com opiniões formadas sobre os outros, mas com o que fazemos ou falamos às escondidas e que podem ferir sentimentos ou prejudicar vidas se formos descobertos como pessoas sem escrúpulos. O mentiroso tende a ser falso ou utiliza-se disso para proteger a si mesmo. A covardia é uma ferramenta paralisante. 

Infelizmente, nem sempre dá para dizer as verdades, pois nem todos as aceitam ou estão preparados para pensar sobre si mesmos. Tem muita coisa envolvida como medo, violência, humor, traição e aceitação. Podemos apenas pensar que, mesmo achando que enganamos alguém, essa pessoa tem um sexto sentido, observação,  intuição e percepção. Mesmo que ela se cale, algo mudará e nem tudo será igual, pois se ela for esperta, sempre haverá um pé atrás. Criemos coragem de mostrar o que sentimos ou pensemos melhor no que estamos fazendo, atingindo de alguma forma a vida de alguém. A verdade falada com maturidade pode ajudar. Ligações podem se desfazer, mas até que ponto queremos conviver com mentiras para agradar ou esconder erros dos outros? Precisamos ser leais e manter a mente aberta ao ouvir. Atrás da verdade sempre vem ou um pedido de perdão ou a integridade de alguém que quer nos mostrar a própria transparência. 

NAMASTÊ  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CRÍTICAS, ELOGIOS, OPINIÕES E SUGESTÕES SOBRE A LEITURA OU O QUE QUER LER SERÃO MUITO BENVINDOS.