Total de visualizações de página

Pesquisar este blog

Coração Aberto

Quando decidi escrever me senti uma borboleta saindo do casulo. E junto com ela saíram os sentimentos e os pensamentos que muitas vezes não conseguimos transmitir. Descobri que ser poeta é opinar sem medo, escrever é desvincular-se de segredos e expressar-se é viver intensamente.

JosiLuA

terça-feira, 19 de fevereiro de 2019

OS LIVROS

Autora: Josianne L.Amend (JosiLuA)

Imagem relacionada


Livros são viagens ao mundo das verdades e das mentiras. Quem escreve algo, tem responsabilidade sobre todas as ações e pensamentos de quem lê. Um livro pode modificar toda a estrutura de uma vida, sem exagero algum. A leitura nos faz acordar para novidades que não sabíamos, sonhar com um mundo à parte que nem imaginávamos e nos conduzir por novas estradas na vida.

Óbvio é, que existem diversos tipos de leitura. Desde infantis até as científicas. Quem lê e, dependendo do que lê, abre sua mente e percebe que há um mundo além do seu próprio mundo. O conhecimento de fatos nos ensina sobre nossos ancestrais, sobre nosso planeta, sobre a vida em si. A leitura infantil constrói na mente ainda jovem, ideias e sonhos para o desenvolvimento da personalidade.

Quando escolhemos um livro, parece que estamos em busca ou de respostas, ou de distração. Às vezes, o livro nos escolhe e, neste caso, há uma relação muito importante entre o aprendizado e o que estamos vivenciando.

Existem diversos tipos de escritores: os técnicos, os engraçados, os românticos, os sarcásticos, os espirituais, os macabros, enfim. Há muita leitura para toda classe de buscadores. Há os que não trocam um livro por nada e há quem apenas leia os folhetins. A diferença perceberemos ao conversarmos com tal pessoa.

Quem lê tem bagagem para opinar e ensinar. A leitura, por mais simples que seja, acaba nos dando ideias para realizarmos novas etapas de nossas vidas. Abre a mente, amplia horizontes. Mas pode também criar monstros, caso o leitor esteja propenso a desequilíbrios ou tentando encontrar uma maneira de destruir, ao invés de construir.

Quando o livro é uma história, ele nos desloca para um local imaginário. Vivenciamos o medo, o suspense, a alegria e toda a trama. É como se fizéssemos parte dele. Alguns chegam a disparar nosso coração, outros nos fazem chorar. Quanta sensibilidade tem um escritor!

Quando o livro é técnico ele instrui, objetivando o leitor a novas conquistas e desenvolvimento pessoal. É mais enfastiante para alguns, talvez porque ainda não seja o momento exato para tal leitura.

Um dos locais mais interessantes que gosto de visitar é uma livraria. É impressionante a quantidade de títulos e histórias! Dá vontade de sentar ali mesmo e "devorar" cada leitura, ampliando a bagagem do meu cérebro. Os sebos tem cheiro de coisa antiga e misteriosa. E as bibliotecas são o paraíso de toda informação que tentamos preencher na nossa curiosidade. É adorável tudo isso!

Amo receber livros de presente! Para mim, não há erro nisso! Mesmo que eu não o abra imediatamente, em um determinado momento, ao passar pela minha pequena biblioteca, ele me encarará de forma inusitada e me pedirá colo. E eu me deixarei vencer pela curiosidade de explorar aquelas palavras e aquele escritor.

Alguns livros são especiais. Nunca mais esquecemos a história. Esses, nos transformam. Outros, porém, são apenas mais um. Isso também acontece. Não combinam conosco. É interessante diversificar as leituras, tentar novidades e não ir na onda do modismo. Deixar apenas que seu jeito especial de encarar a vida, as pessoas e as coisas, possa lhe indicar o melhor livro para aquele momento. Afinal, cada um tem um gosto e uma maneira de ver as coisas.

Precisamos incentivar a leitura não só para os filhos, como se vê muito por ai. É necessário que nós mesmos desenvolvamos a bela sensação de abrir um livro e extrair dele o conhecimento. Ler acumula informações que, em algum momento de nossas vidas, poderão ser retiradas do inconsciente e trabalhadas numa grande percepção para colaborarmos com um mundo melhor.

Por isso, escolha bem suas leituras. Busque informação e conhecimento para aliviar sua alma e acrescentar algo melhor em você. Assim como existem autores dispostos a causar amor e mestria, também existem os que usam este meio para atordoar e dissipar medo. Saiba definir o joio do trigo para sua vida.

Abra um livro e deixe que sua história seja ampliada por mais histórias.

NAMASTÊ


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CRÍTICAS, ELOGIOS, OPINIÕES E SUGESTÕES SOBRE A LEITURA OU O QUE QUER LER SERÃO MUITO BENVINDOS.