Total de visualizações de página

Pesquisar este blog

Coração Aberto

Quando decidi escrever me senti uma borboleta saindo do casulo. E junto com ela saíram os sentimentos e os pensamentos que muitas vezes não conseguimos transmitir. Descobri que ser poeta é opinar sem medo, escrever é desvincular-se de segredos e expressar-se é viver intensamente.

JosiLuA

domingo, 17 de novembro de 2024

O VALOR DOS BISCOITOS DE NATAL

Autora: Josianne Luise Amend (JosiLuA)


Quando eu era criança via minha Oma (vó  em alemão) de tamanco preto de saltinho, com seu avental branco, vestido, com as faces rosadas, amassando massa para biscoitos, no calor de uma cozinha. Para falar a verdade,  nunca me dei conta do trabalho que ela tinha para fazer pacotinhos para toda a familia e, junto com um presentinho, lá estava o tradicional pacote de biscoitos. Quando ela se foi, os biscoitos também se foram. Bem mais tarde, quando me tornei vó, resolvi procurar tais biscoitos para dar para minha primeira neta. Acabei encontrando uma senhora que fazia sob encomenda.


Como gosto de cozinhar, resolvi buscar receitas sobre os biscoitos de natal e fiz minha primeira fornada. Percebi como é divertido cortá-los em formatos diferentes e enfeitá-los. Resolvi fazer para os dias especiais do ano como Páscoa, dia dos pais e mães e das crianças. Hoje, apesar do cansaço, me sinto realizada em fazer isto já há muitos anos. Mudei um pouco o estilo do famoso biscoito natalino, para dar ênfase nos de sabor. Percebi que diferentes biscoitos não enjoam tão rápido e podemos saboreá-los com uma xicara de chá,  café ou achocolatado, sentindo o aroma e sabor de cada um.

Minhas netas adoram e fico feliz por deixar este legado e lembrança, como minha Oma me deixou. Às vezes, até sinto a presença dela quando estou na cozinha e acabo falando sozinha, pedindo conselhos ou reclamando do calor, dando ainda mais valor pelo que ela fazia. Parece que foi só eu procurar estes biscoitos que muita gente resolveu fazer para vender. E agora existem muitas pessoas vendendo.  Confesso que tem um mais lindo e perfeito que o outro. Mesmo na simplicidade, os meus são feitos com muito amor e cada um vai com uma boa energia, mentalizada na saúde e satisfação de cada pessoa que experimenta um desses. 

Agradeço a todos que, junto comigo, fortalecem essa tradição prestigiando os biscoitos. O motivo inicial foi apresentá-los às netas e agora é a satisfação de ver alguém feliz. Todo ano digo que será o último que farei e acabo na cozinha de novo no ano seguinte. 

Para minha querida Omama deixo este texto em sua memória e de seus lindos, delicados e saborosos biscoitinhos de natal. E que o verdadeiro motivo deles seja a felicidade de fazer e de comer. Gratidão, Oma!

NAMASTÊ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CRÍTICAS, ELOGIOS, OPINIÕES E SUGESTÕES SOBRE A LEITURA OU O QUE QUER LER SERÃO MUITO BENVINDOS.