Autora: Josianne Luise Amend (JosiLuA)
Certezas são o que acreditamos ser o mais óbvio, correto e sensato. Mas nem sempre o é! Levando em conta que vivemos num enorme telefone sem fio, onde cada pessoa que passa uma informação muda uma vírgula, coloca sua opinião, sente a situação à sua maneira e vivencia de forma diversa, no fundo não temos certeza de nada.
Cada um acredita nas suas certezas, sem levar muito em conta opiniões. Podemos ter certeza que estamos exercendo algumas funções biológicas e que nos provemos materialmente, mas vivemos analisando nossas próprias palavras e pensamentos. Acontece que há um certo conflito entre falar e sentir e mostrar ao mundo quem somos e nosso mundo interior dizer quem somos.
Alguns tem tanta certeza de que estão certos sobre suas vidas, que não percebem quanta loucura ou insanidades dizem ou cometem. Essas certezas se baseiam em orgulho, alimentado pelo ego. E, quando alcançam certas posições na vida, têm medo de dar um passo em falso e acabarem descobrindo, eles mesmos, suas reais verdades.
Quando temos certeza de algo, nos acostumamos a nem respirar direito, para que as coisas não saiam do eixo, já que alcançamos uma certa segurança. Mas todos sabem que vivemos inseguros, desconfiados, cheios de ciúmes, invejas e medos. Esses sentimentos vêm de incertezas de que não somos bons o bastante, não temos o necessário ou ainda não estamos tão confortáveis como queríamos.
Quantos tem certeza que nossas vidas estão absolutamente perfeitas, que realmente existimos e para onde vamos? Ninguém sabe o dia de amanhã, se acordaremos no dia seguinte ou se o inesperado possa acontecer. Não temos certeza nem do que acontece dentro do nosso corpo, mesmo sendo nosso.
Então, podemos aproveitar algumas incertezas para buscar mais informações sobre a vida. Ler, aprender, nos exercitar, fazer análises detalhadas, ao invés de tirar conclusões precipitadas, conhecer quem e o que realmente somos. Não chegaremos, talvez, numa extrema certeza de tudo, a fim de relaxar a mente, mas talvez seja essa a maneira de seguir cautelosamente sem que surpresas demais nos desequilibrem. Portanto, se hoje você tem certeza de que acordou, tente agora despertar, com a certeza, não tão certa, de que conseguirá cumprir, dizer e fazer o que é certo para você. Pois nem sempre o que é certo para mim, é para os outros. Podemos oferecer achismos e buscar acertar nas decisões, sem certezas de que funcionará. Mas jamais devemos deixar de tentar, pois um passo a mais é um avanço na escalada da vida.
NAMASTÊ
Nenhum comentário:
Postar um comentário
CRÍTICAS, ELOGIOS, OPINIÕES E SUGESTÕES SOBRE A LEITURA OU O QUE QUER LER SERÃO MUITO BENVINDOS.