Autora: Josianne Luise Amend (JosiLuA)
Muito se ouve, muito sentimos e muito incomoda, a ansiedade é um sentimento normal de todos, mas que como tudo, o excesso e desequilíbrio afetam a vida. Ultimamente, com o grau de aflições, tarefas e sonhos, ela torna-se uma carga muito grande para a mente, abrindo portas para doenças e brechas que tendem a desvios nada saudáveis.
Dizer que não somos ansiosos é quase uma fuga de um diagnóstico praticamente óbvio no ser humano. O que complica, no entanto, é o despreparo e ajuda para saber lidar com isso. Algumas pessoas se jogam em vícios e drogas, achando que isso as fará menos inquietas, mas isso são apenas maneiras momentâneas que encontram para amenizar a situação. Tão logo o efeito passe, o processo retorna e às vezes, mais intenso.
A mente humana é extraordinariamente educada. Ela age em prol do que ensinamos à ela. Basta perceber como as pessoas estão copiando o que outras fazem. Querem ter e ser como os outros e isso se torna estressante quando percebem que suas vidas não são como a de ninguém e que cada um deve buscar sua forma de viver. Ter muito ou ter pouco, ser famoso ou não, ter beleza ou simplicidade são o que trazem a ansiedade à tona, quando se foca no que não se é ou consegue ser.
A carga de fazer muitas coisas ao mesmo tempo, o medo de não corresponder ao emprego e de perdê-lo, as dúvidas sobre como será o dia de amanhã também são fatores que ajudam a ampliar a ansiedade. Só que existem pessoas que sabem como trabalhar melhor tudo isso e elas se utilizam de ferramentas que todos nós temos, mas que muitas vezes não utilizamos. E são essas ferramentas que, pouco a pouco, vão nos ajudando a acalmar a mente, pois a ansiedade nada mais é que uma mente acelerada.
Percebam como as pessoas que têm contato mais frequente com a natureza parecem ter mais calma. Isso se estende para as que meditam, pois através disso, o trabalho de concentração e organização mental é melhor aplicado. Ler bons livros também pode ajudar. Fazer trabalhos artesanais ou algum tipo de exercício, não com o intuito de um corpo mais definido, mas como distração, também alivia tensões e facilita a liberação de hormônios que operam a favor da paz e relaxamento.
A ansiedade traz consigo outros problemas que acabam ampliando a própria ansiedade. O excesso de comida, cigarro e outras drogas, achando que isso nos preenche de um certo vazio interior, ou o contrário, levando à bulimia, que é uma forma ansiosa de extrair o que não se compreende da própria vida. Outros fatores são a taquicardia, o medo excessivo, sudorese nas mãos, "tics" nervosos e dificuldade de respirar, chegando a um ponto muito perigoso de tensões musculares provocando paralisia e até parada respiratória.
Mas, se a ansiedade chegou num ponto que ficar focado em algo diferente incomoda, a urgência em iniciar um processo de cura terapêutica é essencial, com a ajuda de bons profissionais que trabalhem com vivências e auto-ajuda. Acredite em si mesmo e queira se curar. Existem mecanismos para acalmar a mente e trazer para a vida uma renovação. As pessoas ansiosas sofrem por não conseguirem deixar de lado aquilo que, intimamente, sabem não ser sadio para suas vidas. Uma grande conquista se faz ao perceberem que cada dia é um dia e que cada problema pode ou não ser resolvido. Tentar decifrar o futuro é extremamente complicado e deixa o cérebro em curto-circuito. Precisamos viver o hoje e resolver, aos poucos nossas aflições, tentando não criar fantasmas sobre tudo.
Relaxar, respirar e conduzir a vida levemente, organizando-a em processos definidos e bem precisos, sem querer fazer tudo ao mesmo tempo, nem consertar o mundo em um único dia. Lembrando do provérbio tibetano que diz "se teu problema tem solução, então não vale a pena se preocupar com ele. Mas se não tem, a preocupação será em vão ".
Nós, do mundo ocidental, estamos muito engajados em ter e esquecemos de ser. Mas esse ser não implica em ser o melhor, mas ser o que de melhor conseguimos com nossas vidas e aprendizado. E quanto mais pararmos para observar o mundo ao nosso redor e a beleza das bênçãos que recebemos, mais entenderemos as práticas de libertar nossas almas e fluir como espíritos.
Se conhece ou é alguém ansioso, comece agora a perceber a vida de forma a prestar atenção no seu hoje e ter um momento só para você. Faça com que os outros entendam isso e respeitem. Cada um precisa de um espaço para reorganizar a mente. Se ame!
NAMASTÊ
Nenhum comentário:
Postar um comentário
CRÍTICAS, ELOGIOS, OPINIÕES E SUGESTÕES SOBRE A LEITURA OU O QUE QUER LER SERÃO MUITO BENVINDOS.