Total de visualizações de página

Pesquisar este blog

Coração Aberto

Quando decidi escrever me senti uma borboleta saindo do casulo. E junto com ela saíram os sentimentos e os pensamentos que muitas vezes não conseguimos transmitir. Descobri que ser poeta é opinar sem medo, escrever é desvincular-se de segredos e expressar-se é viver intensamente.

JosiLuA

sábado, 30 de setembro de 2023

QUEM QUER SER IDOSO?

 Autora: Josianne Luise Amend (JosiLuA)



Idoso...palavra que instiga medo, quando pensamos que a vida em toda sua plenitude está aos poucos escorrendo por entre nossos dedos. Muitas coisas mudam, queiram ou não. Mesmo que hajam cuidados com a saúde,  exercícios e até tentarmos evitar o progresso de nossa senescência através de plásticas, vitaminas e anabolizantes. Os fios de cabelos brancos ou são aceitos ou maquiados, a pele das mãos vai parecendo folhas de outono, os lábios encolhem, a gravidade é cada vez mais algoz e a coluna é a ordem do dia.

O sufixo "oso" tem a ver com a abundância, o exagero em alguma coisa. Então, quem já é considerado idoso tem idade abundante. E viva para quem consegue viver uma vida com idade abundante! Afinal, com tanta complexidade, viver não é tão fácil assim.

Devemos lembrar que apesar de cremes e alimentação saudável, o que não pára de envelhecer é o cérebro, que, dependendo de cada pessoa e seu estilo de vida, vai sucumbindo, causando os sintomas normais de esquecimento tão visíveis na idade.
Essa fase da vida é engraçada e é onde os armários começam a ter lugar para remédios, as visitas em médicos são o divertimento da semana e falar das dores com os vizinhos e amigos é tão natural quanto os jovens falarem de cruchs. As conversas giram em torno de funerais de amigos ou de compras desnecessárias. Outra coisa que se nota é que o emocional fica mais sensível e, mesmo não demonstrando, os idosos sentem-se mais suscetíveis aos melindres e dramas. Talvez porque precisem de mais auto-estima, atenção e compreensão. Não é à toa que muitos voltam aos salões de dança ou buscam grupos de viagens.

Segundo a Organização Mundial de Saúde, idosos são pessoas que se encaixam dos 60 aos 74 anos. Depois disso são considerados anciões até os 90 e além, de extrema idade. Mas todos após os 60 anos, mesmo fisicamente sem demonstrar, já são idosos. Daí para frente é aproveitar a vida conforme seu físico, mente e disposição.

Não se deve entregar os pontos como se fosse um jogo onde passar por uma porteira significasse relaxar. Quanto mais cuidados temos ao longo da vida com corpo, mente e espírito, mais conseguimos sair da poltrona e visitar a vida além das portas mentais. Precisamos lembrar que a estagnação é um grande fator para as falhas desta máquina que é nosso corpo.

Não precisamos exagerar e nem ir além do que é necessário. Mas é importante não entregar a vida à uma estação fria e sem vitalidade. Temos ainda bilhetes para aproveitar primaveras e verões. Temos sabedoria para deixar legados, mesmo que cada um não se ache suficientemente bom. Todos os idosos tiveram suas experiências e histórias, tanto tristes, quanto alegres e que podem ser contadas e revividas.  

Respeitar esta fase é o que mais pedimos, entendendo delírios, escapadas mentais, atrasos na compreensão e as montanhas russas de humores. Um abraço, um olhar e proporcionar boas risadas, são importantes para essas pessoas que já colaboraram tanto com tanta coisa no mundo. Mas o mais importante é serem compreendidas através da paciência e dedicação, mesmo que elas ainda não se manifestem como idosas. Afinal, se tiverem a sorte de que elas tiveram, um dia terás a oportunidade de se autodenominar um Idoso. E isso significa que está apreciando muitas gerações, além da sua, causando aprendizado para seu espírito. 

NAMASTÊ 

quinta-feira, 28 de setembro de 2023

FERRAMENTAS DA VIDA

Autora: Josianne Luise Amend (JosiLuA)



Caminho um dia com a lua,

disputando a brancura dos cabelos.
Entendo que estou mais proximo à ela,
misturando magia e sensibilidade.

Caminho um dia com o sol,
Cuja energia é capaz de ofuscar a vida.
Alimento-me de sua força vital,
Fortalecendo o fogo que arde dentro de mim. Ele me faz continuar.

Caminho um dia com as estrelas,
ora brilhando, ora escurecida.
Onde a distância que me separa das vidas,
só me faz ser uma simples lembrança.

Caminho um dia com o vento,
que se faz tão suave quanto minha alma,
ou tão forte quanto meu instinto de preservação.
Juntos, varremos o que já não importa.

Caminho um dia com a água,
refrescando o espírito e limpando as sujeiras da vida.
Ao me envolver, me faz pensar no sensato.

Caminho um dia com o fogo,
destruindo, mesmo em pensamento a raiva.
Queimando das entranhas a sensação de tristeza e dor,
sublimando palavras e atitudes de ataques.

Caminho um dia com a terra,
onde meus pés fazem troca de energia.
Raízes são criadas e podemos nos alastrar através de um mundo grande,
mas pequeno demais para meu espírito.

Essas companhias não me abandonam, não me julgam, não me desprezam e me ouvem.
Essas companhias me elevam, me entendem, me respeitam.
Não estou só, não me sinto só.
Sou um pouco de cada essência e o tudo de cada parte.
Por isso, caminho todos os dias, segura de que pela minha estrada tem as ferramentas  que preciso para continuar, até me juntar a todas elas e  sermos mais uma vez totalidade. 

NAMASTÊ 

segunda-feira, 25 de setembro de 2023

SEGREDOS DO PASSADO

 Autora: Josianne Luise Amend (JosiLuA)



As pessoas simplesmente não conseguem externar alguns acontecimentos de suas vidas e vivem com este peso na consciência e no coração, levando para o túmulo todos esses sentimentos. Talvez tais segredos não encontrem o momento e a pessoa confiável o suficiente para serem revelados. A energia, muitas vezes, vem até a porta dos lábios e algo parece silenciar.

Quantos estão neste momento pensando em coisas que fizeram às escondidas, com pessoas que consideram e amam, prejudicando de alguma forma o traçado de suas vidas? Infelizmente são muitas, mas elas vivem com este peso e suas reações são, justamente, evitar de alguma forma entrar num assunto que possa puxar um fio perigoso.

Achando que tudo é passado, vivem suas vidas normalmente querendo acreditar que o que fizeram foi necessário, com a desculpa de tentar ajudar ou ainda de modificar suas próprias vidas favorecendo-se. Acontece que esses atos sempre têm danos colaterais e praticamente irreversíveis, plantando culpa e mágoas.

Como temos a mania de pensar que o que está morto, está enterrado, não vamos buscar a resolução destes sentimentos que acabam corroendo o espírito por toda uma vida. Não se engane aquele que diz não ter algo a esconder, pedir perdão ou ser perdoado. Ninguém quer mexer na panela tampada ou cutucar a colméia. Mas isso nunca nos mostrará o sabor do mel que se experimenta no alívio da verdade.

Seria interessante resolvermos certos assuntos de uma vez por todas, excluindo do coração alheio sentimentos como descrença, mágoas e ressentimentos em relação a nós que, de uma forma ou outra, fazem com que nos afastemos da pessoa ou afrouxemos laços. Isso é tão comum...!

Mas por que não temos coragem de enfrentar? Porque ao olhar para nós mesmos, egoicos e confiantes, fica muito difícil perceber que não somos tão bonzinhos, tão prestativos e tão amigos como queremos parecer. Causamos o mal, fizemos alguém sofrer, perder coisas, confiar em nós e desajustamos a vida dessa pessoa.

Portanto, se temos algo a dizer, que nossa covardia não supere a coragem, que a humildade seja maior que o orgulho e que o caráter não se esconda por trás de um espelho, onde só conseguimos enxergar a maquiagem de uma vida fantasiosa. E que quem nos ouvir possa entender e perdoar. Quem sabe a dor no peito e a pressão alta diminuam, e o olhar nos olhos possa ser mais sincero, brilhante e amoroso.  Talvez a saída para outro plano um dia, possa ser mais leve e não tão cheia de medos. Arriscar pode ser o ato mais importante e leal que a pessoa possa estar esperando de nós. E será nesta hora que você saberá quem fica e quem deve ir.

NAMASTÊ 

quinta-feira, 21 de setembro de 2023

GRATIDAO FAZ FLUIR

Autora: Josianne Luise Amend (JosiLuA)



Se você acordou e colocou seus pés no chão,  seja grato.

Se você teve um café da manhã, seja grato.

Se você pensou qual roupa vai vestir, é porque tem escolhas. Seja grato.
Se você tem um emprego, seja ele o ideal ou não,  seja grato.
Se você recebe um dinheiro no final do mês, seja grato.
Se você tem a honra de sentar numa escola e aprender, seja grato.
Se você agora está viajando, seja grato.
Se você tem um lar, não importa o tamanho, seja grato.
Se você tem oportunidades e pode escolher o que fazer, seja grato.
Se você está doente, mas tem pessoas olhando por você,  seja grato.
Se você pode comprar o alimento e seus remédios,  seja grato.
Se você tem carro para se locomover, seja grato.
Se você paga suas contas, mas fica com raiva por não sobrar nada para a diversão,  só seja grato.
Se você tem uma familia e amigos, seja grato.
Se você tem bens materiais, conseguidos com teu trabalho e valor, seja grato.
Se você tem saúde, ou ainda consegue se movimentar, sair, caminhar, ver o mundo, seja grato.
Se você tem quem te escute e lembra de você,  seja grato.
Se você tem a chance de recomeçar, seja grato.

Não reclame por ter que fazer tudo de novo, isso te faz aprender melhor.
Não reclame por terem passado a perna em você, isso te fará mais astuto.
Não reclame porque não tem a comida que gosta na mesa, isso te faz irritante.
Não reclame por não poder gastar, isso te faz econômico e disciplinado.
Olhe sempre o lado bom da vida.
Seja um exemplo de luz e alegria para os rabugentos.
Seja paz e tolerância para os desajustados e ignorantes.
Seja aquilo que ajudará você a fluir e ter satisfação por ser quem é: a pessoa mais importante na Terra, a centelha divina. Livre-se dos sentimentos que não deixam sua vida fluir. Seja grato e acorde para todas as bênçãos que recebe diariamente.

NAMASTÊ 

terça-feira, 19 de setembro de 2023

MUNDO LOUCO

 Autora: Josianne Luise Amend (JosiLuA)



Vocês não se sentem um pouco desconfortáveis e perdidos com tantas informações explodindo em todos os cantos? É sobre tecnologia, espirituais, de saúde e até novos lugares para relaxar e visitar. De repente, o mundo parece ter pressa em anunciar, em falar de assuntos em primeira mão e, inclusive, noticiar mentiras. Estamos sendo bombardeados e temos que usar coletes à prova dessas balas, caso contrário ficaremos alucinados.

Se nos sentimos abalados emocionalmente, a quantidade de opções terapêuticas para trabalhar os sentimentos e traumas são tantos que só de pensar em escolher qual será melhor para nós, já ficamos desnorteados. E que tal as novidades na tecnologia que, ao acabarmos de aprender algo recém lançado, outras aparecem repentinamente, fazendo-nos sentir que estamos defasados? Ao abrir a internet lá está o que não se pode mais comer porque causa isso ou aquilo e um pouco mais abaixo a mesma comida tem valores importantes como as vitaminas e nutrientes que ajudarão o corpo. A confusão nos deixa ansiosos.

Os dias estão literalmente voando, nosso tempo parece o algoz de nossas vidas. Estou falando da maioria das pessoas na Terra, excluindo obviamente aqueles que vivem para apenas se divertir sem saber como gastar mais seu dinheiro. Acho que até eles uma hora cansam, pois somos feitos de ideais, de buscas pela tranquilidade, paz e prazer.

Quem não tem se sentido diferente, inclusive como se algumas pessoas não tivessem mais importância e nem como resgatar o passado que as unia? Parece que a separação não nos preocupa, nos deixando até à vontade para seguir nosso caminho. Parece que alguns devem apenas se desligar e está  tudo bem. Governos estão aos poucos liberando informações, relatos de casos desconhecidos estão vindo à tona e a confusão sobre o futuro está cada vez mais presente em nossas vidas.

E quanto ao amor, aquele em que havia perspectiva e descobertas interessantes a se fazer? Aquele que completava o que se buscava? Onde foi parar? Amar alguém é mais temporário e não subsiste a tantas mudanças e anúncios que vendem a si mesmos como produtos bons, mas descartáveis. 

O que é essa massa pesada e cheia de dúvidas sobre nossas cabeças, afinal? Apenas mudanças normais devido à evolução e aumento da população ou realmente chegamos numa reta final? Prefiro pensar na primeira opção,  mesmo que ela seja extremamente cansativa, pois quero ver futuro para os pequenos, não querendo imaginar como ele será se isto tudo tiver expansão e a correria e desespero em encontrar um lugar ao sol se intensifique.

Por favor, diga você como tem se sentido e perceba se isto tem influenciado sua vida. Se ao deitar para dormir à noite, você sente o mesmo que há vinte anos atrás. Ou se sua mente pensa em tantas coisas, que não consegue definir o real sentimento que tem pela vida hoje.

NAMASTÊ 

quarta-feira, 13 de setembro de 2023

ORAÇÃO DE GRATIDAO PELA VIDA

 Autora: Josianne Luise Amend (JosiLuA)



Senhor meu Deus
Gratidão por abrir meus olhos e ver que tudo está bem, está tranquilo, está abençoado,  quando tantas pessoas estão perdidas, sofrendo e com suas vidas resetando.

Abençoada seja minha família, seus caminhos e trabalhos. Que todos encontrem a paz nos seus corações através da elevação de suas consciências.

Iluminados sejam meus amigos para que sigam seus caminhos em paz, tenham o melhor em suas vidas e não me traiam de forma nenhuma.

Protegidas sejam todas as crianças, livrando-as dos perigos e da confusão em seus corações. Que elas saibam que são amadas e que tenham sempre alguém que as ensine de forma gentil e amorosa.

Organizada seja minha mente para que eu me permita ter bons pensamentos e idéias. E que eu não me deixe envolver por inveja ou vinganças,  mas saiba perdoar e seguir em frente.

Amoroso seja sempre meu coração, olhando o que acontece ao meu redor, atendendo aqueles que me pedem ajuda e oferecendo minhas mãos para doar a quem precisa.

Digno seja cada vez que levanto e que inicio um novo dia. Que o mínimo possa ser feito pelo meu bem e de alguma pessoa, seja pela palavra, pelo carinho ou oração. E que eu seja grato pelo meu trabalho que me fortalece e sustenta.

Abençoa neste momento cada pessoa que me ajuda de alguma forma, se lembra da minha existência e que me faz ser feliz. Mas abençoa também a quem está no desespero, na confusão, nas trevas e no sofrimento. Que elas tenham a chance de ver a luz no seu caminho e encontrar a paz.

E, Pai Querido, que eu tenha sempre tempo para Ti. Ouvi-lo e seguir Teus passos, pois sinto que assim conseguirei exercer minha missão com Tua bênção. Que neste momento a querida Mãe Terra seja abençoada.

Amém


terça-feira, 12 de setembro de 2023

A LEMBRANÇA DAS NOITES QUENTES

Autora: Josianne Luise Amend (JosiLuA)



Noite quente, ar morno. Faz-me lembrar o passado, onde a juventude ganhava vida na noite. Há uma beleza nessas noites, quando os vagalumes brilhavam e os grilos estridulavam. Antigamente, as ruas ficavam lotadas de pessoas. Crianças brincavam e gritavam, adultos colocavam a conversa em dia. Não se importavam com o trabalho do dia seguinte, apenas em relaxar. Essa era a forma gostosa de viver.


O cheiro de fritas, bifes ou sopas pairavam no ar. Podíamos observar as cozinheiras atrás das cortinas brancas e esvoaçantes da cozinha com seus aventais, mexendo em panelas e abrindo potes. Vez ou outra uma mãe gritava do portão chamando alguém e a brincadeira tinha um tempo.

Não se pensava em medo de assaltos, todos se cumprimentavam. A bola se perdia em meio ao mato crescido de terrenos baldios e a turma se punha a procurar, com os pirilampos iluminando. Alguns trocavam as figurinhas do álbum, outros apenas observavam da janela de sua casa. Mas a vizinhança se conhecia,  todos sabiam seus nomes e tinham algo para contar.

Não durava muito, apenas aquele tempo gostoso de um chimarrão ou um salgadinho de pacote passar de mão em mão até acabar. Quando o jantar ficava pronto, cada um seguia seu caminho com um abraço ou aperto de mão. Depois da correria, só um banho para tirar o suor e saborear a comida gostosa da mãe. A janela ainda aberta era o caminho de mariposas e ainda existiam os sapos coachando e tentando namorar.

Ainda existem lugares assim, onde há mais vida além de portas e janelas, livres do medo e do relógio meticulosamente definido. Onde se sente o cheiro da mata e dos bichinhos, onde se vê besouros e joaninhas e onde as pessoas convivem e não apenas passam umas pelas outras. Tenho saudade desse tempo! Onde vivo não há mais este tipo de vida. Nem se ouve mais os insetos e animais conversando. E, nestas noites quentes o que sobrou são os aparelhos eletrônicos e a solidão, mesmo numa casa com mais de uma pessoa.

EU SOU

 Autora: Josianne Luise Amend (JosiLuA)



EU SOU...


🪷EU SOU uma pessoa incrível. Cheguei até aqui porque sou capaz. Irei além, porque quero e consigo.🫶🏼


🙏🏼EU SOU a perfeição de amor, de paz e de sabedoria. Aceito, posso, confio e sou grata.🙌🏼


💝EU SOU luz para todos que encontrar no meu caminho. Ajudo como consigo e não me culpo por não poder mais.🫴🏼


💪🏻EU SOU felicidade e me respeito. Estou onde devo estar, fazendo o que preciso para auxiliar no mecanismo do mundo.🫂


🙇🏼‍♀️EU SOU capacidade de amar, respeitar e querer bem. Alimento em mim a auto-estima e meus sonhos são uma meta a alcançar com meu esforço e perseverança. 🙇🏼‍♂️


👫EU SOU assistência, ouvidos e olhar ao que não consegue paz, nem se ajustar ao mundo. Cedo-lhe um pouco do meu tempo e de minhas mãos. 🧎🏼‍♀️


🧎🏼EU SOU divindade, SOU centelha de Deus e só por isso sou infinitamente grata à minha vida, ao que tenho é quem EU SOU. 🌷



segunda-feira, 11 de setembro de 2023

A ANSIEDADE

 Autora: Josianne Luise Amend (JosiLuA)



Muito se ouve, muito sentimos e muito incomoda, a ansiedade é um sentimento normal de todos, mas que como tudo, o excesso e desequilíbrio afetam a vida. Ultimamente, com o grau de aflições, tarefas e sonhos, ela torna-se uma carga muito grande para a mente, abrindo portas para doenças e brechas que tendem a desvios nada saudáveis.

Dizer que não somos ansiosos é quase uma fuga de um diagnóstico praticamente óbvio no ser humano. O que complica, no entanto, é o despreparo e ajuda para saber lidar com isso. Algumas pessoas se jogam em vícios e drogas, achando que isso as fará menos inquietas, mas isso são apenas maneiras momentâneas que encontram para amenizar a situação. Tão logo o efeito passe, o processo retorna e às vezes, mais intenso.

A mente humana é extraordinariamente educada. Ela age em prol do que ensinamos à ela. Basta perceber como as pessoas estão copiando o que outras fazem. Querem ter e ser como os outros e isso se torna estressante quando percebem que suas vidas não são como a de ninguém e que cada um deve buscar sua forma de viver. Ter muito ou ter pouco, ser famoso ou não, ter beleza ou simplicidade são o que trazem a ansiedade à tona, quando se foca no que não se é ou consegue ser.

A carga de fazer muitas coisas ao mesmo tempo, o medo de não corresponder ao emprego e de perdê-lo, as dúvidas sobre como será o dia de amanhã também são fatores que ajudam a ampliar a ansiedade. Só que existem pessoas que sabem como trabalhar melhor tudo isso e elas se utilizam de ferramentas que todos nós temos, mas que muitas vezes não utilizamos. E são essas ferramentas que, pouco a pouco, vão nos ajudando a acalmar a mente, pois a ansiedade nada mais é que uma mente acelerada.

Percebam como as pessoas que têm contato mais frequente com a natureza parecem ter mais calma. Isso se estende para as que meditam, pois através disso, o trabalho de concentração e organização mental é melhor aplicado. Ler bons livros também pode ajudar. Fazer trabalhos artesanais ou algum tipo de exercício, não com o intuito de um corpo mais definido, mas como distração, também alivia tensões e facilita a liberação de hormônios que operam a favor da paz e relaxamento.

A ansiedade traz consigo outros problemas que acabam ampliando a própria ansiedade. O excesso de comida, cigarro e outras drogas, achando que isso nos preenche de um certo vazio interior, ou o contrário, levando à bulimia, que é uma forma ansiosa de extrair o que não se compreende da própria vida. Outros fatores são a taquicardia, o medo excessivo, sudorese nas mãos, "tics" nervosos  e dificuldade de respirar, chegando a um ponto muito perigoso de tensões musculares provocando paralisia e até parada respiratória. 

Mas, se a ansiedade chegou num ponto que ficar focado em algo diferente incomoda, a urgência em iniciar um processo de cura terapêutica é essencial, com a ajuda de bons profissionais que trabalhem com vivências e auto-ajuda. Acredite em si mesmo e queira se curar. Existem mecanismos para acalmar a mente e trazer para a vida uma renovação. As pessoas ansiosas sofrem por não conseguirem deixar de lado aquilo que, intimamente, sabem não ser sadio para suas vidas. Uma grande conquista se faz ao perceberem que cada dia é um dia e que cada problema pode ou não ser resolvido. Tentar decifrar o futuro é extremamente complicado e deixa o cérebro em curto-circuito. Precisamos viver o hoje e resolver, aos poucos nossas aflições, tentando não criar fantasmas sobre tudo.

Relaxar, respirar e conduzir a vida levemente, organizando-a em processos definidos e bem precisos, sem querer fazer tudo ao mesmo tempo, nem consertar o mundo em um único dia. Lembrando do provérbio tibetano que diz "se teu problema tem solução, então não vale a pena se preocupar com ele.  Mas se não tem, a preocupação será em vão ".

Nós,  do mundo ocidental, estamos muito engajados em ter e esquecemos de ser. Mas esse ser não implica em ser o melhor, mas ser o que de melhor conseguimos com nossas vidas e aprendizado. E quanto mais pararmos para observar o mundo ao nosso redor e a beleza das bênçãos que recebemos, mais entenderemos as práticas de libertar nossas almas e fluir como espíritos.

Se conhece ou é alguém ansioso, comece agora a perceber a vida de forma a prestar atenção no seu hoje e ter um momento só para você. Faça com que os outros entendam isso e respeitem. Cada um precisa de um espaço para reorganizar a mente. Se ame!

NAMASTÊ 

sexta-feira, 8 de setembro de 2023

O VALOR DO SEU NOME

 Autora: Josianne Luise Amend (JosiLuA)



Cada um na Terra recebe um nome e ninguém pensa na importância que isso tem, não só para distinguir pessoas, mas como esse mantra se ajusta a nós. Sim, nossos nomes são mantras e, para quem não entende, mantras são sons que ajudam a desacelerar os pensamentos e podem elevar nossa consciência.

Acostumamos ouvir nossos nomes e respondemos a eles mais facilmente, do que se apenas ouvíssemos um "ei, você "! Somos etiquetados e, admiramos ou odiamos essa etiqueta. Alguns preferem ser chamados por seus sobrenomes ou apelidos. Mesmo assim, parece que a escolha de nossos nomes pode ser sugerida pelo plano espiritual. E assim, cada um carrega, além da sua ancestralidade, a expressão de sua alma.

Podemos notar que alguns nomes parecem ter mais força e disposição que outros. As pessoas acabam se sobressaindo mais, mas isso não é uma regra, visto que tem muitas peças no jogo que faz alguém ter notoriedade. Mas, é interessante a energia que sentimos ao ouvir nosso nome sendo falado com ênfase. Chega a ser benéfico, conforme a entonação, ou terrível se falado grosseiramente.

Pergunte-se agora se gosta do seu nome e o respeita. Interesse-se pela história de como ele foi escolhido para você. Não imaginamos quem e por que ele nos foi dado. E saber isso é uma forma de honrar tal escolha. Muitas vezes os nomes foram trocados na última hora ou mesmo durante a vida. Mas o nome real é e sempre será aquele que, por intuição, foi gerado. Ele é o nome da nossa alma, do Espírito que virá. Por isso, é interessante saber a escolha.

Dizem ser muito útil e bom que nós mesmos falemos nossos nomes durante a vida. Pode ser em frente ao espelho ou numa oração. Repita pelo menos três vezes seu nome e sobrenome e perceba o que sente dentro de você, a energia que se espalha ao seu redor e tome consciência da sua importância na Terra. Saber quem somos pode ajudar na auto-estima, na valorização da vida e no despertar de nosso Eu Interior. Tente!

NAMASTÊ 

quinta-feira, 7 de setembro de 2023

SER LEVE

 Autora: Josianne Luise Amend (JosiLuA)



Existe leveza em compreender o momento de cada um, mesmo estando nos sentindo deslocados ou irritados.
Existe leveza em saber responder tranquilamente a quem nos afeta ou desafia.
Existe leveza em desfrutar junto e sem reclamar, coisas que não são do nosso cotidiano ou gosto.
Existe leveza em pessoas que vêem beleza em pequenos detalhes, ao invés de ressaltar o que as incomoda.
Existe leveza na oração feita com fé.
Existe leveza em desfrutar com alegria da companhia até de quem não simpatizamos.
Existe leveza em tratar bem as pessoas que, por algum motivo, desfilam diante de nós.

Quando somos leves, ensinamos educação e tolerância.
Quando somos leves, demonstramos respeito ao próximo e às suas vidas.
Quando somos leves, a paz é nossa companheira.
Quando somos leves, respirar se torna fácil e pensar não tem bloqueios.

Leveza é não nos deixar afetar pela irritação do outro, é sorrir quando percebemos impaciência e desajuste, é não entrar na energia assimétrica que pertence aquele ambiente.

Para ser leve, devemos ver o mundo com olhos amorosos e saber que todos carregam seus monstros, porém nem todos sabem como espantá-los.

É leve amar, sorrir e admirar.
É leve ensinar com carinho, compreender e ser benevolente.
É leve a vida para quem simplesmente não faz da gota de chuva, uma tempestade torrencial. Ou quem não se desespera perante o que pode ter conserto.
É leve quem já deixou cair de seus ombros os sentimentos de raiva, mágoa ou vingança e vê para si um caminho a ser trilhado com sabedoria.

É leve quem cultiva no olhar a meiguice, nas mãos o afeto, nas palavras a doçura e no coração o amor. 


NAMASTÊ 

segunda-feira, 4 de setembro de 2023

FLUIR

 Autora: Josianne Luise Amend (JosiLuA)



Sabem, quando eu era mais jovem cobrava dos meus pais que eles deveriam sair mais, ir dançar ou fazer atividades. E ouvia deles que já estavam cansados e gostavam de ficar em casa com suas coisas. Às vezes, isso me irritava, pois achava que eles estavam se entregando e não vivendo o suficiente.

Agora cheguei na idade deles e percebo como tudo muda. Baladas, músicas altas e aglomeração já não fazem mais parte do menu e da minha paciência. O gosto, quando amadurecemos, torna-se mais requintado e limitado. Realmente, enaltecemos o lar como acolhedor e único. Não sei se todos chegam nesta fase ao mesmo tempo, mas agora entendo as escolhas dos mais velhos e os respeito. Tudo tem um tempo e uma beleza.

Precisamos nos dar conta das limitações de cada idade e fase de nossas vidas. Nos dar o direito de relaxar se necessário, e de festejar, conforme o acontecimento. A ânsia de viver intensamente, sem parar, pode simplesmente significar medo e desespero de perder tempo na vida. Mas não é. O tempo não se faz com quantidade de tarefas ou de diversidades, mas da qualidade e satisfação que temos a cada dia. Se ao deitarmos para dormir à noite sem culpa, então teremos vivido a vida que nos faz bem.

Por outro lado, não aceitar o limite do corpo e da própria mente pode se tornar uma faca de dois gumes, onde o esforço exagerado de buscar a juventude poderá causar um desgaste proporcional ao mecanismo do corpo ou ajudar na reativação do ânimo e força de vontade. Cada um deve saber de si, pois sua estrada é única.

Precisamos ter em mente que o deixar fluir é extremamente necessário para a saúde e respeitar o fluir dos outros, também.  Forçar alguém a fazer o que não quer é estressante e nada sadio e satisfatório para tal pessoa. Cada um quer ter as rédeas de sua vida e obrigar a atividades que não estejam no foco é condicionar alguém à uma vida que não flui conforme sua própria luz.

A idade chega para quem ainda precisa ensinar e aprender na Terra. A esperteza de transformar a vida dos mais velhos em sabedoria é um trabalho para os mais jovens, que podem auxiliar os ouvindo e também compreendendo, sem tirar de ninguém o direito de escolher como saborear a própria vida. 

NAMASTÊ