Autora: Josianne L.Amend (JosiLuA)
Hoje encerrou o ciclo da família Carlos e Emma Amend e seus sete filhos. Nascidos na Alemanha, vieram para o Brasil no início da segunda guerra, fugidos em um navio cargueiro. Seus filhos, seis homens e uma mulher representaram luta, força, superação e deixaram um grande legado a todos nós, filhos, netos e bisnetos.
Quem não se lembra das grandes festas na casa deles, com muita comida caseira e músicas alemãs? Natais com árvore natural cortada de seu jardim e os diversos pacotinhos de biscoitos amanteigados feitos pela Oma para cada um da família, com seu nome.
Aprendemos com eles a força da União e do Amor. Uma casa sempre muito limpa, cheirava a cera que minha oma fazia questão de encerar muito arrumada e de avental. Nosso Opa nos esperava com uma bandeja recheada de doces e pirulitos, enlouquecendo as mães que nos arrumavam com roupas engomadas.
Nosso querido Opa foi o primeiro a nos deixar aqui no Brasil. Porém, perderam dois filhos na guerra que nunca mais foram vistos. O que um coração de pai e mãe carrega, não é nada fácil. Minha Oma nunca mais se casou e apesar de ser uma linda dama, acredito tenha amado apenas meu Opa.
Anos mais tarde, ela faleceu. E depois, numa sequência separada pelo tempo, cada um dos seus filhos deixaram este mundo. Hoje, meu tio de 94 anos foi o último a se desligar do corpo que já não respondia à uma vida saudável.
Sobrando apenas duas noras, pode-se dizer que inicia hoje um novo tempo de horas contadas por um relógio ingrato, que bate as badaladas quando bem entender. Os netos, quase todos considerados idosos, agora separados por suas famílias e vidas, ainda fortalecem a família Amend com o nome nas suas assinaturas.
Temos orgulho desses queridos, por tudo que foram e ainda são para nós. Vocês nos ensinaram, nos amaram, nos abençoaram durante tantos anos. Só nos resta agora sermos suficientemente dignos deste honrado nome que nos fez fortes, trabalhadores e honestos. Se Deus nos colocou neste lugar, com estas pessoas, foi para que, de alguma forma, nos ajudássemos uns aos outros, aprendendo lições e respeitando nossas vidas para uma evolução espiritual.
Termino esta história agradecendo e rezando por todos eles que agora se juntam novamente num abraço amoroso, talvez em volta de uma grande mesa de embuia, com uma sopa de macarrão feito em casa cheirosa, cantando marchinhas alemãs.
Deus os abençoe antepassados e que a Luz Divina esteja com todos vocês. Paz...🕊
Muito emocionada com esse texto lindo, que conta brevemente a longa história da nossa família Amend. Que possamos sim, continuar honrando o nome AMEND com muito amor, honestidade, felicidade, paz e AMOR!
ResponderExcluirSim, minha irmã...a honra é o maior legado de uma família. ♥️♥️♥️♥️
ExcluirQue texto lindo prima!
ResponderExcluir