Total de visualizações de página

Pesquisar este blog

Coração Aberto

Quando decidi escrever me senti uma borboleta saindo do casulo. E junto com ela saíram os sentimentos e os pensamentos que muitas vezes não conseguimos transmitir. Descobri que ser poeta é opinar sem medo, escrever é desvincular-se de segredos e expressar-se é viver intensamente.

JosiLuA

domingo, 7 de abril de 2013

EM QUEM PODEMOS REALMENTE ACREDITAR

Autora: Josianne L. Amend


Se há algo que incomoda é saber se podemos ou não acreditar em alguém. Podemos conhecer a poucos minutos ou a vida toda uma pessoa e, mesmo assim, não termos a certeza  se é seguro ou não depositarmos nossos segredos no coração dela.

O simples fato da oportunidade pode ser a chave para abrir o cofre onde se guardam segredos alheios. Juramentos e palavras são esquecidos tão logo surge algum  tipo de sentimento mesquinho e destruidor como a inveja, a raiva ou o orgulho.

Alguém disse um dia que um segredo é bem guardado até o dia em que o dividirmos com outra pessoa. Isso parece desmotivante quanto a termos amizades e acreditarmos, mas infelizmente é assim.

Tenho percebido que as pessoas parecem ter prazer em  saber algo de você para, na primeira oportunidade, com alguma chance de se darem melhor na vida, te traírem, enfiando uma faca em suas costas.

Não se iluda quanto a contar seus segredos. A língua do outro formiga irresistivelmente para dizer que ele é importante o bastante para ser escolhido como confidente. E, se este segredo for algo que possa ajudá-lo a  crescer na vida ou virar o jogo pode ter certeza que será revelado.

Conheço pessoas, muito poucas posso dizer, que ainda prezam pelo respeito à sua própria palavra e ao momento em que lhe foi revelado algo. Essas poucas pessoas são verdadeiramente dignas em sua essência como amigos ou meros ouvintes, torcendo ou sofrendo por você, sem pretensão de usar sua vida como assunto na pauta das fofocas ou te usarem para a oportunidade de te colocarem atrás na corrida da ascenção.

 Infelizmente, a vontade de se colocar na posição de importância em relação às confidências alheias, fazem com que muitos esqueçam  o que significa dignidade. Inocentes, abrimos nosso coração na hora errada, com a pessoa errada.

Existem pessoas que simplesmente guardam o segredo dos outros com tanto respeito que podem até se prejudicar, mas jamais irão entregar na bandeja sua palavra dada. Quero acreditar que existe, sim. E se você, que está lendo este texto, for uma delas e jamais entregou na "boca do povo", o segredo de um amigo, de um familiar que te fez uma confidência, parabéns, você pode encarar-se no espelho com o maior orgulho.

Quando alguém te diz por favor, não conte a ninguém, o que será que isso quer dizer?
Quer dizer que se essa pessoa está abrindo seu coração com você é porque ele te vê como alguém do bem. Mas alguns fingem tão bem serem esse tipo de gente, que enganam perfeitamente qualquer boa alma.


Em quem, então, podemos realmente confiar? É algo para se pensar e analisar profudamente. E só quem pode responder isso é você mesmo, correndo todos os riscos. Experimente as pessoas! Saiba que os comentários sempre crescem ao passar de um para outro. Entenda que segredos não devem envolver estranhos, nem pessoas que mal convivemos.

Uma atitude problemática é quando nos pedem segredos que envolvem assuntos que possam prejudicar alguém ou ainda coisas que, se só nós soubermos, talvez não haja salvação para a pessoa que nos contou. Neste sentido, caberá a nós uma decisão mais do que importante. E também ver além da cortina, pois quem revela um segredo pode, no seu íntimo, estar pedindo socorro.

Enfim, não é uma decisão fácil, dependendo do que se trata. Porém, coisas cotidianas, assuntos particulares ou até comentários sobre alguém ou alguma coisa devem ser expostos somente com pessoas que considera extremamente confiáveis e mesmo assim, fique pronto para descobrir que seu segredo foi revelado.

NAMASTÊ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CRÍTICAS, ELOGIOS, OPINIÕES E SUGESTÕES SOBRE A LEITURA OU O QUE QUER LER SERÃO MUITO BENVINDOS.