Total de visualizações de página

Pesquisar este blog

Coração Aberto

Quando decidi escrever me senti uma borboleta saindo do casulo. E junto com ela saíram os sentimentos e os pensamentos que muitas vezes não conseguimos transmitir. Descobri que ser poeta é opinar sem medo, escrever é desvincular-se de segredos e expressar-se é viver intensamente.

JosiLuA

sábado, 17 de janeiro de 2026

OUÇA-SE!

 Autora: Josianne Luise Amend (JosiLuA)



Normalmente, conversar com outras pessoas, dar nossa opinião ou saber dos acontecimentos é algo natural e que acontece todos os dias, enquanto as encontramos. De certo modo, isto é uma fábrica de sentimentos diários e, conforme o diálogo nos irritamos, emocionamos ou nos inspiramos. 

Acontece que nem nos damos conta do quanto nos preparamos ou não para receber o retorno de nossas ações e conversas a cada contato com o mundo. Às vezes, ter o peito aberto pode ser perigoso, se encontramos pessoas com humor negro. Nem sempre nosso sorriso é visto com bons olhos e o contrário também é fato, se os problemas estão a nos afetar.

Podemos ser mais ou menos receptivos, oradores ou ouvintes. Podemos ser apenas carentes, ansiosos ou mesmo extrovertidos. Mas, quanto será que ouvimos aquele que é o mais importante na vida, ou seja, nós mesmos? Precisamos de um tempo a sós para ouvir nossos pensamentos e analisar o que o burburinho causa em nossas vidas. Necessitamos escutar a voz do coração e perceber na alma o que temos feito e quem somos e se é isso que queremos viver.

Esse momento tão nosso é muito importante para ajeitarmos a casa, afinal a poeira vai se instalando até que não se respire mais um ar puro e benéfico. Para isto, busque estar só. A solidão é um instrumento fundamental para nos ouvir. O pedido de socorro ou a descoberta de uma idéia nova estão prontos para serem ouvidos. E isto faz diferença!

Quando descobrimos esses segredos internos, agimos. Dar conselhos é mais fácil que tomar iniciativas sobre nós mesmos. Mas temos força e todo um sistema trabalhando para nos fazer felizes e termos alguma chance de prosperar. Pergunte-se o que precisa resolver dentro de si para ter melhores resultados na vida em silêncio, com respeito ao que o coração diz. Aquiete a mente, pois ela tagarela demais e nos enche de dúvidas. Só sinta...! 

Cada um sabe bem o lugar preferido e o momento certo de falar com sua alma. Não deixe que ela fale sozinha, tentando avisar dos perigos, orientando sobre como é melhor fazer, ou aconselhando para o momento certo de agir. Se ela não é ouvida, acabamos "metendo os pés pelas mãos" e fica mais complicado ter paz. A gente, aos poucos, aprende que somos muito mais do que as aparências. Resolver os problemas dos outros é mais fácil do que querer escutar os julgamentos internos de nossos atos. Mas é necessário saber exatamente sobre nossas escolhas e o quanto elas estão refletindo sobre nosso caminho. Precisamos agir antes que seja tarde demais.

NAMASTÊ 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

CRÍTICAS, ELOGIOS, OPINIÕES E SUGESTÕES SOBRE A LEITURA OU O QUE QUER LER SERÃO MUITO BENVINDOS.