Autora: Josianne Luise Amend (JosiLuA)
O que é a bondade, senão um gesto de atenção a quem precisa? Interessante perceber que é mais fácil ser bondoso com um desconhecido, do que com um familiar. E qual seria o motivo de tamanha intolerância com aqueles que dizemos que amamos e estão quase sempre compartilhando conosco as dores da vida?
Acho que a palavra é cobrança. Quando ajudamos um estranho, ele vai embora e pronto. Nos sentimos bem com o ato e até enaltecidos, porque somos pessoas de bom coração. Mas, os próximos a nós estão sempre nos cutucando, mesmo que nos ajudem. Tem vezes até que jogam na nossa cara o quanto nos ajudaram. Agora responda: você se acha bondoso quando ajuda e depois cobra?
A bondade é um sentimento maravilhoso e incrivelmente satisfatório para a alma. Quando sabemos ser úteis apenas porque vemos negligência, dor, desespero ou apenas necessidade em ajudar, acredito que algo quimicamente mágico acontece no corpo. Nos sentimos felizes, em paz e realmente frutuosos para o mundo.
Cada pequeno gesto feito com desinteresse e amor é a bondade se expandindo de um coração. Todos têm essa capacidade e podemos utilizá-la mais, porém não com segundas intenções, mas com sinceridade. Muitos querem ser bondosos apenas por desencargo de consciência, outros por sentirem culpa de algo e aliviar seu ego, outros ainda falsamente querem se mostrar altruístas, mas no fundo precisam de holofotes.
Sabemos exatamente quando a bondade que externamos é para beneficiar alguém, sem querer nenhum retorno. Mas, este tipo de bondade, desinteressada, além de ser cada vez mais difícil de encontrar, é a que eleva nosso espírito a um patamar divino, enchendo-nos de esperança e amor.
Existem tantas maneiras de sermos bondosos, desde as mais sutis, até os grandes feitos. Porém, a bondade também esconde muita culpa e necessidade de dizer a si mesmo que faz algo pelo mundo ou por alguém. A bondade parece ser aquele sentimento de só querer fazer, sem precisar ser reconhecido ou de se doar, sem cobrar nada. E está aí a grande dificuldade em ser bom, pois normalmente esperamos algo que às vezes não vem.
Em algum momento, sinta o poder da bondade, da gentileza e da força que esta energia produz no corpo, na mente e no espírito. E não se engane, prestando mais atenção na verdadeira bondade através dos olhos e das ações de uma pessoa. Muitas vezes o lobo se esconde na pele do cordeiro.
NAMASTÊ
Nenhum comentário:
Postar um comentário
CRÍTICAS, ELOGIOS, OPINIÕES E SUGESTÕES SOBRE A LEITURA OU O QUE QUER LER SERÃO MUITO BENVINDOS.